quinta-feira, 20 de outubro de 2016

LC 2016/2017 - FG 3ªJ: D. Kiev 0 SL Benfica 2

E à terceira jornada os três pontos... Isto depois de uma exibição menos espectacular mas mais científica. Ou menos bonita e mais eficaz... Menos paixão e mais cérebro?

O adepto queria uma goleada? O Benfica deu-lhe três pontos e a possibilidade de continuar a depender de si próprio para passar à fase a eliminar...
Penso que foi visível aos olhos de todos os que viram o jogo, que o Benfica de RV encarou o jogo de maneira mais sóbria em relação às duas partidas anteriores. Nesses dois jogos, o Benfica tentou jogar um futebol mais vistoso mas a coisa correu mal e cinco pontos foram perdidos pelo que ontem era imperioso equilibrar toda a equipa no miolo, gerir o resultado com pinças e aproveitar ao máximo as oportunidades que a equipa fosse capaz de construir... Nunca se esqueçam que o Benfica joga com muitos miúdos o que tem as suas vantagens e... RV soube ontem fazer das desvantagens força.

À primeira oportunidade, o Benfica não desperdiçou. E depois matou o jogo o máximo que pode. Jogou sempre com segurança para evitar que a defesa ficasse descompensada mas infelizmente isso tornou o ataque muito curto e não foram poucas as vezes que Gonçalo ou Cervi conseguiam chegar perto da grande área e não tinham lá ninguém porque os colegas tinham ficado para trás a tapar hipotéticos buracos.

Resultado justo ao intervalo e na segunda parte mais do mesmo: Defesa cerrada e aproveitamento máximo! Cervi, após assistência feliz de Sálvio, faz o segundo golo e... E a equipa acusou a falta de experiência competitiva. O Benfica até ao final da partida, teve algumas jogadas com princípio mas sem meio e/ou fim. Ficou tudo sempre curto de modo a defender-se e houve períodos em que nem isso foi suficiente para impedir os ucranianos de criar muito perigo: Ederson e Grimaldo impediram por três vezes que a bola entrasse na baliza do Benfica. Outras houve em que os avançados não acertaram nem com a baliza... A culpa é deles.

As substituições de RV não resultaram em significativas alterações ao modo de jogar da equipa. O jogo colectivo continuou equilibrado e coeso no meio campo. A vitória, e contra factos não há argumentos, acaba por premiar quem foi eficaz e penalizar quem não o foi... Os adeptos do Benfica deverão lembrar-se que na ânsia de fazer um segundo golo, a equipa deixou-se empatar contra os turcos... Seis pontos agora, em vez dos quatro, eram algo muito melhor não acham?

Outros factos que impediram o Benfica de ser capaz de se expandir mais, foram a robustez física dos ucranianos e o jogo directo ao avançado. Digamos que o D. Kiev jogou como o 1º Dezembro: Jogo físico de encostos permanentes sempre a provocar a falha através da força física...
E nesse aspecto levaram a melhor até porque pareceu que por vezes os jogadores do Benfica preferiam não arriscar no confronto... Porque tinham mais hipóteses de perder do que ganhar. O jogo directo para o avançado também resultou uma vez que os avançados conseguiram ganhar muitas bolas (perto da grande área do Benfica) e fazer jogar os seus extremos. Com Fejsa e sobretudo com Luisão em campo, o Benfica foi conseguindo impedir as investidas até toda a equipa ter começado a dar o berro...

O Benfica ganhou com sorte, poderão ouvir isto caros leitores mas o guarda-redes está lá para alguma coisa... Se bem que houve momentos... Mas a sorte que hipoteticamente tivemos ontem, equivale ao azar que tivemos em Nápoles...

Em relação ao desempenho individual da equipa:
Ederson 8: Acaba por ser um dos homens da partida. Uma saída em falso que... compensada por uma actuação sempre segura que culminou com três enormes defesas que mantiveram as redes da sua baliza invioláveis.
Nélson 6: Muito contido a atacar e sóbrio a defender. Sabemos que ele gosta de subir mas ontem sabia que isso não poderia ser sempre assim.
Lindelof 6: Eficaz. Nada mais a dizer. Fez-lhe bem ter o parceiro que teve.
Luisão 6: Certo que lhe falta ritmo porque começou a jogar há pouco tempo mas a verdade é que a equipa necessita dele nestes jogos mais complicados então... É bom ter o capitão de volta. Daqui a uns meses, se tudo correr bem, vai voar alto.
Grimaldo 7: Grande jogador. Bola nos pés que sai quase sempre certinha para os colegas. Impediu na raça que o D. Kiev marcasse um golo. Grande contratação.
Fejsa 7: Sempre lá.
Pizzi 6: Não tem amplitude que um 8-10 deveria ter e não tem a raça que o anterior 8 tinha. Mas trabalha sempre em prole da equipa. Excelente a descobrir Sálvio no lance do segundo golo.
Sálvio 7: Muito curto ou amordaçado? Esteve sempre de olho aberto a defender o que lhe cortou as asas. Na segunda parte, pareceu estar cansado demais. Mas marcou o primeiro golo
e assistiu parcialmente Cervi no segundo que lhe dá a nota tão grande.
Cervi 6: Tal como Sálvio, Cervi esteve muito preocupado em não dar espaços ao adversário. Não desistiu e marcou o segundo golo com uma belíssima execução a deixar o keeper ucraniano pregado ao relvado:
Gonçalo 5: Nota penalizadora eu sei. Penso que o Gonçalo já está naquela altura de aprender a fazer melhor do que para já consegue. Tem de levantar a cabeça para ver o que o rodeia porque a jogar deste modo facilita a vida aos adversários. Ontem, não faltou a entrega... Faltou levantar a cabeça!
Mitroglou 5: Andou ali emparedado entre as torres ucranianas. Nada a fazer até porque não tem culpa de os colegas não o servirem.

Jiménez 4: Refrescou o ataque mas a coisa não funcionou e a culpa nem é dele. O Benfica estava a ganhar por dois golos de diferença e a equipa estava preocupada em defender bem para ganhar três pontos em vez de marcar três ou mais golos (e bem!)
Celis 3: Foi refrescar o miolo. Desta vez não cometeu erros.
Eliseu 2:Três minutos em campo para... Estar em campo.
Quanto ao árbitro, o penalti é bem assinalado. O Pizzi poder-se-á queixar que levou uma estalada que só foi vista na TV... Uma excelente actuação!

Três pontos que não foram, fáceis de conquistar:
Agora é descansar que Domingo, no Restelo, vamos ter muito trabalho... Sem dúvida que vamos jogar pelo menos contra onze!

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Grimaldo em grande e excelente a forma do Capitão, agora cabeça na terra rumo ao tetra, muito foco rapazes.
    Parece que RV já tem mais vitórias na champions que JJ: mais uma Vitória.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo