quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CL 15/16 - 2ªJ: A. Madrid 1 SL Benfica 2

Gostei! Faz parte do processo novo que o Benfica decidiu implementar. Aposta em "produtos" da casa através das ideias de um novo treinador. Perdoem-me a alegoria, pois pouco tem a ver com a realidade, mas a direcção do Benfica ou escolhia gastar muito no velho ou avançava para o novo, com os riscos inerentes de percorrer um caminho pouco conhecido na história do Benfica.
A escolha era mais ou menos a que a foto descreve. Não terá sido simples mas terá sido bem pensada. Novos tempos e nova realidade, era necessário criar e não continuar somente a importar.
Esta nova situação, exige que os adeptos a consigam ver num ponto de vista mais transversal. Não é usá-la como desculpa na hora de derrota mas sim entender que todos crescemos e esse crescimento não é um passeio no parque. Esse crescimento é feito de ganhos de experiência, para o bem e/ou para o mal. Aos novos pede-se seriedade. Jogar futebol ao mais alto nível não é para todos e a estes novos não se pede que cresçam depressa mas sim que cresçam bem e que tenham cabeça para o resto da vida.
Quanto ao jogo, e eu estou a imaginar isto claro, Tudo estava a abanar entre os primeiros cinco e os vinte e cinco e eu a temer sair dali com uma goleadazita... Eis que RV manda Talisca esticar as pernas. Parece que três a quatro jogadores se arrepiaram. E depois começaram a jogar. Talisca, voltou para o banco.

A confusão de posicionamento defensivo do lado esquerdo foi grande durante esse período. O Benfica sofreu um golo, poderia ter sofrido mais tivesse jackson esquecido que era o Benfica que estava ali (ele queria tanto - devem-lhe ter telefonado de véspera), ou tivesse algum jogador do Benfica a marcar por ele. Samaris e Almeida acertaram agulhas; Jonas tornou-se pivot do meio campo. Guedes e Gaitan prestaram mais atenção ao flanco e Jiménez calcorreou quilómetros atrás do homem do primeiro passe...

O Benfica melhorou, estabilizou o jogo e foi efectivo na sua primeira oportunidade pós golo sofrido (Jonas foi o autor do primeiro remate logo aos seis minutos!).
Logo a abrir a segunda parte, Gaitan na cabeça da grande área dá a Jonas (a pivot) que com mestria desmarca de novo Gaitan, os centrais estão presos por Jiménez mais atrás e Guedes aparece com frieza a completar a reviravolta no marcador. Muito bom.
Até ao fim foi difícil. Tivesse o Benfica outra frescura física e as coisas teriam sido diferentes caros leitores. Como escrevi, o processo de entrosamento está ainda numa fase de construção. Enquanto os equilíbrios e as harmonias não estiverem estabilizados, os jogadores irão correr um pouco mais do que seria necessário. Deste modo se compreende a falta de clarividência de alguns jogadores em quatro a cinco transições ofensivas que enguiçaram precocemente. Outra frescura, teria dado hipóteses de transições bem feitas e...
Certo que o Atlético teve momentos de forte pressão ofensiva mas o recuo do Benfica foi uma mistura de passado (à chiclas) e falta de frescura.

Capacidade de sofrimento e espírito de entreajuda, foram o mote para barrar os caminhos da baliza na parte final. Houve pressão mas não sufoco. Vitória honesta de uma equipa de operários (último parágrafo cheio de palavras sábias - foto retirada do Glorioso EDB de Alberto Miguéns).

O árbitro? Se assinalasse penálti contra o Benfica por bola na mão de André Almeida... Foi mais condescendente com os jogadores do Atlético, O jackson agrediu o Eliseu... Mas o jogo vibrante deve-se a ele.
1  RV, as duas primeiras substituições seguidas (aos setenta e um e aos setenta e três minutos) foram muito bem pensadas. Primeiro porque partiram o andamento da partida em dois momentos muito próximos, e o Atlético deixou de ter mais andamento por causa disso. Depois porque permitiram revitalizar o meio-campo e o ataque. Fejsa foi importante porque e um autêntico cirurgião em termos de posicionamento defensivo e pressão ao portador da bola.

2 Jardel e Eliseu. Tenho sido crítico em relação à prestação deles. Não concordo que não deva fazer críticas só por eu ser Benfiquista e eles serem jogadores do Benfica. A opinião é a de cada um porque cada um vê o futebol jogado à sua própria maneira. Foi evidente a confusão posicional deles até cerca da meia hora de jogo. Foi evidente que após isso, os posicionamentos foram corrigidos e ambos os jogadores acabaram por se exibir a bom plano, especialmente Jardel. Eliseu (levar um amarelo por pedir um amarelo não lembra a ninguém) parece estar em boas condições físicas, aprenda ele mais a ser defesa esquerdo. A crítica, pelo menos aqui, é feita com um intuito construtivo. O futuro o dirá!
3 Almeida e Samaris. O fraco suporte defensivo inicial da equipa também poderá ter ficado a dever-se ao desacerto posicional inicial deles isto porque o meio campo do atlético era muito móvel, sem posições fixas. RV, parece-me, está a construir um jogo de ataque flanqueado daí não colocar um médio mais criativo a meio campo. Almeida e Samaris, por vezes, parecem sentir que falta lá alguém a quem endossar a bola para armar o ataque... Depois os passes não saem bem e pimba! Foi Jonas que começou a recuar depois do golo dos espanhóis e... Excelente exibição da dupla de médios!

4 Um honesto agradecimento a Jonas pela magnífica exibição. O trabalho de formiguinha não é para todos, mas é feito por um dos maiores artistas a trabalhar no futebol Português. É arte mas também é alma... Andar ali a esforçar-se em prole da equipa em vez de estar à espera... Olhem a jogada do segundo golo!

5 Talvez Sálvio, a ver o jogo, se tenha arrepiado. Gonçalo Guedes foi até onde o corpo aguentou. Ele foi extremo direito, médio interior direito, segundo ponta de lança e defesa direito. Que o argentino regresse em Janeiro, há muitas defesas/autocarros para devastar esta época!

6 Olha maxi, foram 8 anos bons... Muito bons! E por isso eu agradeço-te do fundo do coração... Por isso e pela tua escolha final... A próxima rodada, paga o Benfica que te ficou a dever uma. Traz o teu empresário que o Benfica também paga... Sagres, claro que aqui não se paga nada relacionado com o patrocinador principal traseiro dos outros.

Grande Nelson. O Filipe Luís nem sabia o que fazer e picou o Nelson e o Nelson ganhou-lhe quase tudo com uma autoridade maximizada! Não houve médio do Atlético que conseguisse fazer alguma coisa ali. Eu arriscava dizer que já não há mais nada a provar. Mas tenho o fantasma do Miguel... Felicidades puto, és o maior! Supondo que: A selecção se vai apurar para o Europeu e que o Fábio Coentrão irá estar apto... Não ficam com a ideia de que os defesas laterais da selecção estão encontrados?

7 Talvez se perceba agora que Júlio César não teve culpa dos 7 golos que sofreu no último mundial frente à Alemanha. Este jogo é muito dele, não minimizando os seus colegas, os três pontos mais o 1.5M€ são do Imperador, aquela defesa após desvio da bola num colega.... É para isto que servem os guarda-redes! Desempregado e velho... Pois!

Caros leitores, não acham que o Benfica também ficou a dever uma rodada ao Oblak?

8 Gaitan. Enquanto duraram as baterias... Gaitan esteve menos bem defensivamente que o Gonçalo (obrigou samaris a deixar o centro muitas vezes para acudir a Eliseu) mas a coisa estabilizou e, fosse o treinador o jorge chiclas, Gaitan tinha parado a bola, tinha olhado para a baliza e só depois tinha rematado. Agora a coisa parece-me mais fluída e sem medo, aquela jogada do segundo golo... Deve ser dos novos ares! Até o Gonçalo chutou de primeira... sem medo!

9 Parece-me, e estamos em Setembro, que o Benfica está bem servido de pontas de lança. Jiménez e Mitroglou são muito combativos, ágeis e amigos da equipa. Várias vezes dobraram os colegas das extremas. Várias vezes foram ao meio campo dar luta. Ainda estamos em Setembro.

10 A nódoa no pano. Há que saber quem fez aquilo em Madrid. Há que o responsabilizar pelo que fez. Só Benfica o pode fazer e não estar a rezar que a uefa feche os olhos... Uma criança ferida! Caro LFV, parece-me que as suas palavras foram boas a sua intenção foi a correcta logo após o final da partida. Mas você sabe que de boas intenções... Penso que esta é a melhor altura para acabar com isto, basta de só falar - É altura de agir. Em Madrid foram tochas, na Luz são petardos e umas bandeiras negras...
E as claques? Sejam os No Name ou os Diabos vermelhos? Será que elas querem ficar conhecidas como um bando de criminosos como os do norte ou os do outro lado da circular? Os líderes/gestores dessas claques também têm de actuar. Têm de saber quem foi e denunciar (não é fácil pois não?) para que fiquem impedidos de... Afastar os outros adeptos do Benfica, pois é isso que vai acontecer.

PS: Adorei a forma uniforme como o Benfica jogou. O mesmo ritmo durante os noventa minutos, com o habitual desgaste no final da partida! Nada de primeira parte a andar arrastados e uma segunda que nem cavalos. Uniforme... Por falar em uniforme. Coisa mais linda...
E Pluribus UNUM


Com o relato de quem nós gostamos sempre de ouvir. Tudo magistral!PS: Nada está ganho. Há muito pela frente mas mesmo muito!


7 comentários:

  1. Finalmente confirmou-se que Nelson Semedo e Gonçalo Guedes nasceram 10 vezes. obviamente QUE é UMA IRONIA AO CÉREBRO jasus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, por este caminho, o Benfica ainda vai ficar a dever alguma coisa ao sporting... ;)

      Eliminar
  2. É de lamentar certos adpetos , que vão para os estádios só, com a intenção de provocar distúrbios, antes de desfrutar sim ,do espectáculo. Deviam ser penalizados com multas. Quanto ao jogo acho que o Rui vitória, continua aprendendo no aspecto colectivo e acho ,que o está a fazer bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estão todos a aprender uns com os outros, jogadores e equipa técnica.

      Eliminar
  3. Magníficos comentários ao jogo, em sintonia com cada palavra.
    Resta-me dizer que o orgulho que cada benfiquista sente este ano tem duplo sentido, será longa a viagem até maio mas estamos juntos, todos pelo glorioso, acabou-se o Eu do jj e o medo, que equipa, que dedicação, que família. Viva, viva o Benfica!
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim...

      Pessoalmente, e como já escrevi anteriormente, só posso aquilatar o estado das coisas daqui a alguns meses. mas que parece que sim lá isso parece.

      E temos já uma prova de fogo. Frente ao união da Madeira. Como vai lidar a equipa com o seu futebol após uma vitória tão valorosa e retumbante?

      O Jogo é à 4 da tarde de Domingo.

      Eliminar
    2. A palavra que destaco é confiança, confiança no futuro, eu adquiri novamente esse sentimento com o desenrolar dos jogos desta época, Maxi foi-se jj foi-se mas a confiança que sinto é muito maior que no final da época transacta. Sei que vai ser ainda mais difícil mas acredito mais que nunca que estamos firmes para alcançar o topo do futebol mundial. Haja benfiquismo em cada opção, em cada jogada.
      Saudações gloriosas.
      vito g.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo