segunda-feira, 18 de março de 2019

Moreirense 0 SL Benfica 4 (CN: 18/19 - 26J)

Apetece-me dizer que foi quase perfeita esta visita aos Cónegos...
Ritmos: O Benfica teve alguma dificuldade em pautar o ritmo da partida e marcar golos... Até ao primeiro, aos 37 minutos, falhou alguns feitos e viu um ser anulado pelo que a equipa teve de manter o ritmo alto e o foco em máxima rotação o que significa despender mais energia... Depois de 120 minutos jogados na 5ª feira!

Mas mesmo assim, deu-me a sensação que a equipa nunca teve de fazer grandes acelerações por que mais uma vez, quem estava em campo estava a cumprir e a fazer a bola circular ao invés de andar a correr com ela.

Com 0-2 ao intervalo, resultado mais do que justo, o Benfica tinha de se precaver contra uma entrada a todo o gás por parte do Moreirense, que fez duas alterações ao intervalo mas... Este Benfica de Lage, com toda a malta concentrada, consegue colocar quase sempre 2 homens na grande área nas transições (ontem cheguei a ver 4). Consegue colocar a bola no espaço vazio e não no espaço posicional (não sei se me faço entender), é a tal da profundidade onde atletas como Rafa podem fazer a diferença...

Com 3-0 aos 48 minutos, o ritmo pausou. Os jogadores posicionaram-se mais frente à grande área, permitiram alguma aproximações mas conseguiram manter o Moreirense longe de criar grandes perigos. Esta é a tal frescura de Lage que ainda irá ser aperfeiçoada com toda a certeza.

Eficácia: De certo modo, talvez até tenha sido bom Pizzi e Jonas falharem aqueles golos feitos logo no início da partida. Com cerca de 15 minutos a vencer por 0-2, ou a coisa ia aos 10 ou iríamos ter um calmo passeio... No entanto, confesso que não fiquei muito agradado com o desperdício até porque correr riscos não é aconselhável face ao que se passa neste "nosso" futebol.
O certo é que custou marcar o primeiro mas depois, e com alguma mestria e/ou sabedoria, este Benfica que trazia bem mas muito bem a lição estudada, controlou a partida e construiu um resultado sólido vulgarizando de certa maneira o 5º classificado... É que somos capaz de ouvir/ler que o Moreirense não jogou peva mas caros Benfiquistas, o Benfica foi superior e não deixou que os Cónegos tivessem muitas hipóteses de mudar o rumo dos acontecimentos.

Bolas paradas... Que diferença ou ainda acreditam em coincidências?

Notas a doer.

Odysseas 5: Tudo o que fez, fez bem. Duas grandes defesas.
Todas as saídas controladas. Talvez algumas reposições meio abananadas mas porque foi solicitado à queima.
Almeida 3: Estava a contar com Corchia e gostava de saber porque não jogou ele...
Rúben 3: Continua a fazer idiotices de quando em vez... Faz faltas completamente disparatadas que são como oxigénio para os adversários.
Ferro 4: Continua a mostrar de forma evidente que é central. Sim, eu sei que há um longo e árduo caminho pela frente. Ele tem 21 anos e necessita de mais duas épocas a aprender o que de bom há. Mas se cumprir, vai ser um excelente central.
Grimaldo 4: Gostei do espanhol. Acutilante e preciso sempre que foi necessário.
Samaris 4: Algumas vezes, descompensou o miolo porque teve de acudir aos flancos mas fez uma belíssima exibição coroada com um golo que bem merece.
Gabriel 3: Parece ser um excelente médio box-to-box mas levou uma pancada na primeira parte que o obrigou a rodar com alguma precaução. Mesmo assim, foi sempre generoso e batalhador.
Pizzi 3: Aquele falhanço... Boa exibição onde deambulou por toda a frente de ataque, acabou de rastos... 
Rafa 4: Outro bólide a passar por um excelente momento - há meses. Impressionante a sua entrega e disponibilidade física... Excelente golo a concluir uma exibição francamente positiva.
Jonas 3: Outro que falhou e que quando marcou estava fora de jogo. Mas foi bom vê-lo a correr  durante 84 minutos e sair sem qualquer mazela. Assistiu Rafa para o 3º golo o que revela que o artilheiro também sabe armar... Lage agradece que Jonas esteja a entrar no esquema.
Félix 4: Continuo na minha, Félix está a acumular cansaço o que lhe tolda a execução de certos movimentos mas mesmo assim, continua a mostrar que tem um potencial enorme. Mais um golo e uma disciplina táctica impressionante.

Como quase sempre, parece-me que as alterações foram feitas algo tardiamente. O facto de a equipa ter chegado ao 3º golo muito cedo na segunda parte, algo que libertou alguma pressão, era na minha opinião motivo suficiente para Lage começar a fazer as trocas e não esperar mais 20 minutos.

Como a equipa já tinha o jogo controlado e não tinha de modificar absolutamente nada, as alterações não trouxeram nada de novo! Normal. Parabéns ao Florentino pelo golo que marcou.

Arbitragem? Olhem, andam para aí a falar de foras-de-jogo e tal... Para mim, só houve um caso. E esse caso mudou desde logo o figurino da partida: João Aurélio, deveria ter sido expulso logo aos 3 minutos de jogo:
Vejam onde está a bola e se Aurélio não foi mesmo só para aleijar Grimaldo... O resto, depois disto, é palha para o gado comer! O ferrari vermelho, se é que alguma vez o foi, já está nas mãos do gangue da ribeira:
Já no ladrão, aconteceu o normal: O CJCPC foi assistido pela arbitragem para conquistar mais 3 pontos. O Ladra... O árbitro foi... João Capela pois claro. No espaço de 5 dias, Capela mostrou o profissional que é ao serviço dos azuis-e-brancos se não observem: Qual destes 4 lances mereceu a marcação de castigo máximo?
A falta de coerência demonstra que Capela está ao serviço do CJCPC! O Capela e outros como este.

Tempo para uma pausa que todos merecemos. Vai ser duro mas a equipa necessita de descansar e de recuperar alguns jogadores como Jardel, Conte, Salvio e especialmente Seferovic. Lage vai também, espero, trabalhar mais o aspecto mental com jogadores como Zivkovic e Gedson que me parecem estar num período de falta de ânimo.

Grande abraço a todos.

Fiquem com o resumo:
E com as melhores imagens:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Afinal na jogada do Moreirense a bola entrou na baliza do Benfica ou não?

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo