sábado, 31 de outubro de 2015

2015-2016 9ªJ: Tondela 0 SL Benfica 4

O que se pode retirar da partida que foi pobre? Pode-se retirar muita coisa pois claro. Mas há que contextualizar o momento que remete para o pós derrotas consecutivas na Turquia e na Catedral. Há que entender, e eu escrevi isso, que a vitória em Madrid tinha sido boa porque tínhamos sido felizes. Que ainda não há um fio de jogo estabelecido porque os jogadores e o treinador se estão a conhecer... Isso ou outra coisa!

Ontem, o Benfica conseguiu ganhar a partida muito cedo. Digamos que exorcizou os seus demónios com dois golos bem rápidos. Depois foi o marasmo colectivo, uma vez que estávamos a ganhar e a cabeça dos jogadores sabia que há um jogo importante na Terça-feira. Ainda assim, o Tondela lá tentou ir para a baliza do imperador pelo lado direito da defesa mas nada de proveitoso conseguiu até que o Benfica lá gizou uma transição ofensiva a fazer relembrar tempos recentes e sentenciou a partida por Gonçalo Guedes.
Mais dois lançados e um a afirmar-se.
Segunda parte... Muitos passes falhados, muita desatenção do miolo e dos centrais e mesmo assim, o Tondela nem fez cócegas. Valeram as entradas de Carcela e Renato Sanchez para uns minutos finais relativamente mais empolgantes e... Para a procura do golo por parte de Carcela! Tanto martelou que...

Três pontos e muita informação recolhida pelo treinador do Benfica.

Uma verdade? Fosse outro o adversário, certamente que os jogadores teriam tido mais mais foco na partida... Mais pressão! Mais intensidade! Jogámos mal? Temos culpa de ter ido à procura do golo e aos onze minutos já estarmos a ganhar por 2-0?

Não me parece que todos ali andem à nora mas gostava de ter a certeza de que RV não é assim tão teimoso até porque ontem trocou mesmo de jogadores.

Será descabido propor uma mudança táctica para Terça-feira? Um 4-3-3, com Gaitan, Guedes e Jonas na frente? O problema seria quem colocar no meio-campo não é? Samaris e... Almeida vai para lateral direito certamente. E dar uma hipótese a Eliseu de jogar a interior esquerdo? Cristante (mais abaixo no texto)? É complicado ser treinador de bancada!

O árbitro? Penso que nos últimos minutos da primeira parte, enervou toda a gente afecta ao Benfica. Teve azar, porque o Gonçalo marcou o terceiro golo. Por momentos, cheguei a pensar que não iríamos terminar a partida com onze jogadores.
Uma breve análise ao desempenho dos jogadores.   

Carcela: Tem toque curto. Mas parece ser rápido. Será que está a crescer um fora de série? Aquela falta de medo em ir para cima do adversário... O tempo e a obtenção de golos irão ditar o seu futuro, isso e o reconhecimento que uma equipa de futebol são onze jogadores e não dez mais um. Infelizmente já tem vinte e seis anos! Felizmente que com essa idade, deve ter cabeça para saber o que ainda pode fazer no futebol.

Clésio: Pode ser que valha a pena tê-lo como lateral direito (até ao regresso do Nelson). O sentido posicional vai-se de adquirindo. O receio da condução/passe vai-se perdendo! Espero que a lesão seja coisa pouca.

Renato Sanchez: Não deu para ver muito. Espero voltar a vê-lo mas mesmo assim foi bom!A malta nova é assim, entra e alegra o pessoal.

Sílvio: Sempre o defendi como o natural lateral do Benfica porque tenho a minha maneira de ver o futebol. Cada um tem a sua e por isso há eleições certo? Há também momentos dentro dos jogos e mesmo tendo sido uma partida frente ao Tondela, será que há dúvidas? Claro que serei o primeiro a admitir que ele afinal não serve. Terça-feira falamos, só espero que não se lesione!

Talisca: Melhor do que outros naquela posição mas mesmo assim não aproveitou... Talisca, a meu ver, é um jogador perdido quando inicia a partida a segundo avançado. Sendo um jogador de propensão ofensiva, para o colocar na posição 8, é necessário que ele aprenda a posicionar-se e seja mais rápido a pensar e a agir. Certo que o Tondela jogou com três médios e o meio-campo estava mais povoado mas a verdade é que o brasileiro poderia/deveria ter falhado menos.

Gonçalo: Pode ser o novo Nené... Isso, gozem comigo! Vejam o golo dele e o vídeo sobre o grande goleador que publiquei anteriormente (e que infelizmente muito poucos, 200 visualizações, tiveram interesse em ler para aprender um pouco sobre a história do Benfica). Falta-lhe acerto na decisão! Um toque a mais, um segundo a mais, um drible a mais, tudo defeitos naturais que vão sendo limados com o passar do tempo. Tem dezoito anos de idade!

Jiménez: Escrevi que era combativo e que corria muito. Isso é necessário para um jogador de futebol. Infelizmente, recordando alguns momentos das suas exibições, parece-me que é também um jogador muito limitado. Será que o Rui Fonte é jogador do mendes? E o Jiménez?

Gaitan! Tiraste folga? Para Terça?

Samaris! Tanto passe errado my friend...

Jonas! Só marcas contra os pequenos? Excelente assistência para o Gonçalo, olha que...
Jardel e Luisão! Adormecer durante o turno pode trazer dissabores...

Almeida... O habitual.

JC: Impressionante. Ontem não teve grande trabalho mas gostava de criar um novo elogio para o brasileiro e penso ele não me vai levar a mal: Abençoados 7-1 com que a Alemanha brindou o Brasil! Acham que exagerei?

Falta agora a RV testar Cristante. E teria sido ele a entrar caso Clésio não se tivesse lesionado. Almeida/Samaris não me parece. Samaris/Pizzi idem. Falta ver o que o italiano vale, isto se o mendes (diz-se) o deixar ou se o RV se estiver a borrifar para os empresários.
Cristante veio do Milan. Assim que assinou pelo Benfica, os adeptos do clube italiano revoltaram-se. A situação do italiano deixa-me intrigado. Estou naquela posição difícil: Dá-me a sensação que pode ser (ou vir a ser) um enorme médio. Mas como é que eu tiro as dúvidas? É nesta altura que me lembro de que não sou treinador do Benfica!

Venham os turcos.
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Concordo com o texto:
    Tenho para mim que Rui Vitória é o treinador para este momento delicado de profunda e necessária transformação.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo