domingo, 11 de janeiro de 2015

16ª J: S.L. Benfica 3 V. Guimarães 0

Bom dia... Que ontem foi um excelente final de dia com o jogo que foi uma bonita homenagem a Eúsébio:
Começa a ser uma certeza... Que o Benfica está cada vez mais forte. Convém que quem é adepto do Benfica não se guie pelo que lê e pelo que ouve mas sim pelo que vê. Com tanta mexida (saídas, entradas e lesões) no plantel, quem é que acreditou/acreditava que a máquina funcionasse aos níveis a que nos habituou nas épocas passadas, logo desde agosto do passado ano?

JJ trabalha bem nas pausas. Ele não está para se chatear muito com pinturas e para já aposta na fotografia. Segurança em todos os sectores, ataque sustentado, período pós-golo de total concentração. Colhemos o que plantamos certo?

Já se nota uma evolução e quem não vê isso, prefere acreditar (tal como o comentador BTV calado) que o guimarães ontem esteve uns furos abaixo do seu habitual... Que os jogadores do guimarães acusaram o jogo na catedral... Muito mau acreditar nisto Benfiquistas. Que a imprensa do sistema e os comentadores desleixados que supostamente defendem as nossas cores acreditem é uma coisa. Agora nós:
... É quase um crime tal coisa pensar! Dar atenção a quem não merece é uma chatice porque esses que falam na imprensa têm um grande tacho. Confundir resultados de 1-0 e uma exibição mais pragmática com falta de qualidade, só está ao alcance de quem é imbecil ou tem uma vela a arder debaixo do cu.

O que se passou ontem no Estádio da Luz foi basicamente um Benfica muito unido e muito forte. Para já, ontem a equipa deu o máximo. Mas esse máximo foi o que pode dar neste momento e nós sabemos que o potencial está lá e o plantel pode e deve dar ainda mais.
Vejam que não houve diferença de atitude entre o jogo de ontem e o do porto, enquanto houve forças a concentração foi máxima e a pontaria quase perfeita. Ontem ao intervalo, poderíamos já estar a ganhar por quatro ou por cinco golos de vantagem...

O rei dos chouriços queixou-se de falta de agressividade... A sério? Os jogadores vitorianos foram agressivos e incansáveis mas o Benfica foi isso tudo e muito mais. Aliás, JJ deu uma pequena lição de táctica ao rui vitória: forte pressão alta, mobilidade impressionante dos cinco homens da frente (que confundiram o miolo defensivo do guimarães (ora Lima, Jonas e Gaitan na zona de finalização com os seus colegas sempre atentos às compensações e Talisca sempre de olho aberto e incansável a pautar o futebol; as dobras John e Gaitan e Lima e Jonas a compensar o extremo que se ausentava e o extremo oposto a onde o jogo estava sempre colado à linha)) e concentração total dos onze homens em campo que, enquanto houve forças, manietaram completamente o guimarães.

O guimarães só apareceu no final de cada metade do jogo, especialmente na parte final da segunda parte... E aqui, faço uma pequena crítica a JJ: Demoras-te muito tempo a fazer as alterações JJ.
Yesssssss... Já temos Sálvio!
Fizeste aquilo que Trappatoni faria: Entrou Cristante para o lugar de Jonas (já exausto), mas deveria ter sido mais cedo. As entradas de Sálvio e Sulejmani deveriam ter sido por alturas da entrada de Cristante. Os factos comprovam o que afirmo pois assim que os dois extremos entraram... Fizemos o terceiro golo e com mais tempo... Foram três mas quem sabe se... Muito bom mas o crescimento colectivo só surge ou só fica mais sólido com o crescimento individual. [Um aparte: Não estou a afirmar ali atrás que Trappatoni é o suprassumo dos treinadores. O que quero explicar é que o italiano, quando estava a construir a equipa, não era de meias-medidas.]

Nesse aspecto convém que três jogadores revejam a sua actuação. Não afirmo que jogaram mal porque isso não aconteceu. O que afirmo é que houve três a quatro lances perigosos por parte do guimarães (principalmente no final da segunda metade), que foram fruto de distrações que não podem acontecer:
Veleidades concedidas fruto de uma vantagem de dois golos e de um cansaço mais do que aparente... Desconcentrações algo inadmissíveis que não resultaram em golos porque... Temos um imperador a defender as nossas redes:
A saída de Oblak foi colmatada. A contratação de Júlio César foi feita com esse intuito: Ter um guarda-redes firme em todos os campos: Intra e extra postes! O keeper brasileiro já acumulou mais de seiscentos minutos sem sofrer golos. Ontem teve defesas simples mas absolutamente fantásticas que acabaram por manter as suas redes invioladas (aquela com os pés...)... Um autêntico peixe dentro de água, que dá muita segurança aos seus colegas.

Que continue com esta intensidade, e que tenha a felicidade de não se lesionar... Pois Júlio César, para mim, foi o melhor em campo. Para uma equipa crescer, os dez jogadores de campo têm de ter confiança no único jogador que pode jogar com as mãos (dentro da área). comparem a exibição de JC com a do guarda-redes do vitória: três golos sofridos, três bolas no poste:
E duas só com ele pela frente:
E com tudo isto... Penso que vale a pena deixar os cumentadeiros acreditar que:
São maus jogadores (farto-me rir...). Continuem a acreditar que não valem nada... E depois...
deixem que eles critiquem mas não vão nessa história, pois o que eles estão ou têm estado a fazer, é vender gato por lebre. O que interessa é que a evolução é notória. O que interessa é que mais três pontos foram ganhos e ainda faltam mais dezoito batalhas. O que interessa é o apoio continuo à equipa. O importante é a equipa elevar ainda mais os seus níveis de concentração e apurar a sua qualidade.

Também importante é não dar crédito nenhum a isto que se passou ontem lá no Porto:
Porque eles fazem isto:
Acreditam na mentira (uma delas aqui), e correm as cortinas sobre isto ou a isto (duas vergonhosas actuações arbitrais que englobam seis pontos), ao passo que nós Benfiquistas, temos de nos guiar pela divisa do nosso emblema:
Venha o próximo jogo que já tenho saudades.


E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Sempre digno da melhor leitura pós jogo. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes tem de ser a pinças. fazer de conta que estou frente a frente e explicar o que quero dizer.

      Vida de blogger é assim, penso eu. Mas são tudo opiniões individuais, cada um que lê, deve também formar a sua opinião face ao que vê.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Gosto muito de vir sempre que posso vir cá,pois aqui sente-se um Benfiquismo puro e eu (como muitos!!)noto que o Glorioso é defendido como deve de ser!!!desmascarando esses corruptos que só mesmo neste país de interesses,trafulhas,negócios obscuros,jogos de bastidores.....(enfim tudo qualidades!!!como se pode ver!!!)passam impunes.Corruptos!!!Desejo-lhe tudo de bom para si e para este espaço,e que continue sempre a defender o nosso Glorioso Benfica!!!Gloriosas Saudações Benfiquistas!!!Benfiquista do Norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia... É o Cristiano do blogue Benfiquista do Norte?

      Defender o Benfica não é fácil para mim. E afirmo isto na base em que vejo o clube como um todo mas... Onde não posso aglutinar sempre tudo e/ou todos os que lá habitam.

      Quem está hoje no Benfica, não estava na Farmácia Franco a 28 de Fevereiro de 1904...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Não sou o Cristiano,mas quando comecei a usar este nick não fazia ideia que alguém já o utilizasse!mas(acho que foi no blog "as papoilas do biscaia"!!!?)disse que me ia registar para me reconhecerem como um não "anónimo",mas ainda não utilizei a conta que já criei,mas vou começar a comentar pela conta!Assim evita-se "confusões"e já se sabe quem comenta!Não sei se é do Norte,mas no Norte vive-se o Benfica de uma maneira muito,mas muito intensa!!!Distância?Qual distância?Só se for a física,porque o Benfica está situado oficialmente e onde nasceu, aí em Lisboa,mas o Benfica para mim o Benfica vive dentro do meu coração e alma!!!Benfica é Viver!!!Gloriosas Saudações Benfiquistas!!!Benfiquista do Norte

      Eliminar
  3. Perfeito Minha Chama

    Eu achei mal a vinda de JC, admito agora estar errado perante as últimas exibições, no entanto mesmo a vir a custo 0 o ordenado comparado com Oblak... (não que quisesse o esloveno depois do que fez), estamos bem servidos.
    Achei também um grande risco não ter um central no banco.

    Uma nota à equipa B que venceu os corruptos B, parabéns rapazes.

    Saudações gloriosas
    Vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo