domingo, 3 de maio de 2015

31ª J: gil vicente 0 S.L. Benfica 5

Confesso que estava à espera de muitas dificuldades nesta deslocação a Barcelos. Os indícios de mais um jogo armadilhado eram muito fortes:
Mas... parcialmente, ontem o tiro saiu-lhes pela culatra, hoje veremos se não foi parar aos próprios pés... O ferreira vai ser o 12º jogador mas... Mas a meteorologia é aquilo que é: Não se pode confiar cegamente. Houve erva altíssima mas nem os bombeiros nem a chuva celestial vieram... Embrulhem que hoje, diz-se que vai chover...

Com a erva alta, faltou no entanto a água para empapar ainda mais o terreno de jogo ideal para artistas, o que levou a que o Benfica demonstrasse, sem condicionalismos e com muita atitude, o seu poderio colectivo, a sua garra inata.

Na primeira parte, houve grandes jogadas colectivas, muita perspicácia individual na procura de espaços entre as linhas de pressão defensiva do gil vicente. O primeiro golo, muitíssimo importante para o desenrolar da partida, é disso exemplo.
Trabalho colectivo de excelência
Cada jogador do Benfica que aparece entre as linhas do gil, gera automaticamente superioridade a um colega (aquela assistência do Sulejmani é do melhor que o futebol-arte pode oferecer). Agora em imagem real:
Grandes jogadas colectivas e individuais e entreajuda entre todos os sectores, escrevi eu mas permitam-me referir aquele que para mim foi dos jogadores mais importantes (quase o mais importante... Quase!): Júlio César de seu nome, o Imperador de alcunha! É verdade pessoal... O guardião brasileiro teve duas defesas absolutamente espetaculares e essenciais para que a vitória do Sport Lisboa e Benfica fosse consumada.
Com o resultado em crescendo e em dois períodos em que o Benfica denotou menos fulgor físico para estancar as débeis tentativas de capela... Perdão, do gil vicente em chegar à nossa baliza (18 e 32 minutos), JC impediu que todo o trabalho da equipa voltasse à estaca zero. Esta é a segurança que uma equipa de futebol necessita para crescer ainda mais. Digamos que é o oxigénio vital para manter a cabeça fresca.

Na segunda parte, o golo de Luisão matou os galos de Barcelos.
O Benfica tinha os três pontos salvaguardados e partiu para uma gestão de jogo eficaz (já com Fejsa e depois Rúben Amorim em campo), que até lhe permitiu marcar mais dois golos e perdoar outros tantos...

Foi um excelente espetáculo que o Benfica proporcionou a quem viu o jogo. Um sério aviso para os nossos adversários...

Já escrevi sobre JC. Quero também enviar uns pequeníssimos puxões de orelhas:

Pizzi: Prefiro pensar que ele está a crescer como jogador. Os minutos em campo com aquele manto sagrado vestido devem ser sentidos como um privilégio... Pizzi, durante largos períodos, parece que se sente relaxado ali no meio, falha passes simples, complica no momento de decisão... Deu-me a ideia de que melhorou substancialmente quando, com a entrada de Fejsa, teve de ir para uma das alas...

Lima: O brasileiro marcou o seu golo da praxe. Mas confesso que me irrita aquelas patetices que ele faz em lances que têm tudo para dar golo e ele simplesmente esbardalha-se ao comprido... É uma pena! Porque Lima é um avançado muito comunitário. Ele corre a maratona durante os noventa minutos... Compensa colegas, faz pressão alta... Mas desleixa-se com o golo ali à sua mercê... Posso estar enganado mas ontem foram uns quatro golos que ele poderia ter marcado...
O apoio infernal que projecta o Benfica... A alegria de todos!
Eliseu: Nunca escrevi aqui ou noutro lugar, que ele é mau jogador. Sempre escrevi que não é defesa esquerdo. Mantenho essa ideia. Eliseu teve um jogo menos complicado mas voltou a complicar: Aquela defesa de JC aos 32 minutos de jogo...

Aspectos a destacar: Nem me atrevo a escrever sobre Jonas, neste momento seria uma injustiça porque as palavras são palavras e arte é... Jonas? Já não há também muito mais a dizer sobre Maxi. Mas seria importante acabar de uma vez por todas com a novela da renovação/saída. O defesa Uruguaio já pertence aos imortais/panteão... Dois golos à avançado...
Jardel... Fez-lhe bem o facto de ter sido eleito para o onze sul americano do passado fim-de-semana. É notória a evolução positiva nele. Jardel está naquele ponto em que se não inventar, poderá vir a ser recordado não como mais um mas sim como um. O tempo o dirá!
De toda aquela fornalha que chegou a época passada da Sérvia, Sulejmani era o que tinha mais nome e menos corpo (fustigado por lesões). Penso que padece do mesmo mal que Rúben Amorim e Sílvio: O corpo está numa fase propícia a lesões por tudo e por nada. 
Com ele em forma e sem problemas, as alas do Benfica seriam do piorío. O sérvio é muito inteligente e trabalhador
O Benfica, terminou o jogo com uma dupla a meio campo que, não tivessem existido aquelas lesões, teria sido a dupla principal para a corrente época. Felizmente, a evolução de Samaris e Pizzi ainda vai progredir pelo que estamos salvaguardados.

O Benfica terminou o jogo sem Gaitan...
Aguardo por notícias positivas vindas do departamento médico. Ele assistiu à segunda parte no banco de suplentes, e estava bem disposto...

Considerações aos nossos adversários, pois eles também merecem:
Cadú, jogador do gil, confirma a dor de corno que se abateu em barcelos ao afirmar: "Penso que as oportunidades que o Benfica teve não justificavam este resultado". Bem, marcar cinco golos e desaproveitar mais outras cinco oportunidades... Ou o gajo é cego ou a perda de um prémio extra é uma dor difícil de curar...

José «zundapp» mota: "Deveríamos ter sabido controlar os ímpetos e sermos mais agressivos no meio-campo". Ó zé, nem as viste passar pá! Só as viste a beijar as redes... Mais agressivos ainda! A erva à frente do banco de suplentes deveria ser erva daquela... Que faz os olhos de uma pessoa ver em câmara lenta... Vai até à Austrália, e vai de mota!

SportTv: Sempre ao lado dos corruptos sem guito: Vi, no mínimo, umas 1000 repetições de um lance de Luisão, queriam descobrir um penálti... Vi também umas 2000 repetições do passe de Sulejmani, para Maxi no primeiro golo. Labregos, à procura um fora de jogo... E a azia final por causa do resultado meus caros leitores... Até dava para cheirar!

E o joão capela? Partindo do princípio que ele vinha à rasca para esta partida, após aquilo que se passou durante a semana, a sua actuação foi muito piquinhas. Cada vez que um galo caía, parecia que tínhamos um tremor de terra tipo aquele que infelizmente aconteceu no Nepal. Metade das faltas assinaladas contra o Benfica nem existiram mas a pressão feita durante a semana levou a que capela se sentisse obrigado a assinalar tudo...

Há quem diga que é Benfiquista, há quem diga que é sportinguista... Eu digo que tem de aprender a lidar com a pressão de outra maneira senão mais vale a pena  mudar de profissão!

Felizmente, o Benfica não deu a mínima hipótese ao destino! O destino somos nós quem o traçamos certo? O Benfica decidiu ontem desautorizar, liminarmente, terceiros a terem papel de destaque na partida.
Mais três pontos... Só isso!
Venha o penafiel que já se faz tarde! Nada está ganho, o que queremos ganhar é que está cada vez mais perto mas para isso... Temos de continuar o trabalho no duro!

PS1: Como o Jonas já o apanhou, o jackson vai ter de ser o marcador dos penáltis que o ferreira vai invent... Perdão, assinalar no jogo de hoje. Será que o quaresma não se vai chatear? E se chover? Será que o ferreira vai imitar o proença?
PS2: Algo me diz que vamos ter o benquerença de regresso aos nossos jogos em guimarães. Tem a ver com o simbolismo... Depois, e se tal acontecer, escreverei sobre isso!

PS3: Somos líderes do campeonato. A dor de corno ou de cotovelo parece que tem vindo a aumentar...
E Pluribus UNUM

15 comentários:

  1. "Sem espinhas" como dizia Fernando Seara.
    Totalmente de acordo com a análise.
    Só espero que na terra da "sarrrrdinha" o Ferreira não se arme em "carrrrrapau de corrrrrida"
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu espero muita coisa Paulo... Por princípio, desejo sempre o melhor possível dentro do que é ter bom senso...

      Mas o ferreiro é um covarde e ajudou sempre o porto ao longo da época...

      De não esquecer que eles já não ganham abaixo de Coimbra há já algum tempo... Veremos!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. Confirmou-se. O sr. Ferreira fez o frete habitual não marcou um penalty claro do Alex que empataria a partida.

      Eliminar
    3. Tudo "normal" como sempre no trabalho do ferreira.

      Eliminar
  2. Genial como sempre. Acho somente que foste um pouco duro com o Lima, ele também fez um passe genial para o primeiro golo, e participou intimamente de quase tudo que aconteceu no jogo. O resto, perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poison, compreendo o que queres dizer.

      Talvez pudesse ter escrito, como um acrescento, que a dificuldade que Lima aparenta em concretizar, se possa dever à perda de foco que resulta do esforço tremendo que faz em prole da equipa durante os noventa minutos.

      O primeiro golo é todo ele genial. Um lance urdido que nem uma flecha a furar todas as camadas defensivas sempre em frente... Mágico! Genial... E Lima esteve lá.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  3. Mais uma vitória. A duas do bi-campeonato.

    Agora estou nervoso com o próximo jogo: sei que é em casa mas isso nunca é de fiar.

    Carrega Benfica!

    PS - Não acredito mas e se hoje ficarmos a uma vitória e um empate do título? Já não era mau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, somos dois porque eu já venho dos anos oitenta e passei pelos anos 90...

      O Penafiel, que ficou de bico calado depois da roubalheira dos 3 golos irregulares frente ao porto, é o nosso próximo adversário. É também o último classificado!

      Vamos ter autocarro pela frente. Vamos andar a semana à espera de boas notícias sobre Sálvio e Gaitan (mas temos Sulejmani).

      Setúbal? Bem, já respondi lá mais em cima. Não acredito mas a vida tem a sua evolução.

      O ferreira foi isto esta época:
      1: http://aminhachama.blogspot.pt/2014/10/8-j-braga-2-sl-benfica-1.html
      2: http://aminhachama.blogspot.pt/2015/04/anatomia-de-uma-vitoria-sem-espinhas_17.html

      https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10329212_1655428994555820_6736624720314555842_n.jpg?oh=37dca3781c51628dbefea12a27f11e40&oe=5597A07B&__gda__=1436071211_17a4b210d9716bde49f5f158ec54784a

      Vou prestar atenção a esse jogo.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. Eu sei o que ele fez. Não me esqueço... é o novo proença, sem dúvida. Só espero que ele não apite mais nenhum dos nossos jogos...

      Eliminar
    3. duvida que a malta não o venha encontrar num dos jogos que falta... A ele, ao hugo miguel e ao benquerença...

      Eliminar
  4. lixotegui & porcos lda
    tentam afundar boa forma do verdadeiro campeão

    ResponderEliminar
  5. Mais um texto com a qualidade do costume, Minha Chama.
    Subscrevo a opinião em relação ao Pizzi. Evoluiu muito naquela posição mas tem de perceber que para jogar ali no Benfica, tem de o fazer sempre com 100% de concentração e de garra. Foi assim que o Enzo Perez se transformou naquilo que o fez valer 25 Milhões e estar hoje a ser super bem pago para jogar no Valencia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. J.P. Gonçalves: O Enzo já tinha qualidade só faltava umas dicas ;)

    Paulo Vitorino: A "sardinha" é que vem à Luz, espero bem que seja enlatada.

    Minha Chama: Mais uma vitória categórica rumo ao 34, assino por baixo "Nada está ganho, o que queremos ganhar é que está cada vez mais perto mas para isso... "

    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo