terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SL Benfica 5 Boavista 1 (CN: 18/19 - 19J)

Partida agradável que hoje assisti.
Parece evidente que a equipa do Benfica está mais desenvolta... Mais acordada... Mais motivada? Deve ser qualquer entre estes e outros factores mas parece-me evidente.

Bruno Lage, BL doravante, continua a apostar no mesmo grupo de jogadores... Nesta altura, em que temos algum tempo de descanso, talvez não seja mal pensado mas a verdade é que vamos ter uma sucessão de jogos que irão meter no mesmo saco, provas como o campeonato, a Taça e a Liga Europa.

Não que a partida estivesse ganha à partida mas dá-me a sensação que não viria nenhum mal ao mundo se BL tivesse colocado em campo, jogadores como Conti, Corchia, Yuri, Krovinovic ou até Salvio... Talvez não todos ao mesmo tempo mas eles vão ter de jogar e parece-me que quantos mais minutos tiverem nas pernas melhor.

Palavra que não tenho muito para vos dizer. O Boavista fez aquilo que o Benfica deixou: Ia marcando um golo porque Gabriel se esqueceu onde estava, marcou um golo porque a equipa do Benfica se esqueceu do mais importante e desperdiçou uma grande penalidade fortuita. O Boavista correu muito mas é muito pouco mais do que zero para estas andanças.

O resto foi circulação de bola activa em progressão. A equipa do Benfica tem, nota-se, outro apetite para jogar futebol. Desse modo, é visível o arriscar passes de ruptura que podem possibilitar grandes manobras ofensivas como as que pude ver hoje. Ao mesmo tempo, jogar desta forma cria uma certa imprevisibilidade no jogo do Benfica o que obriga os adversários a tentarem anular as jogadas da forma que lhes é possível... O que antes era expectável e facilmente anulável, hoje parece estar a ser ultrapassado... A tal forma de anular as jogadas de ataque do Benfica do modo que for possível, foi hoje um engodo para que os nossos jogadores pudessem recuperar mais depressa a posse de bola. Também as transições de ataque estão a ser mais céleres e precisas e... Em maior quantidade o que provoca desgaste no adversário.

Em suma, partida agradável com uma mão cheia de golos que abre o apetite para o confronto com o VAR e o Sporting.
As notas:

Odysseas 4: Sempre atento, defendeu a grande penalidade com uma excelente estirada.
Almeida 2: Há-de vir a partida em que vejo alguém ali em vez dele. É a natural falta de vocação aliada ao excesso de minutos.
Rúben 3: Raçudo numa partida relativamente fácil. Mal no lance do golo do Boavista.
Jardel 3: Tranquilo. Excelente o stand by e corte que fez na segunda parte de modo a evitar um confronto que lhe poderia valer um cartão amarelo. Mal no lance do Boavista
Grimaldo 4: Um ponto mais pelo golo numa exibição segura e relativamente eficaz.
Samaris 4: Cometeu uma grande penalidade de forma inadvertida mas fez uma partida muito pujante. Continua a dar boas indicações.
Gabriel 3: Hoje mais apagadito... Cometeu um lapso que poderia ter colocado a equipa numa situação complicada... 
Pizzi 3: Ok, marcou um golo de forma atabalhoada mas o que mais me irrita em Pizzi é a fome pelo protagonismo que o leva a pegar na bola e fazer deambulações inúteis, obrigando Félix a ir para o flanco direito.
Rafa 2: Penso que deveria ter saído assim que sentiu a picada na coxa. 
Félix 4: Muito bom jogo. A assistência para o golo de Seferovic é uma delícia. Aliás, toda a jogada desde que pega na bola.
Muita entrega nas tarefas defensivas... Pés no chão miúdo! Nada de de embandeirar em arco... Pés no chão.
Seferovic 4: Dois golos... O segundo até me parece um golo de grande execução porque ele coloca a bola através do buraco da agulha...
E falha um lance mais fácil frente ao CJCPC? Boa partida.

As alterações nada acrescentaram à qualidade de jogo da equipa. Hoje é daqueles dias em que isso não era importante. Todos tentaram dar o seu melhor, e isso sim é importante.

De qualquer modo, não vale a pena entrar em euforias... Lá estou eu é verdade... Mas escutem, mesmo com 5-1, é necessário aprumar posicionamentos, melhorar a concentração e experimentar mais o factor rotatividade. Foi agradável mas com alguns mas que já analisei nas notas - Rafa não incluído porque me pareceu andar muito tempo lesionado em campo.

Falta falar da arbitragem de Rui Costa - só o nome já de si é uma vergonha porque Rui Costa é o do Benfica - que foi uma verdadeira tristeza... Uma pequena vergonha! Bruno Esteves, o VAR, amanhã nem deveria sair de casa...

Concordo absolutamente com a grande penalidade assinalada contra o Benfica. Samaris, porque não vê o adversário a sair por trás de si, pontapeia-o de forma inadvertida... Certo! Mas isto:
É inacreditável... É uma vergonha como tantos pares de olhos nada vêm de faltoso.

E faltas?
Este fora de jogo...
O lance acabou por não resultar em nada de importante mas mesmo assim, este árbitro assinalou fora de jogo... Nem fora de jogo é, e a bola estava nas mãos do guarda -redes do Boavista... Assinalar faltas perto da área do Boavista? Vai lá vai... Se tivesse dado golo... Ou tivesse para ser golo... Uma vergonha!

BL, e os seus jogadores que se preparem para o que aí vem no Sábado. Na final da TdL, ouvir o médico a elogiar tanto o VAR não é bom pronúncio. Podia dar uma de religioso e dizer deus nos valha mas... Não. O Benfica vai estar mais preparado para lidar com isto.

Xistra... Procurem o penálti que nem Xistra nem o VAR viram no Feirense-Guimarães...

Nota: Gostei imenso de ver o verdadeiro Rui Costa no banco de suplentes. Bem vindo Rui.

P.S: Os outros jogam amanhã... Vai ser uma passeata em princípio.

Fiquem com o resumo da partida:
Fiquem com as melhores imagens:
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Posso estar a ver mal, mas parece-me que no lance do possível penalti a bola não chega ao braço do boavisteiro

    ResponderEliminar
  2. Caro A Minha Chama, gosto muito de passar pelo Blog. Enquanto benfiquista considero o teu trabalho serviço público! Tenho pena que uma tão boa capacidade de análise seja algumas vezes toldada pelos ódios de estimação. Vou tentar explicar o meu ponto de vista.
    Dizes sobre o Pizzi: " Ok, marcou um golo de forma atabalhoada ..." -
    O Pizzi fez muito mais que um golo. O golo está longe de ter sido marcada de forma atabalhoada (vai ver o resumo). O segundo golo do Seferovic resulta de um ressalto de um remate dele, o penalti que ficou por marcar resulta de uma jogada dele...e podia continuar...
    Dizes ainda"... mas o que mais me irrita em Pizzi é a fome pelo protagonismo que o leva a pegar na bola e fazer deambulações inúteis, obrigando Félix a ir para o flanco direito." Penso que isso é determinado pelo Bruno Lage. A verdade é que de uma dessas idas do Félix ao flanco do lado direito resultou o primeiro golo do Seferovic.
    Concordo que por vezes o Pizzi faz maus jogos, em que apenas complica e não é solidário na recuperação da bola, no entanto também faz bons jogos e no de ontem acho que és injusto na avaliação que fazes.
    Saudações benfiquistas.
    MR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é ódio de estimação. Há duas épocas atrás, quando fix os gráficos com as notas acumuladas dos jogadores do Benfica, ele venceu... Como as notas são minhas...

      Sendo só o Pizzi já não é mau. ;)

      Não concordo que ele seja imprescindível.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    2. Claro que é Lage que os posiciona assim. O tempo virá em que Félix não terá de o fazer... ;)

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo