quinta-feira, 7 de março de 2019

D Zagrebe 1 SL Benfica 0 (LE - 8F, 1ªM)

Penso que ficou... Pelo menos para mim, ficou evidente que o sistema de Lage está a ficar bem oleado. Houve um Benfica antes da lesão de Seferovic e outro após a sua saída.

Isto acarreta perigos...
Nem é uma questão do valor do avançado suíço. É o não haver um jogador com características semelhantes e não haver alternativa mesmo que com características diferentes.

O Benfica dispensou dois avançados (independentemente do seu valor), promoveu um da formação (Jota) e tem ainda Jonas (renovação de contrato) que nem para este jogo foi convocado... Com até as pilhas Duracel se acabam por gastar, Seferovic já não andava fresco, Félix já não dura 90 minutos e...

E Lage tentou colocar Krovinovic a volante mas volante já é Félix... Volante e volátil. Basicamente, a equipa não respondeu à perda do seu avançado mais fixo e isso fez com que mesmo com o comando territorial da partida nas mãos, nada se passasse de perigoso na área adversária.

Os avançados começaram a afunilar jogo e o meio campo foi presa fácil para o adversário (tal como durante cerca de duas épocas). Talvez este jogo -  assim como os outros dois frente aos gregos - sejam uma espécie de treinos de pré época a doer.

Deverá Lage pensar em alternativas? De duas maneiras: Quer a nível dos atletas, quer a nível de sistema posicional. Posicional? Sim claro. Uma vez que Jonas, Félix, Rafa e Jota não são avançados fixos (se bem que Seferovic por vezes não o seja também), Lage terá de pensar numa forma de colocar os avançados mais móveis a funcionar lá na frente. E isto leva de imediato a que reformule os posicionamentos colectivos... Coisa que não aconteceu hoje porque aquilo que aconteceu com o suíço não estava previsto mas era uma espécie de bomba relógio à espera de...

Mais algumas considerações nas notas.

Não creio que o Zagrebe tenha capacidade para passar a eliminatória. Perante o jogo pouco conseguido do Benfica (será que o grupo de trabalho está também mentalizado que o objectivo principal são as provas nacionais?), nunca tiveram mestria e qualidade para aumentar o marcador pelo que, e dependendo do que se passar na próxima partida... Até se pode dizer que foi o Benfica que perdeu e não o Zagrebe que venceu. E... Tudo teria sido diferente se Grimaldo tem sido feliz logo no começo da partida...
Notas:

Odysseas 4: Nada a fazer no lance do golo. Manteve a bitola usual.
Corchia 4: Agradável. Ainda vem a tempo de libertar Almeida para outras posições (a de central porque pelos vistos...). É um facto que a cada jogo, o francês vai paulatinamente agradando. Veremos.
Rúben 2: Pela imbecilidade que fez ao cometer penálti. Começa a ser imagem de marca esta falta de foco e de calma. E ele tem agora margem para evoluir mas...
Ferro 4: Muito boa exibição. Mais uma.
Grimaldo 3: Sim, pelo falhanço! Não pode ser. Outro que começa a estar com sobrecarga de jogos e qualquer dia pimba! Yuri poderia e deveria ter jogado a partida.
Florentino 3: Não que tenha sido um jogo fraco mas após a saída de Seferovic todo o meio campo perdeu o sentido táctico e ele, mais jovem/inexperiente, foi o que mais sentiu com tanta gente ali à volta.
Gabriel 3: Alguns passes falhados e o naufrágio no irrelevante assim que as alterações se fizeram.
Gedson 2: Não! Não é para os flancos caro Lage!
Krovinoc 2: Não, não é para os flancos também. Atrás do avançado? Não havia por isso nada posso dizer. A 10? Não sei, não o vi lá. Padece dos males das rotundas que andou a sorver durante alguns anos... Tem de se benzer e expurgar esse mal.
Seferovic 2: Aleijou-se. Veremos se é coisa pouca! Mandem-no para o Dubai 😉
Félix 2: Nada inspirado. Ficou sem o colega e depois ali andou a arrastar-se. Lage tem de dar aos neurónios. Seja Jota ou Jonas ou Rafa ou alguém...

Qualquer das entradas apenas aumentou a confusão no seio da equipa. Cervi está mal, não funciona bem, nada lhe corre bem... Zivkovic? Não me parece que Lage confie nele mas talvez fosse uma boa alternativa a Rafa no flanco esquerdo... Esperem! Eu explico: Meio campo para a frente na próxima partida se Seferovic estiver de baixa (e se não estiver que o suíço tem de descansar): Miolo - Samaris e Krovinovic/Gedson; Flancos - Pizzi e Zivkovic; Frente - Félix e Rafa! O estádio da Luz cheio dará uma ajudinha 😇.

Nota: Jardel (32), Fejsa (30), Salvio (28) e Jonas (34), têm um registo de lesões preocupante, pesno que os 3 últimos jamais voltarão a dar um ar da sua graça. Agora que uma geração nova de jogadores está em evidente afirmação no plantel principal, há espaço para questionar as renovações contratuais que se fizeram? Penso que não mas se a evolução dessa geração surtir efeito - como parece e como eu desejo - há espaço para o clube começar a pensar em alar com eles?

Esta época, o Benfica já disputou 46 partidas (96-44). Foi vítima da sobreutilização deles e de outros... Espero que Lage demonstre a sua versatilidade e encontre um modo equilibrado de dosear o esforço dos atletas (Almeida, Samaris, Rafa e Pizzi estão a ser bem geridos mas uma equipa não joga com um guarda redes mais 4...). Grimaldo... Félix... Seferovic... Rúben... Ferro é o próximo? Até Maio há muito jogo para disputar.

O árbitro? Bem no penálti que assinalou.

Resumo não há. Fotos são poucas:
Venha o Belenenses sem a cruz de cristo!
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. http://www.okgoals.com/match-highlights-1551994377---89

    ResponderEliminar
  2. Muito boa análise. E comungo das preocupações.
    E dos 4 jogadores que falas, Jardel (32), Fejsa (30), Salvio (28) e Jonas (34), nenhuma grande equipa se pode dar ao luxo de ter 4 jogadores quase permanentemente lesionados. Pelo menos estes últimos três era bom que saíssem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. São muitas lesões e muito dinheiro já para não falar do espaço que ocupam...

      Eliminar
  3. Os tropeções, acontecer... que aconteçam com este resultado, em que se dá a oportunidade de emendar a mão, corrigir e puxar as orelhas a quem de direito. Infelizmente o Bruno Lage apanha o comboio em andamento e lamento o dizer... posso estar enganado, mas creio que alguns elementos não têm perfil ou andamento para o tipo de futebol que o nosso treinador quer implementar. Acredito pelo que dá a conhecer, o Bruno, seja dado e dê grande importância às relações humanas, por isso para ele, todos contam... resta aos jogadores não defraudar a confiança que o treinador deposita neles. Mas repito... penso que alguns são cartas que não pertencem ao baralho que está a ser criado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a tua opinião RN13.

      Por meritória que tenha sido a sua presença no Benfica, há cartas que me parecem estar mesmo fora desse "tal" baralho. É como tudo.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo