domingo, 28 de outubro de 2018

Belenenses 2 SL Benfica 0 (CN: 18/19 - 08J)

Bem... Nem sei por onde começar. Talvez por RV?
Tudo muito bem sim senhor. Isto tem tudo a ver com a partida que tive a felicidade de assistir ontem à noite. Para mim é sempre uma alegria ver o Benfica, seja no futebol ou em qualquer outra modalidade.

Quem acompanha este Blogue com alguma regularidade, sabe que eu - e é sempre o meu ponto de vista ou eu a escrever como se fosse treinador - mesmo nas vitórias da equipa, insisto nos "melhores dias virão", "outra gestão de plante" e "trabalhar mais".

Infelizmente, a derrota de ontem - e foi estrondosa - estava à espreita há já algum tempo. Dependia do grupo de trabalho afastar essa hipótese mas finalmente aconteceu. E talvez tenha sido melhor agora do que noutra fase da época.

RV voltou a usar os mesmos jogadores. O mesmíssimo esquema por conseguinte. Frente a um Belenenses tão inferior, RV jogou à Guimarães: Um ponta de lança e 5 médios. Tem Grimaldo que pode fazer de extremo e proporcionar ao correspondente extremo, neste caso Rafa, apoiar o avançado. Tem Pizzi e Gedson que também podem avançar e apoiar esse avançado (resultou no início de época com Pizzi a marcar alguns golos). Mas é tudo como na época passada, época que marcou o adeus definitivo da herança do chiclas e a chegada do hidratado. Sim RV gosta de água e faz bem.

Tudo tem sido o mesmo e resulta pela diferença de qualidade. Ontem, e muitos golos não se marcaram, nem isso valeu ao Benfica.

Existem 4 avançados (com Félix são 5) e jogamos com um que necessita de acompanhamento. Temos um suposto maestro que nunca o foi. Não há defesa direito. Anda tudo cansado, sem chama.

A perder por 2-0, o Benfica teria de marcar 3 golos, RV tira Salvio ao intervalo para colocar Jonas... Era logo Almeida! Rúben, Pizzi ou mesmo Salvio fariam essa posição. Pizzi foi para a direita e perdemos o pouco tino de orientação que tínhamos.

Quase 70 minutos... RV tira Pizzi e coloca Castillo. São 3 avançados sem ninguém por trás que consiga pautar os movimentos ofensivos da equipa. Seferovic, Castillo e Jonas parecem 3 mecos à beira da baliza do Belenenses... Esta alteração e não que Pizzi estivesse a jogar grande coisa, rebentou o resto da fraca organização da equipa.

A 6 minutos do fim, RV tira Fejsa para colocar Zivkovic... Genial. A salganhada estava feita desde o reinício da partida. A perder por 2-0 ao intervalo, RV coloca o Sérvio naquela altura...

"Temos de saber conviver com o insucesso". Começo a acreditar que o ordenado tem cola... Ou mel. E O Benfiquismo...

Odysseas 2: Incompreensível a sua atitude na abordagem do lance que ditou a grande penalidade. É jovem? Rúben também é espero que tenha aprendido a lição.
Almeida 0: Lá está. Há um lateral disponível e... Banco já!
Jardel 2: Vem de lesão. Nota-se.
Rúben 3: Pendular.
Grimaldo 2: Ele ataca muito mas penso que que se dá melhor com Cervi.
Fejsa 3: O habitual
Pizzi 2: Banco já!
Gedson 3: Muito esforçado. Interessante a sua movimentação na parte final do encontro. Era ele que tentava nem sempre bem, carregar a equipa.
Salvio 0: Banco já.
Rafa 3: O melhor do Benfica certamente. Jamais na esquerda, ele é jogador mais para estar livre ou pelo menos na direita.
Seferovic 2: Muito esforçado mas sozinho.

Jonas, Castillo e Zivkovic? Pois, as coisas​, parece-me, foram piorando a cada alteração.

Muita qualidade e pouca expressividade dessa qualidade. A culpa não é somente das bolas não entrarem, por isso é que quando escuto/leio isto "A bola não quis entrar e mais que isto não sei o que era necessário para fazer golo", fico com a ideia de alguém tem de ir para o caralho:
Sim... Porque se percebe ao longo das partidas que RV parece andar sem grande direcção.

Nota: O director do Caixa Futebol Campus, Nuno Gomes saiu porquê? O director do Scouting, José Boto saiu porquê? O director do Benfica Lab, Bruno Mendes, saiu porquê?

Soares Dias? Assinala a grande penalidade contra o Benfica sem VAR e a contra o Belenenses com VAR (não é cartão vermelho?)...
O marcador do segundo golo do belenenses (Keita), deveria ter sido expulso antes de marcar esse golo...
Há ainda mais um lance muito grave, o meu agradecimento a JPG por me avisar - nem tive vontade de ver o resumo todo. Se o marcador do segundo golo já deveria ter sido expulso, o que dizer disto que impediu que o Benfica estancasse a tal ofensiva do Belenenses?
Ele veio com uma missão mas o Benfica ajudou-o a passar muito despercebido.

Teríamos ganho se? A minha frustração pela derrota, não deve cair de imediato neste ameaçado de morte mas... O Benfica não cumpre, os árbitros não cumprem e: 2-0.

Mas há quem cumpra:
Desde que #nãosejamoscordeirinhos, tudo bem.

A 18 de Maio de 2015, escrevi isto:
Também poderíamos ter perdido por mais do que dois...

Boa semana

E Pluribus UNUM!

7 comentários:

  1. RV não é treinador para o SLB.

    ResponderEliminar
  2. Nuno Gomes saiu porque foi para lá um muito melhor e com muito mais experiência, Mil Homens, sócio do Benfica há mais de 40 anos, com experiência nos lagartos na mesma área, com mais de 10 anos.
    Bruno Mendes saiu porque foi para lá outro melhor, licenciado e tudo.
    Boto saiu porque foi ganhar uma fortuna e por isto, depois de 11 anos:

    "Foi um bonito percurso, mas senti que precisava de um novo desafio. Foi uma decisão difícil, unicamente minha, e agradeço a vontade do presidente para que continuasse. Estou contente pelo trabalho realizado. Sinto que trouxe coisas boas, mas fui um mero executante da estratégia planeada pela direção. Houve sempre uma máxima confiança da direção no meu trabalho e isso ajudou".

    ResponderEliminar
  3. Pois ... Estou de acordo. RV foi campeão c/2 avançados (Jonas e Mitroglou). O que lhe passou p cabeça p agora se jogar em 4x3x3? Tem 4 avançados e joga com 1 de cada vez? Eu acho que a equipa pode render muito mais se jogar em 4x4x2 e seja contra quem for (Ajax, Porto ou até mesmo o Bayern). São erros a mais.....

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente acho que o reinado RV no Benfica acabou neste sábado, equipa sem chama, sem fio de jogo, sem rumo e pior ainda divórcio com adeptos e sócios.
    Não ponho em causa a honestidade, a dedicação mas não dá do que isto.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo