domingo, 17 de janeiro de 2016

2015-2016 18ªJ: Estoril 1 SL Benfica 2

Jogo perigoso o de ontem à noite. O Benfica tinha a oportunidade de ficar a dois pontos do primeiro classificado e oportunidades destas, em Portugal não aparecem todos os dias quando é o Benfica a querer recuperar terreno. Todos, jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, estavam excitados/esperançosos mas a coisa acabou por ser complicada... Mais complicada do que o valor do adversário faria crer!
Entrada a todo o gás com a criação de três oportunidades de golo mas a bola teimou em não entrar e eis que o estoril aproveita uma das habituais desconcentrações defensivas do Benfica e abre o marcador:
Depois aconteceu o pior: O Benfica demorou uma eternidade a recompor-se! Os passes eram na maioria falhados, a bola não chegava em condições a quase ninguém. Ao intervalo, tinha os nervos à flor da pele e era mais do que normal porque este estoril da traffic vale tanto quantos os remates que efectuou à baliza do Benfica.

Segunda parte bem melhor porquê? Na primeira também existiu intenção, raça, querer e ambição... Mas o esquema estava mal interpretado! Não acreditem piamente que foi só a entrada de Mitroglou que revolucionou a prestação da equipa.
De facto, Jiménez estava numa condição física débil. De facto o estoril estava a defender relativamente bem as laterais... Porque o mexicano não estava a ser preponderante e porque Pizzi estava a ser indisciplinado tácticamente. O médio português sofre de uma tendência abusiva de sair do seu lugar para ir atrapalhar os seu colegas, especialmente o Renato.

Ao intervalo, RV deve ter colocado os pontos no is e não só refrescou o ataque como terá exigido a Pizzi para se posicionar no seu flanco, tal como Carcela o fazia no lado esquerdo. Qual foi o resultado? A equipa do estoril teve de se estender ao longo da sua linha defensiva o que abriu mais espaço na zona central e permitiu a Renato ter mais espaço para ler o jogo, para além de que Mitroglou tem mais aptidão para o jogo directo e é tecnicamente mais evoluído... O que exigiu que o estoril gastasse mais um jogador ali naquela zona e:
Quinze minutos depois:
Pizzi, bem no seu flanco não perdoou após excelente trabalho de equipa dos seus colegas.
O Benfica até marcou um golo entre estes dois lances:
Mas, e depois de Jonas não conseguir acertar mais uma oportunidade bem construida, o Benfica a jogar 11 contra 11, retraiu-se. Esta equipa não tem sofrido grandes alterações nos últimos jogos. RV tem apostado no onze que lhe dá mais garantias mas esse onze, depois de trabalhar intensamente para marcar golos, acaba por se cansar.

RV, é a minha opinião, parece ainda revelar tiques de treinador de equipas pequenas. Fez as suas substituições nessa óptica: Queimar tempo! O Benfica é de outra galáxia a que o fátima, o paços de ferreira e o guimarães jamais irão pertencer. Urge que este período em que jogadores e treinador se vão conhecendo (e cimentando sincronias), também signifique que ambos os grupos descubram cada vez mais onde estão a trabalhar.

As alterações em minutos finais, servem para o assalto final ou para quebrar o ritmo de jogo. Neste jogo, o assalto final foi conseguido aos sessenta e sete minutos! O meio campo quebrou antes dos últimos dez minutos, faltas idiotas começaram a ser feitas nas imediações da grande área do Benfica e acabou por ser Júlio César a carimbar os três pontos mesmo perto do fim:
Obrigado imperador, há guarda-redes que significam pontos... Tu és desses! também importante, foi o apoio dos adeptos, tirando o arremesso de um foguete. O adepto que vê o jogo no quentinho sente a onda de apoio. Obrigado da minha parte a todos vocês!

A boa segunda parte significou a conquista de três pontos importantes, estes são os golos do Benfica que deram uma justa, se bem que curta, vitória:
Agora vem o oriental para a Taça da Liga na próxima terca-feira às três da tarde.

E Pluribus UNUM

22 comentários:

  1. Essa do "treinador de equipa pequena" é que me matou. Outro clichê inventado pelos especialistas da net sem qualquer significado apenas como argumento para baterem no homem.

    Todos os treinadores SEM EXCEPÇÃO o fazem, Mourinho, Klopp, Ferguson, JJ, Guardiola e todas as equipas SEM EXCEPÇÃO o fazem, Barça, RM, Bayern, etc.
    Porque é que o treinador do Benfica não o pode fazer? Goza de algum estatuto especial?
    Acho que fez muito bem e espero que continue a fazê-lo quando achar por bem para desespero de todos os treinadores de equipas grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anônimo, essa é a sua opinião, e ainda bem. Haja discussão.

      Tem é q me convencer que alterações mais cedo não iriam beneficiar o jogo ofensivo e tirar pressão à defesa.

      Além de é um padrão...

      Eliminar
  2. Foi uma vitória importante - porquê? - porque foi depois de mais um tropeção, em casa, do líder e principal candidato à vitória do campeonato.
    Do ponto de vista mental, depois de uma reviravolta frente ao Braga, este balde de água fria, em casa, frente ao último classificado, pode fazer mossa no Sporting. Por outro lado, na melhor série de vitórias do Benfica, não aproveitar um deslize do rival seria muito preocupante, basta ver o que aconteceu na época passada com o FCP do Lopetegui, em que, mal o Benfica não conseguia ganhar, também eles não faziam melhor, e foi mesmo assim, que o Benfica ganhou o campeonato.

    Primeira jornada da segunda volta e uma diferença de dois pontos (na prática três) para a liderança. Eu não o esperava. E sem Luisão e Gaitan (além de Salvio e Semedo).
    O principal opositor do Benfica é claramente o Sporting. Lopetegui foi despedido, e mal a meu ver. Mas parece que pelas bandas do Dragão, também é agora uma claque que manda no clube. Tal como seria um erro ter despedido Rui Vitória a meio do campeonato, e também eu sempre fui muito crítico do mau futebol que o Benfica apresenta, sem ideias, sem mudanças, sem lances previamente estudadas, quando parece que a equipa vive dos valores individuais. Mas um treinador tem de ser julgado pelos resultados. E só no final da época podemos fazer a avaliação do trabalho feito.

    A pressão vai começar a aumentar para todos, e vai também aumentar para o Sporting. As equipas de Jesus entram no campeonato a todo o gás mas depois perdem-no a meio da segunda volta. O campeonato é muito longo. É preciso um plantel de qualidade para rodar jogadores e o rendimento não se refletir. E a sorte de marcar sempre aos 90", muitas vezes em lances duvidosos não vai durar para sempre.

    O Benfica não joga grande coisa, mas parece-me que os jogadores puxam agora pela honra, e lutam e correm. E na verdade os rivais não jogam muito melhor. O Sporting joga muito, mas vamos ver ver o motor do Fiat 127 aguenta até ao fim. Duvido seriamente. Talvez o Ferrari, mesmo conduzido sem cérebro atravesse a linha de chegada em primeiro lugar... quem sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo de uma forma genérica. Frente ao oriental, termos rodagem para ver o que isto vale... É minha ideia de que vale mais do que os outros.

      Eliminar
  3. Viva!
    Leio o teu blog assiduamente e gosto do que escreves, mas hoje só assinalo três coisas com as quais não concordo:
    - o facto do Pizzi sair da posição dele não é sinónimo de indisciplina tática mas sim propositado, pois não tenho dúvidas que é o RV que lhe pede tais movimentos. Lembras-te do que fazia Ramires na época 09/10 ou o que faz actualmente João Mário no sportém? Não fazem o papel de extremos puros, à antiga e colados à linha, jogam muitas vezes em zonas interiores ajudando e equilibrando o centro do nosso meio campo;
    - concordo que o Júlio César é ainda um tremendo GR e que vale pontos mas esse facto não se vê traduzido no lance de ontem e que aqui mostraste. Nesse lance, a bola é desviada ao primeiro poste e a sua trajectória foi sempre paralela à nossa baliza por isso nem estamos a falar de um remate adversário. Apesar de ser sempre subjectivo fazer este tipo de exercício, poderás ver, na primeira imagem que postaste relativamente a este lance, que, caso o JC não tocasse na bola, esta seguiria sem qualquer perigo pois não há nenhum jogador do Estoril para fazer um desvio ao 2.º poste.
    - na minha opinião, fazer as substituições em tempo de compensação não é forçosamente um sinal de impreparação. Os campeonatos ganham-se com substituições tardias, para perder tempo e quebrar ritmo ao adversário, com trocas de avançados por trincos, com a introdução de mais um central na hora de aperto, etc. etc., e o jogo de ontem era fundamental!! No futebol actual as equipas adversárias também têm as suas armas e eu prefiro muito mais um treinador sempre atento, um treinador que mostra humildade para perceber que também uma equipa grande (Enorme, no nosso caso) tem de defender, tem de segurar resultados, tem de amealhar pontos, do que um treinador que não tenha estes comportamentos porque acha que é sempre superior aos outros ou que acha que é um sinal de fraqueza admitir que também há qualidade do outro lado.
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1: Assim que o Pizzi se fixou no flanco... Deu a marcar e marcou. Ele esquecesse da sua posição e não compensa a sua saída além de que executa mal muitas vezes o passe de bola.

      Acho que colocar Ramirez e o João Mário na mesma frase é ofensivo... ;)

      2: posso ir rever o lance mas JC foi providencial. Aquela bola, depois do desvio, ia direitinha à cabeça de um dos amarelos.

      3: bom ponto de vista. Refugio-me no tal padrão que tenho observado.

      Pedro, obrigado pela participação, é de saudar.

      Eliminar
    2. *esquece-se.

      Raios do teclado móvel.

      Eliminar
  4. Foi sofrer até ao fim e o Estoril no fim esteve quase a roubar 2 pontos ao SLB. Dar 45 minutos de avanço, ou seja a primeira parte, implica correr atrás do prejuízo. Que sirva de lição. 3-0 é mais seguro que 2-1. Eliseu que ultimamente vinha subindo de produção, mostrou mais uma vez, que não sabe jogar na antecipação. É mediano.

    ResponderEliminar
  5. A minha opinião é a seguinte:

    1º A análise é equívoca, vaga.
    2º As fotos não confirmam nada do que foi o jogo táctico e estratégico.
    3º A assacar responsabilidades no golo do Estoril, elas têm de ser distribuídas por Eliseu e Lizandro. Muito mais Lizandro! A que propósito é que o Jardel foi chamado na foto?
    4º Estas análises valem o que valem. ZERO! Mitroglou, quer queiram, quer não, desbloqueou o jogo e teve influência preponderante na sequência do resultado
    5º Para este tipo de coisas está lá o treinador do Benfica que é Rui Vitória.
    6º Os tio ques de RV só se forem o compôr o nó da gravata ou enfiar uns goles de água na altura em que as coisas apertam ou descomprimem. Ou até colocar as mãos nas ancas quando as coisas estão menos bem.
    7º Será de bom tom que as "discussões" sobre este ou outro qualquer jogo se resumam a nada. Sao procedimentos que não levam a lugar algum. Estéreis e contraproducentes.
    8º Os profissionais do Benfica estão lá para jogar e se possível, sempre que puderem, para ganhar.
    9º Treinadores de bancada sobre o Benfica, já são mais que os chineses na China!
    10º Líricos e clichés como aquela do RV são para os poetas e outros ilusionistas!

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...
      Bom discurso, mas isto é um blogue que transmite a opinião de uma pessoa.

      É bom existir quem não concorde, isso serve para eu saber que não sei tudo mas que posso opinar.

      Grão Vasco, admito que não gosto muito de lirismo. Admito também que este teu comentário vale menos do que o valor que deste a este meu artigi na tua escala.

      Eliminar
    2. Lá está o teclado...

      *artigo.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  6. Concordo com o que está escrito, a entrada de Mitroglou e a fixação de Pizzi e Carcela mais nos flancos abriu os espaços necessários para a reviravolta. Tal como a equipa também RV tem vindo a crescer e necessariamente terá que crescer mais, não é só os jogadores que evoluem, também os treinadores, é natural que ele revele aqui e ali ainda pormenores de outros "campeonatos", estou certo que vai lá chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho a esperança que ele lá chegue.

      Não consigo ver onde escrevi alguma coisa relacionada com bota-a-baixo.

      Saudações Gloriosas HM.

      Eliminar
  7. Concordo com o que está escrito no blog!
    Em relação ao técnico de vez em, quando volta os velhos hábitos ,,de equipa pequena. Mas como teem sido um técnico que, teem evoluído à, que acreditar. Saudações a todos os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Vitória importante. Não é todos os dias que se ganham pontos aos principais adversários a jogar fora com eles a jogarem em casa.

    Quanto ao resto, eu pouco percebo de futebol mas somos a equipa em melhor momento de forma em portugal e isso não quer dizer que o seremos sempre (tenho algum receio do regresso da champions dias depois de clássicos). No entanto, vamos ser honestos... este é um treinador novo nestas andanças e parece que está a evoluir dentro do mesmo ano... verdade seja dita, o antigo treinador foi alvo de muitas injustiças enquanto cá andava mas vou ser honesto quando digo que nunca o vi evoluir tanto dentro de um ano como este... e eu ainda não estou muito certo que este seja o treinador para o Benfica.

    Mais importante que isso tudo: fazemos o nosso caminho independentemente do que fazem os nossos adversários. Se virmos bem, é um pouco o que o Man Utd de Fergusson sempre fez ou o Barça tem feito nos últimos anos... Só quer dizer que estamos no bom caminho, mesmo que tenhamos épocas mais fracas a nível desportivo (porque existem sempre momentos de transição... o JJ chegou no fim de um desses momentos, depois passou por outro e depois ganhou... o RV em ano de transição está a dar-se muito bem).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vou aguardar até ao final de Janeiro.

      De facto, RV como escrevi, também está num processo de conhecer na pele o que é treinar um gigante. A aprendizagem é mútua: técnicos, jogadores clube, sendo que os adeptos podem ser inseridos no vector clube...

      Outra verdade é que tenho demorado a esquecer as bocas porcas que RV mandava ao Benfica (ele perdeu mais do que ganhou) aquando a sua passagem pelo paços e por guimarães, sabendo que conseguiu nesses clubes resultados de relativa boa qualidade para o valor desses clubes.

      Vamos todos aprendendo e conhecendo, agora isso não significa que deixe de escrever aquilo que penso... ;)

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  9. Caro Minha Chama

    Tens ai uma serie de equivocos que acabam por alterar/deturpar aquilo que realmente se passou no jogo, porque é demais evidente que tanto Eliseu têm culpa no lance do golo do Estoril, Eliseu tem culpa porque é tarefa do lateral que, quando a equipa está a defender, este não pode "dar espaço" no seu flanco e deve pressionar o jogador adversário obrigando o cruzamento a ser mal executado ou tentanto adiar este mesmo cruzamento, e Eliseu faz exactamente o contrário...deu espaço e mais espaço e tempo para que o Estorilista conseguisse fazer o que quisesse à bola, neste caso centrar a meia altura, já Lisandro deu espaço não leu a jogada convenientemente e deixou-se antecipar pelo avançado estorilista.

    Depois outro coisa que dizes e falas sem saber...Com Jimenez em campo, Pizzi não pode jogar tão fixo na linha porque na linha tanto pode cair Jimenez como Jonas, logo cabe a Pizzi criar espaço e jogo para que esses movimentos dos avançados sejam propícios a perigo, e contra o Estoril isso não se passou porque Jimenez está sem capacidade de explosão e porque havia muitos jogadores do Estoril a defender entre linhas (em norma estava sempre o médio mais defensivo com o nº8 desse lado mais o lateral desse lado e ainda o central, ou seja em norma o Estoril tinha 4 homens para 2 do Benfica sobre as laterais), ao intervalo Vitória viu as dificuldades que existiam tirou a mobilidade da frente ataque e acrescentou-lhe força fisica fixando os 2 centrais do estoril na sua posição e deixou Jonas a jogar entrelinhas, esta troca acabou por retirar marcação a Pizzi na lateral que passou a ter apenas o médio interior (nº8 desse lado) mais o lateral a fazerem lhe marcação, e ai com a ajuda de Sanches que passou a ter tb mais espaço para jogar porque deixou de ter Pizzi tão colado a ele e com a ajuda de Almeida mais solto porque já havia profundidade de flanco, o Benfica passou a poder ter o seu jogo menos canalizado pelo meio e bem mais amplo porque as alas passaram a estar mais "abertas"..

    Rui Vitória leu muito bem o jogo, foi inteligente a fazer entrar o Mitroglou, e depois nada mais podia fazer porque tb o Estoril já reagiu tarde, e se o Benfica até aos 80 minutos tinha o jogo na mão, lógico que depois de o Estoril efetuar as alterações o jogo se partiu um bocado, ainda assim o que podia Vitória fazer??
    Entrar Samaris?
    Entrar Talisca?
    Vitória ali fez o que podia foi gerindo os timings, e primeiro entrou Talisca para fazer peso no meio campo e dar capacidade de progressão com bola e mais tarde Guedes para queimar tempo...


    Vitória sabe perfeitamente o que é o Benfica, ele sabe bem o peso e não percebo quando te referes a bocas porcas que ele mandou ao Benfica....ele mandou ao Benfica ou ao JJ??....sejamos honestos Vitória apenas teve um problema no Benfica, apanhou um grupo formatado ao estilo do seu ex treinador que não o via como um lider, mas após as palavras de desconsideração que JJ atirou a Vitória, depois quando este reage e atira-se ao treinador JJ sem nunca baixar o nivel e sem nunca ter que atacar o grupo de trabalho ou dizer que este ou aquele não jogavam o que deviam o grupo finalmente reconheceu a liderança a Vitória, Vitória não é lider por estilo, ele é lider porque se foi impondo no grupo sem nunca se ter atirado a ninguem e sem nunca ter posto ninguem de parte, o grupo sentiu que Vitória é um homem de maior coração que vocação como tal vão o ajudando a evoluir, e tem sido caricata a forma como Jonas quando está a trocar palavras com Vitória e vai mexendo os braços e mão como que dizendo "eu faço assim....vou ali.... apreço acolá....viu" ao que Vitória responde como o manietar do dedo indicador "vai vai....faz isso....força"....ou seja não acredito que um treinador do Benfica tenha que se vergar a estas situações mas bem vistas as situações aceito, porque o homem ainda está a aprender a treinar em "pressão alta"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, aqui não estão equívocos mas sim a opinião... Ou um ponto de vista! Se tens lido o blogue, sabes que gosto de uma boa discussão e não meço opiniões que contêm mais extracto.

      Bocas do RV: estão explicadas no artigo e num comentário. Vai longe a minha memória e esta não é a altura de relembrar coisas que aconteceram e não deveriam ter acontecido, porque sempre se soube que RV era Benfiquista e...

      Criticas a minha opinião com um "falas sem saber". Deixa que te diga que levo em conta o que escreves ("Com Jiménez em campo, Pizzi não pode jogar tão fixo na linha porque na linha tanto pode cair Jiménez como Jonas"). Mas és capaz de saber tanto quanto eu sobre futebol (esta dou de borla.

      Fazes um comentário elaborado a explicar a tua ideia (que eu agradeço pois é um debate), mas penso que te apanhava na primeira curva...

      De facto Pizzi está a ser importante no cômputo geral. Marca golos e assiste e isso é que é importante. No entanto, seria mais fácil vislumbrar onde ele peca se o nosso nº8 fosse um jogador mais calejado.

      Volto a escrever quer ao intervalo, em amena cavaqueira facebookiana, referi que:

      1: trocava Pizzi por Gonçalo.
      2: após verificar que a troca foi na ponta, não concordei lá muito com essa opção de RV

      A minha opção deveu-se ao facto de raramente termos tido flanco direito. RV decidiu mudar as características da ponta e Pizzi passou muito mais tempo no flanco. De resto...

      Escreves que RV "tirou a mobilidade da frente ataque e acrescentou-lhe força física". RV acrescentou mais técnica e músculo e o ataque ficou ainda mais móvel com Carcela e Pizzi flanqueados... Jonas e Renato... Uiiiii.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  10. Concordo com ambos. Só não acho que o Benfica seja um Clube para "aprendizagens" de treinadores.
    Abraço a Troza e AMC.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem provas dadas, RV tem de aprender algo no Benfica ;)

      No momento em que estamos, parece a coisa estará a progredir e os resultados são o primeiro balanço a ser visível

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo