quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

2015-2016 7ªJ: União da Madeira 0 SL Benfica 0

Era o tal jogo em atraso da sétima jornada contra quem tinha levado seis a zero na última jornada. Foi mau e não há quem safe o treinador e os jogadores das suas responsabilidades. O Benfica entra em campo com onze jogadores e é com esses onze jogadores que tem de ganhar as partidas.
É, ontem, nada a fazer!
Ontem entrou com menos dois jogadores. Jonas e Gonçalo estão fisicamente débeis.

Se o brasileiro, diz-se, está com pubalgia, porque é que joga sistematicamente de início? Jamais poderá sacar de um coelho da cartola porque o seu posicionamento no esquema de RV o obriga a andar a passear por todo o meio campo do adversário.

O português é um miúdo e o seu corpo está em fase de esgotamento face ao esforço que lhe tem sido pedido desde o início da época. Nesta altura, nada lhe pode correr bem porque a cabeça pede e o corpo não obedece. Assim, ele toma más decisões: em vez de assistir remata, em vez de passar tenta mais um drible...

Renato é mais um que está a ir pelo mesmo caminho. Sem dúvida que aparenta poder vir a ser um excelente número oito. A questão é que os dois primeiros jogos foram excelentes e os últimos dois já nos mostraram um Renato mais intermitente que acusa fisicamente a entrada a matar no mundo dos crescidos.

Depois temos o Mitroglou. O grego tem andado com pequenas lesões desde que a época se iniciou. estando apto, é normal que acuse cansaço ao fim de dois/três jogos consecutivos a titular. Ontem...

Falta falar do Pizzi. Muito esforçado mas sem qualidade para decidir uma partida. Ontem teve por três vezes a faca na mão... Infelizmente, para ele, deve ter pensado que era uma navalhita...
Sem centelha e nem com acendalhas...
Isto é o que vejo, I wonder o que vê RV? Uma coisa eu sei que ele vê: Sálvio e Gaitan lesionados. Outra coisa ele também deve ter visto/lido: Aquela entrevista de Talisca. E outra vinda de Carcela. Estes dois últimos mais Jiménez, simplesmente não funcionaram na noite de ontem. Mais valia a pena não terem entrado...
RV sabia que o união iria querer limpar a má imagem deixada na jornada do último fim de semana. RV sabia que eles iriam estacionar o autocarro à frente da baliza de modo a desgastar os jogadores do Benfica. Sabendo que jogar naquela altitude requer mais esforço a quem não está habituado e que certos jogadores já  acusam excesso de esforço... RV optou pelo mesmo onze que utilizou em setúbal.

Já nesse jogo, e apesar dos quatro golos que o Benfica marcou porque o setúbal quis discutir o jogo sem autocarro, se tinha visto do défice físico e mental que vai crescendo naqueles jogadores. Agora é fácil escrever isto mas vale a pena: Foi tudo tão mau na primeira parte que por uma questão de sensibilidade, mais valia a pena ter colocado Talisca, Carcela e Jiménez de início em detrimento de Jonas, Gonçalo e Pizzi. Essa opção iria transmitir a esses jogadores que RV conta com eles... Essa opção iria dar a RV a oportunidade de ter no banco pelo menos dois jogadores mais fortes tecnicamente para um hipotético assalto final...

Mas não, RV decidiu continuar o desgaste naquele grupo de onze jogadores em que só o Lisandro se esganou todo durante os noventa minutos. Opções que já deveriam ter sido analisadas e reequacionadas porque o plantel do Benfica não teve pré temporada para se preparar com qualidade!

Nesta altura, infelizmente, a ideia que me assalta a mente é a de que o Benfica se apurou para a fase a eliminar da Liga dos Campeões jogando à arouca, ou à união da madeira. Isto não tem muito de sabedoria como LFV quis fazer os adeptos pensar... Infelizmente, o que pensava aquando da contratação de RV, está a revelar-se correcto. Se tivéssemos Gaitan, Sálvio e Nelson a jogar, isso só disfarçava um pouco.

Nesta altura, o Benfica precisa de apoio por parte dos seus adeptos. Mas necessita de um abanão tremendo. Eu sei que estamos apurados para a fase a eliminar da liga dos Campeões, sei que vendemos a BTV por uns milhões, sei que vamos vender o nome da Catedral por outros milhões, sei que temos a melhor academia de formação do mundo. Mas sei que os jogadores do Benfica e RV não fizeram um c@r@lho para ganhar três pontos ao último classificado!

A segunda parte foi melhor do que a primeira porque o união se foi abaixo fisicamente. mas não houve a mínima organização ofensiva. Foi tudo para cima e pelo meio. na fase do chuveirinho, os avançados estavam sempre nas extremidades da grande área e os cruzamentos iam para o meio, Allô!!!!!
Perdulários
Tudo se resumiu à incapacidade de todos! nem o relvado alcatifa nos serve de desculpa. Os quase setenta % de posse de bola a lateralizar... À espera de quê? Parecemos o porto e o sporting... Cabe a quem manda reagir... Ou fazer com que se reaja! Já estamos dependente de outros para ainda sonharmos com o tri (não estou a falar de árbitros claro)!

O árbitro, que ajudou o união a conter o melhor Benfica da primeira parte ao permitir algumas faltas dos jogadores do união, acabou por passar ao lado do jogo, sem qualquer influência!

Como puderam observar na análise à décima terceira jornada que publiquei ontem, e face a este resultado nulo, parece-me que este ano se depositou muita fé e esperança numa estrutura que me parece capaz e num treinador que pelo menos fala bem aos microfones. Tudo muito rápido sem terem a certeza de que os alicerces estavam sólidos e que o cimento era do melhor para que as paredes aguentarem bem a força das intempéries que já se sabiam que iriam acontecer.

Bem sei que é fácil atacar RV e os jogadores. Mas a crítica, construtiva, faço-a a todos em escala hierárquica. Há tempo? Não. O Benfica é grande? Não, é o maior.

Temos visto como os outros ganham os seus jogos no Campeonato e na Taça de Portugal... Isso, para mim, são menos uns espinhos na cama com que me preocupar. Felizmente, penso eu, prefiro empatar a ganhar com penáltis, agressões e/ou foras-de-jogo etc. Os outros ficam felizes com isso mas não são sportinguistas e/ou portistas, são anti. Se a felicidade deles é obtida através do ilegal e ficam satisfeitos, eles que durmam com isso pois podem um dia acordar e ver a realidade que não será assim tão...

E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Para as coisa mudarem, seria necessário o Benfica estar lá em cima...
    Mas em vez de dar entrevistas a criticar a arbitragem e mencionar que o ataque do SLB é demolidor, devia é focar-se na concentração de um jogo que obrigatoriamente devíamos ganhar. Maia uma vez, RV, impávido e sereno, deu ao adversário 45 minutos de avanço. Tal como com o Atlético de Madrid. Com tantos anos de futebol não é capaz de ver que existem jogadores que não estão a render. Na equipa B, não existem melhores laterais que o Almeida e Eliseu? Não conseguiram ir á linha e nenm sequer um cruzamento de jeito. Mau demais. Matemáticamente está tudo em aberto, mas,sinceramente, o 35º já é uma miragem

    ResponderEliminar
  2. Partilho a tua análise quanto ao jogo. Aliás, defendi isso mesmo no meu blog o qual aproveito para fazer publicidade, se me permitires... ;)

    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/12/culpa-propria.html

    A meu ver, para além dos jogadores em deficit físico que mencionaste, havia mais dois que não estavam bem: Jardel e Eliseu. Isso notou-se nos primeiros 30 minutos de jogo.

    A única crítica que fazes e que não concordo é quando dizes que jogámos à Arouca ou à União na Liga dos Campeões. Para te ser sincero, se o tivéssemos feito frente ao Atlético de Madrid na Luz, até acho que o resultado teria sido outro... mas, isso é o menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde PP, de Jardel e Eliseu já disse o que tinha a dizer.

      Jogámos à AROUCA e à UNIÃO sim sr. Ganhámos um jogo, empatámos outro e perdemos dois. Faltam dois que jogámos relativamente de forma uniforme e sem muitas amarras tácticas... Mas isso foi antes de o esforço físico começar a tolher alguns dos nossos jogadores!

      Ainda bem que o Gaitan se lesionou, caso contrário já estava como o Jonas, o Guedes etc...

      Mais logo publico uma carta de um leitor! Essa carta tem excelentes ideias que já debati mas que, por ser pequeno, não chegam longe.

      Saudações Gloriosas!

      PS: Até é bom ser pequeno ;)

      Eliminar
  3. O que me deixa verdadeiramente irritado é a inercia a apatia e a total ausencia de vontade de vencer que se verificou durante os 90 minutos frente a uma equipa que vinha com um score de 0-10 nos 2 ultimos jogos.Vieira é um autentico incompetente quando mete o bedelho no futebol.Agora vem com a historia da formação quando teve bem perto dele um exemplo de como essa poltica é imprópria para um clube como o Benfica ainda para mais depois de 2 épocas de conquistas sucessivas.Mais culpado que Rui Vitória é o presidente que tem desmantelado a super equipa que tinhamos á 2 épocas atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores do Benfica jogam a três velocidades: devagar, devagarinho e parados (tática excelente para quem gosta da calacice). Jogo aos solavancos, exagero de passes para o lado e para trás, muitos passes errados, pontapés livres mal cobrados, a quase ausência de remates de fora da área, poucas desmarcações, deficiente pressão no adversário, afunilamento do jogo, ausência de garra à Benfica... Eu não sou treinador, mas parece-me que tudo isto se afina com treino, com trabalho duro, com uma cultura de exigência no grupo de trabalho. Isto não é maneira de jogar para o Benfica. O Benfica é o Benfica, Rui Vitória! O Benfica tem jogadores para fazer muito melhor. Ó homem, você até escreveu um livro sobre futebol...
      Só mais um reparo, Rui: um líder tem de se impor e tem de exigir. Um verdadeiro líder não tem necessidade de ser grosseiro, como alguns que conhecemos, mas rijo, lá isso, tem de ser.

      Eliminar
    2. Tudo dito!

      Alexandre, concordo com a tua frase sobre a aposta na formação! Teria de ser uma aposta mais sustentada. Espero que esteja tudo a ser pensado e pesado antes de chegar o mês de Janeiro.

      Eliminar
  4. E por muito que se tente encobrir o que se verifica é um desiquilibrio latente entre os vários sectores do platel.Áparte da qualidade que possa ser reconhecida a alguns nomes que por ai circulam como possiveis reforços(Cervi ou Zivkovic) o plantel necessita é urgentemente de ser reforçado na defesa com 2 laterais de qualidade 1 central e 1 ou 2 medios centro.Talvez também não fosse má ideia despachar jogadores que não têm arcaboiço para fazer uma época com regularidade(Fejsa ou Silvio)ou mandar para outras paragens jogadores que não possuem capacidade para representar o Benfica como os casos de Eliseu Taarabt(genial tecnicamete mas péssimo profissional)ou Talisca.Isto claro sem descurar a substituição de Rui Vitória que cada vez mais me parece um treinador nada identificado com as exigencias que um clube como o nosso acarreta.Queria também fazer uma pequena referencia ao final de carreira de um dos jogadores que mais me marcou no Benfica o piccolo bombardeiro Fabrizzio Miccoli.Será para sempre" uno di noi".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente, gostava que Sílvio fosse capaz de aguentar. Sei que se lesionou frente ao astana... Lesiona-se frequentemente! Deste modo não dá.

      Para Talisca, seria necessário mais tempo para ver o que ele pode dar e em que posição. tempo não há.

      Quanto a RV, não teve mão no planeamento da época, nem lhe deram a matéria prima da mesma forma que deram a jj. Este é único benefício da dúvida que lhe posso dar.

      A carta de um leitor que publiquei no artigo mais recente, versa sobre algo que todos temos visto: O RV não está a ser RV mas sim a tentar fazer o que jj fez sem muitas regras e com erros de leitura.

      Não sou eu que decido...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo