sábado, 2 de abril de 2016

2015-2016 28ªJ: SL Benfica 5 Sp Braga 1

Está de chuva...

Na minha óptica, o Benfica teve ontem um excelente jogo de treino para o desafio contra o Bayern da próxima terça-feira. Defrontou uma equipa que sabe atacar e que tem bons jogadores. Tal como o Benfica, este Braga ataca melhor do que defende, é um mal muito similar: os equilíbrios defensivos que podem ser derivados das harmonias do conjunto bem como da qualidade individual dos jogadores! Mas o Benfica ataca melhor do que o Braga e foi isso que ditou a diferença, justa, no marcador.
O Benfica foi predador no ataque. Pode-se dizer que aproveitou os erros do Braga no início da fase de construção de jogo. Mas mais verdadeiro é dizer que o Benfica obrigou o Braga a errar! Não é uma questão de fazer pressão sobre o portador da bola, é sim ter dois a três jogadores a pressionar outros tantos do adversário - cortar linhas de passe - de modo a criar receio e a obrigar ao falhanço. Muito bem os jogadores do Benfica neste aspecto, o jogo complicado foi desbloqueado e tornou-se depois mais acessível.

Ao intervalo, já estava com a cabeça em Munique. Estava também apreensivo com o jogo defensivo da nossa equipa... Os primeiros quinze minutos foram uma chatice porque se cometeram erros que quase nos complicavam a vida.
Tudo a olhar para a bola... O jogador do Braga, teve tempo para sorrateiramente se ir colocar onde devia. Bola no poste. Sorte!
Tudo a olhar para a bola... Fejsa estava a controlar o portador e os restantes colegas só tinha de prestar atenção aos TRÊS jogadores do Braga que tiveram espaço para três estradas livres rumo à baliza de Ederson... Sorte que o Rafa chutou a bola com a parte de dentro do seu pé... Que estava virada para fora, caso contrário... Sorte!

Depois o Benfica intensificou a pressão zonal sobre a defesa do Braga e começou a criar dificuldades aos adversários que teimaram em continuar a tentar construir jogo a partir da sua grande área... Erro! Temos jogadores evoluídos, mais evoluídos do que o Braga que sabem a maior parte das vezes quando passar e rematar!
Demorou mas a sempre voou...
Marcámos aos dezassete, assentámos jogo durante vinte minutos pressionando forte quando não tínhamos e jogando de forma mais calculista quando em posse dela. Depois, em três minutos, ganhámos a partida. O Braga errou porque o Benfica o forçou a errar. Não é culpa de ninguém mas sim a consequência de sermos melhores e termos tido acerto!

A segunda parte foi de alguma alternância entre as duas equipas mas o Benfica foi desperdiçando mais do que o Braga e até poderia ter marcado mais até RV começar a fazer descansar os jogadores mais importantes como Fejsa e Gaitán. Em vez de Jardel, poderia ter sido Jonas a sair... O brasileiro é alegria e está a competir pelo título de melhor marcador de Portugal e da Europa mas o Benfica é mais importante.
Já são 100 os golos do Benfica esta época: A receita passa muito por esta dupla - MitroJonas
Torna-se difícil falar individualmente de jogadores porque a equipa foi compacta para o bem e para o menos bem. Mas apetece-me deixar algumas palavras ao Renato: Sabendo que ele é um potencial fora de série, parece-me que lhe terá feito mal a ida à selecção. Estar ali fora do ninho tantos dias e ter de ouvir tanta treta vinda de um bando de invejosos... O Renato ontem esteve intermitente no seu jogo, pareceu-me chateado com a bola. Depois as coisas lá foram melhorando e a equipa agradeceu e as coisas colectivamente foram acontecendo.

Gostava que ele prestasse atenção à evolução de Lindelof. O sueco também tem lapsos mas está a evoluir paulatinamente com o passar dos jogos. O seu timing na tentativa de desarme está sendo cada vez mais afinado, o seu passe de bola é seguro e a sua colocação nas bolas paradas melhora também, ontem foi providencial por duas vezes...
Renato! Mantêm a cabeça limpa porque o futuro está nas tuas mãos. Deixa lá o mendes e o europeu para a altura certa. Agora é altura para trabalhar, ser humilde e ser Benfiquista!

Gregos... Ontem foram três os golos gregos. Excelente Samaris de livre directo e... Mitroglou... Aquele que não interessava! Está no pódio dos melhores marcadores com dezoito golos...
 
Bom jogo de Pizzi. Se mantiver a clarividência...

Em relação ao trabalho do árbitro, devo dizer que depois de tanta crítica que já lhe fiz, é altura de lhe agradecer por ter assinalado aquela grande penalidade.
Matou três coelhos com um só tiro! Os verdes e os azuis, que já se podem calar (acho difícil) e os que diziam que o penalti sobre Jonas em Paços de Ferreira tinha sido uma farsa! Ou foi ou não... Em que ficamos após esta do Nelson?

Também assinalou esta grande penalidade.
Vejam como o defesa do Braga tem os braços atrás das costas, como mandam as regras, mas depois deixa de os ter e pimba!

Não assinalou esta:
Talvez não tenha visto o puxão...

Mas teve o jogo facilitado porque o Braga foi à Luz para ganhar e não para teatralizar como nos anos anteriores quando eram muito amigos do porto clube.

Parabéns por mais três pontos Benfica. Foi um excelente treino e espero que RV o volte a ver e a analisar com muita atenção. Isto de ir a Munique e voltar com uma derrota por menos de cinco não é pensamento nenhum (os outros estão doidinhos para que isso aconteça). O Benfica tem uma história para honrar e temos de ir lá com o pensamento de que tudo é possível desde que sejamos humildes, que estejamos focados, que nos entreguemos com alma ao jogo e não tenhamos problemas em rematar à baliza do Manuel.

Em relação ao porto e sporting, escolheram segunda feira para jogar. Quiseram mais tempo para preparar os seus jogos? Vão ter de o fazer muito afincadamente... Todos esperavam uma queda/tropeção do Benfica ontem mas não aconteceu, pode ser que sejam eles a tropeçar! É que o Petit sabe como o fazer e o people de Belém quer provar que sem tonel...

Que dizer de tanto adepto ontem à noite a puxar pela equipa?
E Pluribus UNUM!
Agora, é abandonar euforias e abraçar o orgulho por este nosso clube, porque ainda há muito pela frente e nada ainda está ganho.
Aquilo, parece uma capa negra de estudante!

2 comentários:

  1. Concordo ao ganharmos ao Braga,já não vamos apanhar uma equipa como o Braga. Mas.acontece que dado que estamos no final do campeonato as, poucas jornadas que faltam sem duvidas que o Benfica sabe que teêm muito trabalho por fazer. Devido ás equipas que tudo farão para tentarem pontuar. Obviamente não está nada ganho ,porque o Benfica sabe bem que as euforias, já lhes custaram um campeonato.
    Assim o espero que a equipa que mais recuperou e, que agora Lidera por, mérito próprio.
    Sejamos tricampeões.

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente resumo do nosso jogo. E nada está ganho mas vamos ver como é na segunda com os nossos adversários... e depois pode vir o jogo mais complicado de todos por ser no meio da meia final da liga dos campeões.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo