quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vamos Lá Relembrar Mais Uma vez II

Existe em Portugal uma enorme camada subterrânea de injustiças; segredos e mentiras; de conivência e vassalagem; de protecções e lavagens; de corporações e famílias; de eminências e reputações, filhos e bastardos; de dinheiros e negociações que impede que se consiga chegar à verdade.

Bem tinha razão João Aguardela quando cantou:

"Na cabana do Pai Tomás(1)
toda a moça prendada(2)
ainda que casada
rebolava (3) naqueles sofás"

(1): Bolso dos portugueses; (2): criminoso; (3): Roubava descaradamente

No post anterior, ilustrei o assunto de azul. Hoje vai para o verde também são filhos de alguém.

Como diz o título, irei relembrar algo que mais uma vez lesou o povo, desta vez co perpretado pelo agora presidente do sporting cp. «Co»... O sporting é o clube do «Co»: Cooptação de presidentes, corrupção de assistentes, conivência para com incendiários, e por aí.
Always two there are, a master and an apprentice. Quem é quem?
Por alturas da expo 98, Godinho Lopes era um rapazolas a tentar encher o bolso com os seus amigos Rodrigues, Dias e Pinto. Como é que o poderiam fazer?
Fazendo um frete!
"Mas a vizinha
que era moça arreigada
descobriu Maria
no meio da molhada

e vai de contar ao padre
e o padre à confraria
depois soube o cego
e por último o homem da Maria
"
É... Parece que a Parque Expo, S.A, (sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos), fretou três navios-hotel de apoio à Expo-98 a uma única empresa, sem concurso público ou consulta formal, mediante o pagamento de contrapartidas.

"O fretamento dos navios "Ocean Explorer", "Princesa Victoria" e "Itália Prima" visava suprir alegadas carências de alojamento de convidados ou prestadores de serviços da Expo-98, mas a taxa efectiva de ocupação dos três barcos não chegou aos 30 por cento.

A 02 de Abril de 1999, foi revelado que uma auditoria interna à Expo-98 já concluía haver indícios da prática de crimes por parte de responsáveis no fretamento dos três navios, que estiveram ancorados em Lisboa durante a Exposição Internacional.

O relatório da auditoria aconselhava a instauração de uma queixa-crime (que viria a acontecer) contra vários responsáveis, entre os quais o ex-director da Unidade de Alojamento, Januário Rodrigues.

O documento revelou ainda que a contratação dos três navios-hotel foi "extremamente desastrosa para a Parque Expo, com as despesas a ascenderem a 4,7 milhões de contos (cerca de 23 milhões de euros,,, Ah valentes), enquanto as receitas rondaram 765 mil contos (cerca de 3 milhões)
". 

Mas que saladinha russa para ali houve! O caso foi julgado mais de 10 anos depois, godinho foi acusado de CRIME DE CORRUPÇÃO ACTIVA PARA ACTO ILÍCITO E BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS... E qual foi o resultado?:
O Panteão da Justiça Portuguesa está cada vez mais folgado
Foi absolvido e eis que é presidente de um clube em falência. A maneira como conseguiu tal absolvição é digna de ser relembrada

Parece que o tribunal entendeu que não tinha sido reunida prova suficiente para condenar os arguidos. No entanto, a juíza do caso afirmou que ficou com dúvidas, por exemplo no que concerne a uma alegada transferência de um milhão de euros que Godinho Lopes terá realizado! A seguinte exclamação da juíza ainda faz eco nos ouvidos de alguém: "Não ficou provado que tal dinheiro fosse para pagar qualquer comissão. Ficaram algumas pontas soltas"...
Cerca de 28 milhões de Euros... é muita fruta caros leitores! Juntem os 20 e poucos milhões do post anterior e a coisa já ascende aos cerca de 50 milhões de euros. Cerca de 50 milhões que dariam para uma ida às compras aos cercas de 819 mil desempregados (61,05 €) deste nosso país.

Godinho também fez uma derrapagem na EJA, e peço que leiam estes comentários de sportinguistas acerca deste assunto:
Homem macho e honrado
que ao sentir-se encornado
não hesitou um momento
soltando triste lamento
Allêz
E pronto, não será necessário dizer muito mais acerca de godinho. Será que ele já pagou os danos causados pelo incêndio que os amigos do seu ex vice presidente atearam na nossa catedral?

Naaaa... É típico do nosso país, quando passa o período do choradinho, da intriga e do sensacionalismo, todos os casos acabam sendo arquivados nas gavetas de uma secretária. De modo que não saiam das nossas consciências e sejam condenados ao esquecimento, fica aqui o apontamento caros Benfiquistas.
Ninguém quer saber da verdade neste nosso país! O nosso sistema até parece ser muito bom, agora o abuso que dele é feito é que é do pior que se possa pensar. É que um sistema de justiça que aceita sistematicamente ser vítima de abuso é, objectivamente, um aliado do crime. Há sempre maneiras engenhosas e imaginativas para chegar à absolvição... A verdade continua a ser vítima do abuso e ninguém parece estar preocupado.

Podem ser elaboradas novas leis que em nada vão mudar este estado de coisas. Sabem, é que apesar de termos jornais diários, televisões e  Internet, ou seja um verdadeiro acesso em tempo real a toda a informação sem grande filtro, parece que de repente tudo escurece e depois tudo se esquece.
PS 1: Parece que o pereira do lado esquerdo ficou farto do Kaléber facturar e vai daí:

O pobre homem honrado
saiu de chino na mão
um caso de vil comédia
não merecia perdão
PS 2: Parece que o bimbo voltou a dar o nó, e no Brasil pois assim que for avisado de que estão para o ir buscar já pode ir para paragens mais "calientes" e ficar por lá  até quando quiser ou algo prescrever...

"Agora Tomás está no céu
e as Amoreiras em flor
Maria tem um andar novo
já nem se lembra da côr"

Portugal e a Justiça Portuguesa estão mesmo sitiados... enfim vamos fazer com que as coisas mudem... Divulgar é palavra de ordem, atacar o nosso clube só porque há eleições é um acto desprezível.

E PLURIBUS UNUM

Não! Não me esqueci: Ó Tomás, Ó Tomás, ó Tomás... isso não se faz

3 comentários:

  1. Hummm, pois... é isso e mais qq coisa. Vê lá se adivinhas o nome de um dos responsáveis pela investigação da história dos paquetes...

    Mas podes estar descansado, parece que se arranjou um culpado.

    E sigaaaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo...

      Então? O anonimato serve para isso. Pode dizer o que bem entender!

      Surpreenda-nos...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo