quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

CL 15/16 - 6ªJ: SL Benfica 1 At. Madrid 2

O objectivo primordial em termos de participação europeia já tinha sido conseguido. Ontem, era para ver o que dava. Para mim era um teste ao savoir faire de RV e uma avaliação estilo ir ao mecânico a certos jogadores.
Em termos gerais, o Atlético foi o justo vencedor e disso ninguém poderá ter dúvidas. Vieram bem organizados ao ainda Estádio da Luz ver o que o Benfica era capaz de fazer e deram-se bem. Conheciam melhor o Benfica do que o Benfica os conhecia a eles... Pareceu-me evidente que RV não terá avisado os seus jogadores disso.

Os espanhóis, que individualmente não têm muito mais valor do que o Benfica, têm muito mais equipa do que nós. Foram de uma impetuosidade física tremenda, mordendo os calcanhares a Jonas e Gaitan de tal modo que os dois jogadores do Benfica desapareceram paulatinamente da partida. Sem eles...

Depois, aproveitaram-se do facto de que o Benfica ainda está construir uma ideia base de jogo colectivo, quando eles já o têm há muito tempo. Viram o sistema que tínhamos, os jogadores mais fracos e pimba! Olhámos e já estava em zero-dois. Jogou-se com alma, empurrada pelos adeptos, reduziu-se e até se poderia ter feito um segundo golo mas...
Não deu porque falta um palmo de qualidade individual ao conjunto de jogadores que temos (podem melhor individualmente mas agora...). E na Champions é assim... Se não temos, jogamos o que somos capazes. E com os dois avançados de combate, lá conseguimos reduzir...
"Foi um jogo difícil contra uma equipa muito forte, muito competitiva e que percebe muito bem todos os momentos do jogo. Consegue adormecer o adversário e é muito criterioso nas saídas para o ataque. Estávamos preparados para isso e na primeira parte conseguimos circular a bola e desgastámo-los bastante". RV.

Sim, foi um jogo difícil. Sim percebem muito bem os momentos do jogo. Sem dúvida que adormeceu o Benfica. Não, não estávamos preparados para isso. Dizer isso é negar o evidente... A não ser que soubéssemos disso mas que também sabíamos que tínhamos jogadores que não seriam capazes de o contrariar... Sim, caro RV, o Benfica conseguiu fazer boa circulação de bola mas vendo a parte final do jogo, quem se desgastou fomos nós... E porquê?
Muita parra mas pouca uva!
Porque entrámos com um esquema interessante mas sem objectividade. Quase que aposto que o atlético colocou três fotografias com a cara do Jonas, Gaitan e do Gonçalo no seu balneário! Eles foram neutralizados de forma posicional e física (levaram nas pernas...). Pizzi nunca foi uma preocupação para eles... O Renato até estava com pica mas não tinha muitas linhas para cozinhar jogo ofensivo... Fejsa era mais central... Muita troca de bola e...
Parece simples mas não é assim. Simeone já está há 5 anos no atlético...
E continuo a dizer que Jonas é um desperdício andar ali à frente. Há que trabalhar mais de forma a descobrir uma maneira de Jonas render neste tipo de jogos caso contrário, a arte do brasileiro só irá aparecer em Portugal.

Gaitan pode ser O Playmaker do Benfica e pode jogar de forma livre mas ele necessita de um ponto de referência atacante. Ontem, depois de levar três ou quatro pancadas desapareceu. Mas mais a frio, desconfio que ainda está na fase em que rende mais nos flancos...
Importante o Benfica ter sido capaz de marcar este golo!
Tenho a impressão de que RV se terá arrependido da troca que fez ao intervalo, não por causa de quem colocou mas devido a quem tirou. O Gonçalo deveria ter ficado e deveria ser Jonas a sair, até porque o Português (a acusar o esforço) é muito mais móvel do que Jonas.

"Agora quando o sorteio vier logo pensaremos no adversário. Não vale a pena estar a pensar no que quer que seja. Nesta altura as equipas valem uma coisa e depois em Fevereiro valem outra"
. RV.

Concordo absolutamente por que confio que existe a intenção de melhorar (e até é normal as equipas evoluírem) e em Fevereiro, RV irá ter o Nelson, o Luisão, o Sálvio e quem sabe mais alguém! Eu confio mas sei que isso pode não acontecer! Em Fevereiro iremos falar.

Por causa do jogo de ontem, os leitores poderão ficar com a ideia de que a coisa está má. Nesta ocasiões, eu visto a pele de treinador principal e vejo as exibições mesmo que resultem em derrota, numa perspectiva mais tridimensional. Gosto de aprender com elas e retirar ideias de modo a cortar a erva que possa estar mais daninha ou a limar arestas. Por exemplo, ontem não tivemos extremos (os nossos laterais nem arriscaram)... O jogo acumulou-se no meio campo e o Benfica tornou-se numa presa fácil! Por exemplo, o primeiro golo do atlético tornou-se fácil porque os jogadores se foram desposicionando e ninguém teve cabeça fria para não ir à queima! Tudo junto ali à frente da baliza mas falta de cabeça na abordagem ao jogador mais próximo
Estes exemplos servem para que o treinador os analise e se chegar à conclusão, como eu já cheguei há algum tempo, de que é necessário outros jogadores... Já o escrevi e não tenho problemas em voltar a fazê-lo: Jardel e Eliseu jamais podem ser acusados de não darem tudo quando jogam (especialmente o central). Se o Benfica já se rendeu nas provas europeias e quer ir ganhar qualquer coisa nas provas domésticas em que ainda participa, tudo bem! Na segunda-feira, iremos conhecer quem iremos defrontar em Fevereiro (será um destes: Real Madrid, Wolfsburg, Manchester City, Barcelona, Bayern, Zenit e... Um destes dois: Chelsea, D Kiev, ou o porto?) e as contas fazem-se depois.
Neste momento SIM.
Se quisermos tentar algo mais... Não será só com o Nelson, o Luisão e o Sálvio. Sim, eu sei que há o Cervi. Sim, é a minha opinião que o Lisandro deve formar a dupla de centrais com o Luisão. Sim, a ascensão do Renato faz com que não seja necessária a contratação de um médio para aquela posição. Algo mais, também engloba prestações com mais qualidade no campeonato. Mas isto tudo é só um conjunto de opiniões.

Piada do dia: Sem o melhor marcador da Liga portuguesa 2014/2015 pela frente, o Benfica não ganha ao Atlético!

Vem aí o setúbal. Eles têm menos seis pontos que o Benfica e isso deve querer dizer algo. O Jogo é no Bonfim. Nunca mais é Sábado... 20:45...

PS1: Shakhtar Donetsk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Roma/Bayer Leverkusen, Arsenal/Olympiakos, Porto/Kiev/Chelsea, Valência/Gent... Vai ser uma Liga Europa de qualidade! O Braga e quem sabe o porto, que se ponham a pau!

PS2: Infelizmente, porque gostava de ver o Arsenal de novo na Luz, isso implicaria que o Marco Silva poderia vir a Portugal brevemente... Veremos mais logo. Por outro lado, naquele grupo azulado, as coisas estão complicadas!

Imaginemos que o chelsea empata e o Dínamo ganha... O primeiro critério de desempate (porque ficavam três equipas com onze pontos) é o maior número de pontos obtidos nos jogos entre os três... O Dínamo foi melhor que o porto, o porto melhor que o Chelsea e o Chelsea melhor que o Dínamo... Teríamos de ir para os resultados/saldo de golos entre as equipas... Dínamo 4 porto 2, Chelsea 2 Dínamo 1 e... hoje à noite se verá!

PS3: A ida do Benfica ao mercado terá em conta o sorteio de segunda-feira. Pessoalmente, gostava de passar mais uma eliminatória... Ver o Messi, ou o Neymar, ou o Lewandowski, ou o Muller, ou o Robben, ou... O Ronaldo, o Bale, o Benzema ali a bailar perante o lado mais esquerdo da nossa defesa que já não poderia contar com Siqueira... Que já calçou pelo Atlético na prova!
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Claro que com melhores jogadores qualquer grupo deve jogar melhor,pela lógica das coisas.
    Mas o certo é que há erros individuais e colectivos (como o apontado aquando do 1º golo do Atlétic) que são perfeitamente evitáveis com...TREINO! Estas coisas têm de ser treinadas centenas de vezes! Mas, para isso, é preciso um ....Treinador! Que o Benfica actual não tem!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo