sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Jornada 9: Bruno Esteves

Estava eu a ler as nomeações dos árbitros para a nona jornada quando me deparei com Bruno Esteves e... Não tenho registo assinalável dele neste blogue...
E isso é fantástico... Revigorante! Ajuda a pensar que nem tudo é bom porque nem tudo é mau.

Fui dar uma olhada no historial dele em jogos do Benfica já com este blogue em funcionamento. Eis os seis jogos, não muitos, que o AMC viu com ele a apitar:

1º 2011/2012 - Jornada 22: Paços de Ferreira 1 Benfica 2.
2º 2012/2013 - Jornada 03: Benfica 3 Nacional 0.
3º 2012/2013 - Jornada 09: Rio Ave 0 Benfica 1.
4º 2012/2013 - Jornada 16: Braga 1 Benfica 2.
5º 2013/2014 - Jornada 05: Guimarães 0 Benfica 1.
6º 2015/2016 - Jornada 10: Benfica 2 Boavista 0.
Seis jogos que correspondem a seis vitórias com o score de 11 - 2. Fiquei curioso com o facto de ele ter passado uma época inteira sem arbitrar jogos do Benfica e fui investigar.

O primeiro não foi um mar de rosas. O Benfica triunfou - deu a volta ao marcador - mas houve casos. Deixo aqui as imagens para formarem a vossa opinião:
O segundo, o terceiro e o quarto jogo (referentes à época de 2012-2013), tiveram actuações exemplares de Bruno Esteves. Como podem conferir nas avaliações que fiz, tudo fino e o Benfica não andou a passear...

Na época que se seguiu, 2013-2014, que marcou o ressurgimento do Benfica campeão, Bruno Esteves só arbitrou uma partida. Foi em Guimarães frente ao vitória de Rui Vitória (chouriço caro RV?).

Critiquei severamente a actuação de Bruno Esteves. Foi permissivo até mais não com o jogo violento dos vimaranenses. Os seus fiscais sofreram de cegueira momentânea. Ficaram ainda estes dois seguintes lances a... Bailar:
Também é verdade que o vitória local acabou a partida com um jogador a menos por expulsão mas...

Depois, Bruno Esteves ficou uma época inteira sem arbitrar o Benfica... Estranho! Voltou a época passada e logo na Catedral, para apitar um Benfica - Boavista. Repetiu a dose de Guimarães: Uma grande penalidade por assinalar:
Entradas a matar:
Mas o Benfica venceu a partida, tendo o Boavista até acabado com um jogador a menos por expulsão correcta... Aos noventa e dois minutos de jogo!!!

O que posso dizer é que este árbitro, nos jogos com o Benfica, já teve boas actuações e actuações construídas, sem no entanto ter tido influência no desfecho das partidas talvez na diferença no marcador). Isso demonstra que ele saberá o que é ser imparcial. Demonstra que por vezes andou encolhido para não o acusarem do que quer que seja... Não quer factor decisório secundário na partida mesmo a ter de fazer o que um árbitro tem de fazer.

Desejo-lhe uma partida sem incidentes.


PS1: Não posso dar os parabéns a LFV pela sua reeleição como presidente do Benfica ontem  à noite... Foi fácil.

Confesso-vos que estou já a preparar-me para lhe agradecer pelos quarenta títulos de Campeão Nacional, pelas vinte e nove Taças de Portugal, pelas onze Taças da Liga, pelas dez supertaças e quem sabe um titulo europeu - mais coisa menos coisa... Pelo menos os quarenta!

Serão quatro anos para trabalhar melhor em alguns assuntos, vamos a isso presidente!

PS2: Por falar em árbitros, neste caso ex-árbitros, ontem à noite no estádio da Luz:
Palavra que entendo caros leitores. Este alpinista em formato de toupeira, vai a todas independentemente de qual seja o clube. Acredito que ainda seja sócio do Benfica (e já se falou em eliminá-lo...) mas garanto-vos que não é Benfiquista. A máxima “Mantenha os amigos sempre perto e os inimigos mais perto ainda", é um modo de vida na sociedade empresarial hoje em dia, LFV não abdica dela... E o Benfica está na luta pela conquista do seu trigésimo sexto título de Campeão, pela conquista da sua vigésima sexta Taça de Portugal, pela conquista da sua oitava Taça da Liga e na luta por uma campanha europeia que cumpra com os seus pergaminhos históricos...

"Perdoe os seus inimigos, mantenha-os sob vigilância , mas nunca apague os nomes deles do seu bloco de notas".

PS3: Vamos encher a Catedral a partir das sete da tarde?
E Pluribus UNUM

2 comentários:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo