segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vata Matanu Garcia: O Sereno Matador

Há sempre coisas que por vezes acontecem e por serem algo que escapa um pouco à suposta normalidade vigente, são consideradas excêntricas. É desta fuga inexorável aos padrões inculcados à força na cabeça das pessoas, que vou escrever hoje: Vata Matanu Garcia.
Estava-se quase a iniciar a época de 1988 1989 quando o Benfica sofre o primeiro ataque, de escala quase nuclear, ao seu património humano que eram os seus jogadores. Rui Águas e dito tinham sido contratados pelo porto de uma forma leve e rápida.

Rapidamente, o Benfica acabou por colmatar a perda do central com a contratação de Ricardo Gomes. No final da época, aposto que todos os Benfiquistas acabaram por dizer um grandíssimo obrigado ao papa do norte por tal coisa ter feito... É que Ricardo foi o melhor central que, na minha opinião, vi jogar até hoje.

Mas no ataque, a coisa tornou-se difícil. Tínhamos Magnusson e foram contratados Lima, Ricky, Abel e regressou também César Brito... Também foi contratado, ao varzim um tal de Vata... Mas o fantasma da perda de um ícone, que também era filho de outro ícone, elevou a fasquia a alturas difíceis de conseguir atingir para muitos dos avançados... E O Benfica tinha ido contratar um tal Vata ao... Varzim? WTF!!!
Era possível o Benfica ter uma frente de ataque concretizadora, quando se ficava com a ideia de que todos aqueles avançados só valiam metade do outro que nos tinha sido subtraído pelo porto? Pelos vistos sim! Dêem uma olhada nesta entrevista de 2015:

Vata, nascido a 19 de Março de 1961 em Damba / Angola, tinha uma forma de estar muito própria. Trabalhava e fazia o que podia para marcar golos e depois ia à sua vida. Ele é um dos melhores exemplos do que é ser um anti-heroi e viver bem com isso. Não tinha tiques de vedetismo, não usava caneleiras, a camisa estava sempre de fora tinha uma calma dentro de que até irritava...

Mas começou a marcar golos e por isso o Benfica ganhou muitos jogos. No campeonato de estreia, 1988 1989, os golos de Vata valeram nove pontos ao Benfica. Não são muitos? Bem se pensarem que o segundo classificado ficou a sete...
Esses golos valeram nove pontos ao Benfica e o título de melhor marcador do campeonato. O Angolano acabou a época com dezasseis golos em vinte e sete presenças na competição (1833 minutos). Ele foi o melhor marcador com menos golos marcados...

Na época seguinte, e com a vinda de Eriksson, Vata foi um pouco secundarizado. Magnusson tornou-se o artilheiro da equipa e o Angolano ficou-se pelos dez golos no campeonato. Mas acabou por dar mais uma prenda a todos os Benfiquistas ao marcar o golo solitário da vitória do Benfica sobre os franceses do marselha. E que prenda pois significou mais uma ida do clube a uma final da prova máxima da uefa.

Marcou esse golo com a mão, após ter sido agarrado, placado e puxado. Os franceses apelidaram esse golo de um traumatismo na história do futebol francês... Traumatismo! Boa...

Nessa época, acabou por fazer dezoito golos em jogos do campeonato, da taça de Lisboa, super-taça e taça dos campeões europeus. 1896 minutos de um esplendor mais brando mas de utilidade máxima.

Em 1990 1991, e com o regresso de Rui Águas, a contratação de Isaías e a ascensão de César Brito, Vata terminou o seu percurso de jogador do Benfica.

Apenas apareceu em doze ocasiões e marcou por três vezes. E três golos, em cerca de 630 minutos de utilização, que valeram quatro pontos ao Benfica... A sua última aparição de emblema ao peito foi a 27 de Janeiro de 1991, durante os últimos vinte e cinco minutos do jogo frente ao penafiel (referente á vigésima segunda jornada do campeonato).
Diz-se, deste jogador que tinha o tique de dizer golo antes de os marcar, que não há consensos acerca do seu valor. Parece difícil escolher uma das seguintes etiquetas: bom, médio ou mau; para o catalogar. Mas sabendo que um campeonato e uma ida à final da champions, estes dias não é algo de fácil concretização...

Vata foi um dos guerreiros aplaudido depois do seu fim de estadia, um anti-herói que nunca se rendia qualquer que fosse a história. Hoje, quando a rolha está muito apertada e não quer saltar nem por nada... Aposto que Vata regressa à memória
Há golos que... Aos 52 segundos, o guarda-redes sérgio (do sporting) bem que tenta encontrar a bola... Um autêntico rato de área este angolano, estava sempre lá à espera, a bola só tinha de vir para onde ele estava.

Muito agradecido Vata.
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. GRANDE POSTAGENS COMO SEMPRE AMIGO UM GRANDE ABRAÇO !!!

    ResponderEliminar
  2. este senhor merece todo o respeito dos Benfiquistas ,pois foi ENORME dentro e fora do campo com a camisola do glorioso S.L.Benfica ..


    onde estiver a minha venia a este senhor .

    ResponderEliminar
  3. Um autêntico terror este Vata, pena ter tido uma carreira tão curta parece-me.
    Offtopic: na altura, disse-o várias vezes, não compreendi o porquê de ter caido o branco do equipamente secundário eu achava simples e bonito. Pode soar a superstição mas desde aí...
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adidas... Dinheiro... Opiniões... Marketing...

      O equipamento secundário até já foi côr-de-rosa...

      Também gostava do branco bordado a vermelho...

      Eliminar
  4. Um anti-vedeta por natureza.Ainda me lembro de fazer uma terrivel dupla no Varzim com o palerma chorão do Rui Barros,dupla essa que era alimentada por outro jogador que também viria para o Benfica,Miranda.Aliás na altura comentáva-se que o Miranda é que era a nossa prioridade e que o Angolano tinha sido um extra,um pouco á semelhança do que se passara na epoca de 87-88 quando o Benfica trouxe do Portimonense o Augusto,que era a grande aposta e também puseram o traidor do Pacheco na transferencia.Ou seja,nestes 2 casos quem acabou por vingar foram os jogadores que á partida não eram os que o Benfica queria.Voltando ao Srº Vata,só lá estava mesmo para marcar fosse de que maneira fosse.No titulo de 88-89 só a sua conta ganhámos uma serie de pontos,muitos deles nos ultimos minutos.Em 89-90 surge o seu grande momento no Benfica,quando marcou o golo que eliminou o Marselha.O grande Ricardo no fim do jogo,quando lhe disseram que tinha sido com a mão afirmou que até podia ser com a bunda da Roberta Close.Só por isto,este senhor merece o nosso respeito eterno,pela postura e pelo carinho que demonstra sempre que fala do Glorioso.Tambem obrigou o porco azul a engolir as palavras que tinha dito,quando afirmou com a sua fina velhaquice,que o Benfica ia ganhar o titulo com jogadores como o Vata ,Paneira ou Miranda.Obrigado por tudo Srº Vata Matanu Garcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me perfeitamente de o Ricardo ter dito isso.

      Quanto às bocas do pdac, mandou essa e a das bailarinas (Pacheco, Paneira, Valdo ect.). Mas arrependeu-se e não fossem os aconselhamentos matrimoniais não tinha ganho nada entre 1986 e 1994...

      Eliminar
  5. Sim os titulos de 85-86,89-90 e 92-93 foram literalmente ganhos através de manobras de bastidores.Os de 87-88 e 91-92,principalmente o primeiro deveram-se em grande parte ao facto de o Benfica a partir de certa altura se ter focado noutras competições,se bem que no de 91-92 tambem existiram muitas ajudas externas.Mas para mim os mais descarados foram os de 89-90(onde os andrades em relação a nós tinham uma equipa muito mais fraca na época mais suja do futebol português) e o de 92-93(decidido nas ultimas jornadas,com uma arbitragem canalha dos manos calheiros em Aveiro,campo onde 2 jornadas depois os corruptos ganharam o titulo,num jogo onde anos depois o então guarda redes do Beira-Mar Acácio pôs a boca no trombone ao falar em malas de dinheiro oferecidas aos aveirenses para facilitarem nessa partida)

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo