segunda-feira, 3 de outubro de 2016

2016-2017 07ªJ: SL Benfica 4 Feirense 0

Excelente este resultado que permite ao Benfica encerrar uma semana competitiva complicada. Face ao resultado do mais directo perseguidor em Guimarães, era imperioso o Benfica conquistar os três pontos ontem à tarde na Catedral... Conseguiu!
Mas as coisas não foram muito lineares, se tivermos em mente a diferença de qualidade entre as duas equipas... Houve de facto uma noite frustrante na quarta-feira mas parece-me que os jogadores estão mentalizados para não esquecerem mas para aprenderem...

O começo de jogo foi como tem sido nos últimos tempos: O Benfica dá uns minutos de avanço ao adversário! Qualquer dia marcam e depois... Mas o Benfica foi paulatinamente tomando conta da partida e o Feirense dedicou-se a tapar espaços e a fazer pressão alta ao portador da bola. Os lances perto da área contrária começaram a aparecer mas o jogo do Benfica era trapalhão e fácil de anular pelo que teve de ser uma trapalhice adversária a dar ao Benfica uma diferença tangencial ao intervalo.

Mais do mesmo na segunda parte mas o Benfica foi sempre relativamente melhor em campo. Depois de mais um contratempo (Dois auto-golos, o golo de Pizzi ao braga e este golo de Sálvio...), o Benfica aumentou a diferença no marcador e obrigou José Mota a abrir as pernas. O feirense, tal deve ter sido o prémio por debaixo, tinha de fazer pela vida mas o Benfica estava mais confortável, fez algumas alterações e acabou por ganhar por quatro golos de diferença! Nada mais certo...

Mas não foi um jogo empolgante se bem que o apoio vindo da bancada o fosse... Estar a ver aquele jogo com o som das bancadas... Fantástico!

Ficou o resultado justo e uma exibição QB que permitiu ao Benfica ficar ligeiramente  mais sozinho na frente do campeonato. O leitores poderão ler por aí que tivemos sorte e outras coisas parecidas mas a verdade factual é que o Feirense (muito aguerrido) só teve um remate à baliza contra seis do Benfica (mais o do autogolo aureliano)... A verdade factual é que o Benfica teve 74% de posse de bola...Oito cantos contra um... esteve sempre mais perto da baliza adversária do que o adversário... E agora, tem três pontos de vantagem tremendamente preciosos... Passo a passo, ponto a ponto vai o Benfica caminhando e não me esqueço como vencemos o último campeonato!

Em relação à performance individual da equipa aqui vai a minha opinião:
Ederson 6: Nada a fazer até bem perto do fim quando mostrou estar acordado e fez uma excelente defesa.
Nélson 5: Actuação algo desequilibrada. O Português quis por vezes fazer depressa sem pensar muito e isso não corre sempre bem.
Lindelof 5: Hoje o Benfica não sofreu golos... É bom contar com alguém experiente ao lado (o mesmo teria acontecido fosse Lisandro a jogar em sua vez).
Luisão 6: Bom regresso. Muito bom mesmo. Luisão é experiência e autoridade. Um jogo de média exigência foi o ideal para o capitão regressar, esteve quase sempre bem a defender e mostrou-se imperial a atacar quase marcando por três vezes. Interessante a sua postura nos momentos que antecederam o último golo do Benfica: Foi para a molhada que era a barreira do Feirense a empurrar os putos - impôs a sua presença e...
Golo!!!!! Vídeo da autoria de Ricardo Cardoso a quem agradeço humildemente.

Grimaldo 7: Mais pelo golo senão teria sido um 6. O espanhol, diz-se por aí, ataca melhor do que defende. Penso que defende cada vez melhor...
Fejsa 6: Mas quase cinco porque foi uma jogo globalmente mais fraco de toda a equipa. Falhou alguns passes fáceis mas no entanto esteve sempre atento aos espaços que os seus colegas davam.
Pizzi 5: Muito trapalhão. Confesso que não deve ser fácil para ele andar a mudar de posicionamento jogo-sim jogo-sim. Mas teve uma exibição mais fraca falhando passes incríveis, quebrando ritmos quando era o oposto o que deveria fazer. Mas há quem goste da sua forma de jogar e parece que ele tem um pequeno record no nosso campeonato... Conheço vários gajos que naquela posição faziam metade dos passes e tinha um rendimento superior mas cada um com as suas opiniões! Pizzi não é o novo patinho feio do Benfica mas necessita de aprimorar o modo como encara o futebol que sai das suas pernas.
Sálvio 7: Penso que merece os pontos, quer pelo golo (fortuito eu sei), quer pelos outros dois que ia marcando e também pela ajuda que deu a Nélson. O Argentino tem oscilado muito e espero que encontre o seu equilíbrio.
Carrillo 4: A culpa da nota é de RV... Passo a explicar: É verdade que teve muito tempo sem competir e passou por uma situação que em termos psicológicos foi violenta, penso também que RV quer aproveitar as ausências de outros jogadores para ver o que pode fazer com Carrillo. Mas parece-me que colocá-lo a extremo não será a decisão mais correcta. O Peruano saiu e o Benfica marcou dois golos completamente construídos por jogadores da equipa. Exibição muito parecida com a de Pizzi.
Gonçalo 6: Trabalha muito, é volátil no seu posicionamento mas ontem foi um jogo para os médios. melhores dias virão.
Mitroglou 5: O grego teve uma actuação mais apagada. mas a culpa é de ser um avançado que muitos temem, daí ter sempre um ou mais jogadores adversários em cima. Teve pouco espaço para aparecer... Talvez com Jonas as coisas melhorem.
Cervi 5. Entrada feliz do argentino (bem RV porque aquilo estava a adormecer) que lhe valeu um golo à avançado. Colocou-se mais à linha, tal como o compatriota do outro flanco e isso abriu logo o pequeno autocarro adversário.
José Gomes 2: Não foi feliz nos cerca de quinze minutos que esteve em campo. Entrou perro e perro saiu. Deve rever esse tempo que esteve em jogo e aprender porque o futuro está à espera dele.
Zivkovic 3: Dez minutos em campo. Muita pressa para mostrar alguma coisa. Uma arrancada bonita e veloz... Teremos de aguardar certo? Ficamos com água na boca porque o Flanco esquerdo tem estado amorfo.

Melhor em campo: Sálvio.

Isto das pontuações, vai construindo um gráfico de performances interessante.

Em relação ao árbitro... É mais um aprendiz do proença! Desapareceu na segunda parte talvez porque o jogo não lhe deu oportunidades para se evidenciar. Na primeira parte... Vi este tipo de actuação muitas vezes! Faltas perto ou dentro da grande área dos adversários do Benfica?
Nunca, ora essa!

Fica o resumo dos golos da partida com imagens da BTV:
PS: Hum...
E agora férias. Talvez faça um artigozito sobre as arbitragens dos outros nesta jornada.
58.637 na catedral... Futebol à tarde... Assim sim.
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Foi melhor o resultado do que a exibição. Pontos positivos, os 58.000 adeptos. Realmente é um clube mundial, o regresso do nosso capitão e desejamos, a subida de forma de Sálvio.
    De negativo: Carrillo. Mas qualquer jogador parado 1 ano, é muito dificil reentrar na forma desejada. Penso que deveria rodar na equipa B.
    Com o regresso do resto da artilharia, ficaremos mais fortes, sem dúvida.
    Numa palavra: o Campeão voltou !!!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo