terça-feira, 26 de abril de 2016

2015-2016 31ªJ: rio ave 0 SL Benfica 1

E lá vai o Benfica ganhando jogos na sua caminhada para a revalidação do título de campeão nacional... Os últimos, tirando a partida frente ao braga, de forma algo sofrida... Mas com muito mérito!
Há factores que teremos sempre de ter em mente para analisar este presente:
  • Novo treinador
  • Pré época atípica
  • Ser o único alvo a abater pela imprensa
  • Lesões cíclicas e numerosas
  • Aposta na prata da casa
  • Falta de maior rotatividade
  • Tremendo espírito de equipa e entrega
  • Inegável qualidade do plantel
  • Firmeza do treinador nas suas ideias (espectacular a forma como foi/é capaz de fazer orelhas moucas)
No Domingo à noite, o Benfica teve uma partida muito intensa e difícil frente ao rio ave de Pedro Martins. Prefiro colocar desde logo o dedo na ferida: Não digo que a equipa esteja fisicamente presa por arames porque, durante os noventa minutos, não deixou o rio ave espernear. Digo sim que RV poderia ter feito uma rotação de jogadores mais extensa nos últimos quatro encontros. De todos os que tenho em mente, só Fejsa me parece ser difícil de retirar porque o sérvio é do mais fino quilate... Concordo, também, com a manutenção da titularidade de Éderson, Lindelof e Jardel!
De Gaitán e Jonas... Nada a dizer claro! Sei que há a questão dos ritmos. Sei que há a questão do estilo de jogo versus as características dos jogadores. Mas também sei que a cabeça se pode manter fresca mas as pernas nem por isso!

Com certeza que devido à publicação tardia deste artigo, os leitores já devem ter lido o bastante sobre a partida pelo que este artigo já não trará nada de novo. Deste modo, farei uma resenha rápida acompanhando as palavras de RV.

Se ao intervalo todos, ou quase todos, os Benfiquistas estavam impacientes e algo desgostosos com a exibição da equipa, por outro lado deu para observar que o Benfica moeu muito os vilacondenses. O rio ave só conseguiu jogar futebol durante a primeira parte... E:

"O Rio Ave foi um adversário muito difícil, que se posicionou muito bem em termos defensivos, tirou-nos capacidade de resolver mais facilmente o jogo na primeira parte".

Foram capazes de manter um bloco sólido e unido durante muito tempo. Mas tiveram de correr muito e, agora, entendo a excessiva troca de bola do Benfica... As constantes lateralizações... A coisa não estava a resultar a curto prazo mas foi eficaz no longo prazo que era a segunda parte... E RV terá falado e bem ao intervalo, incutindo mais agressividade e assertividade nas acções dos seus jogadores, além de ter alertado os jogadores que há mais formas de chegar a uma baliza do que somente pelo meio...

"Mas fomos uma equipa persistente, que não perdeu a lucidez e que foi à procura. Ao intervalo corrigimos algumas coisas, isso aconteceu e fizemos um golo. Uma vitória justa contra um adversário difícil a quem não deixámos criar perigo junto da nossa baliza".

Nada mais certo. Confesso que foi confrangedor ver tantas oportunidades desperdiçadas: Gaitán (50m e 53m), Jonas (55m), Mitroglou (56m) e Sálvio (63m)... Para não falar daquela sorte logo ao terceiro minuto...
Por outro lado, deu para ver que o rio ave já não dava para mais e que o Benfica, a manter esta toada diabólica, iria marcar mais cedo ou mais tarde... O rio ave, já sem cabeça e pernas para fazer alguma coisa, enfiou-se na toca... RV já tinha colocado Sálvio em campo (esticou os flancos) e ao invés de atulhar a frente de ataque, apenas a refrescou!
"O Rio Ave acabou por se acomodar àquilo que era as nossas características. Estavam parelhas muito bem definidas e estavam estáveis. A mudança de perfil de jogadores criou instabilidade porque demos uma nova dinâmica e criámos dificuldades dentro da área. Foi isso que tentámos com a entrada desses dois jogadores" [Salvio e Raúl Jiménez].

O resultado surgiu aos quase setenta e três minutos: Sim, o defesa do rio ave teve azar mas Raúl Jiménez poderia nem estar ali e a bola não entrou directamente após o mau corte... Bateu na trave e não fosse a codícia do avançado mexicano, o defesa pedrinho teria aliviado a bola para canto...
Não há mais justiça que aquela que o golo de Raúl trouxe ao marcador.

Pena que o Benfica não tenha sido capaz de ter feito melhor gestão do jogo. Por um lado, o Benfica foi capaz de manter o rio ave longe da grande área em termos de jogo com a bola no chão, mas por outro não foi capaz de dar profundidade lateral ao seu jogo ofensivo. E o rio ave, um remate à baliza em noventa e tal minutos, tudo fez nos últimos minutos para ganhar faltinhas e poder bombear bolas para o barulho... Não deu!
"Organização defensiva é o melhor elogio que posso dar ao Rio Ave, agora não vamos inverter os papéis. Não aceito. A minha equipa foi melhor. Ponto final".

Agora, um pedido a vós leitores afectos ao Benfica: Respondam com veemência a quem vos disser que o Benfica ganhou com sorte! Sorte, teria sido se o alívio deficiente do defesa do rio ave tivesse ido directamente para dentro da baliza do cássio! Sorte, teria sido se após o alívio, a bola tivesse batido na trave - ressaltado para baixo - batido no guarda-redes e entrado... Isso é que teria sido sorte. O golo de Jiménez, um avançado em construção/aprendizagem, é fruto da vontade e de algum conhecimento da arte de se colocar no sítio certo... Fosse o mexicano assim tão mau como alguns dizem à socapa, era capaz de ter feito a recarga para fora certo?
"É o espírito desta equipa. Todos os jogadores estão a viver, a sentir e depois acontece isto. Sempre disse que não há jogadores dentro e fora e aqueles que entram acabam por acrescentar mais porque estão ligados ao jogo. Quando é assim as coisas tornam-se mais fáceis".

Quanto à arbitragem do arturzinho, ele continua a ser um árbitro fraquinho! Os cartões amarelos a Jardel e a Eliseu são uma anedota. De qualquer modo, e muito por culpa do jogo mais avassalador do Benfica na segunda parte, o artur não teve tempo para brilhar (pode-se dizer que o Benfica não lhe deu hipóteses?)... Até expulsou o vilas boas... O amarelo a Fejsa está correcto. Para resolver a burrice de um colega, o sérvio teve de fazer falta... Agora está a um amarelo de ser suspenso... Quem será o nomeado para o próximo jogo? O xistra ou o miguel?

O próximo jogo...

"Este era um jogo difícil, mas acabou e a partir daqui são 3 pontos conquistados. Faltam três finais. Os jogos vão ser difíceis, não há outra forma de os abordar. Temos o próximo jogo com o Vitória, que é um adversário difícil em nossa casa. Vamos fazer tudo para ganhar os três jogos mas com trabalho porque nada se conquista sem isso".

Nada mais a dizer... A não ser e voltando às palavras de RV: "Que falar desta massa adepta, que jogou connosco? Foi fantástica no apoio, importantíssimos".
Obrigado Querido Benfica!
E Pluribus UNUM

11 comentários:

  1. Bem mt bem!
    Sorte teve o Rio-Ave daquelas oportunidades não terem entrado (como normal)sorte é ter jogadores a fazer tonelatys aos 90´s entre outros tesourinhos agora...sorte quando se procura o golo sobre uma defesa k já não sabia para onde se virar e que consegue o golo após um mau alívio a um cruzamento tenso...isso não é sorte é GOOOLO!!!
    Resumindo 3 pontos difíceis contra uma equipa que fez tudo k estava ao seu alcance para contrariar o Benfica e tirar-lhe pontos, vencendo, dessa forma, o jogo da mala patrocinado pelo presidente do sporting e com a conivência do Pedro Proezas. "Tá tudo Bem"
    saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhem que o proezas ainda nos vai tentar lixar...

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. Mais uma vitória... e já garantimos o acesso directo à liga dos campeões (que não deu capas como outro clube... mas os mesmos que fizeram as capas sempre acharam garantido que o outro clube iria lá estar e o nosso não...), ou seja, um lugar de bonus para aquilo que esperavam da nossa equipa este ano... e admito, que houve alturas em que esperei o mesmo.

    Vamos a ver... todos os jogos são para ganhar e o próximo será essencial. Vamos lá ver. Temos de ganhar dê por onde der e depois o resto não interessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Garantimos o acesso directo à LdC. Xiiiiii, nem tinha reparado nisso!

      Passe a brincadeira, isso era o mínimo que esperava do Benfica... Claro que afirmo o que escrevi anteriormente balizado no conceito de que o futebol português é um futebol honesto...

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    2. O problema é este... o futebol em Portugal não é honesto. Se fosse, nós já seriamos campeões há muito.

      Eliminar
  3. cusa-me dizer isto, por vários motivos mas principalmente pelo talemto que tem, mas acho que o Gaitan esta temporada anda meio a arrastar-se, será que está em má forma? Tem alguma lesão ainda por curar? Ou será por ainda estar no Benfica?

    Obviamente que isto é apenas uma opinião, mas para mim ele tem estado mesmo miito apagado.

    ResponderEliminar
  4. E vão 3 clubes consecutivos, onde após o apito final, os jogadores adversários "mostram" uma frustração anormal, tenho dito.

    ResponderEliminar
  5. Fejsa o melhor em campo numa vitória mais que justa. Concordo com a rotatividade que deveria ter acontecido nos últimos 3 jogos. Vamos a eles que nada está ganho, raça querer e ambição... a meio da época a imprensa já colocava o Sporting com estrelinha de campeão, não baixamos os braços, somos o maior de Portugal, avante Benfica.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, esta época do Benfica em termos de futebol sénior, daria um case study interessante...

      Faltam três jogos, três vitórias. E depois...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo