sábado, 5 de dezembro de 2015

2015-2016 12ªJ: SL Benfica 3 Académica 0

E o Benfica consegue a sua quarta vitória consecutiva no campeonato acumulando um score de onze golos marcados e zero sofridos (quase três golos por jogo).

Uma vitória natural contra um adversário que jogou de autocarro no Estádio da Luz, conseguiu manietar o jogo atacante do Benfica mas que acabou por soçobrar vítima da sua manifesta inferioridade táctica e da ingenuidade de alguns dos seus jogadores.
Sim, parece-me que este tipo de postura ou acaba assim, como ontem à noite, ou consegue enervar o adversário até cerca de vinte minutos do fim para depois tentar a sua sorte através do contra ataque ou de uma bola parada. É que assim que o treinador da Académica viu que não ia  a lado nenhum, ao minuto 54 (já com o Benfica a ganhar por 1-0), retirou um dos muitos pneus do autocarro e alargou a sua frente de ataque, o que causou alguma confusão no Benfica mas que mesmo assim não assustou. Ao minuto 62, voltou a descalçar o autocarro fazendo entrar mais uma médio ofensivo e aí é que conseguiu empurrar o Benfica... Ou conseguiu manietar o Benfica como até esse momento jamais o ousou fazer!

O problema da Académica, é que esses minutos em que pareceu que o Benfica estava a recuar, foram os minutos que o Benfica demorou a encaixar nesse sistema para depois descobrir a melhor maneira de explorar os buracos já a descoberto na retaguarda do tal autocarro! E esse foi o momento que terminou no grande momento do jogo que foi o golo do Renato Sanches.
E o jogo resume-se a isto: Foi mais complicado ter espaços para atacar do que na segunda feira em Braga. A Académica veio à Luz para ganhar da forma mais chula: Aguentar as cuecas o máximo para que se o seu adversário ficasse com as solas gastas sem marcar golos, pusessem a pila de fora! Não resultou...
Mas até poderia ter resultado. A primeira parte foi mansa com o Benfica a encontrar um mar de pernas à sua frente e um deserto atrás de si. Era difícil jogar contra uma equipa de negro a defender no seu último terço do terreno. No entanto, o Benfica lá conseguiu ir criando lances perigosos através de combinações bem conseguidas entre os quatro jogadores mais irrequietos: Pizzi, Renato, Gaitan e Jonas. Pizzi foi perdulário.

A segunda parte foi o espelho da primeira até o treinador da académica decidir colocar a cabeça de fora. Depois transformou-se e foi mais agradável de ver.
Resultado justo, sem apelo nem agravo. São mais três pontos na corrida atrás do tempo e de outros pontos que perdemos (por alguma culpa própria e por critérios que só ao Benfica são aplicados). venham os espanhóis do Atlético de Madrid.

Em relação ao nosso treinador. RV decidiu dar descanso ao Gonçalo. Fez bem até porque me parecia que o puto andava mais pesado devido ao cansaço. Ontem, começou com Fejsa no posto mais recuado do espaço meio-campo/ataque (o que para mim foi bom de modo a que eu pudesse ver em que estado está o sérvio depois do jogo pesado de Braga), e com Mitroglou no posto mais à frente. Eram os condimentos que estavam no meio que teriam de fazer a diferença sem muitas mais ajudas até porque Eliseu só atacou no final da partida e Almeida, se bem que mais espevitado, estava sempre de olhos postos nos seus oponentes directos.

Este é um sistema fácil de analisar e de entender, até para clubes como a Académica. O problema é parar a criatividade de jogadores como Gaitan e Jonas... E até de um Pizzi em bom plano... E de um puto chamado Renato que...
RV nada mais podia fazer a não ser corrigir posicionamentos e a incentivar os seus jogadores. O Benfica tinha de ser paciente. Foi-o e recebeu a sua recompensa!

Numa partida com exibições individuais muito uniformes, mesmo assim gostava de destacar o Pizzi que jogou a extremo e que, com mais concentração na hora do remate, poderia ter ido para os balneários com dois golos na bagagem.

De Gaitan e Jonas tudo se espera. Os adversários sabem disso e movem-lhes marcações individuais! Quando assim é, torna-se difícil... Tal como ir ver um quadro de Monet de óculos escuros cerrados...

Fejsa. Pareceu-me muito estático e não conseguiu dar a profundidade suficiente ao jogo ofensivo... Ou ser interveniente como foi em Braga. Talvez esteja ainda a a readquirir o ritmo a que nos habituou e as dinâmicas da equipa ainda não sejam aquilo que foram, mas a verdade é que Samaris foi mais assertivo . Talvez Fejsa seja nesta altura melhor opção para jogos contra equipas mais fortes!

Falta falar do Renato. Bem, eu já estou mais do que preparado para me esquecer do Witsel e do Enzo e vocês? O Renato tem uma vontade sem fim de jogar à bola com o manto sagrado! Depois tem crescido fisicamente bem. O pior, para os adversários, é que tem neurónios e não feijões naquela cabeça! Parece que sabe o que é futebol, sabe o que é capaz de fazer, sabe o que tem de fazer e numa fase ainda prematura da carreira de um futebolista... Apresenta resultados obviamente mais do que positivos!

Já tinha escrito que se Renato é o que parece, Samaris, Fejsa, Pizzi iriam ter problemas...

E falta escrever sobre o apitador, que acabou por fazer uma boa arbitragem no global mas que mais uma vez teve falta de coragem no arranque de tomar decisões difíceis. É mais do que certo que o Benfica não pode contar que os árbitros cumpram as regras nos seus jogos. Ontem à noite, ao minuto 26, Luís Ferreira fechou os olhos a isto:
Depois assinalou duas grandes penalidades que... Talvez não tivesse assinalado, fosse o jogo disputado fora da Catedral? E são lances tão evidentes quanto o foi o lance da falta sobre Jonas. Porquê assim? É triste... Mas é com isto que temos de contar até ao fim.
É... Não se iludam caros leitores, o Benfica foi escalado para ficar pelo menos em terceiro lugar no campeonato esta época!
Felizmente que esta grande penalidade não assinalada (primeira imagem), não teve peso no resultado final da partida! Caros leitores, Foi um golo fenomenal mas uma vitória normal, por isso nada de se deslumbrarem!

PS1: O Benfica emitiu o seguinte comunicado:
Há muitas questões que ficam por responder e só depois disso acontecer, é que poderei dar uma opinião concreta e esclarecedora. O que os Benfiquistas não se podem esquecer é que já há muita informação a voar pela imprensa! Informação que pode ser próxima da verdade mas que em grande parte é, à partida, falsa.

O Benfica agendou para o dia dez do corrente mês, uma conferência de imprensa onde certamente irá esclarecer os adeptos, sócios e accionistas. Espero que as minhas questões encontrem respostas completas.

PS: Entretanto em Alvalade que já mal se vê:
Fazem-se contas à vida:
Parece que me esqueci dos 359.399,00€ que ainda não pagaram ao Benfica pelo belo serviço incendiário que fizeram no Estádio da Luz...

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Ainda não pagaram o incêndio? Tenho a impressão que sim, que saiu a noticia disso. Era obrigatório pagar. No R&C não vejo a dívida.
    Para além do passivo referido, falemos também do buraco "descoberto bancário" de 26,8M. Está escarrapachado no R&C na pág. 40.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pagaram?

      Não encontro nada que o diga. Só que o tinham de fazer...

      Não está no R&C? Se fosse só isso...

      http://www.rtp.pt/noticias/1a-liga/sporting-protesta-mas-paga-em-30-dias-os-estragos-no-estadio-da-luz_d619508#

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo