quarta-feira, 22 de agosto de 2018

LC FA Benfica 1 PAOK 1

Até deu a sensação que os turcos foram/são melhor equipa que este PAOK...
Mas o Benfica, parece-me, está a começar a pagar a factura da decisão de apostar no mesmo 11 pela 5ª vez consecutiva, com a excepção de Salvio!

Passo a explicar o meu ponto de vista: Pessoalmente, não concordo com este plano de repetir o mesmo 11. Antes do começo da partida, ficámos a saber que um tinha rebentado (Salvio), durante a partida rebentou outro (Pizzi) e ainda andam lá alguns com as costuras ​de fora (Jardel, Pizzi, Gedson)... Isto nas vésperas de um jogo contra o Sporting. Desejo que os jogadores recuperem... Que não haja mais problemas. Mas o que mais me inquieta é  algo estar tao à vista e...

A primeira parte, e viu-se de imediato, foi jogada a um ritmo mais baixo. A equipa está a ficar sem gás e o jogo era mais complicado... Até aqui tudo bem. O ritmo foi sendo modelado para servir os interesses da equipa que durante este período ainda se conseguiu posicionar relativamente bem em campo e fez correr os gregos. Sendo superior, criou várias oportunidades de golo mas por inépcia, só marcou aquela que por vezes é a mais difícil... De Penálti!

E tantas oportunidades...

Ao intervalo, a vantagem era justa mas a diferença no marcador pecava por ser escassa. Quem não marca...

Na segunda metade, o conjunto de RV, enquanto teve pernas, conseguiu manietar o PAOK e criou mais não sei quantas oportunidades que não concretizou. Mas a partir dos 55/56 minutos, toda a gente viu a equipa começar a rebentar fisicamente e os gregos também o viram e começaram a criar grandes dificuldades... O primeiro aviso foi aos 62 minutos...

O PAOK faz a primeira alteração aos 52 minutos (parece-me ter um bom treinador que leu bem o jogo: Warda é normalmente titular) e RV nada... Tem de ser à hora (neste caso aos 65 minutos) vá-se lá saber porquê! Mas a alteração é tirar Zivkovic que não só é extremo como também condutor de jogo e estratega... Pizzi já andava aos tropeções e ficámos sem um segundo cérebro? A equipa foi-se tão abaixo que acabámos por sofrer o golo... E estava a adivinhar-se só RV é que não se terá apercebido.

O lance do golo sofrido:
Um enorme momento de desatenção, proporcionou o golo do empate à equipa grega. Vejam as movimentações dos jogadores 3 e 9 que acabam a encurralar Jardel e o vazio criado na zona da marca de penálti. Tudo estudado.

RV tem o seu ponto de vista. Mas 4 minutos para alterar depois de sofrer o golo... Depois de a equipa estar há mais de 10 minutos em défice! Isto dá 15 minutos de lérias, que se tivessem sido aproveitados de outra maneira... Porque o cansaço físico tolda o discernimento, coisa que não ajudou a equipa a conseguir enfiar o PAOK no bolso.

Se é possível a passagem? Sim, claro que é até porque deu para ver que o Benfica é melhor, bem melhor. Outra coisa que deu para ver é que isso não basta. A meu ver faltou competência (chamem-lhe pontaria ou sorte), quer dentro do rectângulo de jogo quer fora dele.

Notas a doer:

Odysseas 3: Partida sem sobressaltos até àquele minuto fatídico. Nada a fazer...
Almeida 2: Posso estar enganado mas notem ontem tiques de vedetismo nele? Pode fazer os malabarismos que quiser mas ali é para jogar. Deixou o seu flanco muitas vezes desprotegido por causa de tanto se adiantar.
Jardel 2: Nem estava a ter uma partida difícil mas nota-se que as pernas estão cansadas. Atrapalhou-se com a bola algumas vezes. Levou com 2 adversários em cima no lance do golo...
Rúben 3: É mais novo e tem mais energia que o colega de sector... Para já. Tem de refrear a sua atitude, qualquer dia prejudica a equipa.
Grimaldo 4: Foi um dos desequilibradores da equipa com os seus incursões à área contrária. Poderão alguns dizer que desprotegeu o seu flanco mas a verdade é que Grimaldo é um lateral ofensivo. A equipa tem de estar preparada para isso.
Fejsa 3: O Fejsa a que estamos habituados - firme e inteligente.
Pizzi 3: Não leva 4 ou 5 porque falhou que se fartou. Não leva 2 porque esteve lá a criar espaços.
Uma coisa é verdade, é interessante a desenvoltura que tem revelado naquela área de acção a que não será alheio o facto de ter tido férias e de Jonas estar no estaleiro.
Gedson 3: Outro bólide mas ontem sem grande objectividade. Facto - com pernas é mais objectivo.
Zivkovic 3: Até gostei da actuação dele mas está agrilhoado a um flanco que o cega. Na minha opinião, se não pode andar com mais liberdade, pelo menos que parta do flanco esquerdo.
Cervi 3: Lutador mas pouco objectivo. As pernas começam a faltar.
Ferreyra 2: Ele luta mas anda sempre muito só. Falhou duas oportunidades de golo...
E a malta fica de pé atrás.

As alterações. Mais uma vez não resultaram. Não vou atribuir notas mas vou teorizar, isto de treinador de bancada tem os seus pontos positivos... Espero é que os leitores mais atentos deste  blogue consigam vislumbrar alguma coerência face ao que tenho vindo a escrever.

Rafa: Terminou a época passada em alta no flanco direito. Ganhou confiança nesse período por via da lesão de Salvio mas ontem, ficou no banco. Assim que entrou, sacou dois amarelos. Porque é que não foi a primeira opção?

Seferovic: Foi colocado nos flancos sendo um homem de área. Sem ritmo e sem confiança, quase que era esperar por um milagre.

Félix: De todos os pedaços de jogo que fez, este foi o melhor de todos. 13 minutos que fizeram crescer o apetite. Os Benfiquistas sabem que ele carrega uma aura (espero que não um fardo) de predestinado mas convém que o atleta seja... Bem esculpido!

Voltando a exercer uma das benesses de ser treinador de bancada, e estando a borrifar-me para o "agora falar é fácil", RV tem uma perspectiva para mim difícil de entender. Isto não é uma questão de defender o resultado quando se começou a ver a equipa a cair algo vertiginosamente em termos físicos. Tem a ver com fazer alterações sustentadas que não belisquem a força da equipa. Para memória futura, posso teorizar que a primeira alteração poderia bem ter sido a saída de Pizzi para a entrada de Rafa, passando Zivkovic para o miolo. 5 minutos seriam o necessário para ver o resultado estando Alfa a postos para entrar (para o lugar de Zivkovic) caso a equipa não se conseguisse esticar (aconteceu na turquia ou já se terão esquecido)? Tudo teorias de treinador de bancada ou de sofá.

Arbitragem...Dois lances em ambas as áreas que poderiam ter dado em grandes penalidades. No lance do golo anulado a Gedson, é dado a entender que Ferreyra deu um toque na bola antes de a mesma chegar a Gedson. Nenhuma repetição mostrou esse toque com clareza... Também só mostraram uma única repetição pelo que...

RV afirma "Ainda não acabou, podem contar connosco". Eu afirmo "O Benfica também pode contar comigo".

Algumas imagens da partida:
Descanso e uma rápida regeneração de forças e de ideias. Sábado...

E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Mais uma análise perfeita do que se passou. Tb reparei logo no lance do golo que sofremos. Qq equipa tem a "manha" de fazer esses bloqueios e treina exaustivamente esses lances pra surpreender os adversários. Viu-se isso no recente Mundial, até nas seleções mais fracas. Nós somos piores que amadores por culpa, principalmente, do treinador e mesmo dos jogadores que deveriam ter essa inteligência, mais que não seja por assistirem a muitos jogos pela tv. Ou, se calhar, nem assistem... preferem jogar nas consolas de jogos em vez de aprenderem a arte do seu ofício. Da mesma forma que somos uma nulidade a marcar cantos e livres a nosso favor tb é uma tremideira qd esses lances são contra nós.
    O desperdício de tantas oportunidades de golo tb são um reflexo da falta de rotinas e de "savoir faire" de alguns jogadores. Qd vi o Pizzi, que tem aparecido e bem em zonas mais avançadas devido à ausência do Jonas (como bem referiu), falhar tantas oportunidades na 1ª parte pensei logo que com o Jonas algumas teriam sido aproveitadas.
    Esperemos pela partida da 2ª mão mas a condição física de alguns jogadores começa a ser preocupante e ainda estamos no início da época.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!

    Passem pelo meu blogue, leiam "A minha primeira memória de… um dérbi entre Benfica e Sporting" e digam de vossa justiça: qual é a vossa primeira memória de um dérbi e quais os dérbis mais marcantes de sempre?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/2018/08/a-minha-primeira-memoria-de-um-derbi.html

    Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá boa noite!!

    Podes adicionar o meu blog (galaxiabenfica.com) à tua lista de blogs ? Eu farei o mesmo por ti.. Um anbraço.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo