domingo, 3 de março de 2019

CJCPC + VAR 1 SL Benfica 2 (CN: 18/19 - 24J)

Ora aqui está uma excelente maneira de terminar um sábado simpático... O Benfica, contra 17 intervenientes, venceu uma partida de futebol por 1-2. Com menos um jogador durante 18 minutos.
Sim, o início foi um pouco titubeante. Era necessário medir as forças e estar muito atento às movimentações dentro e fora do relvado! Mas o CJCPC logrou marcar um golo num momento em que nada o faria esperar, na ressaca de um livre directo... Um golo que é obtido no limite do fora de jogo! Ou talvez não? Mais para a frente, está um GIF e cada um tire a sua conclusão.

Não havia nada a fazer e cabia ao Benfica operar a reviravolta!

E isso começou a acontecer paulatinamente. Este Benfica de Lage, é muito métrico e poético. É uma máquina que ainda não está muito afinada para partidas deste quilate (contra arbitragens incluído) mas deu-me a sensação de que a lição estava relativamente bem estudada porque bastaram oito minutos para a equipa restabelecer o empate. Enquanto o CJCPC chutava bola em profundidade o Benfica ia urdindo jogadas paço a paço e foi, na primeira parte, bastante perdulário!

Com a equipa em boa sincronia, sempre que os jogadores estavam atentos nas tarefas defensivas, o Benfica conseguiu construir lances de ataque com grande beleza estética mas foi num lance ganho na raça e com inteligência posicional (Gabriel) que Félix concluiu uma assistência de Seferovic. Com grande tristeza, nem Pizzi nem o suíço conseguiram operar a reviravolta ainda na primeira parte... Mas ainda assim, demonstraram que a equipa estava a jogar futebol!

A segunda parte foi uma carambola de emoções.

Depois de suster - com mérito - o ímpeto inicial dos tais listados verticais, o Benfica desferiu um golpe cirúrgico com o segundo golo de Rafa. Pressão imediata e corte de bola - corte de Rafa que foi um passe - trabalho fantástico de Pizzi e golo!

Infelizmente, a equipa foi decaindo fisicamente. É a minha perspectiva que Lage exigiu demais do conjunto a partir dos 65 minutos... O Benfica começou a ter dificuldades notórias em construir jogo ofensivo e/ou em contra atacar porque Rafa, Pizzi começaram a ficar longe de Félix e de Seferovic e quer Félix e Seferovic já estavam a ser lentos na pressão ao portador de bola adversário e a ajudar o meio campo... Samaris estava ressentido fisicamente... Aquela ligação entre o miolo e ataque desvaneceu e a entrada de Gedson foi traída pela expulsão de Gabriel.

Claro que depois Lage esperou não sofrer golos e planeou quebrar o ritmo da partida com as restantes duas substituições... Mas parece-me que Gabriel deve um jantar aos seus colegas, é que fiquei com a sensação que o Benfica teria sido capaz de ampliar a diferença de um golo no marcador se tivesse onze jogadores.

Claro que com 10, a equipa teve de se precaver. Claro que o CJCPC acentuou o seu domínio da partida até porque este Benfica ainda não tem a mentalidade mais confiante (muitos anos a apresentar-se ali de forma medrosa!). Mas mesmo assim, a equipa revelou estar solidária. Ver Seferovic a defender perto da linha final foi um elixir para os restantes colegas se entregarem com  tudo o que tinham e o que não tinham. A vitória acabou por ser meritória e justa numa partida hercúlea!

Tive de chegar a casa para conseguir ouvir as declarações dos treinadores. Engraçado ouvir o do CJCPC que afirma que o golo de Rafa surgiu do nada... Caro estúpido, toma e enfia lá este nada.

🖕

O Benfica teve a bola em sua posse durante mais de um minuto conquistando um pontapé de canto. Aprende!

Sobre Lage, devo-vos dizer que ele transmite na minha frequência: "Agradecer por duas coisas: a atitude no treino e o facto de estarem a fazer de mim treinador. O mérito é deles. Esta caminhada só é possível devido ao trabalho deles". Podemos ter as melhores ideias mas se não existir comunicação, empatia e sentido entre duas partes... Quando um não quer/pode, dois não fazem, certo?
Correcto. Ontem o Benfica não falhou!
Notas. Sempre a doer que nem uma ruptura muscular.

Odysseas 4: Fez uma grande defesa. Sempre atento nas suas intervenções. No entanto... Aquele movimento que faz no golo dos CJCPC, pareceu muito curto.
Almeida 4: Entrega, muita entrega.
Rúben 5: Coragem... Mostrou ser a voz de comando da defesa mas terá de ganhar mais experiência e isso não se consegue de um dia para o outro. Os despiques com o aditivida com baba de caracol foram sempre difíceis.
Ferro 5: Tem uma época a menos que Rúben na equipa principal e, talvez, ainda falhe na leitura de certos lances mas fez uma partida muito boa. 
Nota: Dois putos amarelados, aguentaram o jogo de forma bastante adulta e com classe... O D. Médico do Benfica que recupere mais centrais porque estes estão a começar a acumular minutos especialmente o Rúben.
Grimaldo 5: Um senhor. Topou, na segunda metade, que Rafa estava sem pernas e deu tudo em campo. Teria sido um extremo perigoso caso...
Samaris 5: Gigante... Marcou um golo com aquele desarme cirúrgico sobre Herrera. Parece que na segunda parte, jogou algo diminuído fisicamente o que só lhe acrescenta valor.
Gabriel 4: Um completo idiota no lance que ditou a sua expulsão... Aprendeu a lição certamente e a partir de agora saberá dosear os seus impulsos. Num futebol honesto, os dois amarelos que viu são correctos mas Gabriel deveria saber que os fantoches do CJCPC podem agredir que não são expulsos. De qualquer modo, fez um grande jogo mas terá de ser mais célere quando tem de decidir em fracções de segundo e está perto da sua grande área.
Pizzi 4: O lance do segundo golo, de Rafa, marca o desfecho final... E meio golo é de Pizzi com um movimento sublime que trava dois jogadores adversários e abre uma faixa em linha recta para o golo. Foi um dos primeiros a dar o berro... Pudera, correu muito e participou em quase tudo o que foram movimentos ofensivos da equipa! Infelizmente, não foi suficientemente inteligente para rematar da melhor maneira num lance de golo quase feito na primeira parte.
Rafa 5: Passou grande parte da partida algo despercebido porque estava a ajudar Grimaldo. Mas isso engrandece a sua exibição que ficou coroada com um golaço... O golo da vitória! Poderia ter marcado outro o que era mais do que merecido. Dava-lhe 5 na mesma mesmo que tivesse sido outro colega de equipa a marcar o golo, no entanto os colegas não o ajudaram muito: Ao invés de jogarem na profundidade para aproveitar a sua velocidade, faziam o passe curto que o tornava presa fácil.
Félix 5: Mas que golo... Grande exibição traída pela natural falta de pernas. Peitou com classe e autoridade uma espécie de jogador de futebol que enverga as cores da bandeira de Portugal. Acabou sem pilhas...
Seferovic 4: Perdulário... Por uma vez...
Mas teve uma entrega absolutamente extraordinária.

Alterações... Penso que Lage começou a mexer tarde na equipa. Gedson não revitalizou bem o conjunto mas se calhar, não teve tempo para isso porque a equipa ficou inferioridade numérica seis minutos após a sua entrada. A entrada de Corchia foi bem pensada porque Almeida foi para a molhada e o francês estava fresco dando boa conta de si no flanco direito. Cervi entrou para queimar tempo.

Lage mexeu tarde? Penso que sim... A equipa começou a recuar um pouco demais e... Ora bolas! Ao invés de refrescar o miolo Lage terá pensado em começar a esticar a equipa de modo a aumentar o score mas foi traído pela expulsão de Gabriel no entanto - mesmo assim - tentou manter os flancos activos se bem que Gedson não é flanqueador mas sim transportador pelo que teria sido muito interessante ver a armadilha que Lage deveria estar a preparar para terminar a partida em beleza.

Falar da arbitragem de Jorge Sousa... Já o fiz ontem!

Lances a recordar:
Minuto 15. Terá sido a intensidade? O agarrão existiu...
Este lance passou-se instantes antes do livre que...
Minuto 18. O golo do CJCPC... Difícil de ajuizar eu sei mas... 
Não se falou muito neste lance até porque o Benfica empatou a partida instantes depois mas... Casillas comete grande penalidade ao falhar a bola para atingir o Rúben. Duas a juntar a dezenas só esta época...
Minuto 40: O momento carnaval da partida protagonizado por um palhaço e que exemplifica tudo o que aquela companhia circense tem feito nas últimas épocas...
Minuto 42: Félix é ceifado sem apelo nem agravo mas Sousa manda seguir (nada de cartão amarelo) porque a bola ficou em posse de outro jogador do Benfica que:
Por entre dois defesas, que chocam entre si, fica com a bola e em posição favorável para criar um oportunidade de golo... Vê Sousa a mandar parar porque...
Minuto 56: Os cartões amarelos para os jogadores do CJCPC continuavam no bolso... Pobre Rafa!
Minuto 75: Agressão de Brahimi. Espero vê-lo castigado até porque há imagens. Espero que Sousa - tão célere a expulsar Gabriel - seja chamado para explicar como viu a chapada e nada fez...
Ou o VAR que penso pode intervir neste tipo de lances.

Contra 17, com apedrejamentos, com petardos e foguetes junto do hotel... 1-2! Nada mau certo?

Muito satisfeito com a prestação da equipa. Em vez de utilizar pontapé para a frente, o Benfica arquitectou o máximo possível os seus movimentos ofensivos. É verdade que umas vezes melhor do que outras mas de qualquer modo, nota-se vitalidade no grupo de trabalho que é o melhor em Portugal há muito tempo e que ontem conseguiu a sua nona vitória consecutiva! 9 vitórias e 9 pontos conquistados que se traduzem em... Pouco! É que o caminho é muito agreste e cada jogo será sempre um difícil teste à capacidade dele.

Bem, deveríamos estar em Setembro certo? Talvez sim talvez não. O importante é ver o Benfica a jogar futebol...
Fiquem com o resumo da partida:
E com as melhores fotografias que pude encontrar:
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Faltou o lance, que JS assinala mão de Seferovic que nenhuma repetição demonstra ter existido, que daria jogador do SLB isolado para golo...

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, curto e grosso e pendurem ao pescoço.
    Como já tive oportunidade de escrever em comentários anteriores, a equipa vem subindo de rendimento jogo após jogo com o Bruno Lage a fazer uma excelente gestão do plantel, portanto não fiquei nada surpreendido com a vitória de ontem, da minha parte era perfeitamente expectável que déssemos uma trepa ao CJCPC e foi assim que aconteceu mesmo a jogar contra 17.
    Houve coletivo, entrega, controle de jogo, disciplina tática e saber jogar bem, não sei se repararam mas na 1.ª parte chegámos a ter 58% de posse contra 42% do CJCPC.
    Depois, entrar em campo com 6 jogadores portugueses, 4 deles da formação é obra, o CJCPC jogou com 2 um deles naturalizado.
    De qualquer maneira, nada está ganho e euforias só mesmo em Maio (melhor se puder ser antes) mas durante esta semana quando olhamos para cima só vemos o céu.
    Quanto ao homem do apito, Jorge Sousa, até ontem achava que era um árbitro coerente, profissional pelo menos era daqueles que não enganava ninguém, portista desde que o espermatozóide entrou no ovário da mãe, mas ontem realmente não aguentou e fez tudo para que o CJCPC não perdesse o jogo, enfim, não com ele ganharam, aliás só precisámos de 10 contra os 17.
    Bem, malta, vamos continuar assim, estamos no bom caminho.
    Carrega Benfica.
    PS- à hora que escrevo isto, a equipa fraquinha do Bairro de Alvalade, aquela que está sempre a mandar postas de pescada sobre a formação, entrou a jogar com um jogador português quem nem sequer é da formação, está a ganhar por 2-1 e a levar um banho de bola do Portimonense, estranho, até se ouvem assobios da bancada.

    ResponderEliminar
  3. e ao minuto 66, quando penso que foi o rafa que se isolou?

    ResponderEliminar
  4. Primeiro ponto: mais um grande post! E um prazer ler sobre os jogos do glorioso no teu blog!

    Segundo ponto: grande jogo do Benfica num campeonato que já devia estar resolvido! Contra 17 como tu disseste, semana após semana, com um Porto e um Sporting muito abaixo de nós em qualidade com um intervalo de pontos muito curto para essa realidade. Os contínuos erros a favor deles com o VAR é algo que não devia acontecer... Basta ver o diferente tratamento entre o golo do Rafa na taça da liga e este do Porto... Seria compreensível sem VAR mas com VAR é inadmissível

    Terceiro ponto: nada está ganho mas se sobrevivemos aos próximos dois jogos e o Porto perder mais pontos... Aí sim ficaremos numa excelente posição, não só para o campeonato (já estamos) mas para as duas taças que ainda estamos a disputar! Que continue a ser jogo a jogo e poderemos chegar lá

    ResponderEliminar
  5. Assim como os atletas foram briosos e deram e dão a cara pelo clube todos os dias em campo e nos treinos, também o deveria fazer a direcção do Benfica, a mesma ao não o fazer não está a defender os interesses do clube nem do futebol Portugûes!

    Infelizmente acho que deve a nós Benfiquistas defender o clube não só apoiando o clube/atletas nos estádios como encaminhar para o os organismos internacionais o resumo dos dois jogos do FCP - Benfica da taça da Liga e Campeonato e pedir a intervenção dos mesmmos no campeonato nacional, uma vez que tanto a comissão da arbitragem a liga e a federação, tem sido complacentes e condescendentes para não dizer cumplices do que se tem passado.

    A dualidade de critérios é gritante as imagens demonstram que tanto o àrbitro como o Var viram vários lances que não foram sancionados disciplinarmente aos atletas do FCP!

    A brincadeira chegou longe demais a que expor isto internacionalmente, porque qualquer dia só falta um maluco entrar por um cmapo a dentro e matar um atleta do Sport Lisboa e Benfica, sim porque já vimos um adepto do FCP a entrar no relvado para agredir um atleta do SLB e até hoje quem anda a levar com possíveis interdições é o Benfica!

    O único clube que venceu os seus rivais e oponentes ao título de campeão nacional foi o SLB tanto fora como em casa, só aí deveria dispôr de 6 pontos de avanço, sete referente ao confronto directo, mas neste campeonato corrupto temos um clube a ser levado mais do que ao colo e querem fazer dele obrigatoriamente campeão nacional com a ameça de alguns arbitros e o compadrio de quem dirige e comanda os organismos que regullamentam o futebol nacional.

    O futebol Português é a maior podridão a céu aberto devido a um único clube do qual as entidades compotentes, conselho anti-dopagem, IPDJ, PSP, GNR e autoridade do desporto, como o ministro do desporto se vergam e são uns miseraveis cumplices.

    Abraço Minha Chama, ainda falta muito, mas nada está perdido!!
    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo