domingo, 24 de janeiro de 2016

2015-2016 19ªJ: SL Benfica 3 Arouca 1

Mais três pontos, que era o importante, mais uma etapa ultrapassada sem grandes constrangimentos competitivos. Isso era vital para as aspirações do Benfica no campeonato, isso foi conseguido.

Pessoalmente, sou sempre mais criterioso em certos aspectos de análise à exibição do Benfica, quer a nível individual quer a nível colectivo. Sou-o porque é a minha convicção que, esta época, temos equipa para despachar o zénit, o sporting e o porto.
 

Tendo isto em mente, penso que é importante trabalhar ainda mais as harmonias do conjunto e falar com alguns jogadores de modo a que entendam que ainda transportam alguns defeitos particulares e que podem evoluir de forma positiva de modo a tornarem-se melhores jogadores e a colocar o nível exibicional do conjunto num patamar superior.

Neste aspecto, e não me custa dizê-lo, o pastilhas é bom... Era raro ver quatro jogadores do Benfica a cerca de três metros uns dos outros. O espaço de um rectângulo de jogo era mais aproveitado... Os jogadores interpretavam melhor a sua capacidade de posicionamento e um jogador era capaz de cortar duas ou mais linhas de passe ao adversário...

Neste momento, o Benfica de RV para lá caminha mas urge melhorar este aspecto de forma a carimbar o 35º.
Ontem, o arouca avisou bem cedo com um atabalhoamento defensivo do Benfica... E quando eu estava a pensar que iria ser difícil, Pizzi abriu a contagem. No pós marcação de um golo, já se notou a melhorar do trabalho de equipa que não deixou o arouca fazer nada até ao intervalo. Deu tempo para Mitroglou marcar o segundo golo e para... Falhar, o que é uma chatice mas acontece.

A segunda parte foi mais fraca. O Benfica, que joga já na terça-feira em Moreira de Cónegos, tentou controlar a partida mas os jogadores foram ficando muito próximos uns dos outros - não construindo linhas de passe (oferecendo o ouro ao bandido), lateralizaram demais o jogo não aproveitando um maior balanceamento ofensivo do arouca. O resultado foi que o arouca ameaçou e até poderia ter marcado. Não marcou e Jonas, já furioso por não fazer o gosto ao pé desde a Choupana, fechou as contas do jogo.

Houve ainda tempo para inúmeros falhanços e ainda para o Benfica oferecer um golo ao arouca. Uma pequena mancha numa exibição com qualidade... Pequena mancha que urge ser assimilada e reparada porque contra portos, sportings e zénits...

Algumas considerações sobre três jogadores, tendo por base o que escrevi no segundo parágrafo:

Lisandro: Houve um lance que ficou na retina: O arouca estava a meio de um contra-ataque perigoso (três para três), e Lisandro fez um corte fantástico. Decidiu arrancar para o ataque mas... Perdeu a bola, teve de voltar a trás e fazer novo corte para fora.
O defesa argentino tem que controlar as suas subidas enérgicas mas os seus colegas têm de o ajudar e não ficarem ali a ver. Lisandro perdeu a bola porque encontrou só defesas do arouca e nenhuma possibilidade de endossar a bola.

Pizzi: O português anda com a corda toda. O esquema de jogo está a melhorar jogo a jogo e as compensações já são cada vez mais bem executadas o que permite ao médio ir para posições que não são as suas, com isso cria desequilíbrios, e surpreender adversários. O golo dele é disso exemplo. Falta-lhe qualidade no passe.

Renato: Já anda muita coisa a voar na imprensa sobre o nosso Renato. Agora são os reds de Manchester que querem acertar a contratação dele o mais breve possível. Espero que não. O Renato ainda exibe a falta de experiência da idade que tem: Por vezes é lento a decidir endossar a bola a um colega, por vezes quer colocar uma pitada a mais de magia nos dribles... Mas Renato já não é uma esperança do futuro, ele é o presente e dá gosto estar aqui para o ver evoluir.

Tudo dito.

Dá-me a sensação que me estou a esquecer de alguma coisa??? Não o sei o que é mas sei que me sinto triste...

PS: Dia de votar. Eu vou fazê-lo pois é a minha obrigação!


E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. A polícia e a direção têm de resolver, de uma vez por todas, estes problemas. Com câmaras no estádio, é canja, são todos apanhados, sejam eles benfiquistas ou infiltrados.

    Vamos ao jogo. Mais um! Estamos melhor, mas temos de melhorar ainda mais - podíamos ter goleado e impedido o golo do adversário.
    O que é preciso é APOIAR, APOIAR, APOIAR! Dar colinho, para ver se vamos outra vez ao Marquês - por agora nada está ganho.
    Aos benfiquistas que ainda não são sócios: estão à espera de quê, para ajudarem a fazer do nosso clube, efetivamente, o maior (com mais sócios PAGANTES) clube do mundo? Com mais sócios é possível sonhar mais alto, com mais vitórias, com mais títulos, com mais glória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou socio no estrangeiro e com RP mas gostava de saber de que serve "muitos socios pagantes"? A ultima vez que a direcção fez uma angariação de socios foi aquilo que se viu..... Poucos mas fieis e titulos no museu so mesmo de futebol e modalidades, tudo o resto sao acessorios.

      Eliminar
  2. Excelente artigo, parabéns...

    A questão das quezilias das claques, já vem de trás e tem a ver com grupos diferentes, que habitam o mesmo nucleo e a mesma bancada.

    Uns querem a legalização e outros não, a direção que faça uma reunião com eles e cheguem a um acordo, se querem fazer porcaria, então fora do estádio, porque não são bem vindos.

    Se querem lá estar para apoiar o Benfica e dar espetáculo digno de uma claque, então sim, terão o nosso apoio também.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por este excelente artigo.
    é sintético mas tem lá tudo.
    Subscrevo-o na íntegra mas sublinho os parágrafos 3 e 4.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo