terça-feira, 1 de março de 2016

2015-2016 24ªJ: SL Benfica 2 União da Madeira 0

Jogo para ganhar cumprindo os mínimos.
Sendo assim, e não esquecendo o estranho de se estar a jogar à semana com o estádio mais despido do que tem sido normal, nada mais se poderia esperar de uma partida onde a teoria só por culpa do Benfica não seria posta na prática: Ganhar sem sobressaltos a um adversário menor.

Fiquei admirado pela selecção de RV. Era isso que eu esperava... Boa leitura. Dois laterais, sem muito tempo de jogo nas pernas, lançados. Com dois laterais de verdade, o jogo do adversário modifica-se porque laterais de verdade sabem a sua posição a defender e a atacar; provocam desgaste nas laterais adversárias... Já deveriam ter mais tempo de jogo caro RV.

O golo madrugador foi excelente para tirar o stress aos adeptos e principalmente à equipa.
Mas... Não desmontou o jogo defensivo do união que preferiu continuar só com um golo sofrido e tentar enervar o Benfica ao longo dos restantes oitenta e cinco minutos de jogo que restavam... E isso foi parcialmente conseguido porque o jogo ofensivo do Benfica voltou a pecar na mesma tecla: Muito tiro ao boneco ou então a infelicidade na hora de direccionar o remate.
O união saiu da Catedral só com dois golos na bagagem o que é uma sorte tão grande como aquela que o porto teve... Tiro ao boneco sendo que os guarda-redes estão lá para isso.

Três exibições fracas a meio campo e um meio-desaparecido:
Samaris, Talisca e Pizzi fizeram um jogo muito fraco. É verdade que quando o jogador mais avançado de uma equipa defende a meio do seu meio-campo, o jogo ofensivo da outra equipa tem mais dificuldades em ser explanado. Mas tantos passes falhados... Foi irritante! E foi por isso que o união ainda conseguiu assustar o Benfica (grande JC a meio da primeira parte a anular uma jogada de golo).

Gaitán fora e dentro de jogo. O argentino pareceu não estar bem fisicamente. Saiu na segunda parte aparentemente sem problemas o que é muito bom. Gaitán tem andado lesionado de forma intermitente e isso é terrível para o ritmo de tão dotado jogador. espero que o tempo de jogo lhe tenha dado mais calibragem porque a sua arte vai ser necessária no Sábado

Guedes e Sálvio foram esticar as pernas. Talvez pudessem ter entrado mais cedo porque entraram com o jogo morto e nessa altura, os restantes colegas já estavam a guardar-se para Sábado o que reflectiu a falta de chama nas suas prestações... Eles que gostam de velocidade!

Jonas... Falta mesmo vergar o sporting. Factos são factos.
Era importante a conquista dos três pontos e isso foi conseguido. Resta agora descansar, ver se há novidades do departamento médico e preparar a grande batalha de sábado.
Por falar em departamento médico... Penso que deveria ser o Nelson a alinhar a defesa direito no Sábado (até porque o Eliseu é mais certo do que sabido). Não tenho problemas com o André Almeida mas temos dois centrais e um trinco lesionados e o André é um jogador que faz de trinco (a sua posição natural) e pode fazer de central. É um risco lançá-lo a titular no lado direito da defesa num jogo em que, certamente, RV vai necessitar de opções no banco para o miolo e/ou para o centro da defesa... A não ser que Fejsa e Lisandro estejam para regressar. Mesmo que regressem, não devem ser lançados a titulares porque estão sem ritmo.

O árbitro? Há aquele lance dentro da grande área do Benfica... O jogador do união da madeira explica tudo aqui.

Tudo dito neste artigo sobre o jogo de ontem. Hoje prefiro falar/escrever somente sobre o Benfica. é normal juntar comentários sobre os jogos dos outros clubes mas neste não o farei para não sujar e acreditem que há muito para comentar e para ver... Talvez mais logo ou amanhã!
Vamos a alvalade agora. Eu quero/acredito mas sendo tão analítico no meu modo de ver, não deixo o coração falar mais alto que a razão. Os factos também têm significado quando temos de pesar coisas... O RV que pense bem no que vai fazer, os jogadores que se mentalizem no que querem e no que têm de fazer... Nunca mais é Sábado!
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Concordo com a análise do Almeida, já vai tempo de ser testado a trinco permitindo a entrada do Nelson e saída do Samaris. Mas temo q com o Almeida haja o problema da qualidade de passe após a recuperação, no sentido de q é muito inseguro na hora de passar a bola e não na construção de jogo.
    Em relação ao lateral esquerdo concordo q RV deverá lançar o Eliseu, ou, arrisco ainda apesar de ser altamente improvavel, que com a lesão do Gaitan a possibilidade de ter o Eliseu a medio esquerdo e o Grimaldi a lateral, isto porque o Carcela não é suficientemente forte a defender/acompanhar o lateral adversário. Aposto ainda na utilização do mexicano em vez do grego.

    Este foi o meu primeiro comentário apesar de já vir aqui ler os posts acerca de 6meses.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gaitán... Ele saiu meio entroncado mas espero que nada se tenha passado!

      Eliseu a interior esquerdo, já o escrevi há mais de seis meses...

      Um abraço e saudações gloriosas Bruno.

      Eliminar
  2. Falta-te uma coisinha na analise, que por 4 vezes o arbitro bloqueou fisicamente ataques do Benfica por estar colocado a entrada da area impedindo jogadas e remates... era mais um a frente do autocarro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava para escrever isso, como o fiz no FB: "Principais notas (da primeira parte): o fotógrafo que tocou num astro, o Cosme que ajudou o união a defender à zona e o Grimaldo que parece que é."

      Saudações Gloriosas

      PS: É bom saber que não estava a ver coisas... ;)

      Eliminar
  3. Saudações a todos os benfiquistas!
    Com o empate do Sporting . O dérbi fica mais interessante .
    O Benfica teem aqui ,uma oportunidade para ser campeão ,para o Benfica este pode ser o jogo do título. Acredito na vitória porque o Benfica quando, perdeu com o porto , já fez um jogo diferente do, que fazia quando jogava contra um grande. Viva o Benfica rumo ao tri..glorioooossssoooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim mas todos os jogos que perdemos contra os outros grandes, têm pontos em comum apesar das tais melhorias no último.

      Veremos.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo