quinta-feira, 29 de setembro de 2016

LC 2016/2017 - FG 2ªJ: Nápoles 4 SL Benfica 2

Erros e mais erros, ditaram uma pesada derrota para o Benfica na noite de ontem.
Numa altura destas, e após verificar que já vejo futebol - especialmente o futebol do Benfica - há muito tempo, dou comigo a pensar "quem te viu e quem te vê"!  Há uns anos, eu estaria neste preciso momento munido de uma ceifeira a desbastar tudo e mais alguma coisa. Bem, já não sou esse eu mas o que aconteceu ontem merece uma profunda análise por parte de todos os envolvidos... Eu, como treinador de balcão/sofá, vou molhar a colher.

RV apostou em dois jogadores novos no onze inicial: Almeida e Carrillo! Isso mudou o sistema da equipa para uma espécie de 4-5-1 que em alguns momentos de jogo se tornava em 4-1-4-1/4-2-3-1 (!!!???). Com esta mudança (tipo supertaça 2015), o avançado ficou sozinho porque a equipa se encolheu. Os referidos dois jogadores não estavam ao mesmo ritmo da equipa (oito jogadores a jogar a 80 km/h - dois jogadores a 60 km/h).

Esta equipa não estava preparada para estas mudanças, a sua formatação é outra: dois avançados/ dois extremos (Carrillo e Pizzi afunilaram muito jogo + Fejsa/Almeida e Horta no miolo = muita gente em tão pouca área de terreno)! Havendo harmonia, estas mudanças estragaram-na e não me esqueço que contra o Bayern, RV manteve a tal harmonia com os resultados que se conhecem! Há também a falta de traquejo que por vezes dá no que vimos.
Foram oito minutos de descalabro! RV deveria ter parado o jogo após o terceiro golo! Sei que é a segunda época ao serviço de um grande do futebol mundial e o treinador do Benfica terá dado a imagem de ser um pouco caloiro nestas andanças... Permitam-me uma pequena observação: Quem jogava em Nápoles era o Benfica e não o Guimarães! RV pode não a merecer mas em situações de grandes emoções, a malta por vezes perde noção onde está.

Há o reverso da medalha... A equipa não baixou os braços e com três avançados em campo (portanto mais próximo da matriz habitual) marcou dois golos... Até porque o Nápoles não sabe lá muito bem o que fazer e continuou a querer marcar. Caro RV, isto parece querer dizer algo... Jogar à Guimarães ou à Fernando Santos não resulta sempre para quem está habituado a querer ganhar o jogo e por isso ser campeão!

Interessante... O Benfica sofreu ontem três golos de bola parada! Canto, livre directo e penálti (faltou de lançamento de linha lateral)! Já há duas semanas tinha sofrido o golo do empate através de um livre directo... Isto quer dizer que o Nápoles aproveitou o que foi tendo à mão mas em termos de jogo não foi superior ao Benfica, que se desconcentrou e... Os golos do Benfica na LC foram todos de bola corrida. Nápoles: Experiência e matreirice... Benfica: Qualidade e ingenuidade...
Quanto aos jogadores, todos pagam por tabela.

JC 3: Tudo correu mal naquela segunda parte! Não tem culpas no primeiro golo. Má reacção no segundo e terceiro (Grimaldo estava a chegar para cortar a jogada) e uma terrível saída no quarto... Ninguém é perfeito, nem este grandioso guarda-redes que nos safou na Luz contra o Braga.

Nélson 4: Fez o que pôde.

Lisandro 3: Falta estúpida para o segundo golo do Nápoles, Lindelof estava a chegar não havendo necessidade de encostar o braço...

Lindelof 4: Pouco melhor do que o colega de sector.

Grimaldo 5: Foi extremo e lateral enquanto houve pilhas.

Fejsa 5: Sentiu a falta de espaço para jogar o que sabe. Com Almeida a seu lado, a falta de sincronia foi-se notando... Mal na abordagem ao lance do primeiro golo do Nápoles? Nem por isso, o avançado do Nápoles veio de trás...

Almeida 5: Melhor assim que saiu Fejsa, um trinco é perfeito, dois é... Grande passe para o golo de Sálvio!

André Horta 4: Está a aprender.

Pizzi 4: Há golos que vêm ter com um jogador, e jogadores que vão ter com os golos. Pizzi teve a actuação esperada.

Carrillo 4: Totalmente a milhas do ritmo da equipa o que tirou amplitude e velocidade ao ataque. Guarda-se muito e por isso talvez não devesse ter sido o escolhido para sair até porque com tanta calma durante o jogo todo, estava a começar a sobressair quando RV o tirou.

Mitroglou 3: Não tem culpa da nota, são coisas do futebol! Poderia, a ter marcado uma de duas oportunidades, ter dado outro rumo à partida. Sozinho para três homens do Nápoles...

As alterações, como se verificou, foram tardias... Mas resultaram em dois golos!

Sálvio 5: Um golo pleno de oportunidade, reergue-te Sálvio! Até ao teu último dia, acredito que podes voltar... Tens é de o demonstrar!
Gonçalo 5: Irreverência e vontade de mostrar serviço. Compreendo a vontade de RV ter uma alternativa de peso para a frente de ataque mas a harmonia da equipa já não está formatada para ter um só avançado.
José Gomes 2: Era tarde para qualquer coisa.

Umas palavras para o FDP daquele árbitro... É ou não fácil marcar o óbvio meu C@&#@o?

Face aos resultados desta segunda jornada da LC, parece que estamos na mesma! Domingo há mais e os adeptos devem dar uma resposta afirmativa até porque a equipa que se vai apresentar nesse dia às dezasseis horas, não é um grupo de coitadinhos! É sim uma equipa que sabe que cometeu erros e que espera que os seus adeptos saibam (ou não se esqueçam) que não meteu o rabinho entre as pernas e reagiu/lutou por outro resultado.

Os adeptos podem estar tristes mas não percam a clarividência pois campeão é o Benfica que está a construir uma nova equipa e tem muita malta no estaleiro. Não baixem a cabeça e sucumbam ao gozo dos outros, mostrem o orgulho de serem adeptos de um clube lutador, que na luta com fervor... Nunca encontrou rival neste nosso Portugal!

Envaideçam-se por favor!
E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Levámos um banho de bola e ficou mais uma vez demonstrado que as equipas portuguesas não têm pedalada na Champions. Mas qualquer equipa do Mundo, ressentir-se-ia com a ausência de 6 titulares. Imagine-sw o Real ou o Barça sem ROnaldo, Bale ou o Barça sem o Messi, neymar e suarez.Aquilo parece um hospital. O André Horta será o 7ª? Se ganharmos os jogos em casa, pois em principio estaremos mais fortes com o regresso de vários titulares, e o próximo é em dezembro com o Napoles, talvez tenhamos hipóteses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim Jorge. No geral (lesões - falta de esperiência/juventude), o Benfica ainda está a crescer.

      Banho de bola? Nem por isso, aconteceu foi muita coisa em pouco tempo.

      Saudações TriGloriosas

      Eliminar
  2. Só vi o jogo a partir do minuto 60, portanto não presenciei as várias falhas que aconteceram, contudo se existem momentos bons para derrotas (nunca é bom perder), foi nesta altura e nesta competição com a equipa mais forte do nosso grupo.
    Assim pode ser que Rui Vitória aprenda que não pode mexer muito na equipa quando altera ainda para mais o esquema táctico, pois a margem de erro que a equipa fica sujeita aumenta exponencialmente, ainda para mais contra equipas Italianas.

    Que fique bem claro não temos o melhor plantel, nem o melhor treinador e muito menos o melhor Presidente isso está tudo lá no outro lado da 2ª Circular, por isso é que já se encontra um espaço reservado para o título de Campeão Nacional da presente época.

    É nestes dias que faço questão de vestir de vermelho e branco e a rigor pois ser do clube quando se ganha é fácil quando se perde é que é difícil é que destingue grandes instituições das pequenas.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  3. O pior do jogo acaba mesmo por saber que se o fdp do árbitro quisesse marcar apenas um penalti, o museu do clube tinha mais uma (ou duas) taças :P

    ResponderEliminar
  4. Os dois últimos parágrafos são fundamentais.
    Carrega Benfica!!!
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo