segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

2015-2016 20ªJ: Moreirense 1 SL Benfica 4

Bom jogo de treino do Benfica. Estava algo apreensivo face às declarações do treinador adversário, ele jurou que iria ser tudo diferente e com a nomeação de uma árbitro do Porto... Uma pessoa fica de pé atrás!

Mas apreensão acabou ao intervalo, após aquele golo de Mitroglou - ou NITROgolo como já lhe chamam. O Benfica acabou por fazer um belo jogo de treino. Foram feitas afinações à gestão de jogo, uma vez que urge a este conjunto saber explorar a vantagem no marcador sem dar tiros nos pés. Ontem isso foi trabalhado mas ainda necessita de mais afinação porque se deu ao adversário muito espaço dentro do nosso meio campo e o futebol é muitas vezes fortuito...
Mas o verdadeiro espetáculo esteve nas acções ofensivas da equipa. O regresso de Gaitán confere um tremendo acréscimo de qualidade à desenvoltura tática da equipa (não que não seja um pouco injusto que Carcela veja cortada a sua evolução - mas é a equipa e a sua ambição o que conta verdadeiramente). Com Gaitán, a mobilidade de Pizzi fica mais preponderante uma vez que o extremo argentino, de muitas outras coisas, é inteligente. Com Gaitan (Jonas e Mitroglou estão lá na frente também), o meio campo (Samaris e Renato) ganhou mais espaço para tecer a teia ao adversário... Ontem, nas acções ofensivas, houve um fogacho de futebol total com o Benfica a atacar com seis jogadores! Estamos em Janeiro e não é tarde mas o trabalho tem de continuar.

Fica o amargo de boca por mais um golo sofrido numa perda de concentração face ao facto de o jogo estar a terminar e o resultado estar feito. Imaginem que era um Benfica-Zénit e o Benfica estava a ganhar por 2-0 e o público a festejar a exibição dos jogadores... Pimba! 2-1...

O moreirense teve os seus ataques sempre que o Benfica recuou na sua gestão de jogo! O moreirense foi manietado e não teve hipóteses a não ser quando nós os deixámos. Essa é mais uma etapa do trabalho que RV tem à sua frente e, pelo que vi, não é uma questão de manter ritmos durante noventa minutos mas sim os jogadores saberem posicionar-se no terreno e fazer os adversários correr.

Vou colocar água na fervura: Isto é o moreirense que só na entrega e na intensidade de jogo pode tentar chegar ao nível do Benfica. Aplicando a mesma dose, o Benfica vulgariza um adversário já de si vulgar como o moreirense é. Há adversários mais complicados já neste mês de fevereiro e eu confio que as harmonias do conjunto vão melhorar... Vejam um exemplo: Fejsa - Samaris! O grego andava em baixa de produção e assim que o sérvio ficou fisicamente apto, RV procedeu à troca e Samaris viu muitos jogos do banco. A questão é que Samaris me parece uma pessoa inteligente e dá-me a ideia de que viu os jogos da equipa e especialmente a exibição do colega sérvio que interpreta melhor do que ele a posição de trinco. Resultado? Sem dar muito nas vistas porque tal não é obrigatório, Samaris teve uma exibição muito bem conseguida.

O resto são os golos do Benfica. Golos com muita alegria meus caros e com um toque de magia (o tal futebol total), eu explico isso do toque de magia: sabem quando as coisas fluem de tal maneira que dá a sensação de que nem estamos lá? Não é que as coisas aconteçam sem a nossa intervenção mas parece que é assim que estava escrito e nós somente interpretamos o guião com mestria!

Não tanto no primeiro golo mas no segundo:
Renato a cozinhar, vê um espaço e coloca a bola no sítio exacto com a força exacta... Eliseu não chega lá, pensaram muitos (eu incluído) mas estava errado, Eliseu chega e cruza para o sítio exacto com a força exacta... Vendo a bola a vir, Mitroglou tomou consciência de que era para ser de primeira e com três toques se cozinhou um golo fantástico...

Os restantes são muito bem executados e demonstram que quando as coisas funcionam, o Benfica mostra estar num plano superior (Jiménez entrou na elaboração do quarto golo)... E os outros devem ficar assustados porque isto é coisa para ser ainda mais aprumada...
Algumas considerações:
Pizzi: Há alegria no médio Português! A chegada de Gaitán é um bónus para ele: Gaitán é o melhor de Portugal e isso dá mais espaço a Pizzi que agradece e vai à sua vida.

Eliseu: Fica a execução do lateral esquerdo naquela jogada magistral... Muitíssimo bem. Isto é bom para elevar a moral dele. Eliseu revela o medo normal de iniciar ataques ou procurar espaços de ruptura. Ainda afunila jogo e quase que não vale a pena Jardel passar-lhe a bola porque a vai receber de volta. Ele sabe que está de saída (Maxi também e...) e seria bom que isso não obstasse a que fosse jogador até ao fim.

Os leitores sabem o que penso dele. Nada mudou!

Lindelof: Espero que seja ele a jogar na sexta-feira. merece-o independentemente do que quer que aconteça a Lisandro. Explico, mesmo que o central argentino não tenha nada de grave e recupere, O central/defesa direito/trinco sueco merece a oportunidade até porque Lisandro necessita de descansar para o que aí vem. Gosto de Lindelof.

Em relação ao moreirense, foi como tinha previsto: porrada sobre os jogadores do Benfica. E parabéns por não terem colocado a bola fora com um jogador do Benfica no chão - quando minutos antes o Benfica tinha demonstrado fairplay quando o mesmo aconteceu a um cónego. É assim que se definem o caráter de um bando de caceteiros!

Em relação ao árbitro? Acabou por fazer um bom trabalho. Quando se esquivou a marcar tudo o que eram faltinhas, poderá ter enervado os adeptos mas acabou por estar quase sempre bem e isso é de louvar!

PS1: Sim, o segundo golo da académica tem o seu quê de irregular porque o avançado dos estudantes (em posição irregular) terá perturbado a acção de defesa do sporting.

Não, os sportinguista estão a ser educados para terem memória curta. Isso é fácil aos professores porque basta acicatar ódio contra alguém (os vizinhos bi campeões até estão ali ao lado) que as palas aparecem e crescem com o passar do debitar de alarvidades. O mesmo árbitro que agora querem fazer desaparecer, ofereceu três pontos ao sporting em arouca, não assinalou uma grande penalidade a favor do arouca ainda com 0-0 no marcador e não expulsou aos 49 minutos... O marcador do golo da vitória do sporting. Nesse jogo calaram-se porque... Teria perdido a partida provavelmente mas no Sábado...

Ontem vi o jogo do Benfica perto de um sportinguista que, quando me ouviu a falar com outros Benfiquistas sobre a maravilha que foi a sporting tv dar tempo de reportagem a um adepto (e cortar a outro que ia contra o bruno) que afirmava que o caminho era matar o árbitro e incendiar a fpf... Ele apenas afirmou isto: "A BTV tem cá uma independência". Este sportinguista não disse que o que a sporting tv fez foi errado e que deveriam ter cortado a emissão até porque era contra aquele tipo de fundamentalismo... Ele apenas, cheio de vergonha do caso, retorquiu que a btv blá blá blá! isto demonstram o excelente trabalho do sporting do bruno bandalho: só com porrada é que ele pensa em chegar lá.

Penso que está com azar porque o Benfica está em crescendo exibicional, a justiça parece que vai funcionar desta vez (ainda não acredito mas) e porque o porto...

De qualquer maneira, aguardem por algo assim esta semana:
Nem sequer é falta mas vamos ser inundados de tretas como esta também.... Por isso é que muita gente quer...

PS2: Carrillo? Ainda não saiu nada na CMVM pois não? Só se saír (até ao final do dia de hoje) é que poderei dar uma opinião.

PS3: A professora Ana Oliveira, e o Benfica, continua/m a vencer. A semana passada:
Ontem:
Benfica CAMPEÃO NACIONAL JUVENIS
Femininos & Masculinos
E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Com que então Eliseu não e Lindelof sim...cada um com a sua!
    O que aparece o Maxi a fazer neste texto??????
    Na foto onde o Samaris aparece a fazer falta, acho que era mesmo falta, mas como no início da jogada há uma falta bem mais nítida não assinalada sobre o Gaitan a coisa compensa. O árbitro entre o 1º e o 2º golo do Benfica foi uma desgracinha...

    Quanto ao Carrillo, não irá sair nada na CMVM (não há contrato por agora não tem de haver comunicação). A ter havido um acordo (é isso acordo) do Carrillo com algum clube faltará saber com qual (Atlético de Madrid, Benfica ou outro?). o Clube que tiver assinado é que tem 5 dias para o comunicar aos lags e ainda ninguém o fez. nesta altura há sempre muito ruído e o que é certo é que o Carrillo não é obrigado a assinar agora por ninguém, e pensando bem se eu estivesse no lugar dele não sei se assinaria agora em Janeiro (só se lhe estiverem a faltar as massas para ir vivendo até Junho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é somente a minha opinião. Cada um tem a sua. Claro que mantenho a minha porque tenho o meu critério de avaliação.

      O Maxi aparece no contexto que não renovou por esta altura e... Acabou mesmo por não renovar e ir à sua vida. No entanto defendeu o clube até ao fim, que é o que espero de Eliseu.

      Mas atenção que nada está decidido em relação ao Eliseu. Lá por eu ter a minha opinião, isso nada quer dizer.

      Quanto ao Lindelof, é a minha opinião que é jogador com muito valor e que deve ser testado sempre que houver oportunidade. Como sei que na sexta não vamos enfrentar o Messi/ronaldo/Neymar/Ibra, mesmo que Lisandro recupere, EU colocaria o sueco ao pe de Jardel. O Lisandro iria descansar mais uns dias para preparar melhor o jogo com braga.

      O carrillo pouco me interessa, temos lá o Gonçalo e ainda falta regressar o Sálvio (ainda falta o Victor Andrade que desapareceu...). E o António tem razão, o que quer que tenha acontecido ou se saberá até à meia-noite ou só para a época que vem, penso eu de que ;)

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo