segunda-feira, 24 de outubro de 2016

2016-2017 08ªJ: Belenenses 0 SL Benfica 2

Muito pouco ontem à noite no Restelo... Para a tamanha diferença de valores! Eu diria mesmo que foi uma injustiça o Belenenses ir para os balneários só com dois golos sofridos mas a vida e o futebol são assim. Os três pontos ficaram com o Benfica, valha-nos isso... Por outro lado, este resultado pode ter sido bom para manter os pés bem assentes na terra.
RV decidiu apostar no mesmo onze que tinha apostado em Kiev e, se por um lado o Belenenses não é o D Kiev, por outro lado a mecânica da equipa tende a melhorar o que foi bem visível na primeira parte desde o seu início. Se o primeiro golo surgiu aos dez minutos, já pecava por tardio...

É verdade que o Belenenses poderia ter empatado a partida ao minuto vinte e cinco mas a verdade é que o Benfica, durante os trinta e cinco minutos que separaram a obtenção do primeiro golo e o final da primeira parte, deu uma lição de como não finalizar excelentes jogadas de futebol ofensivo (17m Mitroglou; 18m Sálvio; 21m Gonçalo; 26 Cervi; 27m Sálvio; 33m Mitroglou; 36m Mitroglou e 45m Pizzi)! Foi muito futebol para tão pouca concretização... Para quem acredita, será que Deus terá tido pena dos belenenses e quis castigar injustamente os artistas? Porquê? Injustiça!!!!
Muito agradável a primeira parte, mostrando uma máquina bem oleada e bastante enérgica que conseguiu quase sempre antecipar as tentativas de ataque do adversário e por outro lado, ludibriar esse mesmo adversário com facilidade. Mas eu sou sempre cuidadoso e durante o intervalo, dei comigo a pensar se aquela exibição fulgurante (mal expressa no marcador) não poderia ter as suas consequências na segunda parte...Ainda para mais depois de um pequeno dilúvio que se abateu no Restelo no final da primeira parte!

Assim dito assim feito: Durante os primeiros dez minutos - o tempo que a equipa do Benfica demorou a ligar e a aquecer as turbinas - o Belenenses foi à procura da sua felicidade! O Benfica estava um pouco lento e previsível o que deu esperanças aos azuis. RV decidiu manter toda a equipa em campo e aguardar que a coisa passasse, o que acabou por acontecer a partir dos cinquenta e cinco minutos.

Numa altura em que o jogo estava mais equilibrado (sim, o Belenenses foi relativamente superior ao Benfica), o lateral esquerdo Grimaldo aplica um valente golpe de misericórdia ao Belenenses, finalizando uma belíssima transição ofensiva onde a bola passou por Luisão, Pizzi e Gonçalo (grande simulação de remate que partiu a defesa do Belenenses).

Os três pontos estavam ganhos e os adeptos começaram a sentir que haveriam fortes possibilidades de termos mais de uma mão cheia de golos para festejar - Eu pelo menos senti isso. Completamente errado! Ontem, o Benfica não teve sorte nenhuma... A eficácia estava de férias e ao minuto oitenta, Lindelof parou o jogo para ser assistido...Três minutos depois foi Grimaldo a parar a partida (acabou mesmo por sair)... Estas paragens partiram a dinâmica da partida, o Benfica tratou de economizar esforços até ao apito final. E fez muitíssimo bem.
Três pontos conquistados com toda a justiça e injustiça! Tudo foi bem planeado: O Benfica dormiu a noite do jogo da LC em Kiev para descansar os jogadores; chegou na quinta-feira a Lisboa e os treinos foram somente de manutenção; RV não deu borlas. Aqui não se brinca e o Belenenses pode ir a Fátima e deixar umas valentes velas à Santa!

Notas dos jogadores:
Ederson 8: Sim, teve pouco trabalho mas esteve sempre bem. Impediu um golo (que seria o do empate):
Nelson 7:  Muito boa partida, a defender melhor do que a atacar. Que grande época podes vir a ter miúdo.
Luisão 7: É... Luisão, para mal de muitos, está de volta e a verdade é que em jogos mais complicados (tirando o da taça que foi o próprio Benfica a complicá-lo), a equipa já leva três consecutivos sem sofrer golos...
Lindelof 7: Ao nível do parceiro, o que é bom para quem está a aprender. E como sabemos, isto tem tendência a melhorar.
Grimaldo 8: Foi notória a exibição mais fraca de Cervi e por isso foi interessante ver o espanhol a fazer de defesa e de extremo no flanco esquerdo. Excelente exibição coroada com um golo
Fejsa 7: Ele está ali em todo o lado e é difícil de ser ultrapassado. Um verdadeiro pêndulo.
Pizzi 8: Ao segundo jogo consecutivo a jogar na posição 8-10, Pizzi terá feito a melhor exibição pelo Benfica 2016/2017. Muito atento, muito aguerrido e muitíssimo desenvolto. A equipa sentiu isso e fez um jogo global muito bom. Com esta aplicação, Pizzi só pode e deve melhorar, vamos a isso?
Sálvio 7: Continua intermitente mas ontem esteve sempre mais em jogo quer a atacar quer a defender o que lhe abriu espaços para poder explorar a sua arte. Não te lesiones Sálvio.
Cervi 6: Uma das exibições menos forte de toda a equipa. Com Grimaldo a todo o gás, o argentino teve tendência a afunilar o seu jogo. Está a conhecer os cantos à casa e o processo só tem tendência a melhorar.
Gonçalo 7: A broca do Benfica. Com Jonas e Rafa, a sua tarefa vai complicar-se mas ele vai dar luta e o Benfica vai ganhar com isso. Talvez lhe falte marcar golos mas isso acontecerá quando ele não andar à procura deles... Ontem deu a marcar!
Mitroglou 6: Contei cinco oportunidades para o Grego facturar. Só marcou na segunda.
Raúl 4: Refrescou a frente de ataque mais ainda está perro.
André Almeida 3: Mais uns minutos para tirar a ferrugem.
Danilo 1: Uns instantes para apreciar os três pontos.

Melhor em Campo: Grimaldo.

Nota: Continuo a pensar que RV poderia ter feito as alterações mais cedo. Talvez o facto de o Benfica ter marcado o segundo golo tão tarde, lhe tenha atrasado as intenções... Aceito!

E o árbitro? Não se deu por ele. Para mim, vale sempre a pena relembrar os maus serviços que este hugo miguel já prestou à arbitragem e ao futebol português. No entanto, e à parte de um fora de jogo mal assinalado (culpa do fiscal) e de um canto transformado em pontapé de baliza (remate de Mitroglou ao poste), o lisboeta passou despercebido!

Sim, eu - sem ver a repetição - teria mostrado o cartão amarelo ao Pizzi quando a partida estava quase a terminar...

Agora é descansar porque sexta feira há mais uma batalha a travar, desta feita na catedral contra o Paços de Ferreira. Aqui ficam os dois golos:
PS1: A jagunçada esverdeada anda toda fundida dos neurónios. Nem quero imaginar se estivéssemos na trigésima jornada...
Indignados com um dos principais responsáveis por terem sido capazes de empatar a partida!!! Não comecem a trabalhar não - Esperem... Podem continuar assim :-)))
PS2: A malta aqui agradeçe e continua a trabalhar...
Parabéns a ambos

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Saudações a todos os benfiquistas !
    Belenenses teve a sorte de não ser goleado.
    Estamos no bom caminho !!!! Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo