quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Portimonense E A Luz

Pronto... Compreendam que só agora poderia escrever sobre aquilo que se passou ontem em Portimão.

Nada fácil quando o incompreensível acontece do modo que aconteceu.

Falta de competência! Brutal falta de competência. 36 dias de auto-negação após um ano e 3 meses de cegueira... Gestão danosa quiçá!
Bem vindo Sr. Bruno Lage.

Bem sei que os conhece mas permita-me que deixe a lista aqui:
Faça o melhor possível. Matematicamente, o campeonato está entregue ao CJCPC mas muita coisa pode acontecer. Há ainda a Taça de Portugal, um nobre troféu e a Liga Europa que é uma aberração em termos de horários. Falta a Taça da Liga que...

Devolva qualidade ao Benfica. Não sei como está aquele balneário onde me parece existir algum controlo interior (não consigo ver a coisa de outra maneira porque RV joga com os mesmos jogadores desde o início da época e que estão num momento em que pouco mais são do que inúteis 👇 sofá), mas entre firme e sem contemplações.

Penso que o presidente LFV deve andar a tentar "arranjar" alguma coisa para adormecer os adeptos (fala-se por aí em Mourinho e o tal jj) mas se agora viu uma luz de verdade, espero que o Bruno a ilumine ainda mais. Espero também uma Catedral cheia na próxima partida onde certamente, os adeptos estarão consigo e com a equipa.

Espero evidentemente que LFV... Ou peça desculpas a todos os adeptos (lamentável ter sido um jogador - Salvio - o único a fazê-lo), ou que apresente a demissão (não mais se recandidatando) e marque eleições o mais breve possível. Se forem as duas coisas, agradecerei-lhe de imediato o que fez pelo clube (não me esquecendo do que não fez). Se nada acontecer (que é o que acredito porque tem ainda muito dinheiro a ganhar ali), irei continuar a apoiar o clube como sempre o fiz e faço há mais de 30 e tal anos.

A RV... Dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças. Agradeço-lhe caro Rui, a época de 2016/2017 foi bem saborosa mas lá está...👉 Na perspectiva de o seu nome estar inscrito nessas conquistas porque foi capaz de gerir a herança que tinha em mãos; assim que ela se esgotou, o Rui mudou o prisma da equipa e zero. ZERO (é fácil tirar alguém de uma equipa pequena mas não uma mentalidade pequena de alguém...)! Estarei a ser justo? Quem é que o é quando este clube é uma religião?

NOTA 1: Claro que há também a sensação que o pobre coitado do treinador só ali foi parar porque aceitou aceitar tudo o que lhe dissessem/colocassem à disposição. Mas mesmo assim...

NOTA 2: Jamais quero ver jj com o emblema do Benfica no peito. JAMAIS! Se Lage não vingar e ele regressar... Irei continuar a apoiar o clube como sempre o fiz e faço há mais de 30 e tal anos.

Notas porque comentar aquilo de ontem...

Odysseas 4: Podia ter sido pior não fosse o grego...
Almeida 1: Impressionante... Vai-lhe fazer bem ver os jogos em casa.
Rúben 1: Infeliz no auto golo e incapaz de ser mais esperto que o Jackson.
Jardel 1: Incompetente no segundo golo. Outro que deve sentar o respectivo no sofá.
Grimaldo 2: O melhor na defesa e...
Fejsa 3: Antes, Fejsa cortava lances e colocava de imediato a bola jogável. Agora Fejsa corta as mesmas jogadas e a bola ou se perde ou é recuperada de imediato por um adversário.
Pizzi 1: Mais um que necessita do sofá... Por muito tempo.
Gedson 2: Nada de relevante. Desaprendeu muito estes meses.
Zivkovic 3: Não tão preponderante porque queria fazer tudo depressa. Mas a atitude está lá.
Cervi 1: Outro...
Jonas 1: Nada... Sozinho como sempre... Cansado como sempre...

Alterações? É...

Manuel Mota... A expulsão de Jonas acaba por ser justa mas não de vermelho directo... Engraçado como o VAR funciona com o Benfica!

Espero que isto seja o princípio do acordar Benfica!

E Pluribus UNUM!

8 comentários:

  1. Para mim é penalty, acho um disparate o vermelho.

    Quanto ao resto, prepare-se porque neste momento no Benfica quem discorda da linha oficial.....

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... Realmente há a sensação de que Jonas chega primeiro à bola e depois o contacto acontece...

      Mas a mata já emprenhou pelos ouvidos.

      Eliminar
  2. Nem mais. Já os corruptos é mais um golo mal validado pelo VAR... fora-de-jogo!

    ResponderEliminar
  3. Só uma pergunta... eu estou um pouco farto de ouvir falar em heranças e tal como se o Barcelona, o Man Utd e outros clubes que perderam bons treinadores conseguissem facilmente aproveitar heranças dessas...

    Além disso, no primeiro ano do Rui Vitória tivémos na equipa base quase meia equipa nova: Mitroglou, Renato Sanches, Pizzi na direira (jogou no meio no ano anterior), Nelson Semendo/Éderson (em fases diferentes da época) e Lindeloff. Parece-me excessivo falar em heranças até porque só começámos a jogar bem quando o Pizzi saiu do meio. Muitas mudanças para ser apenas heranças.

    E mais: Jonas e Pizzi tiveram as suas melhores épocas no Benfica com... Rui Vitória.

    Agora podemos criticar a sua escolha de jogadores peso-plumas e a mudança de sistema (que o ano passado até nos trouxe algumas exibições fantásticas antes da lesão de Krovinovic) mas podemos deixar essa falta ideia das heranças?

    Por fim... o despedimento de Rui Vitória é todo ele mal gerido. O ano passado foi uma má época mas mesmo assim iamos sendo campeões... este ano era o tira-teimas sobre a qualidade/continuidade de RV... Mas fico triste ao parecer-me que o Benfica está de novo a ser gerido de fora para dentro, não conseguindo defender-se de nada (os corruptos vão em quantos jogos ganhos com golos ilegais, mesmo com o VAR? Isto nunca visto) e parece afectada por todas as mentiras que vão saindo e como é possível deixar o RV na posição em que esteve quando ele ganhou em 3,5 anos o que ganhou, com uma época fantástica e outra de um bom nível?

    E só não chegou ao penta porque tem sido muito fácil roubar o Benfica (basta ver o jogo com o sporting na Luz onde eles puderam fazer 5 mãos na área e só ter um penalti ou comparar o lance do Zivkovic na Luz frente aos corruptos com os penaltis muito softs que os nossos adversários têm).

    E fico triste perante isto tudo porque um treinador sair a meio da época depois do que fez, mostra erros de quem está lá. Esta é sem dúvida a pior direcção de LFV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, vamos por partes:

      1º As heranças... Está mais relacionado com o sistema de jogo e não com a entrada de jogadores: 4 defesas, 2 médios, 2 extremos e 2 avançados. A equipa estava formatada e a mudança coincidiu com...

      13/14: Cardozo/Rodrigo + Lima (Markovic à espreita mas que joga por lesão de Salvio...)
      14/15: Lima + Jonas (Guedes é intermitente, Jara idem).
      15/16: Jonas + Mitroglou (Jiménez sobressai no final de época e Guedes faz bons jogos).
      16/17: Jonas + Mitroglou (Jiménez repete o final de época e Guedes começa a bombar até ser vendido em Janeiro).

      17/18: O 4-4-2 é abandonado e valeu 4 Títulos e duas Taças. É esta a herança a que me refiro e não foi inventada por aquele biltre da pastilha...

      Fejsa era senhor do miolo. Enzo, Pizzi, Renato e Pizzi de novo, foram a sua companhia... 2 médios que agora são 3 e vê-se o resultado: Jonas de rasto e os médios a não saberem o que fazer com a bola nos pés. RV teve 2 anos de campeão com o 4-4-2, mudou uma época para 4-5-1 e perdeu tudo... Começou de novo com 4-5-1 que resultou contra equipas medianas e mesmo para a a Taça nunca arriscou jogar com 2 avançados... Hilariante no mínimo.

      Qual é a contratação que o Benfica fez no verão passado que serviu de alguma coisa? Odysseas... Se era para manter o 4-5-1, porque razão tem o Benfica 6 avançados? Sim Rafa também é avançado e não extremo.

      2º A época passada perdemos também muito por falta de competência tal como este ano, apesar dos roubos escandlosos.

      O Benfica sabe bem o que se passa e deixou-se enfraquecer por não ser capaz de lidar com a transição do sistema táctico operada por RV, a campanha dos média (a aliança verdazul) e a roubalheira descomunal perpetrada pelo sistema que com 6 pares de olhos, vê ainda menos do que com 4.

      Não sei como combater um sistema podre que está enraizado mas a culpa aqui é do presidente que vendeu muito sem se precaver: Guedes, Mitroglou, Nelson, Éderson, Lindelof... E tínhamos destruído os outros 2 se tivéssemos tido muito mais qualidade de jogo.

      Isto vai longo. espero que faça algum sentido Troza.

      Agradeço a conversa.

      Eliminar
    2. Claro que faz sentido.

      Mas custa-me engolir a mensagem que quiseram passar de que o Rui Vitória só conseguiu o que conseguiu graças ao JJ e isso é falso. Manter o sistema (que o ano passado funcionou muito mal de início) não justifica tudo em termos de heranças como se quer fazer ver.

      Quanto ao resto: sim, o Benfica enfraqueceu e não soube construir planteis mais equilibrados? Culpa do RV? Claro que sim! Não só, mas também teve culpa quando encostou alguns jogadores sem razão (o ano passado a crise começou quando Eliseu em bom nível desapareceu das opções do nada).

      Até a mudança do sistema... não teria sido melhor manter o mesmo sistema anterior e mudar alguns jogadores? Nem sei... com Krovinovic o ano passado jogámos muito bem com o novo sistema...

      De resto, estou contigo. O problema não é só o treinador. Mas independentemente dos erros cometidos na escolha de jogadores e tudo, acho que o Benfica de repente perdeu a voz e começa a ser de novo influenciado por uma intoxicação pública e não se via isto desde 2012/2013... e mesmo aí não foi muito e o único visado era o JJ. E isto é preciso resolver. Toda esta contestação quando estamos a ter a primeira má época sem justificação para isso desde 2007/2008 (até com Quique estávamos mais próximos do primeiro lugar) é não ter noção do sucesso que se teve... foram 10 anos a fazer épocas com alguns baixos e muitos altos... e isto deixa-me triste.

      Nota final: Contestação de gente a apontar dedos e a querer rolas as cabeças todas... contestar opções recentes sim... exigir basicamente um começar do zero agora não se percebe.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo