segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

17ª J: Marítimo 0 S.L. Benfica 4

Bem, confesso que estava um pouco ansioso antes da partida se ter iniciado, o marítimo não é um clube qualquer pois teve um treinador durante algumas épocas que lhe incutiu um espírito de trabalho muito forte. Agora é treinado por um tal de leonel que, como um verdadeiro aficcionado do clube do norte, faz uso das táticas verbais deles... Mas, e porque era necessário, JJ respondeu à letra e a dobrar: Dentro de campo (com os jogadores) e após o jogo terminar:
Face ao que vi ontem no Funchal, torna-se difícil tentar fazer uma avaliação individual dos jogadores. O que visionamos ontem foi uma verdadeira actuação em conjunto de onze jogadores, ou seja, há equipa... Há fio de jogo, há hábitos e rotinas implementados (passados seis meses após o início do campeonato).

A simbiose entre os jogadores e entre os sectores começa a aparecer, tal como na época passada em Janeiro. Isso aumenta a confiança de todos. Isso compensa casos individuais de menor fulgor físico (Luisão, Eliseu e Talisca - por motivos diferentes). Nivela os ritmos de produção reduzindo-os a um bloco único: Se temos de recuar... Recuamos. Se temos de avançar... Avançamos.
Deste modo, torna-se difícil aos nossos adversários arranjar profundidade para nos marcar golos. O pior de tudo (para os outros), é que isto ainda tem muito para evoluir.

É difícil falar em casos individuais sem dúvida mas sinto que devo deixar aqui algumas palavras para aqueles que são os piores jogadores que o Benfica já teve este século.

Júlio César: Certo que o brasileiro ainda vai ter muitos jogos pela frente para sofrer golos. Não sei se serão muitos, poucos ou mesmo nenhum. Este triste velho aleijado, ontem tirou um golo da gaveta (imagem Benfiliado). Não entro em comparações pois seria descabido mas faço a comparação entre factos: A época passada, a parte final da caminhada começou quando a baliza ficou estabilizada, lembram-se?

Samaris: Mais um jogador vulgar contratado zás-trás. Digo-vos o que penso de Samaris. É um gajo novo. Não é um prodígio de técnica mas quem o antecedeu também não era. O que me interessa é que ele é inteligente. Sabe o que dizem dele. Sabe do que é capaz agora e do que pode evoluir. Sabe que JJ acredita nele. E Samaris vai evoluindo.

Ola John: Sabia que ele era rápido e que tinha um bom drible. Também sabia que era um bundão e que por vezes dava a sensação de se esquecer que estava num clube grande como o Benfica. Agora também sei que tem olho para passes em profundidade (o golo de Gaitan frente ao gil vicente nasce de um passe de John). Ola John está numa fase complicada pois Sálvio regressou e JJ prefere Gaitan na esquerda (espero que a lesão do argentino não seja nada de grave). Mas é na fase complicada que se ganha uma opção de valor e John tem a oportunidade nas mãos. Ou faz o que tem a fazer para se tornar numa ameaça pública ou deixa-se ficar a tirar fotografias no instagram. John, acredito em ti!

Jonas: O velho perneta, desempregado sem qualquer valor... Felizmente que Jonas compreende Português. Felizmente que tem colegas que lhe devem ter dito como se cozinham as coisas na imprensa portuguesa. Felizmente que é um jogador muito completo (sabe dosear o esforço, tecnicamente evoluído, inteligente no posicionamento e no momento da decisão)! Agora os gajos da sportv começam a provar do próprio veneno e Jonas já lhes leva umas boas voltas de avanço.
O Golo mais importante
De resto tudo como é habitual. Muito esforço, atenção e respeito pelos colegas. O jogo dividiu-se em duas partes onde o espectáculo ofensivo foi muito parecido: Na primeira parte houve nota artística na construção mas mau desempenho na finalização. Na segunda metade, nota artística na criação e na finalização... marcar três golos em dez minutos não é para todos.

Uma nota para Talisca. Aquando da segunda substituição, aos 68 (Pizzi por Lima) vi logo que o médio brasileiro se iria auto-expulsar da partida. Isto para limpar o castigo na TdL de modo a jogar frente ao paços de hoje a uma semana. Limpa o jogo de suspensão frente ao moreirense mas permanece com quatro amarelos... Não concordo.
E o trabalho de xistra também se resume a Talisca. Já escrevi que por vezes os árbitros tendem a não querer ser decisivos no desenrolar da partida. Não expulsam e/ou não assinalam penáltis. Deste modo consigo entender que quando Júlio César foi ostensivamente pontapeado por um jogador do marítimo, perto da linha final... O xistra não o tivesse sancionado disciplinarmente. Nem com um amarelito... Talisca arriscou. Ele parece-me actualmente um jogador um pouco pesado (sem férias até eu...), e entrou duas vezes à queima. Alguns irão dizer que xistra perdoou, eu posso questionar: Será que perdoou ou foi coerente com outras entradas? Mas palavra que engoli em seco aos 44 minutos...

De resto não houve xistrema. Os jogadores não lhe complicaram a vida e xistra deve ter tomado comprimidos para controlar a ansiedade...

PS1: Como escrevi ontem, o porto também venceu a sua partida por 1-3. O penafiel não contou com um tal de quinones, falta apurar a verdade desportiva (trabalho de bruno de carvalho). E com três golos irregulares! Primeiro foi proença (frente ao braga), depois benquerença (frente ao rio ave) e agora foi um trio de arbitragem. Todos juntos, com mais preponderância para os fiscais.
Dois golos irregulares seguidos imediatamente por:
Ora bem, o que o jornalista diz ou quer dizer não interessa. No mínimo é a opinião dele. O normal é ser algo que o instruíram a escrever. A verdade é que houve um caso dentro da área do porto logo a seguir à obtenção de dois golos irregulares...

Mas o melhor é o terceiro golo do porto, após o penafiel ter conseguido reduzir. O lance começa aqui:
Nem fiscal nem o árbitro viram mas... Houve agressão descarada que as câmaras viram... jackson conseguiu cruzar e:
O casemiro cabeceia para o seu colega de equipa cortar o cabeceamento com a mão esquerda. O próprio colega intercepta o cabeceamento com a sua mão... O soares dias nada assinalou talvez porque não acreditou no que viu. Mas a jogada prosseguiu e:
O casemiro faz uma assistência... Fora do rectângulo de jogo, quer ele quer a bola. Até os cromos da sportv o referiram (agradecimentos ao Hugo Gil). E ainda:
Temos um jogador do porto em fora de jogo que depois de receber a bola faz... Golo! Se há a categoria de golo mais escandalosamente obtido no guiness book of records, este certamente é candidato a ser o primeiro classificado.

PS2: Em alvalade, o nosso clube rival aplicou também chapa quatro... A dois claro que defender bem também é importante, por isso 4-2. Ouvi falar em fantasmas... Ou em penálti fantasma:
Enfim... Isto foi penálti... Para nuno almeida, (já para não falar no golo da vitória em braga que resultou na marcação directa de um livre indirecto...) enquanto este:
Não foi para xistra. Não está fácil mas o sporting não se pode queixar... Até porque antes do 2-1:
Lágrimas de crocodilo!

PS3: Quem não se queixa e segue as pisadas do clube mãe é o braga:
Grandezas cada um as tem. Talvez o braga tenha sido fundado aquando do final das invasões francesas: 1811. Que bonito era ver salvador equipado à duque de Wellington. Braga que está acima do porto não é?

E Pluribus UNUM

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo