sábado, 13 de fevereiro de 2016

2015-2016 22ªJ: SL Benfica 1 porto 2

Sim, há a tal velha máxima do quem não marca, arrisca-se a sofrer mas o Benfica ontem provou que a coisa não pode ser vista de forma tão generalista. É certo que falhou e por isso perdeu mas também é verdade que mesmo falhando tanto poderia ter ganho a partida.

Escrevi no último artigo sobre como poderia o Benfica conseguir ganhar a partida e também sobre os pontos fracos que permitem a qualquer adversário poder fazer a equipa do Benfica sofrer. Tudo o que aconteceu ontem resulta em frustração, temos agora quatro derrotas no campeonato - 75% contra equipas candidatas ao título... Perdemos três jogos da mesma maneira, o que denota um padrão no comportamento da equipa frente a outras do seu campeonato. Se há padrão há erro!

O resultado acaba por se ajustar ao desenrolar da partida, uns constroem mas falham:
Os outros aproveitam o pouco que conseguem e marcam.

O campeonato não ficou perdido a não ser que os ânimos caiam a pique depois do jogo de ontem. Por outro lado, voltando ao tal padrão, não creio neste momento que o Benfica de RV seja capaz de ir triunfar a alvalade. Deste modo, a hipótese que o Benfica tem de se sagrar campeão é continuar a sua senda vitoriosa frente às equipas não grandes. Neste aspecto, somos estatisticamente superiores - já vimos boas exibições  e excelentes resultados desde Janeiro.

Não nos podemos esquecer que na época passada, só ganhámos um jogo contra os dois grandes e empatámos três pelo que o caminho para o título ficou decidido nos restantes trinta jogos certo?

Uma coisa da qual tenho a certeza é a de que continuamos a ter o melhor plantel do campeonato. O resto são chouri... Contas de outro rosário que posso aflorar só um pouco: O porto ganhou ao Benfica com o potenciar dos velhos ódios. O peseiro ganhou ao vitória com uma alteração na frente. O vitória demorou a perceber o que já estava a funcionar mal desde a altura em que o Benfica se tinha colocado na frente do marcador (só voltámos a ligar o ferrari depois de sofrer golos... o porto amontoou a sucata à frente da baliza e...). As alterações não produziram qualquer resultado, devem ser os restos residuais da passagem do cérebro pelo Benfica.

Falar dos erros que o Benfica cometeu ontem é fazer chover no molhado. os jogadores são escalados pelo treinador e interpretam o melhor que podem as instruções que lhes são dadas. O maior problema estará na forma em como o jogo foi abordado e voltámos a ver coisas que já não víamos há algum tempo:

1 Talvez o maior de todos os pecados é ver Jonas (um virtuoso) passar ao lado da partida - Já o disse noutras ocasiões: Nestas partidas, para mim faz mais sentido sentar Jonas no banco, dar mais poder de choque à equipa e lançar o brasileiro na segunda parte uma vez que irá estar mais fresco e...

2 Gaitan não existiu. O seu amigo maxi souve anular a sua magia. Uma pena!

3 Fejsa sem problemas físicos é outra coisa. Até o Renato ganha com isso.

Nem tudo está perdido mas as lições que cada derrota traz não têm sido aprendidas. A derrota faz parte do jogo. O porto ganhou porque marcou no pouco que criou e o Benfica não ganhou porque esbanjou quase tanto como conseguiu criar. O resultado aceita-se por tudo isso.
Já contra o sporting também andaram a preparar estas coisas muito bonitas e depois...

Há mais na próxima terça feira. O apoio está garantido e vocês caros leitores?

PS: Parece que os tais acordos televisivos feitos pelos três grandes não vão para a frente. Tanta parra e pouca uva. Trabalhar é que... O Grimaldo foi contratado para só jogar na próxima época? O César é para voltar?
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Sobre o jogo, está tudo dito, alguma sorte por um lado e a falta dela por outro.
    Sobre os contratos televisivos: bem, nós temos a BTV e eles têm o saco para meterem a viola.
    Acho que em próximas negociações (onde irá entrar outro operador) o Benfica deveria ser o último a negociar.

    ResponderEliminar
  2. Saudações a todos os benfiquistas!
    Foi um jogo equilibrado na minha opinião .o porto foi mais eficaz. Teve sorte mais o casilhas que ,fez uma grande exibição. Mas o que conta em cinco clássicos Rui vitória ainda não, venceu um. Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Já o escrevo há muito tempo. Estamos relativamente bem a produzir jogo ofensivo mas mal a defender.

    Contra equipas teoricamente mais fortes, só ganhámos uma partida que foi em Madrid.

    ResponderEliminar
  4. Para mim nada de novo, a muito tempo que é visível que damos muito espaço aos adversários devido a forma escolhida por Rui Vitória na forma como coloca os jogadores no campo a nível defensivo organizativo.

    Quando o adversário ainda por cima joga com três médios centros que tem uma qualidade acima da média e rematam bem de longe, isto tudo porque com Fedja é uma coisa e com Samaris outra totalmente diferente.

    O grego não é possante fisicamente nem sabe no decorrer do jogo quando o adversário lançado no ataque onde se posicionar para estancar as jogadas de imediato(não é inteligente) e pelos vistos ninguém lhe sabe chamar atenção/ensinar. Nem 45 minutos decorridos e os dois lances do Porto são consequência da sua inercia e falta de agressividade e baixa de forma.

    Quando entra Talisca(só sabe jogar com espaço) damos o ouro ao bandido. O Benfica precisava de profundidade devia ter saído o grego na mesma mas entrar nelson semedo e o andré voltar para médio, com dois pontas de lança exímios só faltaram cruzamentos, pois com o recuar do Gaitan deixaram de existir.

    Por último Salvio se precisa de ritmo é para isso que existe a equipa B (é um grande jogador mas não era jogo para ser lançado). Outra solução que me agradava era Pizi ou Gaitan que estavam a fazer um excelente jogo tanto a defender como atacar irem para a posição 8 e 10 mais o Puto Renato a estancar o jogo posição 6.
    Se Rui vitória não se apresentar em Alvalade com três médios centros(sendo Gaitan 10 um dos falsos médio centro com o REnato e se possível o FEdja senão fica o Pizzi 8 recuando o renato para 6) e não aprender a ler o jogo com erros deste tipo não é treinador para o Benfica mesmo que eventualmente venha a ser campeão!

    Que duvido que aconteça se perder em alvalade, ou empatar e perder pontos em qualquer outro jogo até final, o verdadeiro candidato ao título e mts vão-se rir neste momento é o Porto que depende de si próprio bastando ganhar ao Sporting no Drgão e fazer os mesmos pontos que o Sporting até final da época.


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  5. Primeiro: o spot promocional da BTV, só moralizou o adversário. Nunca mais aprendem. Mais do mesmo. Até podemos ser campeões, mas sem laterais ofensivos,um verdadeiro nº 10, Gaitan pouco inspirado, sobra o puto para tudo. Jonas nos jogos a doer não aparece. Casilhas tirou 3 bolas de golo. Acho que o Jiminez, daria mais luta aos centrais do Porto. Enfim perdemos em casa com os 2 adversários directos.

    ResponderEliminar
  6. Fomos sobranceiros na abordagem, o porto foi humilde e... há que aprender. Lindelof ainda não tem a experiência. Faltou concentração no primeiro golo sofrido. Faltou o capitão para unir a equipa a partir deste momento porque acusaram demasiado o golo. Casillas defendeu tudo. Carcela é um mimado e não honra a camisola, não aproveitou a oportunidade. Sálvio sem ritmo jamais deveria ter entrado.
    Nada está perdido aliás há que retomar a humildade dos últimos anos e jogo após jogo dignificar a NOSSA mística.
    Carrega Benfica, sempre presentes.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo