segunda-feira, 9 de maio de 2016

2015-2016 33ªJ: Marítimo 0 SL Benfica 2

Que jogo intenso este que aconteceu no Funchal ontem à noite! Há jogos difíceis que se ganham pela diferença mínima e também acontecem destes onde se tem de recorrer a mais do que a força interior para conquistar os três pontos e foi isso que aconteceu...
Tenho que falar da diferença de qualidade entre os dois clubes, equipa/plantel e treinador. Isso, logo à partida conferia-nos uma vantagem importante. Depois a alma que gere o coração e a cabeça de todos naquele grupo... Não há força que vença a férrea vontade de um conjunto que sabe que joga sozinho - como deve ser. Por fim, e o condimento final da superioridade cabal do Benfica, os adeptos... Já reparam como deve ser desconfortável às equipas visitadas, jogarem no seu estádio e só ouvirem "Benfica", "SLB" e "dá-me o 35"? Devem sentir-se desconcertados o que tira um pouco o foco... É isto este Benfica.

Quanto ao jogo em si, confesso que não me senti surpreso com a entrada do Benfica. O Benfica não entrou a todo o gás, entrou de forma autoritária mas em modo de média velocidade. Terá sido pensado uma vez que os índices físicos estão em baixo e uma partida de futebol tem noventa minutos. Enquanto o imbecil da sportv andava ás voltas com a fonética do nome de Mitroglou, o Benfica foi aumentando paulatinamente o ritmo de jogo, pena que no momento em que iria encostar o marítimo às cordas, tenha ficado reduzido a dez jogadores de campo... Aos trinta e sete minutos...
Mesmo assim, e durante o tempo que ainda restava, foi o Benfica a atacar um marítimo sem qualidade para manietar um adversário com menos um jogador de campo. Bem RV ao manter todos os restantes jogadores em campo. Poderia ter tirado um dos avançados e salvaguardar o seu meio campo, mas quando se tem de ganhar... Quando se tem Fejsa... Quando se tem um conjunto tão solidário e ciente das suas responsabilidades... Não há que ter medo! O não mexer em nada, manteve o marítimo lá atrás, marítimo que já poderia estar a perder por dois, talvez três golos ao intervalo!

A conversa ao intervalo entre treinador e jogadores terá sido importantíssima. RV manteve os mesmo jogadores mas teve de afinar estratégias. Perdeu largura de jogo mas manteve a intensidade: Fejsa jogou muitas vezes sozinho no miolo de modo a dar hipóteses a: Jonas de se colocar na grande área adversária; a Carcela e a Pizzi de estender o marítimo na sua defesa... Conseguido! Esta imagem antecede a obtenção do primeiro golo:
Quando quatro jogadores, de uma equipa em inferioridade numérica, conseguem meter oito jogadores adversários a tapar a sua baliza... Deve haver alguma qualidade no conjunto e no treinador... Digo eu com os nervos!
Mitroglou abriu a contagem e isso marcou o pior momento do Benfica na partida. Durante cerca de vinte minutos, a bola pareceu ser redonda de mais para os jogadores do Benfica. Maus passes e más opções de passe, permitiram que o marítima aparecesse mais vezes perto, repito PERTO, da grande área de Ederson. Mas a verdade é que nada de importante fizeram. Falei de Fejsa mas tenho de falar de Pizzi e Jonas.

Grande partida de ambos. O brasileiro gastou tudo o que tinha para gastar ajudando Fejsa e Mitroglou em duas posições de si tão dispares como também exigentes... Aquele vai e vem... O português tinha o flanco direito para defender e para atacar e ainda tinha de ir ao centro quando Jonas não estava lá... Muito bem Pizzi.

RV começa a tirar os jogadores mais estoirados - eram tantos -  e opta por tirar Carcela e colocar Talisca. Muito bem até porque o brasileiro tem mais ritmo do que Sálvio e nesta altura isso era necessário: Quer Talisca quer Pizzi foram-se revezando nas suas tarefas defensivas e ofensivas, nunca deixando Fejsa muito tempo sozinho mas mantendo os laterais do marítimo sempre debaixo de olho. Depois de Jonas ter queimado as mãos de salin e de Pizzi ter atirado ao boneco (aos sessenta e oito minutos),
o Benfica acabou com as veleidades dos madeirenses (aos quase oitenta e três minutos):
Belíssima execução de Talisca
Com o jogo perdido, o pessoal do marítimo começou a entrar de sola aos pés e canelas dos jogadores do Benfica. Acabou por ficar com dez em campo e...

O Benfica foi gerindo a partida, que teve dez minutos de descontos por causa da lesão fortuita de um jogador do marítimo (tudo estável com ele - ainda bem). Jiménez ainda enviou uma bola à trave (Jonas tinha feito o mesmo na primeira parte), e o resultado foi, diga-se a verdade, injusto para o marítimo:
Deveria ter ficado zero-quatro no mínimo! Três pontos, mais três pontos conquistados com muito valor, muita entrega, muito espírito de sacrifício... Sabendo que as vitórias - NESTA CASA - não caiem do céu como em outras casas. São as vitórias de quem verte todo o suor que tem disponível...
Muito bem RV... Quem será o Complemento directo do "mas não nos mata"? Os jogos ou...

Nota: Quase que me ia esquecendo de referir que o quinteto defensivo esteve muito bem. Ederson não fez uma única defesa de grau... Médio!

E o árbitro? Confesso, outra vez, que tinha este árbitro - que se diz ser sócio do sporting (não sei) - em boa consideração. Antes de tudo, convém relembrar que os árbitros andaram uma época inteira a ouvir toda uma gama elaborada de lixo tóxico vinda do alvaLIXO...

Há o lance do Renato que me pareceu logo grande penalidade. Depois há a hesitação do árbitro que surge do medo de assinalar qualquer coisa que seja que possa beneficiar o Benfica - segue-se o fiscal que está tão ou mais borrado de medo do que o árbitro e nada diz... Fecha-se os olhos - seja o que deus quiser e amarela-se o Renato que é o tal que nunca é expulso.
Depois, há a juventude do jogador do Benfica que vê de forma correcta um amarelo... Que já era o segundo... Será coincidência que a sorte se vingou no Benfica por terem suspenso o adrien do sporting?

Antes, aos doze minutos, também aconteceu isto:
Confesso, outra vez - isto parece-me o confessionário da cas... - que não reparei porque não estava perto do ecrã. Sei é que a sportv passou uma repetição e... Devem ter reparado o que tinha sido e ordenaram à realização para esquecer o assunto. A bola ia para um lado mas encontrou um obstáculo e foi para outro...

Não temos árbitros na próxima fase final do campeonato da europa. Pois claro que não e até é tão merecido quanto foi a vitória do Benfica na partida de ontem...

Agora há que descansar e pensar na melhor maneira de substituir Eliseu e Renato. penso que será o nelson á direita (passando o Almeida para a esquerda) e o Pizzi no miolo (entrando o Sálvio para a frente direita)/ou o Talisca directo no meio (mantendo-se o Pizzi na direita). Nunca mais é Domingo!

Assim, caros leitores, concordo que se manifeste toda a alegria pelo jogo e vitória de ontem.
Alegria e nunca euforia:
Há ainda noventa minutos pela frente.. Quem sabe os noventa minutos mais importantes da história recente do futebol português...

PS: Eu também agradeço:
Desde Agosto que o ar que se respira no Benfica é mais natural... Agora parece que é mesmo só Benfica!

E Pluribus UNUM

15 comentários:

  1. Grande posta, só espero que para o ano os jogos do Benfica não vão para a sporkus tb!
    José Raul Lereno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um mistério José... Cheira-me que sim mas primeiro, os contratos têm de ser aprovados por aquela cena da concorrência.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Lamento José, mas os jogos devem mesmo ir para esses porcos. Repara, se és gestor de uma empresa que dá um balúrdio pelos jogos do Benfica, empresa essa que tem 50% de um canal desportivo que tem vindo a perder assinantes, qual a decisão mais racional? Criar um novo canal? Vender os jogos à concorrência? Não me parece...
      Infelizmente vamos ter de levar com esses senhores outra vez...

      Eliminar
    3. O silêncio e a evasivas aquando as perguntas sobre isso... Configuram esse desfecho!

      Eliminar
  2. "Quando se tem Fejsa..." Curiosidade minha... será que houve alguma jogada ontem que não tenha passado pelos pés dele? Estava em todas e em todo lugar.. impressionante!

    ResponderEliminar
  3. Mais um grande post a fazer a análise do jogo.

    Foi mais uma vez contra tudo e todos. Em termos de futebol, o Marítimo não colocou problemas ao Benfica... mas o árbitro... dois amarelos mal mostrados ao Renato (o segundo podia ser considerado correto se os adversários do Benfica tivessem visto o respectivo cartão por entradas semelhantes ou piores...), rouba dois penaltis claros... enfim.

    Foi este que expulsou um jogador do Nacional no lagartos-Nacional da primeira mão por dois sopros não foi? Se não foi, já sabemos o que vai acontecer nos próximos anos sempre que este senhor apitar.

    Fala-se que o Hugo Miguel, representante da marca de equipamentos dos lagartos, será o próximo árbitro... não têm vergonha? Só mesmo em Portugal...

    Contra tudo e contra todos, somos finalmente agora favoritos a ganhar o campeonato... porque é em casa e o Hugo Miguel ainda não foi nomeado... se o for, passamos a ter tantas hipóteses como o sporting... o nojo até já veio dizer que o Paulo Fonseca está de saída e não me admirava nada que fosse ele o escolhido para substituir o JJ nos lagartos... tal e qual como em 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo... Isso do fonseca trocar de clube na penúltima jornada, são tácticas do pdac copiadas.

      Eles, no início do reinado do babalu, até deram a ideia de que eram listados a verde-branco... Mas talvez tivessem lavado a camisol. Agora que ela voltou à cor normal... azul-branco!

      Haja confiaça

      Eliminar
  4. Eh pá, essa do gajo chamar constantemente ao grego MitrÓglu pôs-me mais os nervos em franja do que o cabrão do árbitro. Chiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, mas ele lerpou nas redes socias e depois do golo do Mitro, deixou de se armar em criador...

      Eliminar
  5. Sinceramente acho q a decisão do 1º cartão amarelo ao RN discutível mas aceitável, o 2º cartão esse é claramente merecido, talvez fosse a cabeça pouco clara com a negociação com o Bayern.

    Eu tremi e pensei q o campeonato estava quase perdido, mas nisto sou um pessimista de 1ª :(

    PS. Alguém sabe se o poster gigante Rui Oliveira e Costa faz parte do Conselho Leonino, é que se faz e com os 1K€ de oferta para tirar pontos ao Benfica......mas pronto, estamos em Portugal, e como o outro q depositou €€ na conta do árbitro e nada aconteceu até agora digno de registo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia estar bêbedo!

      Não ligo a alcoólicos.

      Também sou um pouco pessimista mas o jogo correu como estava a prever (até à expulsão) e depois de RV ter mantido a equipa sem cobardias, como também previ com base no optimismo claro!

      Eliminar
  6. CARREGA BENFICA SEMPRE EM FRENTE RUMO AO 35

    ResponderEliminar
  7. APROVE LÁ ISSO, TAMBÉM SOU DO BENFICA E SÓCIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário? Está aprovado homem.

      Não estou sempre aqui, há vida para além disto!

      Toda a energia positiva é necessária.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo