domingo, 26 de agosto de 2018

SL Benfica 1 sporting 1 (CN: 18-19 - 03J)

Que dizer disto tudo? Não é fácil falar desta partida cujo resultado final acaba por ser uma confluência de muitos factores... Não está fácil!
O Benfica: Dizem os ingleses "same old, same old". Tudo está muito previsível neste Benfica de RV que me parece viver de momentos... E eles não caiem do céu (vulgo as bolas não entram por entrarem).

As 3 razões, na minha opinião, que levaram a que o Benfica não vencesse uma equipa que equipou de branco com umas listas verdes:

1: O Benfica: Fiquei satisfeito pela inclusão de Rafa, pela saída de Cervi, não me admirei quando Seferovic e Félix entraram e fiquei surpreendido pela negativa pela saída de Ferreyra... Estávamos a perder! Ou seja, previ quase tudo. Eu e muitos dos que assistiram à partida comigo. O problema nem foi muito isso mas sim o evidente cansaço daquele grupo de jogadores cujo discernimento está cada vez mais ofuscado. Bate-se na mesma tecla há 5 jogos e o adversário de hoje por acaso não estava avisado? Claro que estava.
A equipa foi criando algumas oportunidades de golo - principalmente de bola parada - e até foi superior em quase todos os factores de jogo mas não foi fluída a jogar com a bola corrida. Já falei no cansaço da equipa mas falta falar do bloco do Sporting que só quando a equipa do Benfica tinha de relaxar, é que foi capaz de incomodar o Benfica... Algo que, após umas defesas jeitosas do Salin (contei 5) acabou por acontecer: Nada a dizer da grande penalidade (mas sim do critério daquela espécie de árbitro)!

Depois sim, RV tirou um jogador que empastava o jogo ofensivo e ainda bem. Mas também tirou um avançado que iria fixar ainda mais a equipa do Sporting em vez de... Um lateral? Um Central? Um médio? A equipa estava a perder e foi com força e infelizmente pouco discernimento, à procura de um pouco de redenção... Felizmente, Zivkovic - parece-me poder ser um bom condutor de jogo - apareceu ali no meio a distribuir jogo para Rafa - destro (estava na meia direita em vez de estar na esquerda) - que cruzou com conta peso e medida para Félix empatar (Fejsa iniciou a jogada).
Esta foi a única pequena vitória do treinador do Benfica.

Uma achega: Pizzi! Tem demonstrado uma muito pouco usual veia goleadora... Se assim é, e até porque é o goleador da equipa, que se adiante o jogador no terreno. O sporting sabe disso e teria de recuar mais o bloco, abrindo espaços no meio campo!

2: O Sporting... Perdão, o sporting. Peseiro viu o jogo frente ao PAOK. Vai daí fez o mesmo e até talvez melhor: Colocou jogadores em marcação individual aos 4 defesas do Benfica nas saídas de bola. O que tentou RV fazer para desmontar esta táctica? Não sei... Não houve solução a não ser andar nas rotundas até se conseguir passar a linha de meio campo. Mas o PAOK veio a Lisboa para disputar a partida tendo o Benfica forçado os gregos a defenderem... Aqui nem por isso... O sporting sabia que era inferior mesmo jogando com 12.

Escrevi o sporting... Foi um sporting a jogar no erro do Benfica e isso demonstra o quanto eles temeram o Benfica. Todos são humanos e as pernas também faltam e quando faltaram, o sporting foi da Covilhã. Refrescou a defesa e recuou para o último terço do relvado... Fez anti-jogo à Sporting da Covilhã. E quase que venciam... É o futebol pois claro.

3 O árbitro e o VAR... RV tinha de estar à espera disto. A actuação deles foi um dos factores para o Benfica não vencer mas não é grande desculpa até porque RV tem uma Taça de Portugal conquistada porque o verme do VAR a arbitrou e ajudou o Guimarães a derrotar o Benfica.

Godinho, toda a gente sabe que é sportinguista, foi um proença: Dualidade gritante de critérios! Sei que as novas regras de conduta permitem que os árbitros fechem os olhos a muitos contactos mas Godinho fechou os olhos aos contactos dos jogadores do Covilhã... perdão, do sporting e esteve sempre com eles abertos nos contactos dos jogadores do Benfica. Ristovski (abriu a cabeça a Cervi),  Petrovic 👇, Battaglia, Acuna e Jefferson... Os dois primeiros poderiam/deveriam ter sido expulsos os 3 últimos nem amarelo viram.
Mas estavamos a contar com isso claro...

Nada a dizer no lance do penálti mas sim em 2 ou 3 lances idênticos onde os jogadores do sporting fizeram o mesmo e Godinho nada assinalava... Entre os quais este:
Talvez... Se assinalado, o Benfica...

Depois, lançamentos e pontapés de canto para o Benfica que transitavam para o adversário... Tudo uma forma de actuação à proença... Que até estava na bancada e terá ficado satisfeito... Godinho tentou sempre manter o jogo equilibrado. O Benfica que reaja... Dentro dos limites éticos estabelecidos mas que faça alguma coisa.

Sendo assim, ficou 1-1.
Legenda: Setas a vermelho - o dobro ou mais. Setas a azul claro - uma boa superioridade. Seta a verde - superioridade esmagadora. Seta a rosa - quase o dobro... Sim, o Sporting da Covilha era capaz de fazer o mesmo.

Notas a doer:

Odysseas 3: Acho que teve uma noite calma... Teve! Mas levou com um penálti. 
Almeida 3: A mesma história de sempre... Esforçado, gosta de dar show mas isso não ganha partidas.
Jardel 2: Já se sente que as pernas estão cansadas...Mas quem é que entra? A passividade no lance da grande penalidade foi assustadora.
Rúben 3: Não leva uma negativa pelo esforço com que se entrega na partida. Eu sei que ninguém é perfeito. Se puxo as orelhas ao Rúben - neste caso - é porque lhe vejo valor e não é pouco.
Grimaldo 3: Gosto do espanhol porque gosto de futebol de ataque. Isso não significa que lhe aponte algumas falhas defensivas.
Fejsa 3: Quando Pizzi anda muito pelos lados dele, ele e a equipa ressentem-se de imediato. Fejsa também está cansado. Já não vai para novo e tem um historial de lesões algo grandes. O corpo é humano e...
Pizzi 2: Já escrevi sobre ele ali atrás. Se não concordam, digam quem é que mais torna o jogo do Benfica redundante. Se o homem anda de pé quente, e adiantá-lo mais no terreno.
Gedson 2: A culpa não é dele. É do cansaço... Adoro a atitude dele. Mas quando não há gasolina, o motor não funciona e o carro não anda certo?
Rafa 3: Até ter a certeza de que iria ficar até ao fim da partida, Rafa teve uma exibição mediana. O facto é que também não lhe é benéfico jogar na esquerda... Quando ficou em campo - a cerca de 24 minutos do fim - arrancou faltas, amarelos, possibilitou mais uma boa defesa a Salin e um cruzamento para golo!
Cervi 2: Também me parece que está mais cansado. Aquela cabeçada que levou, também não ajudou muito.
Ferreyra 2: É a tal coisa... Pizzi recua, Gedson joga ao lado de Fejsa, Cervi e Rafa estão de olhos postos nos colegas laterais. O avançado fica sozinho! Parece, às vezes, que a equipa ou o sistema de jogo que se utiliza não conta muito com ele?

Alterações...

Zivkovic 3: Deveria ter entrado de início. Mal entrou, foi para o flanco direito (Rafa para o esquerdo)... Há algo que não entendo: Se um extremo deve ir á linha cruzar (como Rafa fez no lance do golo do empate) não é mais difícil para um esquerdino cruzar do lado direito do relvado? O interessante foi ter sido ele a conduzir a bola pelo miolo e a desmarcar Rafa...
Seferovic... Gostei da atitude! Olhem, por mim e face ao cansaço de Ferreyra/lesões de Jonas e Castillo, entrava de início na Grécia. Nota: Nada de relevante.
Félix 4: Já tinha dado um ar da sua graça frente ao PAOK. Ontem molhou a broa na sopa.
Grandes expectativas - assim como o Rúben e o Gedson... E o Zivkovic... E o Alfa...

Temos grupo de atletas... Claro que temos. Não partilho ou não concordo com as opções do actual treinador e não é a derrota do clube do Porto que apaga a prestação menos conseguida da equipa. Não é o maior número de defesas do Salin - melhor jogador em campo - que esconde a insuficiente estratégia colocada em jogo nos últimos tempos e que nada nos fez vencer a temporada passada. Mas... Se uma daquelas bolas muito bem defendidas tem entrado ou se algum daqueles remates mais fáceis de defender tivesse ido com melhor direcção, já estávamos todos mais satisfeitos. Mas a questão ficaria quase na mesma.

O resumo da partida:
Dixit...
"Não houve nenhum lance com influência direta, mas não gostei da forma como foi conduzido".
"O guarda-redes do Sporting foi o melhor em campo".
RV.
As únicas coisas com sentido que ouvi na entrevista.

"Perante este adversário não se notou em termos de intensidade. De uma forma mais fresca e tendo mais descanso, este jogo era nosso".
RV.
A sério? O plantel tem 14 jogadores? Isto é uma falta de coerência absurda... Aposta quase sempre nos mesmos e depois queixa-se? Eu não entendo e prefiro já nem ouvir as conferências de emprensa.

Sobre João Félix: "O menino nem sei que idade tem".
RV.
Nasceu a 10 de Novembro de 1999, é fazer as contas Rui. Contas e outras coisas claro.

Já não sei se é uma questão de trabalhar mais os entrosamentos e/ou repensar a estratégia e os posicionamentos. O que sei é que o Benfica tem de vencer os gregos do PAOK que são inferiores, tal como este sporting, e o resto é conversa. Que a equipa descanse, recupere e estude a melhor maneira de colocar o clube em mais uma edição da Liga dos milhões... Dos Campeões!

PS: O porto-clube perdeu na recepção ao Guimarães. Interessante que dois dos golos do Vitória minhoto foram marcados por ex-jogadores dos azuis. Muito interessante também👇👇👇👇
Até a Altice ajuda... Pudera...
O VAR raras vezes funciona contra este clube... O Fiscal então... Ui! Depois, sem VAR, sem árbitro e sem assistentes, aconteceu isto...
Mas perante a proximidade do árbitro - Fábio Veríssimo - o VAR tinha sido mesmo necessário? Lembro-vos este lance que ocorreu no mesmo local do crime o ano passado:
Com o mesmo árbitro... E um dos mesmos fiscais (Nuno Pereira). Bem, ontem acabaram por perder.

Algumas fotos da partida de ontem:
Olhem... Isto é futebol.

E Pluribus UNUM!

16 comentários:

  1. Como sempre excelente análise. Mas com aquela miserável arbitragem seria difícil fazer melhor. Não falas disso, mas eu estive no campo e passou-se mesmo à minha frente. O defesa dos lagartos desloca-se mais para o centro do terreno para derrubar com a anca o João Félix. Foi penalti claro que se fosse na área do Benfica teria sido marcado. Ali nem VAR nem nada. E sensivelmente na mesma zona do campo logo no ínicio do encontro há a agressão com cotovelo ao Fejsa. Foi um lance nitidamente para arrumar com o jogador. Nem sequer amarelo houve. E, repito, isto passou-se mesmo em frente à bancada onde eu estava.
    É desanimador, isto está tudo viciado, aqui na Luz ou mais ao norte no antro dos corruptos, não estamos a caminho dos "apitos", já lá estamos de novo.
    Bom, seja como for, rezemos para que na Grécia tudo corra pelo melhor. Mas não estou optimista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao lance do Félix, só posso dizer que está difícil arranjar o jogo... Escrever e não apresentar provas é algo que não faço mesmo tendo assistido na TV. espero que compreendas.

      Em relação ao sistema, o Benfica sabe como são as regras. O facto é que apoia quem está nesses órgãos...

      Em relação ao próximo jogo, veremos. O Benfica é superior e tem boas hipóteses de passar a eliminatória. O resto? É esperar pelo melhor.

      Eliminar
    2. Subscrevo o comentário do F.L. assim como quase todo o post.

      As declarações do RV nunca lhes dou importância, não é isso que decide os jogos, eu também tenho olhos e não preciso das declaração de treinadores para mudar de ideias ou para acreditar no Pai Natal. Ele tem razão em tudo o que disse. Em TUDO!! Não são desculpas, são factos! As lesões de 4 jogadores titulares não pode ser ignorado!
      A equipa não está fresca mentalmente.

      O Covilhã entrou com uma estratégia clara, percebeu-se a partir dos 10 segundos, quando entraram logo ao osso sabendo que o árbitro fazia parte dos adeptos que estavam na jaula. A actividade do Peseiro no início, barafustando com todos os árbitros, indicava desespero. Só acalmou quando a estratégia começou a resultar.

      Houve uma dezena de faltas marcadas ao contrário. Penalty e houve agressão sobre o Félix. Não é normal. A intenção era dar a liderança ao Porto a partir da 3ª jornada não permitindo que o Covilhã se atrasasse já. A estratégia do CA a funcionar.
      Na equipa B com o Arouca esta mesma equipa de arbitragem tentou fazer o mesmo.

      Concordo com o apoio da direcção do Benfica à FPF e à Liga. O problema está no CA, no Fontela e no Paulo Costa! Querem que saiamos à rua em demonstrações? Essas coisas resolvem-se nos bastidores.

      Digo só isto, com uma arbitragem isenta, tínhamos ganho sem espinhas. É factual!! Fomos melhores em tudo!! Apesar de cansados.
      Culpar a direção ou a equipa técnica pelo empate não é sério, é desonesto.
      Acho RV um grande treinador, ao contrário do que os treinadores de bancada pensam!!

      Eliminar
    3. MP, Gosto imenso de falar sobre o Benfica e de ter pontos de vista diferentes do meio de modo a balizar o que sei.

      Respeito a tua opinião. Mas não creio que `no jogo de ontem se deva apontar o dedo somente à arbitragem.

      Eliminar
  2. FIZ um comentário nuo artigo do SHADOWS, não deve ter gostado não publicou, HOJE enviei outro que abaixo transcrevo creio que também não vai publicar:
    Censuraram AQUI um comentário meu, sem insultos, algumas opiniões fundamentadas, algumas críticas ao SHADOOW, na forma como por vezes vê as coisas, resultado, não publica o comentário. Até propunha que um dia ele fizesse parte da estrutura, mas gosta de criticar mas sobre ninguém pode criticar nem como um simples BLOGGER. Meu caro a solução , a liberdade, implica algo, que nos eleva que é a dignidade, a verdade, que muitas vezes não é a nossa mas sobretudo a INTEGRIDADE e o EXEMPLO, valores que quem não os tem de fato é deveras PEQUENINO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jose, por uma questão de cordialidade, publiquei este comentário.

      Não vejo o porquê de vir para aqui falar sobre o Shadows e nem tem a ver com este artigo. O critério do Shadows é dele.

      Eliminar
  3. OBRIGADO. Lá não publicou o anterior nem este que me permitiu publicar aqui .Mostrou que o Benfica é um espaço de LIBERDADE, de verdade e integridade, onde não existe lugar para a censura, Mais uma vez GRATO, pois existem pessoas que se acham donas da verdade, nem que para isso usem métodos pouco claros de manipulação e censura. Aqui me provou que de fato o BENFICA é grande , existe sempre alguém com valores, integridade e que não se acha dono da verdade. Aqui opina-se sobre Futebol e mostra-se a paixão do que é SER BENFIQUISTA. Mais uma vez um MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  4. O jogo contra os lagartos era apenas mais um jogo do campeonato. Uma derrota seria sempre recuperável (como se viu com o portox x Guimarães). Já o jogo de quarta-feira será um tudo ou nada. É evidente que a equipa já estava focada no jogo na Grécia. A motivação para um e outro jogo é muito diferente. Por isso, não me surpreenderia se tivessemos perdido ontem. Queria ver muitos treinadores de bancada ou de sofá a tentar motivar os jogadores a ganhar aos lagartos, quando o é o jogo contra o PAOK que dá pr€€€mio...

    ResponderEliminar
  5. O Ruben tem tudo para vir a ser um bom Central que ainda não é. A forma como faz o penalty é digno de um infantil ou juvenil, nem nos juniores se admite. E antes que prejudique mais o clube deve começar a moderar os empurrões e o jogo com as mãos nas disputas de bola(recordem o jogo com o PAOK e a forma infantil como se pôs a jeito para o arbitro assinalar penalty).
    Não precisamos de mini jogadores sem capacidade atlética como o Grimaldo, mas não é preciso exagerar nos contactos faltosos como o Ruben.

    No Benfica começa a ser muitas vezes usada a palavra azar e isso não é bom augúrio. Competência e trabalho é que são o caminho da vitoria.
    Lutem em campo, nos treinos, nos jogos, nos bastidores da Liga, não se calem perante as vergonhas como a de ontem e a de Arouca, mas esqueçam o azar e a sorte, não é falta de sorte não conseguir ganhar ao pior Sporting que vi na Luz, e já vejo "Sportings" na Luz há mais de 40 anos.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com essa análise Rúben/Grimaldo. Em relação ao espanhol, porque tem características particulares - é quase um extremo, de baixa estatura - Se é um jogador em que se aposta, a equipa tem de estar preparada para tal... Esse preparo tem de ter em atenção as subidas dele e compensar as mesmas da melhor maneira.

      Se é azar, é azar a mais. Mas se a bola entrar fica tudo bem. Eu gosto de analisar os processos e neste momento existem coisas boas e outras que.

      Eliminar
    2. Eu sei que sou um bocado anti-Grimaldo, leia-.se defesas laterais sem capacidade atlética e que não compensam com argucia e leitura de jogo.

      O problema dos "Grimaldos" é a quase inconsciência com que se colocam em campo, e a falta de compleição física que se nota em todas as bolas paradas e em todas as disputas de bola.

      Isto obrifga a que a equipa, que conhece as tais características do lateral, se concentre em tarefas defensivas de constantes compensações que provocam desequilíbrios - ou é o central e o médio que vão cobrir a posição e desguarnecem o centro, ou é o ala que vai apoiar e a equipa encosta muito á área, ou são os balões para a nossa ala esquerda, em que ainda por cima temos por lá também o Cervi e/ou o Rafa.

      Podia fazer um video com numerosos destes lances, e ainda por cima acho que o Grimaldo nem compensas com as suas acções ofensivas - como alguém escreveu ai, o André tem mais golos e assistências do que o Grimaldo, mas de longe.

      É o meu ponto de vista, e uma das maiores lacunas do Benfica, agora que comprou o Gabriel e o Ramires.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. Concordo com o artigo, mas vou apresentar uma visão para que RV aposte nesta altura em 13/14 jogadores:
    - São, vão ser, 7 jogos até à pausa das selecções
    - Andar a rodar a equipa sem os entrosamentos que daqui para a frente vão aumentar com o descanso e treinos normais, seria um quase suicídio
    - Durante a pré-época viu-se que puxou pelo Gedson, Alfa, Ferreyra e Castillo. Jogadores novos em posições fulcrais na manobra da equipa
    - O núcleo titular foi encontrado na pré-época e sem tempo para treinar, digamos, a aposta nesse núcleo com os novos jogadores é correta
    - O João Félix está a ser uma aposta devido às lesões de Jonas e Castillo, e tem correspondido
    - O resto do plantel treina, penso, os movimentos e entrosamento para que depois seja feita a rotação necessária
    - O "problema" vai ser depois das recuperações de Jonas, Castillo e Krovinovic, pois vai "obrigar" a opções que poderão "mexer" com o ambiente no balneário
    - Ainda há o retorno de Ramires ao Glorioso, o Ebuehi em Janeiro/Fevereiro está recuperado e a chegada de Corchia, que aumenta as opções que referi
    Vejamos o plantel que ficará, se não houver vendas/empréstimos até ao fecho do mercado:
    GR
    - Odisseyas
    - Svillar
    - Zlobin (se o Varela for para a Turquia como se fala)
    DD
    - A. Almeida
    - Corchia
    - Ebuehi
    DE
    - Grimaldo
    - Y. Ribeiro
    DC
    - R. Dias
    - Jardel
    - Conti
    - Lema
    - Luisão
    MC
    - Fejsa
    - A. Semedo
    - Samaris
    - Gedson
    - Pizzi
    - Krovinovic
    - Ramires
    AV
    - Cervi
    - Rafa
    - Sálvio
    - Zivkovic (que pode jogar como médio centro)
    - João Félix
    - Jonas
    - Castillo
    - Ferreyra
    - Seferovic
    Vendo isto, digamos, surgem questões:
    - 5 Defesas centrais para quê?
    - Quando Ebuehi recuperar, vai para a equipa B até final da época?
    - No meio campo há um jogador a mais para o sistema táctico implantado, (4-3-3), e quem será esse jogador? Qualquer um dos que está tem qualidade que não se pode dar ao "luxo" de ficar na bancada maior parte da época.
    - Os avançados são muitos também, e o que fazer? Nas alas/extremos há o Cervi, Rafa, Sálvio e Zivkovic, que penso que seja essa a ideia de RV, mas no lugar de avançado/ponta de lança são 5 para 1 lugar só, Jonas, Félix, Castillo, Ferreyra e Seferovic.
    - Mesmo que o Benfica jogue algumas vezes em 4-4-2, os avançados ainda são muitos. Quantos e quem vai sair?
    De resto, acredito que na quarta-feira vamos ganhar!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  7. Foi contra o SCP e agora já todos estão contra o treinador... Aqui sabem MT bem a minha opinião desde o 1 ano sobre o mesmo. No entanto neste jogo a dualidade de critérios foi gritante e mais uma vez é regra na luz o vídeo árbitro a favor do Benfica não funciona pelo 2 ano consecutivo. A vergonha morreu a demasiado tempo o futebol português está viciado. Para ganhar em campo já não basta ter os melhores atletas nem treinador. Nunca escondi com JJ tanto via futebol a sério como tinha alguém que ia a conferência de imprensa e colocava o dedo na ferida e falava da arbitragem colocava a nú sem receio está cambada de gatunos!! Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  8. Tu que fazes uma análise com a qual concordo em muito do que dizes, não em relação há análise que fazes mas na generalidade, há uma falácia enorme que é o grimaldo ser muito bom a atacar e por isso tem desculpa por não defender nada e pelos imensos erros que comete, o andré tem tantas assistências numa época como o grimaldo em duas e até tem mais golos, são daqueles números muito interessantes de analisar.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o Grimaldo sobe muito. É um lateral de propensão ofensiva (rápido com boa condução de bola) o que implica riscos em termos defensivos. No todo, a equipa tem de estar preparada para lidar com as características individuais dos seus jogadores.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo