segunda-feira, 30 de maio de 2016

Benficar Parte 4

Caros leitores, antes de vos mandar para as bem longas e merecidas férias (eu incluido), eis que vos deixo o vosso trabalho de casa :-))).
O clube que todos os Benfiquistas tanto apoiaram nos últimos anos tem uma história muito única e sem comparação!

A história do nosso clube, não começou em maio de 2014...
O Enorme Alberto Miguéns, com a assistência técnica de Paulo Fraga e do blogger MasterGroove, elaborou... Ou começou a elaborar, uma belíssima exposição sobre a história do Benfica e do futebol em Portugal que vos deixo aqui.

Devo sublinhar três coisas. Primeiro: Todo o trabalho que Alberto Miguéns tem tido é transmitido ao universo Benfiquista de forma gratuita. Podem consultar o artigo original do EDdB aqui. Está lá tudo explicado podem inclusive fazer o respectivo download sem pagar um cêntimo. Segundo: Não tenho nada a ver com a elaboração deste magnífico trabalho. Apenas me estou a servir da generosidade do autor. A única coisa que fiz foi esta miserável edição a tão grandioso trabalho! Terceiro: O primeiro parágrafo deste artigo é meio a brincar... Por vezes tenho dúvidas se a maioria dos Benfiquistas quer conhecer a história do Benfica desde os seus primórdios até aos dias de hoje! É extremamente fácil consumir o Benfica do presente (o clube até está numa fase vencedora) mas depois quando se tem de dar à cabeça para regressar ao alvor da história... Deixem que vos diga que quanto mais conheço da história do clube, mais orgulho tenho na escolha que eu (ou alguma força externa) tomei há muitos anos. Por isso, é claro que é do meu interesse ter este artigo publicado aqui no blog... Quando quiser/necessitar, é só clicar no link e revisitar este primeiros capítulos.

Vou obedecer ao cânone de Alberto Miguéns!

Estas quatro primeiras fotografias, versam sobre os anos zero e um da história do Glorioso Sport Lisboa e Benfica:
 Simples e conciso! Mais nada

A história do futebol em Portugal confunde-se... Ou funde-se um pouco com a do Benfica e da evolução da classe operária em Portugal. Não irão jamais ler nada de aristocrático ou ditatorial ligado à história do nosso clube. Atentem:
Claro que aguardo que o autor, quando a sua disponibilidade o permitir, continue nesta gloriosa empreitada. Se não der para ler neste formato, abram a imagem noutra janela. caso contrário, é só clicar neste link e fazer o download e até ficam mais bem servidos...

Isto é importante:
 
Isto também:
Mas isto não pode desaparecer da memória dos mais experientes nem ter a sua entrada vetada à dos mais novos...
No Benfica não há novos acordos ortográficos (como tem acontecido noutros clubes). O clube nasceu cresceu e vive de uma só história!

PS: Durante os próximos meses, pouco andarei por aqui. Talvez um ou outro artigo, que estejam em rascunho, veja a luz do dia! Não vai ser fácil desmamar mais de vinte artigos num mês (40000!!!)... Mas tem de ser e o que tem de ser...

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. ...tem muita força.

    Os meus parabéns.

    Saudações Benfiquistas
    Paulo Vitorino
    SLB Sempre.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo