domingo, 6 de janeiro de 2019

SL Benfica 4 Rio Ave 2 (CN: 18/19 - 16J)

Não! Não foi muito bom o que vi hoje na Catedral.

Há muitos vícios para debelar e espero que Bruno Lage tenha tempo, seja incisivo, rápido e paciência!
Para começar?
1º Lage sobre RV há pouco na CdI: " Um trabalho fantástico com estes jogadores". Mau, até porque Lage operou uma pequena revolução no sistema que permitiu ao Benfica ser capaz de dar a volta a um resultado negativo e marcar 4 golos repartidos pelos 2 - DOIS - avançados com que a equipa INICIOU a partida.

2º Ainda Lage: "perceber que tipo de homens há naquele balneário, perceber que equipa é que se pode... Que eles querem apresentar em campo". Não, não, não... Espero que Lage se tenha equivocado ao afirmar isto na emoção de estar ali pela primeira vez... Meu deus! Que eles querem apresentar? A ser o que ele disse, a coisa está tão mal como eu pensava... Eles quem Bruno? Os dirigentes, os empresários ou os jogadores? Que coisa...

Enfim... Como escrevi, jogo emotivo mas onde se verificou que em termos de movimentos ofensivos - e porque há muitíssima qualidade nos intérpretes - a coisa carbura relativamente bem mas que o processo defensivo está doente ou parcialmente destruído.

Há sempre remédio ou cura para debelar o que está mal e cultivar o que está bem. O que está bem é o facto de a equipa jogar com 2 avançados ou pelo menos um segundo jogador muito mais perto do avançado (Jonas faz muito bem isso de recuar e arrastar adversários para os apanhar em contra golpe)... Isso obriga o adversário a recuar 1 ou 2 médios e dá espaço ao Benfica para poder suster com mais facilidade as contra ofensivas. O que está mal é mesmo a linha defensiva e o modo em como os médios se posicionam nesse processo... E há jogadores que têm de ser retirados de imediato! Mas é impossível porque me parece que RV prestou vassalagem aos mais antigos não permitindo aos mais novos, excepto o Yuri, terem tempo de jogo pelo que...

4 golos repartidos por 2 avançados... Excelentes movimentos de transição ofensiva... Golos de belo efeito... Soube bem mas muito bem festejar com potência mas os sustos que a equipa apanhou foram muitos e muito maus.

Neste momento, só quero que o próximo jogo aconteça! Espero que BL não seja o que aparentou ser neste pequeno vídeo! Que não se menorize! Que exija! E que o eles, que não é ele, desapareçam.

As notas a queimar porque este é o meu ponto de vista:

Odysseas 2: É pá, acho que é a primeira nega que lhe dou... Parecia o Neno de 1991 a 1994. O que te deu rapaz?
Almeida 1: Horrível.
Jardel 2: Às aranhas excepto num desarme cirúrgico na segunda parte.
Rúben 2: Outro que anda a estagnar... Vê jogos do Benfica miúdo! Dá aqui uma olhada...
Grimaldo 2: Outro que anda de marcha atrás... E poderia ter marcado um golão.
Fejsa 3: Exibição positiva. Tem mais espaço e consegue ver mais amplamente...
Pizzi 2: Talvez melhore com este sistema de 2 avançados mas a sua presença naquela posição está muito inquinada... Parece ser obrigatório passar-lhe a bola e ele não é maestro! Sim... Excelente na assistência para o quarto golo.
Salvio 1: Não está muito em forma porque acabou de regressar de uma lesão pelo que não se viu muito em jogo. Não ajudou o seu lateral...
Cervi 3: Participou no lance do primeiro golo e... Tentou fazer pela vida mas...
Félix 4: Esteve em 3 dos 4 golos e marcou dois deles... A manter este esquema, deverá ser ele a sair para a entrada de Jonas. Boa jogatana puto. És o futuro e uma grande dor de cabeça.
Seferovic 5: Esteve nos 4 golos e marcou 2 deles... Merece ser o Homem do Jogo.

Entradas? Só Zivkovic acrescentou alguma coisa (mal BL a colocá-lo na direita, depois disso ele desapareceu...) mas foi bom ver o Ferreyra jogar... Pode ser que tenha uma vida nova agora. Mal Lage a copiar RV com alterações a minutinhos do fim... Krovinovic jogou pouco tempo e encostado a uma ala contrária ao seu pé (vícios que terão de ser eliminados) enquanto Pizzi andava ali... Opções.

Godinho? Poderia ter expulso um jogador do Rio Ave na primeira parte...
Mas não houve casos para colocar a justa vitória do Benfica em causa!
Pelo menos que eu me lembre neste momento.😉

O resumo da partida:
Algumas imagens da partida:
E... Nunca mais é sexta-feira caraças.

PS1: Fantástico ter a possibilidade de ver o último Rei de Portugal:
PS2: O azeiteiro não sabe o que diz... Acabou de dar mérito ao Tetra! Coisa impossível para alguém daquela agremiação:
E Pluribus UNUM!

6 comentários:

  1. Estás difícil de contentar. Hà alguma coisa a mudar. O apoio à defesa, que a linha média e os processos de jogo mais apoiado devido ao 424 não deram, que hoje não existiu. Mas a moléstia está detectada.
    Já a tua não estou seguro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou difícil de contentar. Tu, por outro lado estás fácil de contentar.

      A moléstia do Benfica está detectada há muito tempo. A minha também, tenho de deixar o tabaco.

      Eliminar
  2. Finalmente em discordancia. :)

    Com dois dias de trabalho fez para mim o essencial colocou o Felix na posição certa e como disse na conferência de imprensa recordou aos atletas a responsabilidade que é ser atleta do Benfica.

    Agora corrigir o que foi destruido a nivel do processo defensivo não se faz do dia para a noite.

    Detestei o Benfica a nível defensivo, mas gostei da acertividade e conexão entre meio campo e avançados, acabou-se o pontapé para frente espero e que sejá o que Deus quiser.

    Não sei porque mas fez-me lembrar Mourinho quando entrou no Benfica e o mesmo encontrava-se completamente destruído.

    Se Lage conseguir corrigir os erros ao nível defensivo, não pensarei mais em treinador A ou B!

    Ps: Embora o meu preferido caso tenha que vir alguém sejá JJ. Novamente em discordancia. ;)

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não me tenha feito entender Madskinn...

      "Há muitos vícios para debelar e espero que Bruno Lage tenha tempo, seja incisivo, rápido e paciência!"

      "Lage sobre RV há pouco na CdI: " Um trabalho fantástico com estes jogadores". Mau, até porque Lage operou uma pequena revolução no sistema que permitiu ao Benfica ser capaz de dar a volta a um resultado negativo e marcar 4 golos repartidos pelos 2 - DOIS - avançados com que a equipa INICIOU a partida."

      A minha crítica não é ao Lage em termos do modo como modificou a equipa mas ao modo como Lage falou do trabalho de RV.

      Eliminar
    2. Eu nesse aspecto acho que não quis ser deselegante para com quem saiu, embore esteja de acordo que essa afirmação foi infeliz " Um trabalho fantástico com estes jogadores". porque ao mesmo tempo está a passar a mensagem que existem atletas não tem categoria para jogar no benfica, para um interino fica-lhe mal, a menos que esteja certo que vai ficar e já está a fazer a preparar o pessoal para a lista de dispensados.

      Vitória para mim é passado finalmente e acho que nenhum de nós e da estrutura devia perder tempo a falar dele, o caminho que está pela frente é demasiado tortuoso para estar a olhar para trás!

      Obrigado pelo contraditório é sempre bom trocar ideias com quem sente o Benfica!!

      Ass: Madskinn

      Eliminar
  3. Penso, e tenho quase a certeza disso, que quando Lage diz "perceber que tipo de homens é que há naquele balneário, perceber que equipa eles querem apresentar em campo...", ele se refere à atitude dos jogadores em campo e não a outra coisa.

    Acho que não faz sentido outra interpretação.

    JVP


    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo