segunda-feira, 29 de abril de 2019

SC Braga 1 SL Benfica 4 (CN: 18/19 - 31J)

É claro que foi um grande susto...

Em primeiro lugar, é um prazer ver futebol à luz do dia... Sábado será mais tarde às 18 horas na Catedral frente ao porto do Algarve. Não se esqueçam, reservem aquelas horas (17:50 - 20:30) para apoiarem o Benfica onde quer que estejam, combinado?
Pronto... A primeira parte foi mal planeada e desde já aqui deixo um Tweet que postei às 18:30 (no intervalo após ter dito não sei quantas asneiras)
Só isto dá para uma conversa longa e na Internet o tempo é ouro pelo que mais vale a pena tentar explicar da forma mais sucinta que me for possível o que senti sobre aquela primeira parte.

Jogar a partir do empate inicial, é para mim diferente de jogar para o empate. O Benfica entrou de uma forma contra natura ao que usualmente faz... Com 0-0 e a jogar com 3 avançados (Rafa, Félix e Seferovic) o Benfica nunca foi uno na primeira parte porque tentou baixar o ritmo mas os avançados nunca recuaram o suficiente para cortar linhas de passe nem os médios foram muito acutilantes para ganhar segundas bolas. O Braga, perante este Benfica lento e amorfo, encontrou muito espaço para se aproximar das redes de Odysseas e também gastou muita energia a fechar todos os caminhos possíveis às saídas de bola do Benfica.

Expectante... Sim, penso que será uma boa forma de descrever o baixo nível de qualidade de jogo do Benfica e isso terá tido a ver com o empate que se registou em Vila do Conde. O grupo terá sentido que não seria a melhor solução entrar a jogar em alta pressão e com velocidade... Terá sentido que não poderia arriscar nas transições de modo a não ser surpreendido... Mau julgamento!

Ao intervalo, o resultado era mais do que justo até porque aquilo não era o Benfica que Lage tem tentado criar... Outra razão? A inexperiência de jogadores como Odysseas, Rúben, Ferro e Florentino nestas andanças e a inépcia de Almeida, Samaris e Pizzi! Pensei que ao intervalo, Lage iria dar de cima a baixo na equipa... Acordá-la... Fazê-la jogar como um bloco e não como partes...

E isso aconteceu pois o Benfica manteve a superioridade na posse de bola que trazia da primeira parte mas agora no meio-campo do Braga e, em muitos momentos, em cima da grande área deles. Jogar em alta pressão, em velocidade e imprimir profundidade e risco nas transições começou a dar os seus frutos e depois, os lances de perigo começaram a acontecer. A bola começou a andar mais vezes dentro da grande área do Braga (Félix 48 e 51) e o Benfica acabou por dar a volta ao marcador e quase que goleava com larga margem.

Vitória justa onde o Braga pecou por ter sido tão pujante na primeira parte e o Benfica ainda foi a tempo de mostrar porque conseguiu como que ressuscitar em meados de Janeiro.

Gabriel, parece-me, faz falta... A sua profundidade a fazer passes é algo que desapareceu desde que o brasileiro foi para a oficina. Os tempos de transição para ataque rápido são cada vez maiores e isso não tem só a ver com o cansaço ou com o valor das equipas que o Benfica defronta.

É altura das notas...

Odysseas 2: Anda... Nervoso numa altura de grandes nervos. A equipa técnica que fale com ele e o acalme.
Almeida 3: Foi o mais rematador na primeira parte mas os seus cruzamentos...
Rúben 3: Continua a fazer coisas estúpidas e fantásticas... Comete um penálti num lance em que só tinha de se colocar entre a bola e a baliza... Depois marca o terceiro golo! Enfim, esta é uma altura em que todos temos de estar concentrados.
Ferro 3: Não tão atento como noutros jogos. O Braga não é uma equipa qualquer e esta fase final da época é o que é. Espero que seja só isso e que aprenda com esta fantástica experiência.
Grimaldo 3: Mais contido e eu compreendo. Apareceu mais adiantado na segunda parte, ainda bem.
Samaris 3 Alguns furos abaixo do habitual. Está com uma sucessão de jogos impressionantes e o corpo humana não é o que todos desejamos.
Florentino 3: Também sentiu a pressão. Foi lento a decidir, a intervir e a organizar. Mais um que está a aprender para ser gigante.
Pizzi 4: Bem... Terá sido o melhor em campo perante uma exibição fraca na primeira parte... Teve cabeça para marcar efectivamente duas grandes penalidades e anda marcou o pontapé de campo que esteve na origem do terceiro golo.
Rafa 4: Mal aproveitado! Andou a ver jogar na primeira parte, esteve mais interventivo na segunda até porque Grimaldo começou a aparecer mais vez na frente e depois marca um golaço! Fantástico.
Seferovic 2: Para a próxima vez, é melhor manter a boca calada e treinar em vez de dar entrevistas! Foi preponderante em largos períodos da era Lage mas agora desatou a falhar golos... Sempre disponível para ajudar a equipa mas anda meio distraído!
Félix 3: Bom jogo sem dúvida mas aquela hipótese que deu ao árbitro de o expulsar ainda revela o quanto imaturo é.

As alterações foram para quebrar o ritmo e nada acrescentaram à partida.

O árbitro... Bem, Martins, sportinguista, assinalou três grandes penalidades. Se as primeiras duas podem levantar algum tipo de contestação, a terceira não! Aproveito para aqui deixar este vídeo do lance com Félix:
O toque é visível. É mais do que visível pelo que... Concordo com todas.

Se poderia ter expulso Félix? Poder até poderia mas terá analisado a borrada que fez no primeiro amarelo. Continua a não ser um árbitro mas sim um gajo que anda ali a ganhar dinheiro e... Esteve relativamente bem o que foi uma surpresa.

Notas:

1) Agora que se sabe que um elemento do conselho de arbitragem afecto ao CJCPC (Ricardo Duarte), transmitia os nomes dos árbitros nomeados a Luís Gonçalves que depois os transmitia à claque do CJCPC... Interessante saber que ele, Ricardo Duarte, fez queixa de Gonçalves a 14 de Setembro de 2018... Gonçalves foi condenado a pagar uma multa em Fevereiro... Só a semana passada é que se decidiu voltar a tornar as nomeações dos árbitros públicas...

2) Agora que se sabe que os árbitros têm as suas viagens organizadas pela Cosmos (olivedesportos) e que a empresa de aluguer de carros Guerin tem relações privilegiadas com os SD... Já estou cansado... O CJCPC empatou, a amante venceu com o primeiro golo a ser irregular (deveria ter sido assinalada grande penalidade no lance que antecedeu o golo do sporting o que poderia ditar a inauguração do marcador para o Guimarães) e o Benfica... Isto são só factos!

3) O CJCPC, dirigiu um pedido de reunião ao CA! Entre outras idiotices, critica severamente Soares Dias por não ter assinalado uma grande penalidade a seu favor em Vila do Conde... Terá sido esta?
Ou foi esta?
Bem... Fiquem com um resumo da partida de Braga. O resto é conversa:
Fiquem também com as melhores imagens da partida de Braga:
Claro que sou contra excessos de euforia mas compreendo que aqueles que consideravam esta partida em Braga como a mais complicada, pensem que a coisa está encaminhada no entanto... Estão errados! Fiquei eufórico com a vitória do Benfica mas sei que vamos defrontar o Portimonense que mais não é que a filial e lavandaria do CJCPC do Algarve e ainda teremos de ir a Vila do Conde defrontar o clube que impôs um empate aos mesmos (grande golo do Nuno Santos by the way). Por isso, de nada nos vale começar a festeja porque nada está conquistado. Faltam sete pontos e o resto é conversa!

PS: Presidente, largue o telemóvel. É um péssimo exemplo. Veja as partidas do clube a que preside... Demonstre mais interesse.
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Não discordo nem concordo completamente com analise a partida.

    Acho que neste caso temos que dar mérito ao adverssário e ao Abel que colocou as pedras certas nos lugares certos anulando os pontos fortes do Benfica, é óbvio que a questão da intensidade foi importante mas essa factura o Braga foi paga-la mais tarde.

    Eu não posso é deixar de realçar é o mérito a serenidade e as solucções encontradas pelo Lage sem fazer uma única substituição, se dúvidas houvessem as mesmas ficaram dissipadas temos um treinador enorme, com uma leitura de do jogo irreprensivel, é óbvio que não vai acertar sempre e o Braga também estoirou, só espero é que ele nunca perca o balneário.

    NADA mesmo NADA está ganho, mas tudo já esteve perdido e estamos agora a sonhar e com uma margem de erro embora muito pequena a três jornadas do fim.

    O Benfica ganhou aos 6 primeiros da tabela fora só por isso já demonstra quem é que merece ser Campeão, neste campeonato falseado com erros de arbitragem evidentes sempre a favor de duas equipas SCP e FCP que ocupam lugares na tabela que nnão correspondem a realidade.

    Obrigado por mais um post esclarecedor e as imagens fantásticas.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  2. O Presidente está ao telemóvel a ver se já tinhas publicado as tuas notas :-)

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo