sábado, 18 de agosto de 2012

Vamos a Anção

Ou vamos à acção, ou vamos agir. Como queiram mas não se esqueçam de divulgar, OK?

Já começou aquilo a que chamo o campeonato nacional da palhaçada - época 2012/2013. O plantel do Benfica é capaz de ainda não estar fechado, uma vez que o mercado só fecha no final do corrente mês.

Mas temos de estar atentos a outras coisas.
Uma secção importante dos adeptos do Benfica, está com aquele feeling de dupla aceleração! Não só aguarda pelo jogo de amanhã, como também pelas próximas eleições. Qual é a percentagem de Benfiquistas que não utiliza a internet e/ou nem sequer sabe o que é um blogue? Já tive vontade de imprimir uns quantos posts deste blogue para depois os afixar por aí que nem editais.

Porventura não deverá haver muito interesse dos Benfiquistas em saber quem se vai opor a LFV nas próximas eleições. Imaginem se as mesmas registassem 6 milhões de votos... isso é que era! Depois, ainda melhor, era um presidente eleito por maioria total de votos. No final, e porque os bolos necessitam de uma cereja lá no cume, esse presidente mandava a sporcus tb para as favas e... Bem, depois falo um dia destes, o AMC está aqui para defender o Benfica. SEMPRE. SEM CONDICIONALISMOS.

Pois bem caros Benfiquistas, vamos ao que interessa realmente. E refiro-me àqueles que são os verdadeiros inimigos do Benfica, pelo menos assim deveria ser... Há qualquer coisa que se agita no obscuro da promiscuidade fc frutas e política. É que há uns dias atrás, um almoço juntou o pe da PT, Zeinal Bava, o pe (qop) da Controlinveste, Olibeirinha, e o maap, Miguel sbording Relvas. E que falam eles, dinheirinho? Ofcourse! Estará o BENFICA metido nisso? Claro que sim!
Já escrevi sobre desfalques ao bolso dos contribuintes aqui e aqui. A soma já vai em, pelo menos cerca de 50 milhões certo?

O Olibeirinha já tinha comido cerca de 400 milhões de euros, mas os bolsos do povo sempre foram pouco sensíveis e poderiam aguentar mais desfalques.

Um tal de schnitzer, jorge, grande malabarista da sic, foi apeado do seu cadeirão em carnaxide depois de ter dado uma entrevista. Entrevista dada ao jornal "semanário" que foi apagada da net, mas que os mais atentos estarão lembrados. Ficam aqui as partes mais sumarentas:

Pergunta. A SIC inflacionou o futebol em Portugal?...
P. Aí entra a Olivedesportos.
JS. Eles aproveitaram a onda com a ameaça de que a SIC punha em causa a hegemonia da RTP no futebol…
P. Mérito de Joaquim Oliveira.
JS. O sr. JO foi esperto, acertando a compra dos jogos à Liga para posterior venda à RTP, com o apoio de Adriano Cerqueira que, segundo o “Independente” teve uma reunião com a Olivedesportos antes da entrega da proposta da RTP que já se sabia ser inferior à da Olivedesportos.
P. Mas, entretanto, a Liga abriu o concurso para os direitos de transmissão e dos resumos dos jogos…
...
JS. A RTP deu menos que o Oliveira permitindo que a Olivedesportos, que não é uma estação emissora, entrasse no concurso. Só se o JO pusesse umas antenas na testa é que podia entrar nesse concurso, pois a RTP dizia, “Você ganhou? Parabéns, então emita!”  Devia ter havido um concurso apenas para intermediários e não misturar tudo neste “caldinho” que deu os resultados que deu.
P. A RTP é que permitiu estes valores?
JS. Claro, senão eles ficavam com o jogos no bolso e perdiam quase 2 milhões de contos.
P. Mas a RTP comprou…
JS. A RTP em vez de se retirar do concurso, obrigando a Liga a vender pelo preço que quisesse, faz aquela jogada estranhíssima que a obrigou a pagar, então, 3 milhões de contos (15M€).
...
JS. Não sei, mas na renovação do contrato a RTP pagou 4 Milhões de contos (20M€), que saem do bolso do contribuinte para a Olivedesportos. Como é que a RTP pagou tanto dinheiro quando não tem opositor no mercado? (Posição monopolístia, portanto). Porque a SIC ofereceu zero escudos, não fez qualquer proposta…
...
P. Está a dizer que a RTP tinha o mercado na mão e deixou-o fugir porque quis…
JS. A RTP tinha o mercado na mão mas prefere pagar ao sr. Oliveira.

Pronto, cerca de 35 milhões? Ainda há mais?

P. Voltando à publicidade…
JS. Essa é outra história muito importante. A RTP tinha uma empresa de publicidade estática, a LPE, tinha o melhor negócio de todos que era a publicidade estática do Estádio da Luz, que é o comercialmente mais valioso. Pois, a RTP acabou com a LPE…
P. Não me diga que a Olivedesportos também tinha uma empresa do mesmo estilo?
JS. A Olivedesportos é, exactamente uma empresa desse estilo, e concorrente da LPE. Porque é que a RTP vai dar dinheiro a ganhar a uma concorrente da LPE que pertence à RTP? Repare que uma empresa pública não pode dar “luvas” por fora a ninguém. A Olivedesportos pode dar prendas a quem entender. O que é certo é que a RTP nunca defendeu a sua empresa que era a LPE.
P. E acabou ou venderam-na?
Até a sporcustv foi alienada?
JS. O Joe Berardo quis comprar a LPE mas como ela fazia concorrência a uma empresa da Olivedesportos, a RTP recusou-se a vendê-la, preferindo extinguir a empresa, o que é uma coisa exrtaordinária.

Realmente extraordinária esta coisa de extinguir em vez de vender... Não era suposto o Estado tentar ganhar dinheiro. Depois há o défice... Continuemos com o jorgito:

P. É Joaquim Oliveira o cancro do futebol português?
JS. ... Não se justifica haver um intermediário quando a RTP pode dominar directamente o mercado. Tem de se ver para onde vai o dinheiro dos contribuintes. É caso único no mundo haver esta promiscuidade entre um sócio da Olivedesportos (António Oliveira) ter sido seleccionador, ser treinador do campeão português, ser proprietário de um jornal (“O Jogo”) que impõe ao seu sócio um “black-out” desse clube para os jornais concorrentes e proprietário de uma agência de viagens (“Cosmos”) que oferece prendas a os árbitros que apitam esses jogos desse mesmo clube.
P. Isso é tentacular…
JS. Mais do que um cancro, isto é um verdadeiro “polvo” que mina a credibilidade do futebol.
P. A RTP Não zela pelos interesses dos contribuintes?
JS: Não zela!

Pronto, já vamos em quase 500 milhões de euros. Dá para engolir em seco não dá? E a malta continua a acreditar... em quê? As marionetas é que ganham com o olibeirinha, o resto paga e empobrece... E o Povo pá!

Pt, zon... Igual a direitos televisivos para a transmissão de jogos. e este é um assunto apetecível: Será que vamos renovar? Será que já renovámos e não sabemos? Será que vamos para outro "lado"?

Uma coisa é verdade: Os direitos televisivos do futebol estão no centro de todas as movimentações em torno do clube: 2013 será o ano de todas as decisões, se já não tiverem sido tomadas... claro!

Como é que estão as coisas em termos de tvs? Deixa-me a pensar... Ora bem, parece que a cabovisão não tarda vai fechar, se continuar a perder canais. E quem sobra? PT, ZON, VODAFONE, CLIX. Mas Vodafone e Clix vão buscar os conteúdos aonde? Espera, quem são os verdadeiros accionistas da PT e da ZON? Notam nomes em comum? Pois a Isabelita e o olibeirinha

Um dos nomes que não é comum é o da ongoing.

As partes já se movem desde 2009. JE moniz tem andado calado, ele que foi um grande opositor ao actual presidente LFV. Já se assobia que moniz vai enterrar o machado de guerra, unir a ongoing ao nosso clube de modo a comprar os direitos televisivos. Espero que isso seja uma maneira de encobrir o negócio de modo a não dar dinheiro extra aos frutas... tal e qual como um negócio que esteve para acontecer aqui. No entanto a ongoing é accionista da zon pelo que... Também aguardo para saber se é verdade, é que a ongoing já quis comprar a rtp, é accionista da zon, e agora a pt quer voltar à zon... A verdade é que o cerco ao nosso clube tem vindo a ser montado, como também retrata o combatente António Barreto.


Temos então um jogo à borla por jornada na rtpi para chamar clientes internacionais, cá no país fica muito caro... Temos de nos curvar perante o principio do utilizador/pagador, quem quer ver, paga! Por outro lado, há quem diga que está em marcha um plano para criar um pacote geral de transmissões dos jogos, de modo a que ninguém possa fugir... e só um canal os possa transmitir... ao preço que quiser...

- Ei Fónix pá, mas eu já pago na factura da edp...e ...
- Errrr, pois, mas sabes, é que as receitas publicitárias são cada vez mais baixas. 

Aguenta Zé... que eles irão sempre pensar que ainda tens os bolsos grandes. Se for pagar, que seja na Benfica TV, esse canal maldito que sempre foi amaldiçoado pelo sistema. É verdade, tentaram minar o nosso canal desde o início. E conta-se que foi assim:

Quando o Benfica tentou construir a BenficaTV (BTV) apenas existia uma plataforma de abrangência nacional para distribuir o canal: a tv cabo! Temendo que o Benfica pudesse ser concorrente da sporcustb em alguns conteúdos (publicidade, transmissão para o estrangeiro, transmissão online) a zon multimédia ajudou a boicotar a BTV. O olibeirinha com os ditos cujos bem apertados, quis boicotar o canal porque sentia que este projecto seria uma ameaça ao seu poder negocial ao nível dos direitos televisivos dos clubes de futebol. A BTV esteve 2 anos boicotada sem que o Benfica pudesse colocar o canal no ar, até que a pt decidiu lançar uma plataforma de distribuição de tv, o meo.
A clix já tinha lançado um serviço semelhante (smarttv) mas pertencendo à sonae não existiria grande interesse estratégico, por parte do Benfica, lançar um canal através dessa plataforma.

A coisa ficou em águas de bacalhau por alturas dos apitos dourado e final, mas após uma campanha massiva e cheia de notoriedade da Meo (com a ajuda dos Gato Fedorento) ficou a saber-se que a BTV iria ser lançada inicialmente e em exclusivo na meo da pt. O Benfica conseguia aliar-se a um aliado de peso para o lançamento da sua TV e ainda por cima conseguia lançar um consórcio capaz de fazer frente a duas importantes empresas dos sectores das telecomunicações e dos media, a zon e a controlinveste).

O problema era que até 2013,,, Nada. No entanto notou-se uma aderência em massa ao meo, mesmo sabendo que os jogos  na catedral, ainda não seriam transmitidos na BTV, O processo culmina com a trnasmissão do jogo Benfica-Nápoles.

Nesse momento, aconteceram milhares de cancelamentos da tv cabo, mails e telefonemas, ameaças de cancelamento caso a zon não tivesse a BTV, os objectivos estratégicos da zon ficaram definitivamente em risco de ser alcançados. O aviso foi feito e a transmissão de alguns jogos da corrente pré-época mais aclarou o potencial da BTV.

O Benfica virou o tabuleiro negocial ao contrário! Agora quem manda é o Benfica, o tempo pós JV e Azevedo ter rasgado contratos já tinha expirado. Diz-se que o Benfica terá dito que a BTV só seria colocada na zon se as coisas ficassem organizadas no seguinte figurino: Direitos televisivos até 2010 por 20M€; gestão do site do Benfica novamente a cargo do Benfica; todos os jogos da Liga em diferido na BTV, sendo que alguns podiam dar em directo. Por cada ano de exclusividade o encargo anual seria acrescentado de 5M€ (2011, 25M€; 2012, 30M€). Foi aceite? Claro que não, e as movimentações como já escrevi acima, têm-se estado a suceder, com a agravante de um ministro reles como as ERVAS daninhas se ter acoplado à equação.

Um obrigado ao combatente Andy Capp.

É minha convicção que os jogos da época 2013 2014 na catedral, deveriam ser transmitidos na BTV, nem que fosse só para ver o que acontecia com o sistema.

PS: Ainda o caso Luísão. A bola não é do Benfica só por escrever que o árbitro pescador não escreveu a palavra "agressão" no seu relatório. Mas o "nojo" é declaradamente pertença do sistema quando escreve o contrário, como tão bem protesta o combatente Master Groove.

E sabem quem é este artolas armado em treinador?

Notam uma uniformidade no mergulho? Mais um Óscar por favor

PS2: Já viram de onde vêm os grandes magnatas pós 25 de Abril?
Grupo Jerónimo Martins: Elísio Alexandre Soares dos Santos  (Porto, 23 de Setembro de 1935)
Grupo Sonae: Belmiro Azevedo, (Marco de Canaveses, Tuias, 17 de Fevereiro de 1938)
Grupo Amorim: Américo Amorim (Mozelos, Santa Maria da Feira 21 de Julho 1934) Um principais accionistas do Banco BIC Português.

Teoria da conspiração? I just love it...

PS3: Soares dias vai à Luz, pode ser que veja melhor do que viu em alvalade á passagem da 26ª jornada. Caros jogadores "encarnados" cuidado com os encostos e com os sopros...

PS4: Amanha falarei do jogo de hoje. estou mais preocupado em encontrar um café onde possa ver o jogo. Sim não tenho o tal canal e a há a política de utilização responsável da internet... É a vida... Rumo ao 33º?

 SIM

2 comentários:

  1. Infelizmente também sinto que hoje haverá dentro do Benfica quem deseje a nossa derrota, mas os derrotados serão eles.
    Um vaergonha aquilo que se vai passando no nosso futebol, estou muito atento e curioso, em saber se o senhor antónio magalhães do record e todos os outros que espalharam todo o seu veneno para com o Luisão, exigindo um linchamento público do mesmo, se terão a mesma atenção, a mesma reacção ao facto da Olivedesportos andar a oferecer viaturas à direcção da Federação Portuguesa de Futebol, certamente, como sempre, coniventes com os bastidores podres do futebol, irão remeter-se ao silêncio, fazendo-nos desconfiar da proveniência das viaturas também nas suas garagens, é por isso que neste momento, a sua credibilidade é pouco mais de zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo o que haverá naquelas garagens?

      o tal do ACP, que saíu furioso da direcção dos nossos vizinhos, também tinha a "garagem" bem recheada...

      No que diz respeito aos "tachos" que apregoam ser do Benfica mas que querem encher-se de mordomias... tipo estas... Sim, eles irão acabar por ser copiosamente derrotados quando se apresentarem com palmadinhas nas costas a felicitar o clube pelas suas conquistas.

      Aí o cutelo deverá caír furiosamente

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo