domingo, 11 de setembro de 2016

2016-2017 04ªJ: Arouca 1 SL Benfica 2

Crónica atrasada... Férias acabadas...

Mais três pontos conquistados numa exibição de contrastes abismais... Foi tão visível como cruel e quase injusto (tivesse o Arouca conseguido o empate...) ver os noventa e tal minutos da partida de sábado.
Vi um futebol ofensivo de grande qualidade em termos de construção. Excelentes movimentações e posicionamentos; passes de ruptura assertivos mas a bola chegava à fase do último toque/remate e não ía parar ao fundo das redes...

Muito bom também, na primeira parte, o modo em como a equipa não deixou o Arouca fazer cócegas... Mas ao intervalo, a diferença de qualidade só marcava um golo no marcador.

Para a segunda metade, o Benfica continuou a ser melhor que o seu adversário, a esbanjar oportunidades mas acabou por consentir um golo (no único remate à sua baliza...) e por uma única vez a sentir na pele o espectro do empate... Tal não aconteceu e ainda bem. A lição, espero eu, deve ser revista até à exaustão por quem jogou e que ficou a ver pois este foi um jogo de muito valor para que os processos da equipa sejam melhorados.
Sem os grandes avançados disponíveis (Jonas, Mitroglou e Jiménez), O Benfica apresentou-se com malta muito jovem no ataque ao golo (Rafa e Gonçalo). Poderemos optar pela fácil desculpa de defendermos a equipa com o facto de os avançados que jogaram não terem tanta experiência como os que não jogaram mas isso é um erro - no último europeu, Lewandowski e Ibrahimović estiveram quase irreconhecíveis pelo que julgar o livro pela capa...

RV voltou a utilizar Pizzi fora do lugar onde ele supostamente rende mais. Foi bom porque significou a utilização do FS (furacão Sálvio, que ainda está a crescer) mas menos bom porque retirou profundidade ao flanco esquerdo. Se é certo que Gonçalo e Rafa tinham ordens para deambular na frente de ataque e por esse flanco esquerdo, a verdade é que me pareceu muita lenha para tão apagado fogo.

"Mas ainda estamos a construir" digo eu, e no computo geral, aqui vos digo que fiquei muito satisfeito porque vi vontade e imaginação na equipa. Os índices de finalização não estiveram bem mas talvez tenha sido melhor assim até porque não se recomenda embandeirar em arco que era o que aconteceria se, tivesse existido o mínimo de justiça no resultado (1-5)...
Exibição mais bem conseguida de Nelson, que tem andado pelo básico. Bom o regresso de Jardel. Excelente ver o Sálvio cumprir um jogo quase inteiro sem se lesionar. E o André Horta? Formiguinha, comete erros posicionais mas são cada vez menos; más opções de passe também estão a diminuir... E Rafa e Gonçalo? Nada mau para uma primeira dança... Especialmente Gonçalo que muito lutou!

Falta escrever sobre mais uma das grandes esperanças do futuro do Benfica: O José Gomes.
A sério... Com toda aquela falta de pontaria, não estava à espera que ele entrasse e marcasse mas ia sendo... Mais um miúdo a tentar ser gente neste desporto. Espero que tenhas a cabeça limpa! Que gostes tanto de estar onde estás como o Bernardo, o Cancelo e o Renato gostaram e que tenhas a garra como têm o Gonçalo, o Nelson, o Lindelof e o André... Deve ser uma coisa excepcional vestir a camisola do nosso clube. Aproveita e faz-te jogador, com o emblema do Benfica fisicamente no peito porque em termos de mística, esse emblema fica para sempre.

Os golos do Benfica:
O árbitro... Devo confessar que fiquei admirado com a primeira parte deste adepto do sporting! Verdade, talvez pudesse ter expulso um jogador do Arouca por protestos mais do que excessivos, mas fez uma primeira parte equilibrada! O problema dele (covardia porque tem a carreira pendente de resultados específicos em certos jogos) apareceu na segunda parte.
Em pouco menos de um mês, este fábio veríssimo reorganizou as suas ideias...
Fantástico o Benfica ter ganho a partida mesmo assim... Mas convêm não esquecer que ficou um penálti por assinalar a favor do Benfica ainda com o resultado em zero-dois, e que logo a seguir a esse lance, o arouca logrou rematar pela primeira vez à baliza de JC conseguindo obter golo... É gravíssimo isto caros leitores.
Já em alvalade a coisa segue nos moldes habituais desde o início do campeonato. O primeiro golo é obtido com a ajuda das regras do andebol:
Tendo o moreirense ficado reduzido a dez elementos logo a seguir... A arbitragem está com o sporting...

Segue-se a champions. Vamos ver o que vale este Benfica num contexto um pouquinho deferente.

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. O Nelson teve culpa no golo, há que referir para crescer.
    Vamos ver se temos cabeça para encarar mais um campeonato dificílimo onde somos o principal alvo a abater.
    Avante Benfica
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo