quinta-feira, 29 de junho de 2017

Museu: A Taça Deste Portugal - Século 21

Esta segunda secção do tema em título, resume as conquistas do Sport Lisboa e Benfica na prova raínha do futebol português já no século 21.

O resumo dos jogos, sempre que possível, será linkado ao artigo original deste blog. Bom apetite!
2003-2004: Era mourinho o braço armado do sistema que tudo parecia levar à frente... Literalmente!
O clube do norte colocou-se na dianteira do marcador na marcação de um livre  a penalizar o Benfica por uma falta... Digamos que uma falta feita pela sombra do corpo! Mas Fyssas empatou e, já no prolongamento, Zahovic e Simão deram a volta ao marcador de modo a que o Benfica regressasse aos triunfos após anos a ver navios!
Vitória de muito sangue, suor e lágrimas de uma equipa aguerrida comandada por um treinador aguerrido, que acabou por deixar o marquês a transbordar de Benfiquismo até longas horas da noite...
Sim, foi neste preciso dia - 16 de Maio de 2004 - que a tradição do Marquês começou caros leitores... E foi uma coisa espontânea, gigantesca, maravilhosamente bela como nunca antes visto...
Para saberem com mais detalhe o que se passou nesta partida, convido-vos a lerem este artigo.
-----
2013-2014: Dez anos depois... E a culminar uma época fulgurante, O Benfica, a 18 de Maio de 2014, conquista a sua vigésima quinta Taça de Portugal frente ao rio-ave.
Uma época de pujança, de crer, concentração, inteligência e de MÍSTICA. Jogadores, técnicos, adeptos e dirigentes juntos a tentar, no máximo das suas forças, remar para o mesmo lado. A coisa foi crescendo e mesmo com uma equipa desgastada... Gaitan marcou...
Sofreu-se (clicar), fosse por causa do cansaço, pela vontade do rio-ave ou pela missão de xistra... Sofreu-se. Mas a equipa pode ter abanado mas não caiu. Gigantes com pés de barro acabam sempre por vacilar, gigantes com asas de cera acabam por cair... O Benfica manteve-se firme e voou mais alto sem desvios para o topo da história do futebol Português: Três conquistas (dois títulos e um troféu) numa só época.
-----
2016-2017: Super jogo entre duas equipas que queriam vencer...
Relvado pesado numa tarde chuvosa a 28 de Maio de 2017... Equipas a jogar com tudo o que tinham... Treinadores a apostar também na táctica: Jogo físico e mental tremendo.

Primeira parte dividida com ambas as equipas a verem o que se poderia arranjar... Mas na segunda parte, o Benfica mudou o verbo, de arranjar para conquistar.
Jiménez e Salvio foram os marcadores dos golos por parte do Benfica... Numa final que teve  homens do espaço:
E um vídeo-arbitro chalupa... Mas que acabou com a vitória justa (mas curta para tanto futebol na segunda parte) para o Benfica que assim conquistava a sua... Bem, 26 TdP + 3 Campeonatos de Portugal...
Para mais detalhe sobre esta partida, é só clicar aqui.
-----
Mais capítulos? Brevemente espero eu mas entretanto, cliquem aqui e descubram/recordem a história do Benfica nesta prova no século XX.
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo