segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

18ª J: Paços de Ferreira 1 S.L. Benfica 0

Nem de três um quanto mais três...

Desde Sábado que tinha vindo a publicar este posts no FB:
...
Em primeiro lugar, os parabéns ao paços que fez o que lhe competia: Autocarro à frente da baliza, pontapé para a frente e aproveitar o que quer que fosse. A este clube nada mais se pede a não ser o que acabei de escrever.
O que o paços não contava era com um adversário macio como o Benfica. Aliás, devo dizer que dá a sensação que ontem o jogo não era para ganhar. Quase tudo falhou, excepto o Júlio César.

Extremos vigiados por pelo menos dois adversários. Samaris e Talisca preocupados em demasia com o meio campo. Maxi sempre a abrir e Eliseu a dormir. Os centrais bem. Lima e Jonas simplesmente não existiram (Lima... Pá...). Falta JJ que falhou em toda a linha na leitura de jogo. Não conseguiu colocar o onze titular a jogar nem muito menos as alterações que fez produziram algum efeito (colocar o Guedes nos descontos...).

Há jogos assim... Há! E rematar por três vezes aos ferros não é tiro ao boneco ou por causa de alguma galinha preta a correr atrás da baliza! Acontece, até quando uma delas é através da marcação de uma grande penalidade...

Jogo mastigado. Jogo sem faísca. Todos os jogadores presos das pernas e de criatividade. Parece que comeram feijoada ao almoço, ao lanche e ao jantar. Muita sobranceria. Muito estar à espera que o golo caísse do céu. Muito estar habituado ao facto de marcar cedo e jogar como a equipa já sabe fazer... E muitas outras coisas que simplesmente não aconteceram.

Assim sendo, um valente BEM FEITO. A derrota foi mais do que merecida. Parabéns ao paços.

Em relação ao trabalho do árbitro. Assinalou um penálti daqueles onde o braço e a bola se encontram a meio caminho. Manda o bom senso que o defesa se apresente nestes lances com as mãos atrás das costas ou com os braços encostados ao tronco. Isso não aconteceu.

Depois, outro penálti foi assinalado por falta de Eliseu. Aqui o critério foi do quarto árbitro (o mota dos talhos vandalizados) que parece ter visto o que o fiscal não e que o árbitro, que estava bem perto, também não viu: Eliseu desarma legalmente o avançado adversário mas arrasta a perna e atinge o tal avançado na perna esquerda. Segue-se o fingimento e o mergulho para a piscina. O que se pode dizer? Pode se dizer que Eliseu, assim que Ola John saiu, passou a jogar sozinho naquele flanco. Estranho? Sim mas quem anda à chuva arrisca-se...

Não é o fim de nada. Nesta altura, é fácil apontar o dedo a muita gente. No meu caso, e como não sou treinador do Benfica, também o é mas permitam-me um pensamento: Talvez JJ deva fazer descansar alguns jogadores. Talvez quem manda no Benfica deva ter uma conversa com JJ e de uma vez por todas exigir-lhe que fale de forma curta e concisa sobre os jogos. Que não se deixe levar pela insofismável vontade de ostentar os louros conquistados ou entrar em assuntos que só interessam aos comentadeiros:
Hoje, foi o pupilo a dar uma lição ao mestre. Acontece. Agora, e porque isto não foi o fim mas sim o início, há que rever a atitude, a concentração, a intensidade da entrega em campo... Para todos! Temos o melhor grupo de trabalho e temos seis pontos de avanço. E podemos conseguir... AINDA... dezasseis (16) vitórias nos... Dezasseis (16) jogos que faltam... E contem comigo, pequeníssimo blogguer, para apoiar, defender e o Benfica... À minha maneira claro porque o meu Benfiquismo "nasceu" do Benfica e não do benfiquismo de outra qualquer pessoa!

Caros atletas, treinadores e dirigentes: Qualidade e capacidade não faltam, a atitude hoje ficou em Lisboa...


E Pluribus UNUM

15 comentários:

  1. Lima Lima, que presunção naquele penaltie a forma como o marca e se vira...
    Mais uma crónica perfeita e sublinho que o banco fazia bem a alguns, sobretudo jj, não há volta a dar tem culpa no cartório.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem penso que a estratégia não foi bem transmitida ou entendida.

      Acontece!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Bastava que o penálti do Lima (que até foi bem marcado porque o guarda-redes estava batido) e tudo teria sido diferente. Era mais uma goleada. Não podemos ser de extremos. De repente é tudo mau e nada presta. ninguém é perfeito, à excepção do senhor dos talhos que na noite passada viu a 60 metros o que ninguém mais viu. melhores dias virão. Ah, e continuamos com seis de avanço. Seis que na prática, são sete para o Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o penálti do paços... Azar teve Júlio César na escolha do lado para o qual se atirou...

      Mau foi o modo em como actuámos após a bola de Sálvio ao poste. A equipa até entrou bem, Jonas falhou uma clara oportunidade na pequena área, Lima rematou à trave no penálti e Sálvio rematou ao poste. Depois notou-se a falta de hábito em não marcar ao início/ou nas primeiras oportunidades.

      Perdeu-se a garra, jogou-se com muita sobranceria e não se cansou o autocarro... Paciência. Que todos mostrem que foi um mero percalço.

      Eliminar
    2. "De repente é tudo mau e nada presta. ninguém é perfeito..."

      Permita-me discordar, não é de repente, isto tem andado preso por fios em alguns jogos, penso que com o plantel e competições onde estamos inseridos deviamos ser imperiosos no campeonato. O Lima já há muito que devia sentar, o Eliseu esteve parado e ganha titularidade, Talisca (obrigado pelo grande inicio) devia descansar, Jardel não me merece confiança e o mister fazer substituições que não lembram o demo??? meta os 4M no... A desconfiança paira no ar e NÃO DEVIA é unânime que 6 pontos não são nada face à experiência do passado.
      vito g.

      Eliminar
    3. Essa sensação de as coisas andarem esticadas foi sendo esbatida nos últimos tempos. os jogadores já estão mais dentro do esquema e o nível exibicional melhorou.

      Infelizmente ontem... As coisas não funcionaram.

      6 pontos é pouco mas falta menos uma jornada e a coisa está na mesma.

      Eliminar
    4. Sim, Guimarães e Marítimo pareciam ter deixado claro a embalagem mas... presunção e água benta... jj incha-lhe qualquer coisa no cérebro... A Minha Chama já o Frisou.
      Um abraço
      vito g.

      Eliminar
  3. Análise clara e concisa. O J.J. com a arrogância do costume, levou um banho táctico. Isto de jogar com 3 avançados, numa equipa sem atitude e desinspirada, é dar o ouro ao bandido. O problema era o meio campo que não construía e invariavelmente a bola ia para o Maxi e Salvio. Com o Braga, falou de arbitragens e com isso motivou a equipa adversária. Perdemos uma grande oportunidade de ter mais margem numa futura derrota ou empate. Imaginemos que o Sporting ganha ao SLB, um dérbi, dá para tudo, e dos 6 ficamos com 3, e logo existirá intranquilidade. O Paços jogou com garra e atitude e foi feliz. O SLB não existiu. Contudo temos equipa para sermos campeões, mas com atitude e garra, mas á Benfica, e não como cordeirinhos.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que o tinha perdido Jorge.

      É necessário que os jogadores saibam o que não fizeram bem. Arrogância e teimosia: Duas formas de ser de JJ. Tem o seu lado bom e o lado mau...

      Segue a vida.

      Eliminar
  4. É giro como depois de um roubode igreja e quase OITO minutos de descontos ainda tem lata de dizer que o penaltie dobenfas é penaltie e o do Paços não é!! É tudo rui gomes da silva! farinhao do mesmo saco. Gente rasca!

    ResponderEliminar
  5. Ó anónimo... tás com sorte que não escreves sujo...

    Oito minutos... Poderiam ter sido mais: Guarda redes do paços caído no chão por duas vezes. Dois choques entre jogadores com assistência. 6 substituições... Achas que foi muito tempo?

    eu digo que o penálti do Benfica é o do paços não é? Deixa ver:

    "Eliseu desarma legalmente o avançado adversário mas arrasta a perna e atinge o tal avançado na perna esquerda. Segue-se o fingimento e o mergulho para a piscina. O que se pode dizer? Pode se dizer que Eliseu, assim que Ola John saiu, passou a jogar sozinho naquele flanco. Estranho? Sim mas quem anda à chuva arrisca-se..."

    Isso está escrito em que parte... Olha anónimo, vieste aqui fazer figura de parvo, assim valeu a pena publicar o teu comentário.

    ResponderEliminar
  6. Minha Chama
    É sempre um prazer diariamente, ler as diversas crónicas.
    Saudações Gloriosas e a caminho do 34º

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a lição tenha sido aprendida, eu acredito que sim.

      A caminho (difícil) do 34º.

      Saudações gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo