domingo, 10 de maio de 2015

32ª J: S.L. Benfica 4 penafiel 0

Gostava de agradecer ao penafiel, clube de tasca que veio ontem com os tasqueiros a Lisboa tentar estragar um jogo de futebol. Infelizmente, é esta a imagem com que fiquei do jogo. Porrada, condescendência arbitral em vez disto:

Por isso, as minhas desculpas mas o comentário será o mais breve possível.
Ontem, no Estádio da Luz, o Benfica fez o que tinha de fazer: Ganhar os três pontos! Os primeiros minutos mostraram um penafiel a fazer uma pressão alta junto da defesa encarnada (por vezes com cinco homens!) de modo a matar a construção ofensiva do Benfica à nascença.
O Benfica, talvez não estando à espera disso, demorou alguns minutos a ajustar-se às características da partida... Demorou cinco minutos a recolocar peças e dois minutos a aplicar um golpe de asa. E que golpe foi... Uma maravilha da arquitetura futebolística! Podemos, e devemos, apreciar o segundo golo de Messi frente ao bayern porque levou tudo à frente mas o primeiro golo do Benfica frente ao penafiel foi uma verdadeira obra de arte fruto de um trabalho de mais do que um só jogador:
Quatro passes bem executados numa jogada que começa no meio campo do Benfica e se estende até a bola beijar as redes... Oito segundos! Futebol total? Talvez, mas a verdade é que o Benfica em final de temporada, mesmo contra equipas que nem na primeira liga deveriam estar, começa a apresentar a tal nota artística na construção inteligente de jogadas que podem resultar em golos...

Agora ao vivo:
Depois... Bem, depois o jogo adormeceu. O Benfica geriu a partida marcou mais um golo já numa altura em que o penafiel se apercebeu que dali não iria levar nada: Estava despromovido! Pior do que isso, ia para o intervalo com onze jogadores porque houve muita condescendência perante entradas ao homem e agressões a Luisão e Samarais (Sálvio, no lance do segundo golo, safou-se de ir de maca para os balneários).

A segunda parte foi de provocação para amarelar jogadores do Benfica. O jogo estragou-se e jamais regressou. Marcaram-se quatro golos no total mas os jogadores do Benfica cedo se aperceberam que talvez fosse melhor manter a calma, deixar o jogo acabar de modo a saírem com os três pontos e sem cadastro disciplinar.
Em relação ao trabalho do árbitro, cada um terá a sua opinião. Este é um resumo do casos técnicos apresentados pela imprensa desportiva de Portugal:
Por acaso, lembro-me de todos estes lances. Concordo que os prevaricadores se puseram a jeito de verem o árbitro a assinalar penálti... Admito que terá parecido fora-de-jogo de Jonas ao fiscal. Talvez agora, os portistas se calem com este lance de guimarães:
Maravilha o tempo de jogo quando aqueles três casos ocorreram!

Pronto, fez-se festa nas bancadas, os três pontos foram ganhos mas ainda falta ir a Guimarães... A cidade berço! Não fico alarmado pela perda de Samaris. O Grego está numa fase avançada de aprendizagem e tem jogado a um nível já muito bom mas tem substitutos à altura e até com mais conhecimento: Amorim e/ou Fejsa! O que me deixa desconfiado é o árbitro que vai ser nomeado...

Os fiscais vão ser os do proença e eu ando com três árbitros na cabeça: ferreira, miguel e... O benquerença! Aposto mais neste último e caso não seja nenhum destes nomes é porque o Benfica fez o seu trabalho de casa ao vetá-los junto do CA da federação (assim como o braga o fez esta semana).
Vai ser mais uma semana no trabalho a aguardar pelo fim de semana. A espera vai fazer com que o nervoso miudinho volte a aparecer...
PS: O ecletismo de um clube, e não falo dos títulos de bilhar de bolso dos nossos rivais, mede-se pelo trabalho de fundo que se faz em outras modalidades. Há resultados que demoram a chegar (andebol) e outros que são alcançados de forma mais rápida. Parabéns ao Vólei do Sport Lisboa e Benfica... Este ano, ao estilo do futebol, só faltou o título europeu porque de resto, tudo o que havia para conquistar (Campeonato, Taça e Supertaça) vai para o Museu Cosme Damião.
Agora como antes
E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Caro Minha Chama:

    Falas muitíssimo bem da condescendência do árbitro, que hoje está a ser lavada pela nossa comunicação social! Acabo de chegar do café no qual tive a oportunidade de ler o jornal record! Na análise dos casos do jogo, esse jornal usa e abusa de uma desonestidade intelectual que me espantou, pois o referido jornal pensa que os seus leitores são burros e comem tudo o que eles debitam!

    Assim, o jornalista analisando uma cotovelada do Luisão sobre Rabiola, informa que não há certeza quanto à intensidade do toque do Luisão sobre o jogador do Penafiel, existindo a dúvida, mas mesmo assim, sente que é falta e por isso ficou um cartão amarelo por mostrar ao jogador encarnado.

    Já na análise do pisão do defesa do penafiel sobre o Sálvio, mais uma vez o mesmo jornal refere que há pisão, mas como não existe medidor da intensidade e que não foi propositado, existe a dúvida, mais uma vez, e por isso muito bem esteve o árbitro ao deixar seguir a jogada. Nem fala em qualquer admoestação ou sanção para o jogador do Penafiel!

    Só posso retirar uma conclusão desta análise desonesta: a azia está a tomar proporções inimagináveis e por isso, os delírios e vontades destes artistas que nos querem mal deturpam a realidade dos factos, fazendo com que estes apregoem autênticas partidas de mau gosto.

    A nossa comunicação social além de ser pobre e desonesta, é ridícula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada que me espante.

      Se dos tais seis milhões de Benfiquistas, metade ainda lê os jornais... Quanto bom era que metade, pelo menos metade, soubesse o quanto deturpada é a verdade! Já estava quase tudo na falência...

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. Falta agora o mais difícil: os três pontos finais.

    E já começou o circo: vai valer tudo para fazer pressão sobre o Benfica e, principalmente, sobre o árbitro.

    A verdade é esta: o porto sem os roubos escandalosos frente ao Braga (5 pontos oferecidos graças a erros de arbitragem), Penafiel e Rio Ave (ganhou 5-0 mas ambos sabemos que à entrada dos minutos finais o porto devia estar a jogar com menos 3, ter zero golos marcados e dois sofridos por golos de penalti) ou sem o Marco Ferreira nos jogos do Benfica (Braga e Rio Ave), o Benfica estaria a festejar nesta altura (quando finalmente garantimos que o Sporting não pode ser campeão). E esta é que é esta.

    Agora vai valer de tudo esta semana para condicionar o jogo do próximo fim-de-semana: pressão para o arbitro, pressão para os jogadores do Benfica, incentivos para os jogadores de Guimarães...

    E porquê? Eles sabem que, se não ganharmos, eles vão ter a esperança e a papa toda feita para o último jogo.

    Carrega Benfica porque, como em 2009/2010 e 2012/2013, o campeonato só fica decidido tão tarde porque os campos são inclinados sempre a favor do corruptos nortenhos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo basicamente com a análise e ainda acrescentaria o seguinte:
    A arbitragem deste jogo tirou o Samaris de Guimarães, mas como diz o JJ (joga o Manel), mas também tirou jogadores ao Gil para defrontar o Porto.
    Já que estou com a mão na massa, quero lembrar que o FCP até acaba por dar uma ajuda quando levou o Hernâni de Guimarães.
    É menos um a atrapalhar rumo ao 34º.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar levou em troca de um Olegário... preferia o Hernani...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo