terça-feira, 19 de abril de 2016

2015-2016 30ªJ: SL Benfica 2 setúbal 1

Mais calmo...

Vitória cujo contexto de onde saiu, a tornou ainda mais importante. Não tenham dúvidas que ontem se deu um passo de gigante na tentativa de revalidar o título de campeão nacional...
E foi um jogo complicado onde a exibição do Benfica chegou a atingir níveis algo medíocres... depois de ter tocado no céu! Há razões para tal? Claro que há. Viemos de embates desgastantes frente ao Bayern... Temos encontrado adversários/autocarros (boavista e académica) em péssimos relvados... Ainda por cima, tivemos de correr atrás do prejuízo durante a primeira parte do jogo de ontem. Fica difícil assim.

Compreendo que cada pessoa tem a opinião que quer... Eu tenho a minha com base naquilo que vejo há muitos anos, e não é só a ver o Benfica, são muitas horas a ver futebol. Também me engano claro!

Ontem, o treinador do Benfica viu tudo ao contrário...

Começámos por oferecer o golo da praxe: mau posicionamento - passe para as costas do lado esquerdo - liberdade de cruzamento - pimba!

Depois, demos um banho de bola ofensivo que só resultou em dois golos por falta de força e pontaria no remate. Não tenham dúvidas nenhumas caros leitores que o nível de qualidade do futebol ofensivo do Benfica, chegou a atingir níveis de brilhantismo! Aquele autocarro foi tão massacrado que perdeu o norte por completo: Eles não sabiam para onde se virar - Jonas empatou à vontade...
Jardel saltou sozinho (excelente cabeceamento)!
Muito bom.

Mas para tal volume de qualidade, os jogadores gastaram o que tinham para gastar e quando se baixa o ritmo de jogo sem garantir a vitória, corre-se o risco de ter dificuldades em voltar a engrenar as mudanças! Ao intervalo, o dois-um era uma quase ofensa ao que se tinha visto.

A segunda parte foi um ir caindo na qualidade exibicional. Os indícios estavam todos naquela parte final da primeira parte. A leitura que RV fez não foi a melhor. As alterações não ajudaram muito!

As minhas ideias básicas do que se passou ontem: Se optamos por jogar com dois médios interiores, têm de ser os laterais a dar profundidade ao jogo ofensivo da equipa. Ontem isso funcionou somente durante aquela parcela de jogo em que quase destruímos o setúbal. Mas cedo se notou que só com Gaitán num flanco e Pizzi à deriva no lado contrário, os equilíbrios da equipa se iriam perder com o avanço do cansaço. Nem Jonas nem Mitroglou estavam com pernas para muito... As harmonias desapareceram... Depois, os jogadores queimam-se!
Vendo isto, saiu Fejsa e entrou Samaris! Não reparei se o sérvio estava lesionado mas o problema não vinha daquela posição... Mesmo cansado, Fejsa joga extremamente bem com o seu sentido posicional. Talvez pudesse ser Renato a sair porque ontem as pernas não obedeciam ao cérebro. Face à segunda alteração, a primeira nem deveria ter acontecido isto porque não tínhamos flancos a funcionar. Talvez RV pudesse ter refrescado os flancos... Uma vez que Sálvio estava na bancada, Carcela e Guedes poderiam ter entrado porque o jogo do Benfica estava tão atrofiado que nada de bom poderia acontecer. Os defesas tentavam sair com a bola mas não tinham para onde se virar...

Três alterações e zero de resultado! As coisas até poderiam ter acabado mal não fosse o acerto dos centrais e do guarda-redes...
Quando um jogador dá, há já algum tempo, mostra de cansaço e o seu nível exibicional diminui, é altura de mudar algo uma vez que a falta de discernimento individual acaba por poder resultar em erros colossais que se acabam por pagar caro!

Caro RV, parabéns pelos três pontos Mas ao fim de cerca de nove meses de trabalho nesta casa, e mais não sei quantos anos de experiência... Há coisas que se vêm com minutos de distância... Ontem ganhámos mas os calafrios evitáveis tem a sua génese...E a culpa, antes de ser individualizada, tem de ser generalizada pois há hierarquias.
Fazer alterações pode ser perigoso por causa dos ritmos? Pode sem dúvida mas perante as alterações que foram sendo feitas ao longo da época devido a lesões, parece-me caro RV que ontem havia jogadores em melhores condições anímicas para jogar de início contra este setubalzinho: Sálvio, Grimaldo (sim, veio há pouco tempo mas frente ao tal setubalzinho...) ou Sílvio, Guedes, Carcela e Jimenéz.
Volto a repetir uma grande verdade: Uma péssima segunda parte que infelizmente apaga a brilhante forma como o Benfica deu a volta ao marcador. Sim, incrível como o setúbal sobreviveu e ainda foi em busca dos tais duzentos mil euros de prémio que lhe foram prometidos pela direcção que... Não paga salários há dois meses!

E os adeptos? Com períodos de insatisfação à mistura, estiveram sempre a carregar a equipa! Só posso agradecer ao apoio inequívoco que os Benfiquistas dão à equipa.
Caro LFV, nunca se esqueça da força dos adeptos! Enalteça-a não se sirva dela: A crítica tem que acontecer quando há lugar para ela acontecer. Hoje, após mais uma vitória merecida, ela tem de ser feita! Teve de ser feita...

PS1: Acho que ficou um penálti por marcar na primeira parte... Sobre o Jonas, e seria vermelho directo Ainda não tenho as imagens... Depois há os foras-de-jogo... Este foi assinalado:
E este, poucos minutos depois, não:
Teve sorte o Benfica pois claro!

PS2: Obrigado Ederson.
PS3: Há quem dê espectáculo com os pitons ou com os cotovelos e afins! Depois há Jonas!
E Pluribus UNUM
Adenda: O video da v sports, disponível no sapo.pt, retirou o logo identificador da BTV. Com isso recortou parte da tela dos videos gravados no Estádio da Luz. Isto deve ser crime... Uma vez que mantem o logo da sportv nos restantes videos dos restantes jogo e assim quem vê os vídeos do jogo de ontem pensa que as imagens são da v sports... v sports e sportv, duas faces das trombas de joaquim oliveira!

9 comentários:

  1. Mais um excelente post pós jogo. E estou contigo... a equipa na primeira parte só não saíu a ganhar por 5 porque o guarda-redes do setúbal esteve muito bem (e a pontaria desafinada ou devido ao excesso de confiança do Pizzi).

    O melhor deste jogo? Estas coisas aconteceram e nós ganhámos. Que sirva de lição porque o Rio Ave já mostrou que não facilita (basta lembrar o ano passado).

    E tivemos sorte... com tanta oportunidade tivemos a sorte de eles falharem a única que tiveram para além do golo... nem sei de quem foi a sorte máxima mas faz parte do jogo. Os nossos adversários têm sortes diferentes... golos em fora-de-jogo por quem não devia estar a jogar, duas expulsões perdoadas... enfim.

    Quanto ao lance de Jonas, estou contigo... o Jonas é que não se atirou para o chão mas foi penalti clarinho.

    Por fim... não costumo ver mas fiz zapping por aqueles programas de merda e os lagartos estão tão bem ensaiados que até mete nojo... já não sei é se é a conversa deles se é o facto de ninguém lhes perguntar porque é que jogaram com o Belenenses a uma segunda quando nem jogaram na europa... E até os ouvi grunhir contra o oferecer as receitas dos jogos da taça aos clubes mais pequenos... enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem vai arbitrar o rio ave - Benfica?

      Eliminar
    2. ASD...toda a gente conhece as arbitragens habilidosas,temos que estar precavidos,entrar forte marcar e depois tudo é mais fácil...assim espero.
      Eu não te disse amigo que brunalgas ia por faladura de novo...vai ser uma semana do caraças...

      Eliminar
    3. Isto quer dizer que o xistra será a última cartada... Talvez vá primeiro ao clássico e depois à madeira... Mas é outro manhoso...

      Eliminar
  2. A mim o q mais surpreendeu foi a reacção dos jogadores vitorianos com o apito final, parecia que tinham descido de divisão ou perdido uma final, eu não sou dado a certas conspirações, mas neste jogo e com a Académica as reacções dos derrotados foram MUITO estranhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando acabar o rio ave - Benfica, se o Benfica triunfar como espero, és capaz de ver uma coisa semelhante...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo