quinta-feira, 4 de abril de 2019

Fernandes 1 SL Benfica 0 (TdP MF 18/19)

E foi-se a Taça de Portugal. E a paciência anda perdida algures por aí!

Em termos tácticos ou de planeamento e gestão da partida, devo-vos dizer que o Benfica mereceu perder.

A colocação de Félix em campo foi um erro de casting. O jogador está gasto e a cabeça já não está bem no futebol (pintou o cabelo!!!). Com Zivkovic na esquerda e Rafa perto de Seferovic... Jogámos quase com menos um, quase.

A falta de eficácia gritante! Todos bons rapazes mas falhar deu naquilo... Seferovic e Jonas à cabeça e Rafa naquele lance em que tem o suíço, com a baliza à frente, e decide fazer mais um drible em vez de assistir...

A gestão da partida na segunda parte... Em vez de adormecer o Sporting, o Benfica adormeceu-se a si próprio. Em vez de apostar na rapidez (Zivkovic?) Lage apostou no posicional (Jonas) e só mais tarde, tentou encontrar essa rapidez com o Taraabt... Não resultou!

Existiu muita hesitação em avançar para o ataque e os passes falhados pareciam um geiser... A malta, pareceu-me, que não se queria cansar muito e optou por jogar seguro o que...

Em termos de jogo jogado, e como vi a partida com sportinguistas, posso-vos dizer que eles se borraram mais vezes do que nós pelo que o Benfica... O Benfica foi presa fácil da falta de assertividade no preenchimento posicional, no passe e na finalização.

A arbitragem? Bem, casos daqueles não existiram, porque o Benfica não deixou, mas a complacência disciplinar... Raphinha e Acuna terminaram a partida mas enfim!

Nota 1: Castigar o Grimaldo no lance do golo... Obviamente que é um grande golo mas Grimaldo naquele momento ou dá a linha final e habilita-se a um cruzamento perigoso ou corta essa linha e oferece o interior... Confiando que há um colega (Rafa ou Fejsa ou Gedson ou Jardel) que o possa dobrar em caso de ele não ser capaz de fazer o desarme... Ninguém lá estava e... Claro que caiu que nem um patinho na simulação mas...

Nota 2: Pessoalmente, gostei de ver o Gedson naquela posição (8). Não é Gabriel ou o Enzo Perez. É o Gedson que tem muito para aprender e que será ali que vale muito como potencial jogador.

Venha o Campeonato. Cuidado com a Liga Europa caro Lage... É necessário mais coragem e apostar na malta que está com vontade de jogar.

PS: A última vez que vi uma equipa celebrar uma vitória sobre o Benfica daquela maneira, foi o Gondomar... Isso diz muito do valor do Benfica.

E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Para dobrar o Grimaldo no lance do golo faltou o Gabriel. Mas já estava na enfermaria.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo