sábado, 12 de janeiro de 2019

Santa Clara 0 SL Benfica 2 (CN: 18/19 - 17J)

Penso que será consensual que esta partida foi um cúmulo do desperdício, o que desde logo indica que o vencedor foi a equipa que mais fez por vencer: O Benfica.
E era importante vencer para aumentar distâncias para os nossos vizinhos... Sim, o Sporting pode vencer o CJCPC mas não acredito muito que tal possa acontecer pelo que... Foi bom vencer.

Bruno Lage (BL doravante) voltou a alterar os padrões de RV mantendo o esquema de 4-4-2. Desta feita, meteu e bem Pizzi fora do miolo introduzindo Gabriel (o tal que foi contratado para nada). Bem, foi interessante ver o flanco esquerdo jogar de forma fluída enquanto no direito - uma vez que Pizzi já não sabe o que é lá estar - pude observar as constantes derivações para lá, quer de Seferovic quer de Félix, de modo a que lá existisse alguma profundidade.

Numa dessas entradas - de um avançado - o infortúnio bateu à porta do defesa Cardoso... Escorregou e Seferovic não perdoou (após já ter falhado um lance mais fácil assim como Félix). O Benfica já dominava a partida relativamente mas não estava a conseguir acertar agulhas entre os seus sectores pelo que o golo foi muito bem vindo... Assim como a expulsão do mesmo Cardoso após uma reviravolta arbitral (com a qual concordo absolutamente).

A segunda parte morreu alguns minutos depois de Jardel ter feito o segundo golo. O Benfica tinha entrado decido a resolver a partida o mais rápido possível - pudera contra dez - e construiu diversas jogadas de golo iminente mas... Lá está, a bola não entrava e... Depois do 0-2, a partida arrastou-se até ao final.

Vícios: Reconheço que é difícil a qualquer novo treinador deste Benfica, corrigir os vícios do grupo de trabalho. Deste modo, ou LFV ganha algum juízo e mantém BL até ao fim (até porque está 100% vitorioso e trazer um desconhecido poderia  ser perigoso - vide os vizinhos) ou... Mantém BL!

Não que esteja satisfeito como o pouco que esperava desde logo. BL mantém alguns vícios dos tempos passados e urge que os resolva e dê ainda mais força às alterações que já introduziu e com as quais... Concordo e festejo com alegria. Para explicar melhor a minha opinião:
Sim, é por demais evidente... Já se respira... Foi mais de um ano a... E eu sei que há coisas que demoram...

Passo desde já às notas. A doer que não sou pai de ninguém:

Odysseas 3: Parece por vezes nervoso nas saídas aos cruzamentos mas esteve relativamente bem.
Almeida 2: Ainda bem que o Santa Clara ficou reduzido a 10... Em termos defensivos, isso aliviou as possibilidades de Almeida ser chamado a intervir. A atacar, foi mau. Este é um vício a eliminar por BL.
Jardel 3: Pelo golo... Por que de resto... O amarelo é... Por amor da santa...
Rúben 2: A desaprender depois de um início de época bem fulgurante. A falta que faz a este miúdo ter alguém com mais classe e qualidade ao lado dele... Não estou a falar mal de Jardel mas... Jardel não é Luisão, David Luiz, Garay... Aquele amarelo é um idiotice.
Grimaldo 3: Nada de reluzente a exibição do espanhol. Cometeu algumas gafes - de subir sem certezas, perdas de bola, passes falhados - mas sempre se envolveu bem no ataque...
Fejsa 3: Já se nota uma melhoria de qualidade no mestre do meio campo. Falta encontrar  parceiro ideal.
Gabriel 2: Pois... Depois de tanto tempo, não estava à espera de nada surrealista. O brasileiro teve a sua oportunidade e talvez mereça outra se bem que gostava de ver Gedson e Krovinovic ao lado de Fejsa... Um de cada vez claro! Gabriel está sem ritmo e uma avaliação ao seu real valor agora seria sempre injusta. De qualquer modo, e para este jogo, parece-me que foi mais produtivo do que Pizzi o seria.
Pizzi 3: Ainda bem que saiu da batuta porque na minha opinião não é maestro. Pizzi foi para a direita e demorou a perceber que tinha de lá ficar (merecia um puxão de orelhas pois andou muito pelo meio). Inacreditavelmente, só saiu aos 91 minutos de jogo... A expulsão de um adversário, facilitou a sua exibição, permitindo-lhe derivar à vontade para zonas mais interiores. Pena que Almeida não apresente neste momento qualquer qualidade para fazer o corredor direito.
Zivkovic 3: Parece que está a perder o gás. Uma pena mas uma vez que Cervi ainda não o arranjou, espero que o sérvio o volte a recuperar (o gás). Sempre importante enquanto teve força. Serviu Félix na primeira parte da forma habitual... Também gostava de o ver ao lado de Fejsa... Quem sabe... São tantas as opções com qualidade.
Félix 3: Não foi um bom jogo do puto. O relvado tornou-se muito pesado para o jovem artista. Melhores dias virão. Mas esteve sempre activo e deu tudo na primeira pressão sobre o portador de bola do adversário.
Seferovic 3: Muito falhou o suíço... Depois do golão na jornada passada, Seferovic falha por vezes golos feitos de forma algo inacreditável pelo que uma pessoa fica confusa em encontrar um ponto de equilíbrio. De qualquer modo, marcou mais um golo.

As alterações... Um pouco inconsequentes à imagem de RV não só pelo tempo de jogo em que foram introduzidas mas também pelas escolhas. Com Fejsa a necessitar de descanso... Gabriel, Pizzi e Almeida a zero... Salvio, Castillo e Gedson nada de novo acrescentaram pelo que uma análise da minha parte à leitura de jogo de BL está em águas de bacalhau tal como na jornada anterior: Uma coisa é escolher a melhor equipa e o melhor sistema, trabalhar ambos os vectores, como Lage explicou e bem na CI, outra coisa é introduzir alterações no decorrer da partida (quer se esteja a vencer ou nem por isso)! Ainda não deu para ver esse "lado" da coisa.

De qualquer modo, houve um ar diferente enquanto a equipa teve pernas: Pressão alta e lançamentos mais em profundidade... Mais coesão entre linhas... Os jogadores, pareceu-me, arriscaram mais no passe ao invés de andarem nas rotundas à espera que algo surgisse. Pareço demasiado exigente? Não queiram que venha para aqui com paninhos quentes e/ou colocar água na fervura... Isso valeu-nos uma época a zero e esta está complicada mas... Já são duas boas vitórias após o recomeço do zero pelo que...

Nota: E isto não são paninhos quentes 😄. Há mais de um ano que não via uma CI completa de um treinador do Benfica...👍

Arbitragem? Impecável... João Capela esteve impecável... Bem o VAR - que funcionou - a alterar uma decisão de penálti. Bem no golo anulado. Bem nos cartões. Hoje quero ver...

3ª feira há um jogo importante de vida ou morte. Que o grupo tenha regressado depressa e bem a casa porque há que descansar e preparar com afinco a partida para a TdP com o Guimarães.

PS: As escolhas do CA para o clássico das riscas... Tudo verde! Hugo Miguel, Hélder Malheiro e Tiago Martins... Verde e azul... Mas verde pelo que deve ser interessante de observar... Até porque me dá a ideia de que vão existir mais Benfiquistas do que sportinguistas a torcer pelo Sporting...

Fica aqui o resumo em vídeo:
E algumas imagens que são poucas mas penso que revelam a onda de alegria que passou pelos Açores...
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo