quarta-feira, 15 de agosto de 2018

LC FA Fenerbahçe 1 Benfica 1

E o Benfica venceu a primeira etapa do acesso à Liga dos Campeões com toda a justiça e averbou 7,92M €. Demonstrou que é melhor mas não da melhor maneira.
Foi uma partida de nervos onde se via que o Benfica era mais forte mas que por vezes se deixava enlear em demasiado no futebol algo previsível da equipa turca, isto devido ao baixo rendimento de algumas peças escaladas por RV.

De qualquer modo, a equipa jogou mais vezes bem do que mal. Deu-me a sensação que Gedson foi posicionado mais à frente no terreno e que Pizzi recuou mais para perto de Fejsa. A introdução de Castillo de início (com Gedson muitas vezes a seu lado) permitiu que o Benfica montasse uma primeira vaga forte de pressão ao portador da bola turco, o que os obrigou muitas vezes a jogar em profundidade - modo de ataque que a nossa defesa conseguiu a maior parte das vezes anular.

O assédio inicial dos turcos não foi muito forte pois o Benfica não o permitiu... É verdade que Odisseas fez algumas boas defesas mas tal deveu-se a remates bem fora da sua grande área. No entanto, o Benfica conseguiu arrefecer os ânimos aos turcos e começou a baixar o ritmo de jogo de modo a poder explanar o seu futebol em passes mais rápidos e mais curtos em comparação com Fenerbahçe. Alguns remates surgiram sem grande estrago até ao minuto 26, quando Salvio e Castillo arquitetaram uma excelente incursão na área adversária que foi finalizada com classe por Gedson.
A equipa conseguiu manter os seus ritmos até quase ao final da primeira parte quando num momento de descompressão, lá sofreu o golo da praxe... E poderia ter marcado instantes antes... Coisas do futebol.
Para a segunda parte, o Benfica voltou a colocar-se a jeito. Não me pareceram de todo assertivas as opções de RV mas disso escreverei mais adiante. O que interessa é que o Benfica passou por alguns momentos mais complicados mas conseguiu não sofrer golos. Na parte final, com muita falta de clarividência de alguns jogadores, assistimos a um certo esbanjar de oportunidades. Mas a equipa, se bem que algo desequilibrada fisicamente, derrotou os turcos mentalmente visto que não nos conseguiram empurrar muito para trás no final. O apuramento foi conseguido com muita luta e entreajuda entre os jogadores pelo que... Bem, agora são gregos que temos de vencer.

Notas:

Odisseas 4: Mais uma excelente partida do guarda redes alemão. Pena o cartão amarelo (merecido) porque ajudou e muito a equipa a conseguir o empate final.
Almeida 3: Almeida é Almeida... Luta que se farta, dá tudo em campo e até poderia ter marcado perto do fim.
Jardel 3: Algo lento na noite de ontem o que causou alguns calafrios à equipa.
Rúben 4: Autoritário como sempre. Parece-me que ainda tem muito para evoluir mas que já é uma certeza. Tem características muito semelhantes ao colega de sector...
Grimaldo 3: Mais cauteloso nas suas aproximações à área adversária. Alguns percalços mas o jogo não estava para grandes aventuras ofensivas.
Fejsa 5: Vinha de uma gastroentrite... Alguém notou?
Pizzi 2: Lutar ele lutou mas conduzir a equipa nem por isso... Falhou tantos passes que... Estoirou fisicamente e continuou em campo.
Gedson 5: O herói da partida. Quem viu aquele miúdo a correr toda a partida, ora atrás do adversário ora em desmarcações... Grande partida. A ele falta a sabedoria que se adquire com o avolumar de jogos nas pernas e na mente.
Uma pena vê-lo completamente gasto em campo... Há lesões que aparecem por causa disso e havia mais uma alteração a fazer.
Salvio 3: Salvio esteve igual a si mesmo: Ataque com intenção nem sempre com clarividência (é dele o passe para Castillo no lance do golo de Gedson) mas por vezes não se lembra que há que defender (não estava a ajudar Almeida na marcação ao homem que cruzou para o golo do empate dos turcos.
Cervi 2: Outra exibição fraquita. O argentino lutou muito mas falhou tantos passes que...
Castillo 3: Não deu para mais mas o que deu foi muito bom pois aquela assistência para Gedson é brilhante. Espero não seja uma lesão grave pois Castillo parece ser uma força da natureza e poderá ser importante nos jogos contra a santa aliança (nos outros também claro mas contra estes...).

As alterações? A primeira foi forçada segunda resultou a ajudou a equipa a não permitir o hipotético sufoco final por parte dos turcos.

Ferreyra 3: O argentino entrou e esteve relativamente bem na primeira vaga de pressão, continua a não ser feliz na finalização (teve duas oportunidades para tal).
Alfa 4: Muito boa entrada. Não cometeu os erros de sexta feira passada (também tinha Fejsa a seu lado). Esteve muito solto e certo quer a defender quer a dar uma ajuda às transições ofensivas no final da partida.

Nota: Isto dá uma média de 3 e qualquer coisa. Face a notas mais baixas (2), a meu ver demonstra que houve um espírito de união muito forte e a equipa no global conseguiu disfarçar algumas debilidades individuais sendo mais vezes superior ao adversário).

Concordo que neste início de época específico (há que conseguir ter acesso à LdC), o treinador aposte num esquema desde a pré temporada de modo a que o conjunto esteja afinado. No entanto, tenho a sensação que poderá existir uma maneira de não sobrecarregar os jogadores da maneira como RV está a fazer... Grimaldo, Pizzi, Cervi, Salvio e Gedson acabaram o jogo de rastos.

Fazer uma substituição para queimar tempo? Bem, como escrevi, esta partida era muito importante para o Benfica mas daí até fazer uma substituição para queimar tempo a 2 minutos do fim, ainda vai um grande passo! Isto é o Benfica e queimar tempo com substituições frente a uma equipa mais fraca não computa na minha lógica. Pobre Zivkovic que poderia ter efectivamente entrado para o lugar de Cervi, Pizzi ou Gedson por volta dos 80 minutos... 

O árbitro? Pareceu-me existir uma falta sobre Cervi que, assinalada, seria grande penalidade (aconteceu ainda com o marcador a zeros, tal como na primeira mão). De resto esteve bem.

Agora temos de ir ao Porto defrontar o clube mais velho daquela belíssima cidade (O Boavista tem 115 anos de idade).

Nota: Na flash interview, Gedson demonstrou uma certa maturidade... Tenho esperança que esta nova geração de atletas oriundos da formação operem uma pequena revolução de mentalidades. Há que trabalhar e deixar as tretas para os outros. Há que ter a consciência de que o futebol português está a afundar-se cada vez mais em falsidades institucionais e paleio barato e fazer pela vida ao serviço do clube.

Fiquem com as imagens possíveis da noite de ontem:
Darkness em Português significa Liga Europa?
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Saúdo-vos amigos e gloriosos benfiquistas. Que grande equipa tem o Benfica. Personalidade, Raça, Carácter de Reconquista. Eu acredito.
    .
    Querendo, visite o meu blogue... ÁGUIA DE LUZ .... É grátis, sem fins lucrativos. Todos juntos seremos imbatíveis. Viva o Benfica. Vamos eliminar o Paok, não tenho dúvida alguma
    .
    Até os COMEMOS...

    ResponderEliminar
  2. Nada acrescentar... Subscrevo!
    Aquele abraço e continuar com o belíssimo trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Não vi, mas pelo que leio parece que a exibição foi de menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é uma questão de a exibição ser de menos. Na minha perspectiva, RV poderia ter feito coisas de maneira diferente. A exibição foi globalmente boa pois a equipa demonstrou ser superior.

      Eliminar
  4. Tirando a parte física, a 2ª parte faz-me lembrar Portugal... jogar como equipa pequena, dar posse ao adversário e contra-atacar.

    Não entendo também a razão para os jogadores quando têm a posse de bola vão para a grande área adversária a correr como doidos para a perder ou dar chutões em vez de a manter e circular. Ainda se houvesse um matador em campo percebia-se... numa ocasião, e não me lembro se era o Alfa ou o Gedson, corre 30 metros e depois à entrada da área perde a bola. O Benfica fez 10 remates e apenas 2 à baliza. Era da maneira que se cansavam menos.

    Ainda não me convenceram... e cada ataque turco na 2ª parte assustou um bocado, depois daquele golo infantil sofrido.

    Dos titulares, tirando os habituais Fejsa e André Almeida (um jogador à Benfica), o Rúben precisa de aprender a não exagerar no ímpeto, o Gedson e o Odisseas são óptimas surpresas.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo