quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TdL 2ªJ SL Benfica 4 Arouca 0

E eis que... Estava convencido de que não iria ver o Benfica (motivos familiares) mas disseram-me que a TBI iria transmitir a partida... Perfeito. Perdi os primeiros dez minutos mas isso acabou por ser irrelevante porque ainda deu para ver os quatro golos e a malta nova a tentar mostrar trabalho, que era o que interessava.
Como devem saber, os mais atentos, não dou particular importância a esta prova quando ela está na fase de grupos, uma vez que o objectivo principal do clube é a renovação do título de campeão nacional. No entanto e face às intenções de JJ de uma vez mais descentralizar as suas opções, o jogo de ontem era para ver: Os regressos de Sílvio e Sulejmani (o sérvio já tinha jogado mas a conta-gotas) e a estreia a titular de Fonte e Guedes... Ainda deu para saborear Sálvio a fazer o que tão bem faz (estontear os defesas que lhe aparecem pela frente) e...

Sílvio: Excelente! Noventa minutos a correr, a defender e a atacar e não se ressentiu. Neste momento estamos safos nas duas laterais... Batam na madeira Benfiquistas para que as lesões tenham acabado.

Sulejmani: Esteve muito apagado em termos de exuberância ofensiva. Digamos que foi uma actuação tímida mas sóbria pois Sulejmani andou muito activo no miolo a fazer compensações. Noventa minutos nas pernas sem lesões...

Gonçalo Guedes: Um poço de vontade! A bem dizer, gostei da vontade do puto. Investiu sobre adversários sem muito sucesso mas sem medo que é o que eu gosto e o que Sálvio faz. As suas tentativas podem não ter corrido bem mas o processo de aprendizagem passa por aqui. A acumulação de minutos irá trazer o normal aumento de eficácia.

Rui Fonte: Lá na frente é sempre um pincel e em noite de estreia pode ser pior. mas o avançado português tentou estar activo o máximo possível e que bom teria sido que ele tivesse marcado naquele lance ao contraio de ter sido ceifado! Se JJ está disposto a dar-lhe oportunidades, ele certamente irá fazer o máximo para as aproveitar.
Continuamos a ser adeptos de uma equipa muito fraca... Sem jogadores de futuro...
Os restantes jogadores utilizados tiveram as actuações a que nós estamos acostumados. No entanto, e com base na minha opinião, gostava de tecer umas considerações a alguns:

Cristante: Juro que Matic me vem à cabeça quando me disponho a falar/escrever sobre o italiano. Ao princípio... Nada! Quem se dispõe a fechar as portas a um jogador sem lhe dar o benefício da dúvida acaba por ter de engolir sapos. Eu penso que ele vai ter um futuro enorme se continuar a sua progressão. Ontem até marcou um golo mas o que me encanta é a geometria do seu passe longo. Nem sempre lhe sai na perfeição mas isso acontece raramente e ele está a evoluir. Chamem-me doido mas há em Cristante um pouco de Rui Costa!

Derley: É uma espécie de Iuran brasileiro. Forte, estilo armário. Ontem levou que se fartou mas aguentou até ao fim (porque César se lesionou, caso contrário teria dado lugar a Lima). Louvo-lhe o espírito de sacrifício que pode não ser o suficiente para ser segunda opção mas...

Pizzi: Uma boa actuação do médio Português. Com Cristante, Amorim, Fejsa, Samaris e Talisca... Não sei o que lhe irá acontecer no futuro. Só lhe faço um pequeno reparo: Quando não há linha de passe, penso que a melhor solução é fazer circular a bola pelos colegas e não andar a conduzi-la.
Bando de aleijados... Não temos hipóteses este ano...
Bom jogo de treino da equipa. A verdade é que o penálti (concretizado) e expulsão do jogador do arouca ajudaram mas... Disso o Benfica não tem culpa.

Ontem, mais certezas aconteceram num período em que o Sport Lisboa e Benfica está debaixo de um ataque cerrado de umas dezenas de ratazanas. Mas disso escreverei amanhã. O que interessa é que teremos de ir a Moreira de Cónegos carimbar o passaporte para as meis-finais da TdP.

PS: Ontem houve gala da fpf, aquilo parecia uma tasca tantos eram os aficcionados dos pires com tremoços e amendoins e da jola tuga  ou do vinho tinto... Eram muitos mas não todos claro! Os vencedores da noite foram, é claro, o King:
E:
 José Augusto representou a selecção Portuguesa do mundial de 1966. Parabéns José
Rita Martins, na categoria de Melhor Jogadora do século de Futsal feminino... Parabéns Rita.
E ainda excepcionais pessoas como Costa Pereira, Germano, Coluna, Simões, Humberto Coelho, Chalana, Rui Costa, Ricardinho e porque não... Paulo Futre. Infelizmente, elegeram um frangueiro vitaminado para melhor guarda-redes contemporâneo e um defesa direito sarrafeiro... Gostos! Mas não ter eleito Manuel Bento...

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Mais um grande post.

    Agora é esperar pela teoria de que não era penalti e que o jogador foi mal expulso. Como é obvio, só vai aparecer quando passar o suficiente para as pessoas esquecerem como foram as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até acho que foram 2 penáltis numa fracção de segundo...

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Não admira que aches que o Crisanto te lembre o Rui Costa já que foi uma aposta pessoal do grande RC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ele veio do Milan e certamente que Rui Costa exerceu a sua influência para que ele viesse. ainda melhor caro anónimo.

      Mas já agora, concorda que em termos daqueles passes longos teleguiados... Cristante não o faz recordar o nosso Maestro?

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo