terça-feira, 7 de maio de 2013

Sport Lisboa e Benfica 1 Estoril Praia 1

Ora aqui temos o que não queríamos. No entanto, e convém não tapar o sol com a peneira, era algo possível de acontecer face a muitos factores:
  1. Volume de jogos já disputados esta época.
  2. Critério/opções do nosso treinador desde Janeiro
  3. O facto de os nossos adversários não abrirem as pernas, como fazem frente ao segundo classificado, e fazerem jogos de elevada qualidade.
O onze de ontem
Do ponto 1, não há nada a dizer/escrever. Muitos clubes gostariam de estar na posição do Benfica... Enfim, acesso a duas finais e discussão do título de campeão nacional... Até o estoril pagava para estar nesse patamar, digo eu com os nervos e com as unhas bem roídas!

O ponto 3 é um hábito deste país, futebolisticamente falando claro. Também não podemos fazer muito acerca disso... Quando o sistema corrupto, instalado há cerca de trinta e tal anos, colocou tentáculos por todo o futebol português e erigiu simultâneamente uma cultura de anti-benfiquismo, é evidente que o Benfica tem de se amanhar com estas condições e prosseguir o seu caminho sem descanso. Apetece-me dizer que é a nossa sina, pois os dois últimos títulos conquistados (2004-2005 - boavista e 2009-2010 - rio ave), ficaram garantidos na última jornada. Antes desses dois, os de 1993 1994 e de 1990 1991 (gil vicente e marítimo respectivamente), só ficaram garantidos na penúltima jornada. Enquanto que o segundo classificado usa e manipula clubes e gentes para chegar a esta altura com o caneco já mais do que garantido... Que o Benfica faça o desempate a favor dos dois últimos títulos conquistados o século passado!

É no ponto 2 que confluem as mais variadas opiniões neste preciso momento. Sobre este ponto é muito fácil opinar agora. Se a profissão, mal paga, de treinador de bancada se torna atraente nestes momentos, também é verdade que quem está fora não racha lenha! Assim, penso que é altura de largar os machados porque eles a serem utilizados, irão reflectir a frustração pela perda de dois pontos ontem à noite. Também me oponho ao uso de florzinhas tipo cravos (tal como no 25 de Abril e que deu no que todos sabemos). É a minha convicção que devemos escrutinar o que não funcionou e apoiar o clube que tem agora mais uma finalíssima no próximo fim-de-semana.
Diagnóstico de treinador de bancada é o que é? pois Mas...
O onze de ontem à noite estoirou fisicamente! O querer estava lá todo, a qualidade também mas as pernas por vezes não acompanham a arte e a vontade. Ao intervalo desejei que JJ tivesse um daqueles flashes de genialidade que tiveram, por exemplo, Eriksson em 1991 e Trapattoni em 2005. Sobre o sueco está para sair um post que tentará explicar e relembrar o que de genial ele fez. Sobre trapattoni vale a pena escrever agora.

O italiano veio para ser campeão. Mas deparou-se com um plantel algo desequilibrado. Logo à segunda jornada, Trapa mostrou a sua fibra perante um Estádio da Luz meio atónito. A ganhar desde os 24 minutos, vê a coisa a tremer muito e o moreirense em crescendo. Tira dois médios ofensivos e reforça o meio campo e ganha o jogo por 2-0. Assobios foram ouvidos... Na 22ª jornada, com 2-1 no marcador e já na segunda parte, vê a coisa de novo a tremer. Tira Giovanni, Nuno Assis e Nuno Gomes para as entradas de João Pereira, Bruno Aguiar e Mantorras, ganha o jogo por 2-1. Notaram algum padrão?

O Benfica, face à qualidade do seu plantel (ainda que sub-aproveitado), deveria jogar cada jogo de acordo com as características que o envolvem (tipologia do adversário em questão, os níveis físicos dos jogadores e riscos inerentes a essa condição, o resultado necessário e o que está para vir depois desse jogo, entre outros quem sabe). Trapattoni teve arte e engenho para ir contra o que se esperava. Com uma forte personalidade, enfrentou o suposto "bom senso" das bancadas e foi campeão...

É mais do que verdade que este plantel é superior, assim como é verdade que JJ ainda... escrevi tudo isto para relembrar que o fantástico jogo de quinta-feira teria de ter consequências ontem à noite... Parece um dejá vu da época passada após o jogo na rússia e a eliminatória contra o Chelsea... Será?

É a minha opinião de que, se não de início pelo menos ao intervalo, o meio-campo deveria ter sido reforçado. Matic e Perez têm sido uns gigantes esta época. Não vai ser fácil esquecer a expressão facial do sérvio quando a acabar a partida, tentou bombear uma bola para a área do estoril mas as P#&@s das pernas não o deixaram executar a intenção...
Por vezes voa-se alto, baixo e até se aterra ao contrário.  É no apoiar, nestas alturas, que está um dos segredos do sucesso.
Carlos Martins há já algum tempo que não é um jogador de ataque e defesa. Se JJ apostou em André Gomes em alvalade... André Almeida está com pernas para correr quilómetros... Ola John deveria estar mais fresco que Gaitan... Urreta... Ficar com menos um jogador a doze minutos do fim... Criar quatro a cinco oportunidades claras e por capricho do destino não as concretizar... Falar e escrever a esta distância é muito fácil. Opções só as tem quem lá está.

Faço este reparo como sendo construtivo porque sei que a mesma pessoa que falou em colocar a carne toda no assador (está a queimar a carne?), é a mesmíssima pessoa que conduziu o Benfica ao primeiro lugar há muitas jornadas. Também conduziu o Benfica à final da Taça de Portugal e à final da Liga Europa.
Maxi: Antes quebrar do que torcer
Ontem o estoril fez um bom jogo e o seu treinador gabou-se disso. Teve oportunidades para matar o jogo depois de o Benfica ter tido muitas mais para já andar a passear aquando do 0-1. É a vida do futebol jogado com honestidade. O segundo classificado (clube já condenado por corrupção) foi ao nacional, que empatou com o Benfica e correu tudo o que tinha e ainda muito mais, e os insulares estenderam-lhe uma passadeira...

Para terminar o assunto falta escrever sobre o trio de arbitragem liderado por paulo baptista. Casos... Houve como sempre. Aquele lance entre Artur e o avançado do estoril... Devem estar a brincar quando a sporto tb nem mostrou repetições de um lance de hipotética mão na bola de um defesa canarinho dentro da sua área. Temos o golo do estoril em que um jogador em offside ainda distraiu mais Artur... Correcta a expulsão de Martins. Parece que Artur ainda agarrou a bola bem em cima da linha de golo. Foras-de-jogo bem e mal assinalados... Um árbitro à portuguesa com certeza.

Se quiserem relembrar, aqui fica o vídeo:
Mas agora é altura de fazer este exército descansar. Concebo que na turquia e ontem à noite terá havido uma dose do mesmo mal: Na turquia o objectivo principal era o campeonato mas o jogo de quinta-feira foi mais importante do que o de ontem. É neste descanso que JJ vai ter de afinar estratégias, pois ele sabe o que é jogo sujinho. Ele também quer demonstrar aos adversários directos que não é mestre só na arte de mastigar pastilhas. Mas o Benfica tem de estar preparado para tudo nesta ida ao gueto...
Quanto a nós Benfiquistas, a vida segue até sábado. Todos os restantes jogos começam às 18:15 mas nós vamos ter de gramar o jogo às 20. Consequências de sermos o clube que somos...

Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal. 
Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa

Não se esqueçam do que o Benfica é e tem demonstrado este ano. Não há que temer porque temos equipa para lá ir ganhar...

E Pluribus UNUM

3 comentários:

  1. Bem analisado "minha chama", onde andam os andrés, urretas e até os rosas da B, que casmurro este jj!!!
    Podiamos ter ganho, podiamos ter perdido, mesmo sem pernas lutámos muito e o carlos prejudicou de que maneira, acho imperdoável um jogador com a experiência dele fazer o que fez, dois amarelos infantis e com consequências diretas, porque se podiamos ter perdido também com 10 fomos nós os que procurámos...
    Enfim, vamos acreditar, sejam campeões!
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Diagnóstico: sem pernas.

    Futuro imediato: recuperar as pernas, fechar o balneário, dar aos rapazes força mental e ir lá impor o bom jogo, como na primeira parte em Newcastle.

    Quanto ao "sistema": que eu tenha reparado passou mais um ano e a TV-porca continua com clientes vermelhos. Hello? Fazer a nossa parte?

    Post-scriptum: o esforço do jogo na pocilga, corra bem ou mal, na prática deverá querer dizer adeus à liga europa. Temos pena, os ingleses correm mesmo muito (até pode ser que cheguem lá cansados, mas...)

    Abraços e calma. Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver se os nossos jogadores se vão ser fortes ou não e vamos ver o que o Proença vai fazer se acontecer alguma coisa anormal temos que fazer alguma coisa senão para mim acaba mas acaba mesmo o futebol para mim não sei se aguento mais um ano como no ano passar e ainda mais com isto tudo não tenho mais condições financeiras para pagar as minhas cotas mas ainda acredito num BENFICA CAMPEÃO

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo