domingo, 12 de maio de 2013

porto 2 Sport Lisboa e Benfica 1

É hábito dizer-se nesta alturas que: "e tudo o Vento levou". Será que o vento já soprou o que tinha para soprar?
Grandes herois
Ontem, caímos, mas esse é o preço do sucesso. Sabem, é que só quem arrisca tudo é que pode vir a morrer quase a chegar à praia. Nesta viagem, que tem sido a época 2012-2013, há muitos que nem sequer chegaram a vislumbrar a terra lá longe...

A frustração quando bate com força transforma-se, de imediato, em raiva que consoante o modo como cada um a articula... Tanto pode ser contida e destruir-nos por dentro, como pode vir cá para fora e cair com força sobre que está mais próximo. Frustração + Raiva = Caça às bruxas.

Fazendo uso do meu direito de opinar, devo dizer que se o Benfica não for campeão... A perda desse título deu-se perante o Estoril. JJ decidiu colocar toda a sua carne no assador há dois meses atrás, hoje está a pagar caro por ter horizontes tão afunilados. Tem melhor plantel do que Trappatoni mas não a cabeça dele, é que o italiano espremeu uma laranja muito pequena...

Hoje, elogio a colocação de André Almeida e Roderick (ou André Gomes) também poderia ter jogado de início. Mesmo Rodrigo, colado à esquerda, poderia ter jogado de início. É que assim, neste momento, não teríamos Gaitan e John fora de combate. Sim! Fora de combate porque na quarta-feira temos uma final; No Domingo outra final e depois encontramo-nos com o guimarães para mais uma final.

Umas palavras para Almeida, Perez e Matic: Foram gigantes. Todos deram o máximo dentro daquilo que podiam  mas estes três!
Com uma arbitragem que terá sido a mais vertical que vi fazer a proença cá em Portugal (mesmo com os lapsos compreensíveis), aquele estádio não mete medo a ninguém.

Ontem foi dada a prova cabal que o Benfica tem um grupo de jogadores tremendamente disciplinados. Fazendo uma análise rápida a alguns dos últimos jogos, JJ deu ordens de contenção à equipa para o jogo na turquia - A Equipa obedeceu. Depois, JJ deu ordens para a equipa entrar para ganhar na madeira, inicio quase demolidor de segunda parte por parte dos jogadores, e na Luz (frente aos turcos e frente ao estoril). Depois dos turcos, e que jogão fizeram os jogadores do Benfica,  manteve a mesma equipa frente ao estoril, o que e face ao estado físico dos jogadores, ao facto de o estoril estar a competir para ir à liga europa e ainda ter recebido um bónus por parte do mesmo individuo que pagou os salários do olhanense... Deu no que deu.

Ontem terá dado as mesmas ordens que deu na turquia: Contenção! Pena que jogar para o empate e ficando de olho no erro do adversário, dê a sensação de receio, e na turquia... Relembrando a conta de somar que escrevi lá em cima (Frustração + raiva = Caça às bruxas), e face ao que escrevi atrás sobre planeamentos, fez bem JJ em assumir as culpas... Ele é o timoneiro e é ele quem enfrenta as marés, quer as calmas quer as vivas.

E o porto nem fez muito para ganhar teve mais bola (claro tinha mesmo dois pontos) mas não sufocou, calhou-lhe. Um auto-golo e um remate de olhos fechados... Em contra ataque... Em contra ataque!!!

Agora, na capital do móvel, só um empate ou uma derrota podem valer o título ao Benfica. E o Benfica tem de dar aos chinelos frente ao moreirense, o assador vai ser a catedral, não sei é que carne vai estar em condições para ser lá colocada.

Eu acredito, já fiquei sem as unhas mas acredito!
Eu apoio também. Ser do Benfica é ter na alma a chama imensa
E Pluribus UNUM... AVANTE BENFICA

PS: Não, não comparem esta época do Benfica com a época do sporting em 2004 2005! É que eles chegaram à última jornada três pontos atrás do líder (Benfica), foram eliminados da taça de portugal nos oitavos-de-final (em Janeiro)  pelo Benfica  e foram à final da taça uefa depois de doze jogos... Enquanto o Benfica já fez catorze (180 minutos é muita coisa quer queiram ao não).

PS2: Não, é muito mais difícil para o Benfica tentar fazer plenos tal como o porto. Não me lembro de o Benfica ter pago prémios a jogadores de clubes adversários que jogam frente ao porto. Não me lembro de ver os adversários do Benfica abrirem as pernas quando o defrontam, tal como o nacional frente ao porto. Depois há coisas como estas, entre muitas outras:
PS3: Não há melhor treinador do que JJ em Portugal. Há alguns que estão a trabalhar para serem bem sucedidos (os do estoril, paços, marítimo e guimarães), mas ainda lhes falta algo... Talvez melhores planteis! Mas não há cá melhor. Eu que há quatro anos implico com JJ, não tenho problemas em o afirmar: Ele é o melhor daquilo que temos.

É que os estrangeiros fugiram: Trappa, Camacho (este ainda regressou mas logo disse adeus), Koeman. Flores nem se opôs a ser despedido. Mourinho não quer voltar tão cedo. O único que foi vítima da impaciência foi Santos. Porque será que os estrangeiros fogem? Deve ser pela mesma razão que a malta jovem está de novo a emigrar: Cá não dá porque o destino parece já estar escrito!

2 comentários:

  1. não podemos atirar a toalha ao chão, ser benfica é acreditar! sonhar! honrar! até ao fim campeões.
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Acreditar e apoiar.
    Liga europa, o jogo mais importante em mais de duas décadas.

    E o campeonato ainda não acabou.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo