sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Energia Positiva

É tudo o que o adepto do Benfica pode e DEVE fazer mais logo à noite. Vai ser difícil porque o jogo é movimento, a bola vai andar ali por entre os poucos espaços que irão existir entre os jogadores... E o adepto vai-se enervar um pouco.
Espero que o céu se mantenha livre até às 22:30
E são os nervos que não podem tomar conta da cabeça dos jogadores e do treinador a partir das oito e trinta. Vai ser um teste diferente para o plantel uma vez que a carga emocional é outra. Os jogadores têm de se mentalizar que não vão defrontar nenhum bicho papão - é difícil para mim pensar desse modo porque nasci para o futebol numa época em que éramos bons e ainda ganhávamos por o sermos (anos oitenta), e depois passei pelo cabo das tormentas que foram os anos noventa e a primeira década deste novo século.

O porto de agora secou. Mas ainda é gerido pela parte do sistema que ainda regurgita. Essa parte vai tentar encher a cabeça dos jogadores com ódios regionais (como fez durante anos), isso serve para tentar incutir intensidade nos jogadores - raiva e ódio, quando o porto tinha os árbitros, eram um elixir forte que os fez acumular vitórias sobre o Benfica. Agora as coisas estão em plena mudança mas ainda temos o doping e o artur soares dias, que são sombras do passado e que não sabemos se irão ser utilizadas por esse sistema.
O que me assusta? O modo de defender desta nossa equipa. Há a qualidade, que é a mesma da época passada, e uma pequena evolução que se deve ao trabalho do novo treinador (a introdução de Lisandro e de Lindelof por causa da lesão de Luisão acabou por abrir mais os olhos ao treinador e adeptos sobre as qualidades deles). Mas a equipa defende de forma ainda incorrecta e coloca-se à mão de semear perante adversários mais credenciados - é aqui que o Benfica tem de fazer um jogo mais global.

RV tem de aprumar a equipa a não ceder perante a pressão que os avançados/médios do porto vão fazer à tentativa de construção de jogo: Começa-se de trás e os centrais vão notar a pressão que os vai tentar provocar o erro. Certamente que Samaris vai fazer a posição de habitual terceiro central mas é necessário que Gaitan, Pizzi e Jonas recuem e comecem a confundir as linhas atrasadas do porto de modo a que o Benfica canse ainda mais a defesa deles com bolas em comprimento para as costas deles... Eles não têm grande defesa (sim há o maxi e o layun mas de pouco servem com um centro frouxo) e as constantes movimentações do ataque do Benfica irão desgastá-los certamente. A defender o Benfica também tem de encontrar o seu equilíbrio... JC vai ser importante no papel de líbero de modo a evitar que Jardel e Lindelof se cansem depressa. Que Eliseu e Jardel estejam focados e que os colegas não lhe coloquem bolas a queimar.
Eliseu: Tem a oportunidade cruzar... Que faça o cruzamento! É obrigar a defesa do porto a mexer-se. um, dois, três cruzamentos e eles começam a ficar instáveis (têm um barrote central e terão de improvisar outro - o danilo). Eliseu não tem de fazer a figura triste se levar um encosto e perder a bola... É recuar de imediato.

Jardel: Tem de ser seguro no passe e estar focado quando intervir no corpo a corpo. Não há um segundo de hesitação. Não dá, é tirar para as costas da defesa deles para os obrigar a correr. Eu quero vê-los a correr que mais cedo ou mais tarde perdem o norte:
Também importante: Respeitar o adversário e marcar primeiro e se for no início ainda melhor (o arouca nem necessitou de vinte segundos). O porto entra no jogo como um castelo, se sofrer logo à primeira abana. O segundo golo vai destapar o lençol e demonstrar que aquilo é um castelo de cartas... O que tem areias em vez de cimento! temos argumentos ofensivos para os desmontar na boa.
Interessante: Corre a informação que peseiro só fica até ao final da época (eu desconfio que pode até nem chegar ao fim). Eles estão apavorados com o estado em que estão mas vão à luta. Aquilo que se passou durante época e meia com o idiota do lopetegui, rebentou com eles. O peseiro não parece ser o treinador jagunço/pedreiro e caceteiro como muitos que por lá gravitaram (excepção de robson e mourinho talvez). O peseiro (mau ou bom) sempre foi treinador de futebol e não de lobbies financeiros. Ganhou a TdL há uns anos e levou o sporting a uma final europeia tendo lutado até ao fim pelo título de campeão com o Benfica em 2004/2005. Tem ideias mas não tem cabeça para o esquema mafioso do clube onde trabalha. penso que RV será mais forte mentalmente - respondeu ao chiclas com atitude e conseguiu unir o balneário de tal modo que ninguém mostra o mínimo desagrado quando é substituído numa partida (ao contrário do temos vindo a ver com o chiclas e o peseiro).
O Benfica tem hoje a oportunidade única de os rebentar de vez. Pensava-se que, tínhamos conquistado dois títulos consecutivos e goodbye. Não foi bem assim! O Benfica tem uma palavra a dizer. A Catedral também tem uma palavra a dizer. Transbordar de Benfiquismo com muita UNIÃO. Bandeiras vermelhas e brancas por favor... Nada de preto naquelas bancadas, só energia positiva.
Porque
Tornamos os jogadores mais fortes... Jogadores mais fortes, equipa mais forte.

Mais não consigo dizer porque mais não me vem à cabeça. Já nem me lembro bem do que está para trás pois a cabeça está marcada para as 20:30.

"Todos por um!" eis a divisa,
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza,
Em gloriosa tradição.

Olhando altivo o seu passado,
Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.

REFRÃO
Avante, avante p'lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!

Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!

Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração!
Dêmos-lhe a fé, a alma!
PS: Claro... A guerra continua não é? O Renato (60M para o ManU e agora 80M para o Real) tornou-se bandido por ter tocado no peito/pescoço de um jogador do belenenses... Quase que pediam a implementação da pena de morte (Ah ah ah ah). Mas isto já foi cirurgicamente omitido e/ou votado ao esquecimento:
Qual das duas a pior. Se a primeira agressão ocorre numa disputa de bola que deixa aquele jogador a sangrar, a segunda é gratuita e este jogador (que já não serve de muito ao sporting e que por ele já se tinha ido há muito tempo) deveria ser suspenso de imediato...

Claro que nesta mesma jornada do passado fim-de-semana, o porto também se calou:
O avançado do porto vai duas vezes à cara do jogador do arouca... Duas vezes, mas vai jogar mais logo!
E Pluribus UNUM
Todos Por UM

5 comentários:

  1. So quero meio a zero. Isto e so mais um jogo.

    ResponderEliminar
  2. O ASD irá estar controlado pelos observadores estrangeiros como já foi amplamente noticiado, que irão estar a observá-lo para aventuras futuras.
    Irá tentar fazer um jogo "ISENTO", que ele não sabe o que isso é desde que envolva o Benfica.
    No entanto iremos ver hoje o 1º penalty, bem ou mal marcado, este ano contra o Benfica.

    Concordo com a informação sobre o Peseiro. É um benfiquista ferrenho e não estará para aturar aquilo. Mas é provável que já tenham outro treinador em vista, meio contratado, para a próxima época. JJ?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que esse tal penálti reservado (acredito que sim) não aconteça, é necessário ter os 4 defesas sempre mais frescos que os avançados deles.

      Defender à linha? Defender mais a trás? Colocar pressão no portador de bola deles? Cabe a RV ir lendo o jogo segundo a segundo (todos os olhos do corpo técnico vão estar a ver a partida e poderão ser úteis - trabalho de equipa.

      Resta saber com quantos avançados vai o porto jogar.

      O peseiro? Penso que se terá perdido quando entrou na conversa do "sucessor de mourinho" ou "o próximo mourinho". O Marco Silva não quis ir para o porto... Espinha dorsal...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. Saudações a todos os benfiquista! Na minha opinião se não temer MOS o porto vencemos o jogo.

    ResponderEliminar
  4. Estou mesmo a ver o JJ no FCP próxima temporada. Ele não aguenta mais tanta maracutaia. Eu acredito que se o Brahimi for bem controlado, o resto é moleza. E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo