terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Fevereiro 2016, Vamos a Nove

Fruto de muito trabalho (correcção de erros, adaptações, experimentação e transcendência), eis que o Benfica consegue recuperar o que perdeu e ascende ao primeiro lugar do campeonato.
Mérito para os adeptos, na hora das derrotas não se afastaram. Mérito para os jogadores que não atiraram a toalha ao chão e começaram a crer mais na sua valia e se superaram em tempos de adversidade. Mérito para RV que se calou e continuou a trabalhar pois só se tem uma oportunidade de trabalhar no colosso.

Agora estamos em primeiro (com os mesmo pontos), algo que pareceu difícil mas que foi conseguido num país, que continua a ser um Grande País mas que deixa que traficantes, corruptos, hipócritas, sanguessugas e  lavadores de dinheiro continuem a viver impunes... É, quem trabalha é quem paga e muitos dos que pagam tiveram uma pequena recompensa ontem à noite em alvalade... Resta agora ao Benfica continuar o seu trabalho que poderá vir a culminar em provar que em Portugal o crime não compensa.

Em Agosto de 2015, afirmei isto:
Após a derrota frente ao porto, escrevi isto:
Depois da derrota frente ao sporting isto:
Aquando o empate frente ao união:
Estávamos na posição de expectantes. Dependíamos de resultados de outros. Havia no geral uma crença inabalável no clube, algo herdado de anos de opulência, de fraqueza e de renascimento e a onda ainda calma, mantinha-se viva e acompanhava o clube.

Janeiro foi valioso
Logo a abrir o ano, mesmo com fraquezas continuámos a remar e as vitórias apareceram e o mote estava dado: Jogadores e Treinador juntos a limar arestas mas focados no objetivo. As distâncias foram encurtadas e os jogadores começaram a demonstrar o seu valor.

Sobre este jogo de Guimarães escrevi:
Logo a seguir, o Benfica despachou o marítimo:
Depois não vacilou perante o nevoeirento nacional:
Assustou-se na amoreira e eu reparei que o trabalho estava acontecer mas:
Seguiu-se o arouca (os que ganharam ao porto no Sábado):
E insisti que era necessário continuar a trabalhar. O trabalho continuou!
Chegámos então ao primeiro lugar do campeonato com os mesmo pontos que o sporting mas com menos basófia e conversa da treta. O que haverá para resumir em espaço tão pequeno como este?

RV cometeu erros porque nunca tinha treinado um colosso mas tem optimizado o que lhe deram desde o início da época. Almeida tem estado lá quando Nelson apareceu do nada e desapareceu precocemente. Carcela foi conhecendo o Benfica e de um falhanço tornou-se opção. Lisandro e Lindelof eram figurantes mas passaram a actores. Renato e Gonçalo apareceram cedo mas declararam "presente"! O trinco teve tantas caras (Samaris, Fejsa, Talisca, Almeida e Cristante) mas no final apurou-se que era o sistema de jogo que tinha de prevalecer. Jonas e Pizzi deram a sensação de estarem fora de órbita mas o trabalho continuou e percebeu-se que em primeiro há que saber, depois compreender e por fim aplicar no jogo o papel que temos de desempenhar. Mitroglou e Jiménez são fracassos mas têm sido úteis cada um a seu tempo, o grego então... Gáitan está a ressurgir e Sálvio, Nelson e Luisão irão regressar a tempo de continuar a ser partes integrantes. Restam o Sílvio e o Grimaldo que só RV, e o que quer que venhamos a fazer da eliminatória frente ao zénit, saberá se ainda podem ser úteis. Falta o imperador que é humano e que de morto voltou para retomar o seu reinado.

Tudo isto significa que o trabalho está a ser feito mas que tem de continuar. A equipa conseguiu ultrapassar várias etapas sucessivamente mas vêm aí testes mais duros e o maior deles é os jogadores pensarem que os próximos adversários são para serem temidos. Neste momento acredito que a onda de resultados mais gordos, bem como a euforia em volta da equipa, lhe confere uma força anímica relevante mas espero também que em vez de temerem, respeitem o adversário porque cá em Portugal, ninguém é melhor do que o Benfica neste momento presente.

E estamos unidos,
Por Luisão
E isso ajuda a pulverizar mas mesmo estando confiante, é claro que nem tudo está ainda afinado. Mais uma vez afirmo sem rodeios que o Benfica ataca melhor do que defende. Um mal já anterior e do qual RV não tem assim tanta culpa uma vez que conta com os actores que ficaram e não terá tido hipóteses de escolher outros.

Não vale a pena sentirmo-nos cómodos com a ideia de que enquanto o ataque produzir mais, o Benfica irá ganhar. Há que trabalhar e eu acredito mesmo sendo RV a minha terceira opção de treinador no início da época (sim, os chouriços... Mas dei-lhe a capa do artigo ;) ). O positivo é que há uma pequena evolução qualitativa em quem está cá e é com eles que os adeptos vão à guerra!

Por falar em guerra (e pela quarta vez em uma semana), enquanto uns festejam e outros se queixam (de um árbitro 100% portista e irmão de um grande ladr...), convém ainda continuar a desmistificação do que é que tem também ajudado o sporting a estar tão bem classificado:
Trabalhar de forma humilde resume-se a afirmar que somos bons mas temos de o provar dentro de campo. Estar focado também remete a saber-se do que se é capaz. Vamos lá Benfica, TRInta e cinco títulos de campeão nacional é um excelente slogan para a próxima época ...

O próximo adversário já não é o que era. O caso do “Apito Dourado” penso que rebentou com eles. pelo que vejo, da parte deles não há volta a dar à situação. Não podem telefonar aos árbitros para lhes oferecer café e fruta (os maiores amigos já abandonaram - proença, benquerença, ferreira) e muitos dos que cá estão não querem ser associados - a não ida de algum árbitro ao próximo mundial foi a machada final na influência daquele clube; Não podem pagar comissões a outros clubes para jogarem mais contra o Benfica porque o dinheiro está mais fino que uma folha de papel vegetal; Treinadores reles com jogadores medianos já não fazem a diferença porque os árbitros fazem cada vez menos vista grossa... Apetece-me dizer que acabaram mas é necessário ganhar na próxima sexta feira...
O presidente, também me parece, está refém naquele clube - não pode sair de lá que vai ser investigado a sério (como jva o foi) e ele/eles sabem disso. Casou-se com uma cidadã brasileira (dupla cidadania), tem casa lá no brasil e continua a mamar dinheiro ao clube para proveito próprio (o bruno do sporting quer fazer o mesmo mas os tempos são outros).

São tempos para quem pensou em se revigorar, em se adaptar e a dar um passo de cada vez na exacta medida das suas pernas.
Todos a Catedral
PS: Sim, é uma chatice falar mais dos outros do que de nós. Se formos campeões, é capaz de acontecer que mais benfiquistas vão festejar a derrota de outros clubes ao invés de dar genuinamente largas à sua felicidade por serem adeptos de um clube triunfador.
E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Sempre é verdade que o Jesus anda descontente ? e com salários em atraso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venderam o montero não sei quantos milhões abaixo da clausula...

      Eliminar
  2. Bom post.

    - O Sonho de Damião -
    https://osonhodedamiaoblog.wordpress.com/

    PS: Posso pedir-te que coloques o link do meu blogue os blogues a visitar? Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  3. A máquina está a ficar oleada, esperemos que não haja mais lesões imprevistas e que lindeof não acuse a pressão na sexta-feira.
    Obrigado minha chama pela dedicação e carrega Benfica rumo ao 35.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  4. Saudações a todos os benfiquistas!
    Depois de tantos ataques que fizeram, a está equipa Só mesmo o Benfica que conseguiu superar tudo fazendo o que lhe compete jogar, à bola nas quatro linhas. Viva o Benfica...

    ResponderEliminar
  5. É fundamental entrar sexta feira concentrados no jogo,os minutos iniciais são importantes não se podem cometer erros,convém não entrar no jogo dos andrades pois vão tentar provocar temos qu ser espertos nos lances disputados,vamos fazer tudo por marcar primeiro seria importante para os enervar...aí sim teremos os 3 pontos...espero que o senhor do apito não faça asneiras pois vamos estar muito atentos.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo