terça-feira, 23 de abril de 2019

SL Benfica 6 Marítimo 0 (CN: 18/19 - 30J)

Muito agradável a partida de ontem do Benfica, especialmente a segunda parte onde pude desfrutar de um Benfica superior e de um Benfica capaz de o demonstrar... Por outras palavras, um Benfica a vulgarizar um Marítimo muito físico (fez zero remates à baliza se não me engano)!
Agradável... Na primeira parte, a equipa demonstrou de forma visível o cansaço que trazia da Alemanha. Mas não se deixou enlear numa vantagem precoce no marcador, trocou a bola muito a preceito fazendo correr o adversário mais vezes do que na partida anterior. Isso fez com que o Marítimo ficasse ao nível físico do Benfica e na segunda parte, tudo foi sendo construído com calma, paciência e alguma arte.

Penso que está tudo dito... É que marcar cedo é uma vantagem poderosa quando uma equipa sabe o que tem a fazer para gerir e aumentar essa vantagem. Marcar cedo, já não obriga uma equipa ao jogo do gato e do rato numa fase tão adiantada da prova. Poupa-se no desgaste e ganha-se no palato... Muito agradável mesmo.

E houve culpados... Notas a doer:

Odysseas 3: Parece-me um pouco nervoso. As inúmeras trocas de bola com os centrais, começaram por me deixar um pouco apreensível mas o grego esteve bem. Não teve muito trabalho...
Almeida 4: Ele serve para aquela posição nestes jogos. Fez duas assistências para golo.
Rúben 3: Menos faltoso em zonas próximas da sua baliza... Isso é parte da razão pela qual o Marítimo foi inexistente em termos ofensivos.
Ferro 5: Grande exibição! Pura classe para quem tem 22 anos de idade. No passe, no corte, no posicionamento e na condução da bola. se continuar - repito - se continuar assim, quando tiver 26 anos, será um portento no... Benfica espero eu (não se riam, pode acontecer).
Grimaldo 3: Cedo terá percebido que perdeu as ligações que tinha com Cervi noutros tempos e... Esteve menos afoito a atacar mas ainda assistiu Salvio para o último golo da noite. Exibição pendular.
Samaris 3: Cansado... Por isso tentou dar pouco nas vistas e fazer bem sempre que chamado a intervir. Pareceu-me que foi alternando entre a posição 6 e a 8 com Florentino e isso foi muito bom mas confesso que seria melhor se fizesse os passes em profundidade que Gabriel tão bem faz.
Florentino 5: Outra tremenda exibição. Uma entrega a todos os níveis fantástica... Com laivos de classe por vezes. Gostei e aguardo porque já sabia que nas camadas jovens ele era assim.
Pizzi 4: Muito activo... Um golo, umas assistências para golo (algumas não concretizadas). Uma exibição muito boa.
Cervi 4: Uma surpresa... Estava abúlico (sem motivação para um simples um-contra-um) mas de repente marcou dois golos plenos de oportunidade (muito bom o primeiro) e ganhou o direito a não se sentir proscrito. Veremos... Uma vez que todos são necessários até ao fim.
Seferovic 2: Da próxima vez que der uma entrevista para falar da equipa, ele que pense no número de golos que poderia ter marcado ontem.
Félix 5: Dois golos e uma assistência... E correu muito enquanto teve pernas... Claro que o presidente do Benfica deve aos sócios e adeptos a sua permanência por mais uma época se não duas... Para ser sincero, Vieira deve essa permanência aos 115 anos de história do Benfica... Pode ser que o dinheiro não fale mais alto desta vez... Não acredito mas...

Isto dá uma média de 3,7... Imaginem se o suíço tem marcado metade do que teve a possibilidade de marcar e não conseguiu...

As alterações? Com tudo resolvido, as alterações serviram para os jogadores ganharem algum ritmo e foi isso que aconteceu. A ideia com que fiquei após a eliminação do Benfica da Taça e da Liga Europa, revelou-se a correcta na minha perspectiva... É mesmo simples, o objectivo é o Campeonato. A taça e a Liga Europa também eram mas com a perda de Gabriel Conti e Corchia, o fraco rendimento de Jardel, Fejsa, Jonas e Salvio e a não confiança (terá as suas razões) em Zivkovic e Krovinovic, levaram a que Lage resguardasse quem lhe era possível pelo que...

Arbitragem... Luís Godinho esteve bem e sem problemas. Algumas pancadas dos insulares poderiam ter sido mais castigadas mas... Não se pode ter tudo e nós tivemos 6 golos sem resposta (temos 87 golos marcados/2,9 por jogo e 26 sofridos/0,8 por jogo).

Segue-se o Braga. Teoricamente, o adversário mais difícil do Benfica até ao final. Duvido porque o Braga quer ganhar com identidade e não se fecha como estas equipazitas que poluem a primeira liga. Veremos.

Mais não tenho que dizer porque decerto que os mais interessados nestas lides já terão lido muitas opiniões sobre a partida. Tentarei fazer um resumo AMC e publicar o mesmo o mais breve que me for possível de modo a que vejam os lances dos 6 golos na sua amplitude total.

Entretanto, fiquem com o resumo estatal:
E com as melhores imagens:
LFV fez uma declaração interessante que envolve a história do clube. Convém que quem trabalha no Benfica a estude, a perceba e a transmita correctamente, algo que por vezes - não poucas - não acontece (aqui).

Nota: Não, não gostei de cheerleaders na rotunda! Há espaço para tudo. Não para aquilo.

E Pluribus UNUM!

2 comentários:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo