sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sport Lisboa e Benfica 3 Fenerbahçe 1

E que noite! Para não desgastar muito o meu coração nos últimos minutos, deleitei-me a tentar relembrar como tinham sido as últimas meias-finais. Frente aos romenos foi coisa fácil mas frente aos franceses foi de roer unhas até ao osso. Ontem houve justiça porque o Benfica demonstrou de forma tácita que era melhor do que os turcos e depois melhor do que os turcos + franceses. Ninguém tem uma ponta de pano por onde poder afirmar o contrário.
Os onze que começaram esta grande aventura
Ontem à noite o Benfica apresentou um onze já com muitos minutos nas pernas. A partida do funchal tinha demonstrado que quando o Benfica quer, o Benfica consegue impor ritmos frenéticos a uma partida. Há sempre uma clara intenção de tentar gastar o mínimo de energia possível mas, se tiver de ser, esta equipa é capaz de injectar velocidade e dinâmica numa partida.

Deve ser o crer, a raça e a ambição que estão incutidos na cabeça dos jogadores! Fizemos o 1-0 (grande execução de Gaitan) e depois de sofrermos o golo do empate não abanámos muito. Voltámos à batuta, subimos a pressão, aumentámos a velocidade e fomos para o intervalo a um golo da vitória final.

Para que isso fosse possível, foi evidente que a equipa jogou como um todo. Dou só um exemplo: Lima deu a sensação de que teve uma noite apagada. Bem e porque será que Lima deu essa sensação? Como é que Gaitan apareceu muitas vezes no meio? Lima correu muito, pressionou ainda mais... Como toda a equipa. Tudo foi um bloco na primeira parte e por isso o Benfica sobreviveu a um penalti.
Pronto, este Óscar é teimoso o que podemos nós fazer?
Confesso que os primeiros minutos da segunda parte me deixaram um pouco ansioso. O Benfica conseguia acercar-se da área adversária mas os turcos começaram a colocar o autocarro, o que é perfeitamente normal visto estar em jogo uma idfa a uma final europeia. O Benfica também não queria ir para cima e dar metros na rectaguarda ao adversário.

Foram uns minutos terríveis para quem está a ver a partida, foi uma apalpar de terreno por parte da nossa equipa na busca da melhor maneira de marcar e de não sofrer. Há muita maturação nestes jogadores. Já não é aquela equipa de testes do início da época. O Benfica estudou a melhor estratégia e abateu os turcos que deixaram de importunar Artur muito cedo na segunda parte.

Com o cerco montado, era óbvio que o golo iria surgir. E foi o paraguaio Cardozo que com uma frieza nórdica deu o golpe de misericórdia. E que golo, que alegria que fez o chão da minha sala tremer 9.0 na escala de richter...
Tomem lá a tal da mística
Com o golo de vantagem... JJ começou a dar corda à cabeça. Talvez ele quisesse resguardar a equipa. Mas para ele resguardar a retaguarda, teria de deixar o meio-campo e o ataque mais fraco. Toca de moer aquela pastilha. Fez bem em colocar Urreta e tirar Cardozo, é que Gaitan gosta de ali andar a moer os adversários. Depois, e como treinador português que é, mete um central para se precaver do tal chuveirinho que foi fraquinho, fraquinho, fraquinho...

E o Benfica... Desculpem. O Sport Lisboa e Benfica ganhou o acesso à sua nona final europeia. Foi evidente a superioridade desta equipa face aos turcos. Foi o resultado de um trabalho árduo feito com prazer e dedicação por parte dos jogadores. E isso é tão evidente depois de os ver a festejar no final da partida... Tal como festejaram na passada Segunda-feira. Viva o Benfica, perdão... Viva o Sport Lisboa e Benfica.
Têm todo o direito a festejar. Agora é descansar, recuperar e avançar para o Estoril
O árbitro stéphane lannoy, veio de frança. Fiquei um pouco apreensivo porque em questões de ranking para a uefa, a frança estava prestes a ser ultrapassada por Portugal se o BENFICA ganhasse a partida e conseguisse o seu acesso à final. Certo que é um espanhol que trata dos árbitros mas que preside à dita organização futeboleira da europa... é um francês!

Se os turcos ganharam direito por linhas tortas, o jogo da primeira mão (golo surge através de um pontapé de canto que deveria ter sido um pontapé de baliza), ontem tiveram mais um pequeno doce que os ajudou a emperrar e a adiar mais umpouco a vitória do Benfica. Quando temos um árbitro como capela que não assinala nada para nenhum dos dois lados, pelo menos temos um árbitro imparcial! Tal como xistra na passada jornada no estádio do norte, este lannoy decidiu assinalar só para um lado... O que demonstra parcialidade... O que é errado e deveria dar lugar a uma participação, ou a uma carga de porrada... Just Kidding people!
Ó stefanzinho, pá... Brincas com coisas sérias... Casa-te com a Michelle...
Um lance de grande penalidade que é antecedido de fora-de-jogo! enfim, deu a sensação de que o Benfica não contou com um sexteto de árbitros imparciais. Mas conseguimos fazer com que Portugal ultrapassasse a frança no dito ranking.

E mais não vos chateio. Vejam o vídeo, festejem porque o Benfica tem vindo a dar pequenas alegrias ao seu povo esta época:
Para a imprensa turca, deixo este pequeno presente da Vitória
Agora posso publicar esta foto que já estava guardada há muito tempo
Falta ainda alguns jogos para acabar uma época que tem sido de muito trabalho. Uma época que o sistema tem tentado avacalhar com insinuações... Nada foi ganho a não ser auto-estima por um clube que está a regressar a mais alta roda do futebol europeu.

Muito descanso para os jogadores e uma recuperação célere, pois segunda-feira temos mais na Catedral.

PS: Não somos estúpidos. Somos humanos! Que o jogador turco Gökhan Gönül, tenha uma recuperação rápida e completa. Há coisas injustas que por vezes acontecem.

PS2: Maxi, parece sina meu caro gigante. Em 1987-1988, ficámos sem Diamantino mas foi por lesão provocada... Em 1989 1990 ficámos sem Veloso porque, tal como tu, o adversário tinha a possibilidade de poder fazer estragos lá atrás. Não me lembro de termos ficado sem alguém contra os belgas em 1982 1983, por isso... Agradeço-te por esse cartão, a malta nunca sabe.

E Pluribus UNUM

Cantêmos pois este nosso hino

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.

E agora mais uma vez, e até que a voz se me acabe

SLB... SLB... SLB-SLB-SLB...

Glorioso SLB... Glorioso SLB!

1 comentário:

  1. Estiveram num excelente nível, é para isto que se têm resguardado, penso eu de que... grande intensidade.
    Encheram-me de orgulho, aquele arrepio que senti quando no final circularam em agradecimento, isto é ser Benfica, para os antis, quanto mais nos odeiam, maiores nos tornamos.
    Sou dos que critica JJ, ou Tacuara, nos seus momentos menos inspiradores mas ontem foram grandes.
    Força rapazes, ainda nada ganhamos, com o Estoril é muito importante mostrar garra e querer, só assim seremos campeões indiscutiveis.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo